Como criar um blog no WordPress – Passo a Passo FÁCIL 2024

Atualizado em

Por Alyssa Prado

Quer aprender como criar um blog no WordPress? Então leia esse post e veja um passo a passo fácil para te ajudar a colocar o seu blog no ar!

O primeiro passo para ter um blog de sucesso, como você pode imaginar, é criar seu blog.

Porém, vamos ser sinceros:

“Criar um blog” não é uma tarefa tão simples e óbvia assim.

Você precisa escolher em qual plataforma vai criar o blog, aprender sobre domínio, hospedagem (o que são essas coisas?), deixar seu blog bonito, fazer ele ser encontrado nas buscas…

Tarefas fáceis para quem já entende de desenvolvimento de sites, mas que para quem está começando, podem causar uma grande confusão.

Porém, eu sugiro que você não se desespere. 

Hoje em dia, criar blogs já virou algo bem comum, e a maior parte das empresas já facilitou ao máximo a criação de blogs, permitindo que qualquer pessoa possa fazer isso em poucos passos rápidos.

Além disso, você tem uma ótima professora (modéstia a parte) para te ensinar o passo a passo de como criar um blog aqui no Blogueira Inteligente. 😛

Nesse post, você vai aprender tudo sobre como criar um blog no WordPress – a melhor plataforma para blogs do mundo – para que você possa iniciar a sua jornada de sucesso na internet.

Spoiler: é muito mais fácil do que você imagina.

Nesse post:

Prefere aprender em vídeo?

O conteúdo desse post também está disponível em vídeo. Expliquei todos os pontos aqui do texto, e ainda mostrei a minha tela com um tutorial com todos os passos para você criar seu blog no WordPress. 

Caso goste desse tipo de conteúdo, não se esqueça de se inscrever no canal do YouTube do Blogueira Inteligente!

Por que criar um blog no WordPress?

Apesar de existirem várias plataformas para você criar seu blog, a minha recomendação é que você use o WordPress.

Atualmente, mais de 1/3 dos sites em toda a internet são feitos no WordPress, o que torna essa a plataforma mais utilizada do mundo. E por um bom motivo:

Além de ser muito fácil de utilizar, o WordPress tem uma grande vantagem que são os plugins. Esses plugins são pequenos pedaços de códigos que você instala no seu blog (não precisar programar, basta apertar um botão) para adicionar funcionalidades às suas páginas.

Quer colocar um pop-up para capturar emails dos seus seguidores? Plugin. Quer adicionar um carrossel de imagens na sua página inicial? Plugin. Quer deixar seu blog mais rápido? Plugin também.

Em vez de precisar contratar programadores para fazer qualquer alteração no seu blog ou site, com o WordPress qualquer modificação que você quiser fazer está a um clique de distância com os plugins. O que faz com que qualquer pessoa possa criar um blog incrível, mesmo sem entender nada de programação ou desenvolvimento de sites.

Muito legal, né?

Essa grande vantagem é o que torna o WordPress a opção número #1 para criação de blogs e sites.

Caso ainda tenha dúvidas, você pode conferir o post onde eu mostro as melhores plataformas para blogs do mercado.

WordPress.com ou WordPress.org?

Um detalhe muito importante que você precisa prestar atenção ao criar um blog no WordPress, porém, é que existem duas versões dessa plataforma: o WordPress.com e o WordPress.org.

E elas podem até parecer a mesma coisa, mas suas funcionalidades e preços são muito diferentes.

No WordPress.com basta você entrar no site, se cadastrar, e começar a criar o seu blog, sem precisar contratar nenhum outro tipo de serviço. É muito fácil começar um blog nessa plataforma, porém ela é extremamente limitada, e você vai precisar pagar para conseguir usar qualquer função.

Até mesmo para remover anúncios com os quais você não ganha nada (o dinheiro vai todo para o WordPress), você precisa pagar. Para usar os plugins, você vai precisar assinar o plano mais caro da plataforma, que custa mais de R$100 por mês.

