26 Melhores Ferramentas para Blogs

Nessa página você encontra as melhores ferramentas para blogs. Aquelas que eu recomendo de novo e de novo aqui no Blogueira Inteligente.

Desde plataformas para te ajudar a criar seu blog, como sites e serviços que podem te auxiliar em outras partes da sua estratégia, como construir uma lista de e-mails ou ganhar dinheiro com seu blog. Essas são ferramentas que eu uso todos os dias, e que me ajudaram a viver do meu blog.

Ferramentas essenciais para blogs

Caso ainda não possa investir muito, ou queria começar devagar, aqui está a lista das ferramentas que eu recomendo você investir primeiro. Sem elas, você dificilmente conseguirá criar um blog de sucesso ou ter resultados com o seu projeto.

Hostinger

A hospedagem é onde vão ficar todos os arquivos do seu blog. Ela também é responsável por diversos fatores como segurança, velocidade de carregamento, e até se seu blog vai estar ou não no ar! Por isso, é muito importante escolher uma boa hospedagem.

Eu uso a Hostinger para todos os meus blogs e recomendo demais. A empresa possui:

  • Atendimento 24 horas em Português
  • Painel fácil para Iniciantes
  • Instalador rápido da plataforma para blogs
  • Servidores super rápidos

O plano que eu recomendo é o WordPress Starter, e você pode usar o cupom “BLOGUEIRAINTELIGENTE” para um desconto extra.

ADQUIRIR SUA HOSPEDAGEM COM DESCONTO

SE Ranking

Uma das maiores fontes de tráfego dos blogs costuma ser o Google. Mas isso só acontece se seus posts aparecerem nas primeiras posições nos resultados das pesquisas. Descubra como ganhar dos seus concorrentes e escrever posts que vão arrasar nas buscas com o SE Ranking.

VER PLANOS

Active Campaign

A maior parte das pessoas que visita o seu blog nunca mais volta. Para construir uma conexão com seus leitores e fazer mais vendas, use estratégias como lista de emails. Para isso, você vai precisar de uma ferramenta de email marketing, e a ActiveCampaign é a melhor delas.

VER PLANOS

Ezoic

A melhor plataforma de anúncios para ganhar dinheiro com seu blog em português. Costuma pagar mais do que o famoso Google Adsense, e você não precisa ter um número mínimo de acessos para se cadastrar. Quando eu mudei do AdSense para o Ezoic, ganhei quase 4x mais com anúncios!

SE CADASTRE AGORA

Melhores Ferramentas para criar seu blog

Para criar seu blog, você vai precisar de: domínio, hospedagem e plataforma. Eu recomendo usar o WordPress, a melhor plataforma para blogs do mercado. Além disso, você também deve personalizar seu WordPress, e para isso eu recomendo o tema GeneratePress. Ele é muito fácil de usar, e caso queira um visual mais elaborado, você pode usar os templates do tema.

Hostinger

A hospedagem é onde vão ficar todos os arquivos do seu blog, e onde você instala a plataforma. A Hostinger é rápida, fácil de usar, e tem um atendimento excelente para quem está começando. Use o cupom BLOGUEIRAINTELIGENTE para um desconto no seu plano.

WordPress.org

É a plataforma perfeita para quem quer criar um blog e transformá-lo em um negócio. O WordPress é gratuito, e você vai fazer toda a instalação dentro da sua hospedagem (que eu recomendei aqui do lado).

GeneratePress

Esse tema para WordPress é super leve, responsivo, carrega rápido e ainda possui diferentes modelos para você instalar em poucos cliques. O GeneratePress é o tema que eu uso em todos os meus blogs e tutoriais.

Melhores plugins grátis para blogs WordPress

Plugins são pequenos “apps” que você instala dentro do seu blog para adicionar funcionalidades. Eles podem te ajudar a deixar seu blog seguro, te proteger contra spam, deixar seu blog mais rápido e muito mais. Os melhores plugins gratuitos para WordPress são:

Litespeed Cache

Faz com que seu blog carregue mais rápido. Fácil de configurar e muito poderoso, porém só funciona em servidores LiteSpeed, como os usados pela Hostinger.

Rank Math

Plugin de SEO. Configura diversas opções no seu blog para que ele tenha melhores resultados no Google, e também faz uma análise do que precisa melhorar em cada um dos seus posts.

WP Code

Te ajuda a inserir códigos dentro do WordPress de maneira fácil, para quando você precisa integrar com outras ferramentas de marketing digital e redes sociais.

All in One Security

Plugin de segurança. Te ajuda a proteger seu blog de ataques e invasões de maneira fácil, com poucas configurações.

Ferramentas para criar posts de blog

O conteúdo é a parte mais importante do seu blog. É ele que vai atrair os leitores, demonstrar sua autoridade, e fazer vendas. Por isso, invista em ferramentas que vão te ajudar a criar os melhores posts possíveis. Aqui estão as minhas favoritas:

SE Ranking

Descubra o que as pessoas estão procurando no Google para saber sobre o que escrever. O SE Ranking tem planos baratos e te mostra volume de buscas, custo dos anúncios e mais!

Koala

Ferramenta de inteligência artificial que escreve posts por você, basta dizer qual é o assunto e o tom que você quer usar. O plano inicial do Koala custa $9 e gera 15 mil palavras. Funciona em português!

