como criar um
blog de sucesso

Aprenda tudo o que você precisa saber para criar o seu próprio blog, desde escolha de nicho e mudanças no layout até como ganhar dinheiro e conquistar seguidores!

Já imaginou ganhar dinheiro com a internet sem precisar de milhares de seguidores? Pagando suas contas sem sair de casa e trabalhando com o que você ama? Pois eu vou te ensinar como isso é possível.

No meu primeiro ano como blogueira não ganhei um centavo. Eu gastava horas no Instagram tentando conseguir novos seguidores, e produzia pouquíssimo conteúdo focado em ajudar meus leitores. 

Depois de semanas estudando para tentar entender o que eu estava fazendo de errado, descobri que o meu pensamento de “quanto mais seguidores mais dinheiro” não fazia sentido.

A verdade é que utilizando a estratégia correta, você consegue transformar um número pequeno de leitores em um público fiel, que não só vai aproveitar seu conteúdo como também seguir suas recomendações de produtos ou serviços. E, se você for uma blogueira inteligente, vai ganhar uma comissão cada vez que eles seguirem suas dicas.

Acredite, não é mágica. Isso é apenas o que acontece quando você constrói o seu blog de maneira bem pensada, priorizando sempre entregar o máximo de valor para seus leitores e aproveitando as oportunidades para fazer do seu site um negócio rentável.

Eu demorei para aprender como fazer isso, e não quero que o mesmo aconteça com você. Por isso, montei esse site para te ensinar como criar um blog de sucesso, te ajudando a tomar as decisões corretas antes mesmo do seu primeiro post ir ao ar. 

Aqui nessa página você encontra um passo-a-passo com tudo o que você precisa saber para começar o seu próprio blog. As dicas estão escritas na ordem em que devem ser implementadas, por isso, comece pelo passo #1 e, quando estiver tudo certo, passe para o passo #2 e assim por diante. Vamos começar?

1º PASSO: Escolha seu nicho

O nicho é o assunto do seu blog, ou seja, sobre o que você vai falar com os seus leitores.

Um erro muito comum ao criar um blog é não escolher um nicho, ou, ainda pior… começar a escrever sobre você mesma.

Inicialmente a ideia dos blogs era ser um diário virtual, por isso não são poucas as pessoas que ao criarem seus próprios blogs resolvem escrever sobre seu dia-a-dia e suas opiniões. Isso não é um problema, porém é extremamente difícil ganhar dinheiro com esse tipo de conteúdo, especialmente quando você está apenas começando.

E por que é difícil? Quando ninguém te conhece, ninguém vai abrir o computador e digitar o endereço do seu blog no navegador. Assim, a maneira mais fácil de conseguir leitores é aparecendo nos resultados de buscas no Google, fazendo com que as pessoas cliquem no seu blog e conheçam o seu trabalho.  E ninguém vai pesquisar “como é o dia-a-dia de X pessoa” se ninguém sabe que você existe.

Grandes personalidades da internet com um público enorme conseguem gerar renda com blogs ou vídeos desse tipo, pois elas possuem uma audiência fiel que irão consumir praticamente qualquer coisa que esses criadores publicarem. Se você não está nesse nível de reconhecimento, o ideal é criar seu blog sobre um assunto que as pessoas pesquisam sobre no Google.

O seu objetivo é estar no topo da página de resultados quando um usuário fizer uma pesquisa relacionada ao seu nicho. O meu blog de viagem, por exemplo, é um dos primeiros sites que aparecem quando alguém pesquisa “como montar uma mala de viagem“.

Faz sentido, né? Então é hora de escolher o seu nicho. Aqui estão alguns posts do blog que podem te ajudar nessa parte:

COMO ESCOLHER O NICHO DO SEU BLOG (TODAS AS DICAS)

X IDEIAS DE NICHOS RENTÁVEIS PARA O SEU BLOG

2º PASSO: construa seu blog

Com as plataformas atuais, você consegue colocar seu blog no ar em poucas horas.

Antes de mais nada, eu quero te tranquilizar dizendo que você não precisa saber programação ou ser super ligada nas tecnologias para conseguir construir o seu blog por conta própria. Um pouco de paciência e boa vontade para pesquisar e seguir tutoriais online já são mais que o suficiente para completar esse passo. 

Primeiro, você precisa escolher uma plataforma para criar seu blog. As duas mais populares atualmente são o WordPress.org (que é diferente do wordpress.com) e o Blogger. No geral, o WordPress é o mais recomendado para quem vai encarar o site como um negócio, sendo visto como mais profissional e com várias opções de plugins para ajudar a deixar o blog a sua cara. Já o Blogger é um pouco mais limitado, apesar de ainda ser ótimo, e também gratuito.

