Blog reprovado no AdSense – Quais são os motivos e como resolver?

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Por Alyssa Prado

Teve seu blog reprovado no AdSense e não sabe o que fazer? Então leia esse post e descubra as principais causas para reprovação, e como você pode resolvê-las!

Uma das formas mais comuns de monetizar um blog é através dos anúncios. Aqueles banners que aparecem no cabeçalho, barra lateral, rodapé, ou até mesmo dentro dos posts.

Antigamente, para adicionarmos anúncios em um blog, era preciso entrar em contato com empresas que poderiam estar interessadas, negociar valores e adicionar cada um dos banners nos seus respectivos lugares.

Hoje, já existem plataformas de anúncios feitas para facilitar esse processo. Os anunciantes trabalham diretamente com essas plataformas, e você apenas oferece seu blog para exibir esses anúncios e ganha por cliques ou por visualizações.

Existem várias plataformas desse tipo no mercado, mas a mais popular é o Google AdSense. Ela foi uma das pioneiras na área, e a primeira opção da maioria dos blogueiros que começa sua jornada no digital.

Porém, a verdade é que por mais que o AdSense não tenha regras muito rígidas para participação, muitos blogs são reprovados todos os dias. E o pior é que a explicação sobre o por que o blog ser rejeitado é super genérica, sem dar grandes detalhes ou fornecer pistas do que precisa ser melhorado.

Se você passou por isso e teve seu blog reprovado no AdSense, não se desespere. Nesse post, eu vou te explicar algumas das possíveis razões para seu blog não ter sido aceito na plataforma, e como você pode resolvê-las.

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Pré-requisitos para aprovação no AdSense

Antes de explicar as razões pelas quais o seu blog pode ter sido reprovado, vamos dar uma olhada nos pré-requisitos da plataforma:

  • Ter seu próprio conteúdo
  • Ter 18 anos ou mais
  • Não publicar conteúdo fora das diretrizes do Google (conteúdo ilegal, pirataria, violência, difamatório, fraudes, sexualmente explícito, temas adultos, abuso infantil, entre outros)
  • Ter e seguir uma política de privacidade

Além de alguns outros pré-requisitos que não são tão relevantes quando falamos de blogs. Você pode ler sobre os requisitos de aprovação do AdSense e da política de conteúdo do Google nesse link.

No geral, são regras bem simples e que a maioria dos blogs já costuma seguir. 

Pode ser aprovado no AdSense com conteúdo criado por inteligência artificial? 

Sim! De acordo com as políticas do AdSense, é permitido usar inteligência artificial para ajudar ou até mesmo gerar os posts do seu blog.

Porém, eu recomendo seguir as diretrizes do Google sobre conteúdo gerado através desse tipo de ferramentas. Você pode ler mais sobre essas diretrizes no site oficial de desenvolvedores do Google, mas no geral eles só querem que seu conteúdo mantenha a qualidade, independente de como foi criado. 

Precisa de tráfego para ser aprovado no AdSense?

Não, você não precisa ter um número mínimo de acessos diários ou mensais para ser aprovado no AdSense. 

Não existe nenhum pré-requisito de tráfego para participar da plataforma.

Blog reprovado no AdSense: Motivos e como corrigir

Agora que você já relembrou (ou aprendeu sobre) os pré-requisitos de aprovação do AdSense, vamos explorar as possibilidades do seu blog ter sido reprovado.

Conteúdo de baixo-valor

A principal explicação para um blog ser reprovado no AdSense é “conteúdo de baixo valor“. Essa resposta, é claro, não diz muita coisa. Afinal, o que é que tem baixo valor? Os posts? As páginas? O blog como um todo? O que seria baixo valor? 

A resposta para essas perguntas é subjetiva, e eu não posso te explicar com 100% de certeza qual seria o problema do seu blog em específico. Porém, analisando o site de vários leitores e inscritos que foram reprovados com essa resposta, notei as seguintes possibilidades:

Poucos posts

Se você acabou de criar seu blog, e publicou poucos posts (5 ou menos), é improvável que seja aceito na plataforma. Por ter poucas páginas no total, o Google pode considerar que seu site tem pouco conteúdo, e que não tem valor para o leitor.

Apesar do Google não ter um pré-requisito explícito de quantos posts são necessários para um blog participar da plataforma, eu recomendo você ter em torno de 30 posts antes de pedir aprovação.

Se já pediu com menos, não tem problema. Publique mais posts e volte a pedir aprovação depois de chegar perto ou até mesmo ultrapassar esse número. 

Ter 30 posts garante que seu blog vai ser aceito? Não. Esse valor é uma estimativa baseada nas reprovações e aprovações que eu vejo diariamente lá no nosso grupo de suporte gratuito no Telegram. 

Posts pequenos

Outro problema possível é que a baixa qualidade não é em relação a quantidade de posts que você publicou, e sim ao tamanho deles.