Answer the Public

Você insere uma palavra-chave relacionada ao seu nicho, e a ferramenta te dá vários exemplos de perguntas sobre. Ótimo para ter ideias para posts!

Chat GPT

Ferramenta de inteligência artificial que te ajuda com ideias, cria a estrutura dos posts, e até mesmo te auxilia a escrever o texto. Mudou a forma com que eu escrevo posts.

Surfer SEO

Um editor de texto super poderoso com foco em SEO, para te ajudar a criar conteúdo que vai se dar bem nas pesquisas. Ideal para blogueiros avançados.

Nord VPN

Com uma VPN você consegue descobrir quais resultados do Google aparecem para a sua audiência, assim você sabe quem é realmente sua competição. A NordVPN é a melhor do mercado.

Como você pode ver, muitas ferramentas sugeridas nessa parte utilizam algum tipo de inteligência artificial como base. Caso não tenha certeza de como usar IA para te auxiliar com seu blog, eu sugiro dar uma olhada no meu treinamento IA para Blogs.

Ferramentas de email marketing para blogs

Apesar de ignorado por grande parte dos blogueiros, o email marketing é uma das melhores estratégias para criar conexão com seu público e fazer mais vendas. Isso porque você não depende de algoritmos, todo mundo que se inscreve na sua lista vai receber seus emails diretamente na caixa de entrada.

Além disso, você não precisa se preocupar com SEO, e pode escrever de maneira mais natural, e até mesmo contar histórias ou uma ou outra piada. Dessa forma, seus inscritos já conhecem você, tem maior confiança, e vão estar mais inclinados a comprar quando você enviar aquele email de vendas.

As melhores ferramentas para te ajudar com email marketing são:

Active Campaign

O ActiveCampaign é uma das melhores ferramentas do mercado, com ótimo custo-benefício. O painel é fácil de usar, e mesmo no plano mais básico você tem acesso a sequências de emails e infinitos formulários.

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

OptinMonster

Ferramenta de captura de leads. Com ela você cria pop-ups e formulários incríveis para inserir dentro do seu blog, sendo mais fácil de convencer os leitores a se inscreverem na sua lista de emails. O OptinMonster é o principal responsável pelo crescimento da minha lista em todos os projetos.

VER PLANOS

Plataformas para ganhar dinheiro com blog

A melhor maneira de ganhar dinheiro com seu blog é através de anúncios e afiliados. Aqui no blog tem uma categoria inteira só dedicada a esse assunto, e você pode aprender as estratégias para ganhar seus primeiros reais por lá. Abaixo estão as ferramentas que vão te ajudar nessa jornada:

Ezoic

Melhor plataforma de anúncios para blogs em português. O Ezoic é chato de configurar, mas os ganhos costumam ser maiores que os do AdSense.

AdSense

Plataforma de anúncios favorita dos iniciantes, por ser muito fácil de usar. São poucos critérios par aprovação, e abre portas para plataformas melhores.

Hotmart

Maior plataforma de produtos digitais, como ebooks e cursos. Você pode virar afiliado de diversos produtos e ganhar comissão indicando-os no seu blog.

Awin

Uma das maiores redes de afiliados do mundo. Você faz um único cadastro e pode se afiliar a milhares de marcas de uma vez só.

Ferramentas do Google para blogs

Por incrível que pareça, o Google possui inúmeras ferramentas gratuitas para te ajudar com um site ou blog. As minhas favoritas, e que recomendo que todos os blogueiros usem, são:

Analytics

Mostra todas as estatísticas do seu blog, como número de acessos, páginas mais visitadas, etc. O Analytics é a ferramenta padrão usada pela indústria.

Search Console

Descubra como se blog está se saindo nas pesquisas com o Search Console. Veja quantas impressões e cliques seus posts estão tendo todos os dias, além da sua posição média nos resultados das buscas.

Docs

Já imaginou ter algum problema no seu blog e perder todos os seus posts? Para evitar que isso aconteça, sempre crie seus textos na nuvem, e uma ferramenta como o Google Docs.

Melhores cursos sobre blogs

Eu vou ser sincera: não conheço nenhum material sobre blogs em português que ensine sobre blogs como os que eu criei. Com os meus infoprodutos, você aprende desde o básico, como criar um blog até como escrever seu primeiro post, até como ganhar dinheiro com esse projeto. Se você está começando agora, inicie pelo Manual do Blog Descomplicado, um ebook completo com todas as estratégias que você precisa saber para ter sucesso no mundo dos blogs.

Manual do Blog Descomplicado

Um ebook para iniciantes, onde você aprende todas as estratégias para ter sucesso com seu blog.

Imersão Conteúdo que Converte

Um aulão de quatro horas onde você aprende tudo sobre criar conteúdo de qualidade para blogs.

Imersão Inteligência Artificial para Blogs

Um aulão onde você aprende como usar ferramentas de IA para te ajudar com seu blog.

BLOG 5K

Um curso em vídeo focado apenas em como ganhar dinheiro com seu blog. Aprenda diversas formas de monetização.

Alguns links dessa página são afiliados. Caso você contrate algumas dessas ferramentas, eu vou ganhar uma comissão. É com essa comissão que eu mantenho o Blogueira Inteligente e consigo te ajudar com o seu blog. Você não paga nada a mais por isso, e ainda a manter o projeto no ar. Obrigada!