Depois de fazer essa escolha, você vai precisar de um domínio, que é aquele nome que você digita na barra de endereços para entrar no site. O domínio desse blog, por exemplo, é blogueirainteligente.com.br

Caso tenha optado por usar o WordPress, você também vai precisar de uma hospedagem. É como se fosse um computador que fica ligado 24 horas por dia, e onde todos os arquivos do seu blog (como a página inicial, os posts, as imagens) vão estar armazenados. Quando alguém tentar acessar seu domínio, o navegador vai pedir para sua hospedagem mandar os arquivos, e assim essa pessoa vai conseguir acessar seu site e ler o conteúdo. 

Agora que você já tem uma plataforma, domínio e hospedagem, é hora de descobrir como criar um blog de sucesso! Com poucos cliques, seu site estará no ar com um layout padrão, e aí você só precisa alterá-lo para que ele fique do jeitinho que você sempre sonhou.  

Como eu sei que essa parte de criar seu próprio blog pode ser um pouco mais difícil, aqui no Blogueira Inteligente tem diversos posts e tutoriais que podem te ajudar:

3º PASSO: crie seu conteúdo

Um conteúdo bem otimizado é parte fundamental de um blog de sucesso.

Criar conteúdo não significa escrever sobre qualquer coisa e esperar milhões de acessos ou compartilhamentos nas redes sociais. Se fosse fácil assim, qualquer vídeo ou texto publicado na internet seria viral.

Quando for criar seus posts, você precisa manter três pontos em mente:

  • Crie conteúdo de valor para os seus leitores, com o qual eles vão conseguir aprender coisas novas, tirar dúvidas ou resolver problemas. Não escreva apenas por escrever.
  • Escreva sobre temas dentro do seu nicho que estão sendo procurados pelos usuários. De nada adianta escrever um texto excelente se ninguém quer ler sobre o assunto.
  • Otimize seu conteúdo para que ele tenha mais chances de aparecer na primeira posição nas buscas do Google. Essa otimização para motores de busca é conhecida como SEO (Search Engine Optimization), e é fundamental para conseguir mais tráfego para seu blog.

Claro que criação de conteúdo para a internet não se resume a essas três técnicas, mas elas são indispensáveis para conseguir mais acessos e, possivelmente, ganhar dinheiro com seu blog.

Eu falo mais sobre esses três pontos – e outras várias formas de tornar seus posts mais chamativos e engajar sua audiência – em outros posts aqui do blog:

4º PASSO: divulgue o seu blog

De nada adianta criar um conteúdo incrível se ninguém acessa o seu blog.

A maioria das blogueiras iniciantes acredita que é só divulgar seu conteúdo nas redes sociais que os posts terão milhares de acessos e serão compartilhados por centenas de pessoas. O que acontece é que a realidade, para quem está começando, é bem diferente. 

Eu vejo inúmeras meninas que gastam horas em grupos do Facebook divulgando posts em grupos com público alvo errado (por exemplo, posts sobre maquiagem em grupos para quem quer aprender a criar um blog), ou implorando por trocas de comentários e seguidores no Instagram. Esse método, além de demandar muito tempo para pouco resultado, também é ineficaz, já que traz para seu site pessoas que não estão realmente interessadas no seu conteúdo, e que não serão seguidores engajados.

O mesmo acontece com o Instagram, onde você precisa postar fotos novas, pesquisar hashtags, interagir com outros perfis, deixar comentários, criar stories… Tudo isso para que, quando você publique um post novo, você possa pedir para as pessoas conferirem “clicando no link na bio”. E o que acontece na maioria das vezes? Mesmo com todo seu esforço, você recebe pouquíssimos cliques.

Isso quer dizer que não vale a pena investir nesses canais para divulgar seu blog? Não, quer dizer apenas que essas são redes sociais que precisam de estratégia e, no geral, um número razoável de seguidores para que você consiga um retorno proporcional ao seu trabalho.

Se você está recém começando o seu blog, a minha recomendação é apostar no Pinterest. Essa rede social funciona mais como um “Google de imagens”, e é muito mais fácil ser descoberto por lá. Além disso, todos os perfis, não importa o número de seguidores, podem colocar links associados a seus pins, facilitando ainda mais na divulgação de conteúdo. No meu outro blog, em alguns anos o Pinterest foi responsável por trazer mais de 100 mil usuários para os meus posts.