Veja bem, eu não estou dizendo que posts menores não são válidos. Na minha opinião, se o seu conteúdo for grande o suficiente para ajudar o usuário da melhor forma possível, se ele tem 300 palavras ou 3000 é irrelevante.

Porém, posts pequenos possuem um problema que é: pouco espaço para exibir anúncios. Quanto menor a página, quanto menos texto ela tiver, menos opções existem de locais para adicionar banners. 

Por isso, é possível que o Google veja essas páginas menores como algo prejudicial dentro do site, e negue a sua aprovação na minha plataforma. 

Para consertar esse problema, você pode adicionar mais texto aos seus posts, e não esqueça de separá-lo em seções e usar artifícios como imagens e listas. Não só eles aumentam o tamanho da página, mas também facilitam a leitura do usuário.

Páginas de apoio pequenas

Da mesma forma, se você tem páginas pequenas, isso também pode ser considerado ruim. 

Primeiramente, certifique-se que você tem as páginas consideradas essenciais para um blog. Na minha experiência, essas são as páginas sobre, a página de como entrar em contato, e a página de política de privacidade (essa última, inclusive, um pré-requisito de aprovação do AdSense).

Garanta que você tenha todas essas páginas no blog, que elas são facilmente acessíveis (por exemplo, adicione um link para elas no rodapé), e que elas têm conteúdo. 

De nada adianta o “Sobre” do seu blog ter três linhas, e a sua política de privacidade ser um único parágrafo. Caso não saiba o que escrever, você pode pedir ajuda ao ChatGPT ou outras ferramentas de inteligência artificial.

Exemplo de uma página de contato sem conteúdo, apenas com email e uma frase.
Exemplo de página de Contato pequena, sem nenhum conteúdo.

Categorias e Tags vazias

Quando se fala em páginas pequenas ou vazias, na maior parte das vezes nós pensamos em tamanho de posts ou nas páginas essenciais. Porém, um blog também possui outros dois tipos de páginas que são avaliadas pelo AdSense: as categorias e as tags.

Se seu blog tem várias categorias e tags, e cada uma delas só possui um post associado, a página dessas categorias e tags praticamente não vai ter nenhum conteúdo. Isso faz com que seu blog tenha dezenas (ou, com as tags, até mesmo centenas) de páginas com quase nenhum valor aos olhos do Google.

Para pedir aprovação, garanta que suas categorias tenham posts associados. Eu sugiro pelo menos 5 posts por categoria, e o mesmo para tags. 

Como tags não são fundamentais na organização do blog (diferente das categorias), você pode até mesmo não usar tags até seu blog ser aprovado. A forma mais fácil de garantir que você não terá páginas de tags vazias é não usando tags, já que elas costumam ser mais específicas e podem ser mais difíceis de popular.

Conteúdo ruim

Por último, se você foi reprovado por “conteúdo de baixo valor”, avalie a qualidade do seu conteúdo. 

Você realmente está ajudando os leitores, trazendo pontos de vista únicos, e adicionando algo novo sobre o tópico do seu post na internet? Ou está apenas regurgitando mais do mesmo, falando o mesmo que todo mundo já falou?

A gramática dos seus posts está correta? Eles estão usando as boas práticas da escrita da internet (espaço em branco, seções, listas, imagens, índice de conteúdo, links)? Seu post resolve um problema da sua audiência, ou foca só em você?

Uma sugestão é escolher um post, e procurar por ele no Google. Quais são os blogs que aparecem nas primeiras posições para essa pesquisa? O seu conteúdo está no mesmo nível? Em caso negativo, é interessante rever seu texto e melhorá-lo. 

Plágio

Um dos poucos pré-requisitos do AdSense é que o conteúdo do seu blog seja original. Dessa forma, não adianta ficar surpreso em ser reprovado se você copia textos de outros sites e publica no seu. 

E quando eu falo copiar, não falo apenas de um ctrl+c ctrl+v preguiçoso. Juntar dois ou mais posts e só mudar uma ou outra palavra, ou até mesmo traduzir textos de outros idiomas também pode ser identificado e punido pelo Google. 

Lembre-se que o algoritmo das pesquisas está sempre evoluindo para detectar esses casos, e que mesmo a pesquisa e o AdSense sendo entidades separadas, a tecnologia usada para identificar plágio pode ser compartilhada entre os dois.

Como blogueiro, a sua obrigação é criar conteúdo original. Se for para copiar o dos outros, talvez seja melhor escolher outra forma de trabalho online.

(Eu escrevo isso com a certeza de que certos blogs irão copiar linha por linha desse post sem se dar ao trabalho de ver esse aviso. Faz parte, rs)

Conteúdo impróprio

As políticas do AdSense já deixam bem claro qual tipo de conteúdo não é aceito pela plataforma: violência, pornografia, exploração infantil, maus tratos aos animais… Acho que essa parte é fácil de entender.