Já o WordPress.org precisa de um investimento inicial em domínio e hospedagem, mas é uma plataforma completa que te permite usar tudo sem que você precise pagar nada a mais por isso. Com ela você consegue instalar plugins, mudar o design e fazer as modificações que quiser, sem se preocupar com preços. 

Sendo assim, a recomendação que eu dou aqui no Blogueira Inteligente é de sempre criar um blog usando o WordPress.org. Toda vez que eu usar o termo “WordPress” no resto desse post, é da versão .ORG que estamos falando, ok?

Aprenda como criar um blog no WordPress com esse tutorial super fácil.

Tem como criar um blog gratuito usando o WordPress?

Com o WordPress.org, a resposta é não. Para usar a plataforma mais poderosa do mundo, você vai precisar investir em um domínio e hospedagem.

É possível criar um blog grátis usando o WordPress.com, mas eu não recomendo que você escolha esse caminho. Apesar dos nomes parecidos, a versão .com é super restrita, e você vai precisar assinar um dos planos mais caros caso queira usar plugins ou inserir anúncios no seu blog. Assim, ele deixa rapidinho de ser grátis.

Caso não possa gastar com a criação do seu blog, leia esse post para entender como criar um blog grátis usando o Blogger.

O que você precisa para criar um blog usando o WordPress?

Como expliquei acima, usar o WordPress.org necessita de um investimento inicial.

Ao invés de entrar em um site, se cadastrar e já criar o seu blog, para usar essa versão do WordPress você vai precisar de um domínio e de uma hospedagem. 

O que é um domínio?

O domínio é o endereço do seu blog, aquilo que você digita lá na barra do navegador começando com www. No meu caso, o domínio do meu blog é www.blogueirainteligente.com.br.

O que é uma hospedagem?

A hospedagem é onde ficam os arquivos do seu blog, com os textos, imagens, e até mesmo o WordPress em si. 

Ela é basicamente um computador que fica ligado o tempo inteiro, e toda vez que alguém tentar acessar o seu blog, o seu navegador vai se comunicar com esse computador para pedir os textos e imagens que devem ser exibidos. 

Onde contratar um domínio e uma hospedagem?

Antigamente, você precisava contratar seu domínio em um site, contratar sua hospedagem em outro, e depois associar os dois através de nomes de servidores.

Hoje em dia, porém, as próprias empresas de hospedagem já cuidam também da parte de domínio, o que torna tudo muito mais fácil. E o melhor é que existe uma prática muito comum no mercado que é oferecer o primeiro ano de domínio gratuito caso você contrate uma hospedagem!

Então o que você precisa é contratar uma hospedagem que te ofereça um domínio grátis.

Se você fizer uma busca rápida no Google, vai ver que existem milhares de opções no mercado, em todas as faixas de preço e com todas as vantagens possíveis. O que faz sentido, porque é a hospedagem que vai ser responsável por detalhes como:

  • Velocidade de carregamento do site
  • Segurança
  • Emails
  • Manter o site no ar

Por isso, você não deve escolher qualquer hospedagem apenas porque “é barata“, ou porque você “ouviu falar“. Escolha uma opção que caiba no seu bolso, mas que ofereça o melhor serviço possível.

Depois de muito pesquisar e testar, eu cheguei a conclusão que a melhor hospedagem para blogs atualmente é a Hostinger.

A Hostinger oferece planos feitos para WordPress, para que você construa seu blog e comece sua jornada de sucesso na internet da forma mais fácil e prática possível. 

Hospedagem

A hospedagem é onde vão ficar todos os arquivos do seu blog. Ela também é responsável por diversos fatores como segurança, velocidade de carregamento, e até se seu blog vai estar ou não no ar! Por isso, é muito importante escolher uma boa hospedagem.

Eu uso a Hostinger para todos os meus blogs e recomendo demais. A empresa possui:

  • Atendimento 24 horas em Português
  • Painel fácil para Iniciantes
  • Instalador rápido da plataforma para blogs
  • Servidores super rápidos

O plano que eu recomendo é o WordPress Starter, e você pode usar o cupom “BLOGUEIRAINTELIGENTE” para um desconto extra.