Aqui no Blogueira Inteligente eu escrevi inúmeros guias para te ajudar a divulgar seu blog com Pinterest, além de falar também sobre estratégias para outras redes sociais e outras formas de divulgação.

7 FERRAMENTAS INCRÍVEIS PARA AGENDAR SEUS POSTS NAS REDES SOCIAIS (PAGAS E GRATUITAS)

COMO USAR O FACEBOOK PARA CONSEGUIR MAIS ACESSOS E SE DESTACAR NO SEU NICHO

5º PASSO: construa sua lista de e-mails

Não dependa de algoritmos para manter contato com os seus melhores leitores.

Você lembra quando o Instagram mostrava todos os posts de quem você seguia em ordem cronológica? Ou quando o Facebook mostrava no seu feed os posts das páginas que você curtiu? Pois é…

Incentivar seus leitores a te seguirem nas redes sociais é uma ótima estratégia para que eles visitem novamente seu site, porém não é algo garantido. Essas plataformas podem mudar a maneira com que elas distribuem o seu conteúdo a qualquer momento, e você pode se ver refém de pagar por anúncios ou simplesmente com menos acessos sem poder fazer nada a respeito.

Existe, porém, uma plataforma para manter contato com seu público que não sofre mudanças há anos: o e-mail. Apesar de parecer uma forma de comunicação antiquada, estima-se que 99% dos consumidores tenha aberto seus e-mails todos os dias em 2019. Agora imagina se, a cada semana, eles abrissem suas caixas de entrada e vissem um e-mail seu lá? Muito mais fácil de lembrarem de você e do seu site quando estiverem pesquisando ou precisando de ajuda dentro do seu nicho, né?

Isso sem contar que você é dona da sua lista de e-mails. Caso o Instagram, Facebook ou outra rede social decida que seu perfil viola alguma regra, eles podem deletar sua conta sem aviso prévio, levando todos os seus seguidores junto. Com uma lista de e-mails, você não passa por isso, e pode garantir que você sempre vai ter como se comunicar com seus melhores leitores.

Depois disso, fica fácil ver porque uma estratégia de e-mail marketing é essencial para a blogueira inteligente, né? Se você quer começar a crescer sua lista de e-mails e transformar leitores em fãs (e possivelmente clientes), aqui estão alguns posts que podem te ajudar:

6º PASSO: ganhe dinheiro com seu blog

Você não precisa de muitos seguidores ou posts para ganhar dinheiro com seu conteúdo.

Quando se fala em ganhar dinheiro com a internet, muitas pessoas acreditam que a única maneira de fazer isso é se tornando uma influencer, com marcas pagando para que você escreva sobre elas.

Apesar dessa ser uma maneira de monetizar a sua presença online, ela certamente não é a única, e muito menos a mais fácil quando você está apenas começando. Dessa forma, o ideal é que você encontre outras maneiras de ganhar dinheiro com seu conteúdo, até chegar no patamar no qual marcas vão pagar para trabalhar com você.

E como fazer isso? Existem várias maneiras, mas as minhas duas favoritas são: marketing de afiliados e anúncios

Essa última você provavelmente já conhece, são aqueles anúncios que aparecem no meio dos posts ou nas barras laterais de alguns sites, e o você ganha dinheiro cada vez que algum leitor clica em alguma dessas propagandas. Apesar de ser fácil de implementar, ainda é preciso um bom número de acessos para que você ganhe um valor significativo utilizando essa estratégia, já que os cliques não costumam valer muito.

Já marketing de afiliados é quando você recomenda um produto ou serviço e ganha uma comissão quando algum leitor faz uma compra através da sua indicação. Dependendo da porcentagem de comissão, você não precisa de um público muito grande, e algumas poucas vendas já podem garantir uma quantia legal. É a minha maneira favorita de ganhar dinheiro com meu blog, pois eu produzo o conteúdo apenas uma vez e ele rende dinheiro por anos (literalmente!).

Mas claro, não é só escrever sobre um produto ou colocar um ou dois anúncios que você vai ficar rica. Se fosse assim, todo mundo fazia, né? Existem vários detalhes por trás das estratégias para ganhar dinheiro com seu blog, e aqui no Blogueira Inteligente eu vou te ensinar melhor sobre elas e como criar um blog de sucesso.

11 PROGRAMAS DE AFILIADOS PARA TESTAR HOJE: GANHE DINHEIRO INDICANDO PRODUTOS, SERVIÇOS E MAIS!

COMO SE CADASTRAR NO GOOGLE ADSENSE: ANÚNCIOS DO GOOGLE PARA SEU BLOG