Como ganhar dinheiro com anúncios no seu blog: o guia completo

Atualizado em

Por Alyssa Prado

Querendo monetizar seu blog? Então aprenda como ganhar dinheiro com anúncios no seu blog e comece a lucrar hoje mesmo!

Descubra como ganhar dinheiro com anúncios no seu blog e comece a lucrar hoje mesmo!

Quando se fala em monetizar um blog, muitos sites explicam que a melhor maneira de ganhar dinheiro é através de anúncios de plataformas como o Google Adsense. 

Para quem está começando nesse mundo virtual, no entanto, essa recomendação pode ser um pouco confusa. De que tipo de anúncios estamos falando? Eu preciso criar os tais anúncios? Escolher os produtos? Criar banners? Entrar em contato com empresas? Ter muitos leitores?

Depois de responder essas dúvidas várias vezes, resolvi criar um guia para iniciantes sobre como ganhar dinheiro com anúncios no seu blog. Aqui eu vou te explicar de maneira bem simples o que são esses anúncios, como eles podem te render dinheiro, quais plataformas usar, como maximizar seus ganhos e muito mais.

O que são anúncios?

Antes de mais nada, vamos definir do que estamos falando quando usamos a palavra anúncios. Assim como revistas e jornais tem páginas inteiras dedicadas a propaganda, sites na internet também podem usar seu espaço para anunciar produtos e serviços. A diferença é que, normalmente, a forma que isso é feito na internet é através de banners publicitários, que podem ficar em vários lugares de um site, como ao lado do título, na barra lateral, no meio do texto, no final da página, entre outros. 

Toda vez que eu falar sobre anúncios nesse post, estou me referindo a esses banners que você pode colocar no seu blog ou site.

Como se ganha dinheiro com anúncios?

Existem duas formas para ganhar dinheiro com anúncios no seu blog. A mais simples é cadastrando o seu blog em uma plataforma de anúncios, que faz todo o trabalho para você e você só precisa inserir os banners onde quiser que eles apareçam. No geral, com essas plataformas, você ganha uma pequena quantia cada vez que alguém clica em um dos anúncios, ou a cada 1000 visualizações.

Outra forma de ganhar dinheiro com anúncios é oferecer diretamente para empresas um espaço no seu blog. Dessa forma, eles pagam um valor X, acertado entre vocês, e você coloca um banner no seu site por um tempo determinado. Essa maneira é mais difícil quando você ainda está iniciando no mundo da internet, já que você terá poucos acessos e logo o anúncio será visto por poucas pessoas. Caso tenha uma grande audiência, no entanto, essa costuma ser uma boa estratégia.

O que são e como funcionam as plataformas de anúncios?

As plataformas de anúncios são empresas que fazem um intermédio entre empresas que querem anunciar na internet e sites que querem oferecer seu espaço para anúncios. Elas fazem todo o trabalho de encontrar companhias interessadas e negociar com as mesmas, e aí você só vai precisar inserir códigos genéricos no seu blog onde quiser que os anúncios apareçam. Nada de negociar com cada um dos anunciantes.

As plataformas são responsáveis por selecionar quais propagandas aparecerão, assim como quanto você vai ganhar por cada visualização ou clique. 

Existem inúmeras plataformas desse estilo, mas a mais famosa é o Google Adsense.

Qual plataforma de anúncios escolher?

Se você ainda está começando e tem poucas visitas e posts no seu blog, o mais fácil é começar com o Google Adsense. Essa plataforma não exige um número mínimo de pageviews, mas recomendo dar uma olhada nos termos para cadastro pois ainda existem alguns pré-requisitos, como ter conteúdo no seu site. Além disso, o Adsense tem uma ótima documentação e inúmeros tutoriais na internet te ensinando como utilizá-lo, tornando essa a melhor opção para iniciantes.

Aqui no Blogueira Inteligente tem um post completo sobre o Adsense:

TUTORIAL COMPLETO PARA USAR O GOOGLE ADSENSE NO SEU BLOG

Caso você tenha mais de 10 mil visitas no seu blog por mês e entenda inglês, no entanto, eu recomendo que você experimente o Ezoic. Essa plataforma utiliza inteligência artificial para determinar quais são os melhores lugares do seu site para exibir anúncios, maximizando seus ganhos. Utilizo no meu outro blog e no geral ganhava quase 6x mais do que ganhava no Adsense. 

Como inserir anúncios no seu blog

Como inserir anúncios no seu blog vai depender da plataforma que você utilizar. No geral, depois de se cadastrar e criar alguns “blocos de anúncio”, você recebe um código HTML que deve ser colocado onde você deseja que cada um desses blocos seja exibidos. 