ADQUIRIR SUA HOSPEDAGEM COM DESCONTO

Eu recomendo que você escolha um plano como o WordPress Starter, que não só vem com um domínio grátis no primeiro ano, mas também oferece proteção SSL (aquele cadeadinho de segurança que aparece do lado do seu endereço no navegador), a possibilidade de hospedar mais de 100 sites em um mesmo plano, contas de email gratuitas, e outras vantagens.

Além disso, a Hostinger possui um painel super intuitivo e fácil de usar, muito mais acessível para quem está começando do que outras hospedagens que utilizam painéis feitos para quem entende de criação de sites.

E se você tiver alguma dúvida, ainda pode contar com assistência 24 horas em português, então é só fazer sua pergunta no chat que alguém vai te ajudar rapidinho! 

E como alguém que está sempre fazendo coisas malucas nos meus sites, posso te confirmar que o suporte é excelente e muito rápido. Uso com frequência e o atendimento é sempre excelente.

Os planos também tem um ótimo custo-benefício, porque ninguém merece começar uma nova empreitada que não sabe se vai dar certo pagando uma fortuna, né? Um plano como o WordPress Starter vai te custar em torno de R$18 por mês, e eu recomendo que você feche o contrato por pelo menos um ano, porque assim você ganha o domínio grátis (se pagar mensal não ganha e sai muito mais caro).

A Hostinger é a empresa de hospedagem que eu sou afiliada aqui no Blogueira Inteligente, e eles foram super gentis e me deram um desconto especial para oferecer para as minhas leitoras. Ao contratar o seu plano, utilize esse link e use o cupomBLOGUEIRAINTELIGENTE” para um desconto extra! 

Como contratar uma hospedagem com a Hostinger

Nesse post, vamos usar a Hostinger tanto para contratar nossa hospedagem quanto para instalar o WordPress.

Você pode até seguir os passos que estão aqui citados utilizando outras empresas de hospedagem, porém eu já te adianto que a Hostinger tem tanto o painel quanto o instalador de WordPress mais rápidos e fáceis que eu já vi em qualquer empresa. Por isso, se você ainda está começando nessa área, eu recomendo fortemente que você utilize os serviços dessa empresa.

Para contratar sua hospedagem, tudo o que você precisa fazer é entrar no site da Hostinger através desse link, e no menu principal escolher a opção “Hospedagem” e então “Hospedagem WordPress”.

A página seguinte vai mostrar todos os planos criados exclusivamente para a plataforma, e como já mencionei a minha sugestão é que você escolha o WordPress Starter.

A Hostinger é a melhor hospedagem onde criar um blog no WordPress. Painel para iniciantes e instalador rápido que faz com que seu blog esteja pronto em poucos cliques. Na imagem, os planos de hospedagem disponíveis.

Ao adicionar o seu plano ao carrinho, você será redirecionada para a página com mais detalhes da sua compra. Aqui, você precisa prestar atenção nos seguintes detalhes:

  • Preço: o valor exibido na página anterior é válido para contratos de vários anos. Por isso, preste atenção para escolher por quanto tempo quer contratar a hospedagem, e quanto realmente vai custar.
  • Domínio Grátis: certifique-se de escolher um plano que dê direito a um domínio grátis (por 12 meses ou mais).
Na hora de contratar um plano de hospedagem, não esqueça de escolher o tempo de contrato, e optar por um plano que dê direito a domínio grátis. Na imagem, opção de preços de planos da Hostinger.
  • Pagamento: não esqueça de inserir o cupom “BLOGUEIRAINTELIGENTE” antes de continuar com o pagamento para um desconto no seu plano!
Na hora de contratar seu plano de hospedagem, não esqueça de utilizar o cupom BLOGUEIRAINTELIGENTE para um desconto.