Agora, um ponto que vejo muitos blogueiros se enrolando, até mesmo sem querer, é na questão do conteúdo ilegal e pirataria. Muitas pessoas pensam naqueles sites de filmes ilegais que tem 30 anúncios antes de você conseguir acessar o filme, e acham que por isso não há problemas em disponibilizar esse tipo de mídia. 

Mas é preciso entender que esses sites não são monetizados com AdSense. Eles ganham dinheiro com anúncios através de empresas piores, com anúncios de baixo valor e que pagam muito menos do que você poderia ganhar se estivesse na plataforma do Google.

Se você disponibilizar filmes, jogos, músicas, até mesmo APK de apps para download pirata, você não será aprovado. A única forma de resolver esse problema é deletando esse conteúdo.

E não pense em trazê-lo de volta depois da sua aprovação, já que o AdSense consegue detectar violações na sua política e pode terminar sua conta sem aviso prévio.

Continuo sendo reprovado, o que fazer?

Como eu falei no início desse post, o Google não compartilha motivos específicos para reprovação, e nem recomendações de como melhorar. Sendo assim, as dicas dadas aqui são baseadas na minha experiência e na de outros alunos, leitores e inscritos do Blogueira Inteligente.

Apesar delas serem suficientes para muitos blogueiros conseguirem a aprovação no AdSense, é possível que mesmo seguindo isso tudo, você não seja aprovado. Infelizmente, não é uma ciência exata, e dependendo do expert que você for seguir, as sugestões podem ser diferentes. 

Há quem diga, por exemplo, que o domínio do blog precisa ter pelo menos 6 meses de existência antes de ser aprovado (o que não condiz com a experiência de vários dos meus alunos, que foram aceitos antes dessa data). Também há quem jure que um site só entra no AdSense se tiver tráfego, e outros juram que esse tráfego precisa ser orgânico, não pode ser pago. 

Email que mostra blog reprovado no AdSense, sem muitas explicações do motivo.
Apesar de já ser blogueira há anos, foi preciso 3 tentativas para o Blogueira Inteligente ser aprovado no AdSense!

Você pode continuar seguindo todas essas dicas e tentando ser aprovado no AdSense. Porém, enquanto não for aceito, eu sugiro um desses dois caminhos:

Utilizar outras plataformas de anúncio

Apesar de ser a mais popular, o AdSense está longe de ser a única plataforma de anúncios disponível. 

Você pode se inscrever em plataformas como JoinAds, Ezoic, The Moneytizer, Propeller Ads, e várias outras. O processo de aprovação costuma ser bem mais simples, e a maior parte dos blogueiros é aceito em poucas horas ou dias.

Aqui no blog tem um post completo sobre as melhores plataformas de anúncios para blogs.

Trabalhar com outras formas de monetização

Anúncios são uma estratégia de monetização interessante, mas existem várias outras formas de ganhar dinheiro com seu blog.

Eu, pessoalmente, prefiro muito mais trabalhar com vendas, como afiliados e infoprodutos, que costumam ter um retorno bem maior com um número menor de acessos.

Afinal, um clique em um anúncio costuma render entre US$0,50 a US$1 para a maior parte dos blogueiros. Já uma única venda afiliada pode te render mais de US$100. 

Aqui no blog existem alguns posts sobre trabalhar com vendas no seu blog, mas se você quiser ir a fundo nessa estratégia, eu sugiro participar da Academia de Blogs. É a comunidade do Blogueira Inteligente, onde você tem acesso a um curso completo para iniciantes, módulos avançados, e reuniões mensais para tirar dúvidas sobre tudo relacionado a blogs.

E o melhor? Além dos módulos focados em monetização, onde eu falo sobre vários afiliados e como vender com seus posts, você ainda tem acesso a um aulão de 3 partes com as melhores estratégias de vendas para blogs, da teoria à prática. 

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Também era uma curiosa do mundo dos blogs lá atrás, mas nunca tinha dado atenção sobre ganhar dinheiro com isso, achava que só grandes blogueiras conseguiam com patrocínios das marcas, e deixei de lado.(…) Adorando seu curso! Obrigada por compartilhar tanto conteúdo rico.” – Maíra Caetano

Alyssa adoro sua didática, comprei vários cursos que os instrutores não se dão ao trabalho nem de preparar a aula. É um prazer ver seu cuidado com a gente e respeito com nosso tempo.” – Adriana de Toledo Pereira

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ALYSSA PRADO

Além de criar blogs desde os 9 anos, sou formada em Ciências da Computação pela UFSC e pós graduada em Marketing Digital pela Universidade NOVA de Lisboa. Criei o Blogueira Inteligente para te ajudar a criar um blog de sucesso sem precisar de milhares de acessos.

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