No WordPress.ORG (o .com não permite anúncios de fora), por exemplo, caso você queira colocar um anúncio na sua barra lateral, é só ir em Menu >> Widgets >> HTML Personalizado e colar o código do anúncio. Já caso queira inserir banners no meio dos seus posts, a maneira mais fácil é utilizando um plugin, como o Ad Inserter.

O Blogger já vem com uma integração com o Adsense, já que ambas as plataformas são do Google. Dessa forma, depois de cadastrar seu blog no Adsense, você pode ir em Layout e, em uma coluna, escolher Add Gadget >> Adsense. Caso queira que os anúncios apareçam no meio do post, novamente em Layout, na parte Page Body, clique em editar Postagens no Blog e selecione a opção “Show Ads Between Posts”.

Como ganhar dinheiro com anúncios no seu blog: Inserindo anúncios no Blogger

Novamente, a forma de inserir anúncios no seu blog vai depender de qual empresa você está utilizando. O Ezoic, por exemplo, que usa inteligência artificial, em vez de usar HTML utiliza uma extensão do Chrome para que você insira anúncios nas suas principais páginas, e depois a própria plataforma se encarrega de mostrar banners nos mesmos lugares em todas as páginas parecidas do seu blog.

Caso tenha um anúncio específico para inserir, como o de uma empresa com quem você fechou um trabalho, a sugestão é usar HTML simples. Para isso, use uma tag de link (a) e uma tag de imagem (img). Ficaria mais ou menos assim (sem os espaços entre < e a e entre < e img): 

O que é CPC, CPR e RPM? 

Ao começar a trabalhar com anúncios, você vai ver muito as siglas CPC, CTR e RPM, especialmente quando estiver analisando seus ganhos. Essas siglas representam métricas que vão te ajudar a entender como é calculado o valor que você ganha a cada dia utilizando essas plataformas. Seus significados são:

  • CPC: Cost-per-click (Custo por Clique), ou seja, quanto está custando o clique no anúncio do seu blog. Se você ganhou 1 dólar no dia e teve 5 cliques em anúncio, isso quer dizer que seu CPC foi 0,20 cents (1 dólar / 5 cliques).
  • CTR: Click-through-rate (Taxa de Cliques), ou seja, o percentual de cliques que seus anúncios tiveram. Se eles foram exibidos 100 vezes e você só teve 5 cliques, seu CTR é de 5% (5 cliques / 100 impressões). 
  • RPM: Revenue per Thousand Impressions (Receita por mil impressões) são os ganhos estimados a cada 1000 impressões dos anúncios do seu blog. Para calculá-lo você divide seus ganhos estimados pelo número de visualizações de página e aí multiplica por mil. 

No geral, você quer ter um alto CPC, ou seja, ganhar uma boa quantia cada vez que um anúncio for clicado, e um alto CTR, que indica que uma grande parte das pessoas que visualizam seus anúncios clicam neles. 

4 Dicas para ganhar mais dinheiro com anúncios no seu blog

Ok, agora você já sabe o que são anúncios, como eles funcionam para ganhar dinheiro na internet e como colocá-los no seu blog. Mas, preciso te contar… Se você só colocar os anúncios e esperar o dinheiro entrar, provavelmente vai ganhar apenas centavos a cada dia. O ideal é você seguir algumas recomendações para maximizar seus ganhos:

1. Estude quais são os melhores formatos e posições de anúncios

Ao utilizar a maioria das plataformas de anúncio você tem controle sobre o tamanho dos anúncios e onde eles aparecerão em seu blog. Por isso, é preciso estudar quais são os melhores tamanhos, formatos e posições para chamar atenção para o que está sendo anunciado.

De acordo com o Monster Insights, os melhores locais e tamanhos para seus anúncios são abaixo do menu, no meio dos posts e em espaços em branco como a barra lateral:

Como ganhar dinheiro com anúncios no seu blog: melhores posições para anúncios

Ainda assim, vale a pena testar outros formatos e posições no seu blog e ver o impacto que esses testes tem no seu CTR. Depois de algum tempo, você vai descobrir qual a melhor combinação para maximizar seus ganhos.

Lembrando que essa otimização não é necessária em plataformas como o Ezoic, já que ela usa inteligência artificial para descobrir as posições e tamanhos que vão te render mais dinheiro.

2. Otimize seu tema para anúncios

Ao estudar os melhores locais e tamanhos para seus anúncios, é possível que você descubra que seu layout não permite inserir banners em alguns dos melhores lugares ou no formato ideal. Se for o caso, o ideal é que você faça mudanças (como por exemplo, inserir um barra lateral) ou até mesmo troque para um tema mais adequado a essa forma de otimização.