Para concluir a compra, basta continuar para o pagamento. Dependendo do valor, você vai poder parcelar a compra, mesmo que seu contrato seja de mais de um ano. 

E… pronto. É literalmente só isso que você precisa fazer para contratar sua hospedagem com a Hostinger: entrar no site, escolher um plano, e pagar. 

Muito fácil, né?

Como criar um blog no WordPress (passo a passo fácil)

Para criar um blog no WordPress, basta seguir o passo-a-passo:

  1. Escolher um nome de domínio e uma empresa de hospedagem
  2. Contratar um plano de hospedagem e ganhar o domínio grátis
  3. Utilizar o instalador rápido do WordPress para criar seu blog em poucos cliques
  4. Alterar a aparência do blog usando temas
  5. Instalar os plugins essenciais para blogs

Os passos #1 e #2 já foram feitos. Agora, vamos passar para o #3.

Em hospedagens sem instalador do WordPress, você precisa entrar no site oficial da plataforma, fazer download de todos os arquivos, transferi-los através de FTP para dentro da sua hospedagem e então seguir o assistente de instalação, escolhendo nome de banco de dados e outros detalhes.

Você vai notar que muitos sites ensinam dessa maneira até hoje.

Felizmente, a Hostinger possui um instalador rápido do WordPress, então você não precisa fazer nada disso. Se você acabou de comprar seu plano e se inscrever na plataforma, ao concluir seu cadastro vai aparecer um botão “Comece Agora”, para começar a construir seu site. 

Primeiro de tudo, você vai responder algumas informações sobre o objetivo do site, e se é sua primeira vez criando por conta própria. Coisa fácil.

Você pode usar o instalador rápido do WordPress para criar seu blog com a Hostinger. Na imagem, algumas perguntas que a empresa faz no começo da instalação.

Em seguida, você deve responder se quer criar um site ou migrar um site. Se for começar um blog no Wordpess do zero (mesmo vindo de outras plataformas), você deve escolher criar um site.

Depois disso, você irá escolher um login e senha para entrar no painel do WordPress. Anote esses dados, pois você vai precisar para quase todas as tarefas relacionadas ao blog.

Anote seu email e senha do WordPress para acessar o painel posteriormente.

No próximo passo você pode escolher um layout para o blog. Eu recomendo pular essa parte, pois você vai ter mais opções dentro do próprio WordPress.

Na hora de criar seu blog no WordPress, deixe para escolher seu tema dentro da plataforma ao invés de escolher no instalador rápido da Hostinger.

A seção seguinte é relacionada ao domínio. Escolha se você vai querer usar o seu domínio grátis e, em caso afirmativo, verifique se o domínio está disponível.

Escolhendo um plano de 12 meses ou mais na Hostinger, você ganha o domínio grátis para criar seu blog no WordPress.

Por último, basta clicar em “Finalizar configuração” e o WordPress vai ser instalado para você.

Depois da configuração, você vai precisar preencher algumas informações extras para o registro do domínio, como nome e CPF. Isso é normal, e necessário para esse tipo de serviço.

Atenção pois a parte de registro de domínio (quando você vai inserir suas informações) as vezes aparece antes de finalizar as configurações. De qualquer jeito, basta você completar seus dados e está tudo certo.

Isso mesmo, depois de alguns poucos cliques, seu WordPress já está instalado e seu blog já está no ar.

Como acessar o painel do WordPress

Existem duas maneiras de acessar o seu painel do WordPress.

A primeira delas, que você vai ver disponível assim que a Hostinger terminar a configuração do seu WordPress, é acessando o seu Painel de Controle (Hospedagem >> Gerenciar >> Painel de Controle) e clicando em “Editar Site”.

Lembrando que, em um primeiro momento, esse botão pode não estar ativado ou levar para uma página de erro. Isso é comum, e acontece apenas porque a instalação do seu blog é muito nova e a internet ainda não “entendeu” o que deve aparecer quando alguém digita o seu endereço lá no navegador. Espere alguns minutos que tudo deve funcionar logo.

Clique em "Editar Site" dentro do painel da Hostinger para acessar o painel do WordPress.

Essa não é, porém, a opção mais fácil. Em vez de precisar logar no painel da sua hospedagem cada vez que você quiser editar seu blog, você pode simplesmente digitar “www.endereçodoseublog.com.br/WP-ADMIN“.

Esse /wp-admin vai abrir a página de login do seu WordPress, e aí basta inserir o email e senha que você definiu durante a instalação e acessar o seu painel do WordPress.

Você pode usar o endereço alternativo "wp-admin" para acessar seu painel do WordPress.

Lembrando que é dentro desse painel que você vai publicar seus posts, trocar de tema, instalar plugins e tudo mais que você quiser fazer no seu blog. Pouquíssimas coisas são feitas no painel da hospedagem, como, por exemplo, ativar o SSL (cadeado de segurança).

Melhores temas para WordPress

Se você acessar seu blog agora, vai ver que ele já está no ar. Porém, a aparência dele provavelmente não é o que você esperava.

Uma instalação padrão do WordPress costuma vir com um tema criado pela própria plataforma. Esses temas costumam ser rápidos e responsivos, porém muitas vezes não são os mais agradáveis aos olhos.

Por isso, você pode instalar um dos temas mais populares como:

  • GeneratePress
  • Astra
  • Ocean WP
  • Hello Theme
  • Kadence

Para instalar um tema, no painel do WordPress, basta acessar a opção Aparência >> Tema e clicar no botão “Adicionar Novo”. Existem milhares de opções gratuitas disponíveis.

Depois de criar um blog no WordPress, você deve escolhe o tema, a aparência do seu blog. Na imagem, alguns dos temas grátis disponíveis para instalação.
Alguns dos temas disponíveis para instalação

Você vai notar que, apesar das imagens, muitos temas tem uma aparência extremamente simples depois de instalados.

Isso não é nenhum problema, pois em uma época em que a maior parte dos seus posts vão ser acessados através do celular, o que importa é que seu tema seja leve, legível, rápido e responsivo. Esse é o caso de todos os temas populares.

Caso queria um layout mais elaborado, minha sugestão é usar templates. Eles usam temas populares como base, mas já fornecem páginas e elementos prontos para elevar a aparência do seu blog. Confira nesse post como usar templates para criar um blog bonito no WordPress.

Aqui no Blogueira Inteligente eu uso um template do tema GeneratePress.

Melhores plugins para blog WordPress

No começo desse post, eu te expliquei que a maior vantagem de criar um blog no WordPress era que você podia utilizar plugins para adicionar funcionalidades de maneira fácil.

Aqui no Blogueira Inteligente existe um post completo sobre os plugins essenciais para WordPress. Porém, se você já quiser ir se adiantando, eu sugiro começar com os seguintes plugins:

  • Rank Math: plugin de SEO, para te ajudar a ter resultados melhores nas buscas do Google.
  • LiteSpeed Cache: plugin de otimização, para fazer com que seu blog carregue mais rápido. Só funciona em servidores Litespeed, que são os utilizados pela Hostinger.
  • WP All-in-One Security: plugin de segurança para evitar invasões e ataques ao seu blog.
  • WP Code: serve para adicionar códigos de maneira fácil. Ideal para quando você for integrar seu blog com outras ferramentas de marketing digital.

Para adicionar plugins, no painel do WordPress basta clicar em Plugins >> Adicionar Novo e escolher aqueles que você deseja instalar.

Conclusão

Criar um blog no WordPress em 2024 pode ser muito fácil. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  1. Escolher uma empresa de hospedagem (eu recomendo a Hostinger)
  2. Contratar um plano de hospedagem com direito a domínio grátis
  3. Usar o instalador rápido do WordPress para criar seu blog em poucos cliques
  4. Alterar a aparência do blog através dos temas
  5. Instalar plugins essenciais

E pronto. Blog criado em poucos minutos! Nada de criar banco de dados ou fazer download de plataformas como antigamente.