3. Utilize as dicas e ferramentas da plataformas

Ao inserir os anúncios no seu blog, a maioria das plataformas consegue fazer análises sobre sua performance e sugerir melhorias que você pode fazer para ganhar mais. Nos últimos dias, por exemplo, a minha conta do Adsense me sugeriu adicionar uma configuração extra nos meus arquivos e acionar anúncios automáticos, com sugestões de leitura caso eu não entendesse o que isso queria dizer. Depois de estudar todo material para entender qual seria a mudança no meu blog, segui as sugestões e aumentei meu retorno financeiro.

Quando utilizava o Ezoic, a empresa também me fazia sugestões de performance tanto de anúncios quanto do meu site em geral, para que a experiência dos usuários ficasse ainda melhor. 

Preste atenção nas dicas dadas pelas plataformas e tente segui-las, elas estão lá para te ajudar.

4. Aumente o número de acessos do seu blog

Quanto mais pessoas visitarem seu blog, maior a possibilidade de cliques nos seus anúncios. Por isso, além de colocá-los em lugares estratégicos seguindo todas as recomendações das plataformas, é importante se dedicar a conseguir mais acessos. Para isso, a minha sugestão é investir em SEO e usar o Pinterest, como expliquei no post abaixo:

Práticas ruins para ganhar dinheiro com anúncios no seu blog

Antes de encerrar esse post, preciso te explicar algumas práticas ruins para ganhar dinheiro com anúncios no seu blog.

A primeira e mais importante é que você não deve clicar nos seus próprios anúncios. Plataformas como o Google Adsense conseguem perceber que um endereço de IP associado a sua conta está por trás desses cliques, e como isso é contra as políticas de uso, sua conta pode ser cancelada. Da mesma maneira, não peça para amigos ou parentes clicarem nos seus anúncios, e não participe de “interações de adsense” em comunidades de blogueiras no Facebook. Além disso ser fraude e acabar prejudicando todas as pessoas que utilizam a rede já que os anúncios vão acabar valendo menos, você ainda vai perder a oportunidade de ganhar mais dinheiro no futuro. Não tente enganar as plataformas, pois você vai sair perdendo.

Da mesma maneira, caso vá inserir anúncios no meio do seu conteúdo, não os personalize da forma de parecer com uma recomendação nativa do seu site. Se o fundo do seu post é branco com escrita em preto e links rosa, faça questão de usar cores diferentes no seu anúncio. “Anúncios camuflados” também são contra a política da maioria das empresas, já que o ponto não é enganar o leitor. 

Não perca sua conta por bobeira, trabalhe de maneira correta que os resultados virão com o tempo.

Vou ficar rica com os anúncios?

É claro que a definição de riqueza depende de cada pessoa, mas no geral, com apenas um site com um número razoável de visitas, você não vai ganhar tanto dinheiro assim. Apesar do pagamento ser em dólar na maioria das plataformas, os cliques em anúncio costumam valer apenas alguns cents, e no começo é difícil ganhar a um valor significativo por mês.

Dessa forma, eu recomendo que você utilize sim anúncios para ganhar dinheiro, mas também outras estratégias de monetização. A minha favorita é Marketing de Afiliados, e eu expliquei melhor como ela funciona nesse post: 

ALYSSA PRADO

Além de criar blogs desde os 9 anos, sou formada em Ciências da Computação pela UFSC e pós graduada em Marketing Digital pela Universidade NOVA de Lisboa. Criei o Blogueira Inteligente para te ajudar a criar um blog de sucesso sem precisar de milhares de acessos.

1 comentário em “Como ganhar dinheiro com anúncios no seu blog: o guia completo”

Deixe um comentário

ACADEMIA DE BLOGS

Quer ganhar dinheiro com a internet, mas não faz ideia de por onde começar?

Na Academia de Blogs a gente dá todas as dicas e o apoio para você criar um blog que pode te dar uma boa renda, sem complicação.

Nossa missão é te ajudar desde o primeiro clique até começar a ganhar dinheiro com o seu blog.

Por uma pequena assinatura mensal você ganha:

CURSOS BÁSICOS

Aulas passo a passo para te ajudar nos seus primeiros passos como blogueiro

MÓDULOS AVANÇADOS

Aulas com estratégias para te fazer chegar mais longe

TIRA DÚVIDAS AO VIVO

Abra o seu microfone e faça todas as suas perguntas

MASTERCLASSES ESPECIAIS

Aulões ministrados por especialistas sobre novidades na área

GRUPO DE SUPORTE

Converse com outros blogueiros que estão na mesma jornada e tire suas dúvidas