Ficou com alguma dúvida? Basta deixar nos comentários!


Perguntas frequentes sobre como criar um blog no WordPress


Quanto custa fazer um blog no WordPress?

Para criar um blog no WordPress.org, a melhor plataforma para blogs, você vai precisar investir em um domínio e uma hospedagem. O custo é em torno de R$180 no primeiro ano.


Qual WordPress é gratuito?

Apesar de ser uma plataforma grátis, para usar o WordPress.org você vai precisar de um domínio e hospedagem, o que tem um certo investimento inicial. Já o WordPress.com possui um plano completamente gratuito, apesar de ser muito limitado.


Como criar blog WordPress gratuito?

Para criar blog WordPress gratuito você vai precisar usar o WordPress.com. Essa não é a alternativa recomendada, porém, pois o plano grátis é muito limitado e você não pode exibir anúncios ou usar plugins. Caso queira transformar seu blog em um negócio, utilize o WordPress.org e invista em um domínio e hospedagem (em torno de R$180 no primeiro ano).


É difícil aprender WordPress?

Não. O painel do WordPress é super intuitivo, e existem inúmeros tutoriais para aprender a usar a plataforma, como esse aqui.


Qual a mensalidade do WordPress?

O WordPress.org é uma plataforma gratuita, você paga apenas pelo domínio e pela hospedagem, que custam em torno de R$180 no primeiro ano. Já o WordPress.com possui várias mensalidades, entre R$31 e R$131 por mês.


Porque WordPress é melhor que Wix?

Além dos plugins, que adicionam funcionalidades de maneira fácil ao seu blog, o WordPress também possui um SEO melhor que o WIX, ou seja, tem melhores resultados nas buscas do Google.


Para quem o WordPress é recomendado?

O WordPress é recomendado para todos aqueles que querem ter um blog ou site profissional.


Quanto tempo leva para criar um site WordPress?

Como você pode ver nesse tutorial, criar um site no WordPress pode levar poucos minutos, basta utilizar uma hospedagem com instalador rápido.

ALYSSA PRADO

Além de criar blogs desde os 9 anos, sou formada em Ciências da Computação pela UFSC e pós graduada em Marketing Digital pela Universidade NOVA de Lisboa. Criei o Blogueira Inteligente para te ajudar a criar um blog de sucesso sem precisar de milhares de acessos.

5 comentários em “Como criar um blog no WordPress – Passo a Passo FÁCIL 2024”

  1. Oi, tudo bem? Muito bom seus posts, antes de mais nada.
    Deixa eu tirar uma dúvida com vc…
    Usei seu link para comprar a versão mais completa no koala… e gostaria de entender melhor como se configura minha postagem ir direto para o meu blog do WP.
    Achei um pouco complexo aquilo tudo de gerar senha de app…

    Responder
  2. amei o conteúdo! tive um blog na adolescência e agora to pensando seriamente em reviver esse sonho e organizar pra fazer de forma profissional.

    muito obrigada pela ajuda!!

    Responder

Deixe um comentário

ACADEMIA DE BLOGS

Quer ganhar dinheiro com a internet, mas não faz ideia de por onde começar?

Na Academia de Blogs a gente dá todas as dicas e o apoio para você criar um blog que pode te dar uma boa renda, sem complicação.

Nossa missão é te ajudar desde o primeiro clique até começar a ganhar dinheiro com o seu blog.

Por uma pequena assinatura mensal você ganha:

CURSOS BÁSICOS

Aulas passo a passo para te ajudar nos seus primeiros passos como blogueiro

MÓDULOS AVANÇADOS

Aulas com estratégias para te fazer chegar mais longe

TIRA DÚVIDAS AO VIVO

Abra o seu microfone e faça todas as suas perguntas

MASTERCLASSES ESPECIAIS

Aulões ministrados por especialistas sobre novidades na área

GRUPO DE SUPORTE

Converse com outros blogueiros que estão na mesma jornada e tire suas dúvidas