Como inserir códigos no WordPress – AdSense, Scripts, tags e mais!

Aprenda como inserir códigos no WordPress com esse tutorial super fácil. Serve para plataformas como AdSense, Google Analytics, Search Console e muito mais.

Aprenda como inserir códigos no WordPress com esse tutorial rápido e fácil.

Se você criou seu blog usando o WordPress, com certeza já reparou que a plataforma possui inúmeras funcionalidades.

É fácil de criar posts, páginas, inserir formulários, pesquisas, vídeos, e praticamente tudo que você quiser fazer. Com a ajuda dos plugins, você ainda consegue fazer tudo isso com poucos cliques, sem precisar entender de programação ou contratar desenvolvedores.

Porém, em algum momento da sua carreira de blogueira, você provavelmente sentirá necessidade de integrar seu blog com outras ferramentas muito utilizadas no mercado. Como por exemplo o Google Analytics, Search Console e AdSense. 

Muitas redes sociais também requerem uma verificação para garantir que o site indicado no perfil é realmente seu.

Essas integrações e verificações costumam ser feitas inserindo um código dentro do seu WordPress.

E é aí que muitas blogueiras ficam perdidas.

Como inserir um código dentro do WordPress? Precisa saber programar? Onde inserir?

A verdade é que é algo muito simples, e que como quase tudo na plataforma, você pode fazer em poucos cliques usando um plugin.

Nesse post, eu vou te mostrar como inserir códigos no WordPress de duas maneiras: usando um plugin ou inserindo direto no código do seu blog.

Quais códigos podem ser inseridos no WordPress usando esse tutorial?

Nem todo código pode ser adicionado ao seu blog das duas formas que vou mostrar nesse post. Alguns códigos precisam ser inseridos em locais específicos, dependendo do resultado que você procura.

A maior parte dos códigos de integração e verificação, no entanto, podem ser inseridos da forma que vou mostrar aqui no post. Entre esses códigos estão:

  • Scripts <script>
  • Meta tags <meta>

Como inserir códigos no WordPress usando um plugin

O plugin mais fácil para inserir códigos no WordPress se chama Insert Headers and Footers

Para instalá-lo, basta acessar seu painel, e no menu escolher Plugins >> Adicionar Novo. Procure por “Insert Headers and Footers”, e clique em instalar e ativar. 

O plugin "Insert Headers and Footers" é o melhor plugin para adicionar códigos no WordPress.

Você vai encontrar as opções do plugin dentro da parte de Configurações no menu principal do WordPress.

Ao acessar o plugin, você verá que ele nada mais é do que uma tela com três áreas de texto. Cada uma delas representa uma parte do código do seu blog:

  • Header (cabeçalho): os códigos inseridos serão carregados antes do conteúdo do blog
  • Body (corpo): os códigos serão carregados junto do conteúdo do blog
  • Footer (rodapé): os códigos serão carregados depois do conteúdo do blog

Para adicionar o código desejado, basta escolher uma das áreas e colar o código. O ideal é inserir as tags dentro do cabeçalho, assim como scripts. Se um script for muito pesado e ele não for essencial para o funcionamento do seu blog, você pode movê-lo para a área do rodapé para que as páginas carreguem mais rápido.

Alguns scripts and meta tags adicionados no WordPress usando o plugin Insert Headers and Footers.
Alguns scripts e meta tags inseridos utilizando o plugin.

 Em seguida, clique no botão salvar e pronto, seu código já estará no blog.

Muito, muito fácil, né?

Como inserir códigos no WordPress de forma manual

Para inserir códigos de maneira manual, você deve adicioná-los entre as tags <head> e </head> do código do seu tema. Essas tags normalmente ficam no arquivo header.php.

No painel, escolha Aparência >> Editar tema. No editor, selecione a página header.php, procure pela tag </head>, e cole seu código antes dessa tag. 

Meta tag inserida antes do fechamento da tag head no arquivo header.php. Aprenda como inserir códigos no WordPress de forma manual nesse post.
Meta tag inserida antes do fechamento da tag head no arquivo header.php.
Para adicionar códigos no seu tema, você deve utilizar um child theme, também conhecido como tema filho. Esse tema é associado ao tema que você está utilizando, e permite que você faça alterações no código livremente. Se você adicionar códigos no tema principal, assim que o tema tiver uma atualização, você perderá todos os códigos inseridos. 

No canal do Blogueira Inteligente tem um vídeo completo sobre tema filho.

Qual a melhor maneira de inserir códigos no WordPress?

Independente do seu nível de conhecimento sobre o WordPress, eu recomendo que você insira todos os códigos utilizando o plugin Insert Headers and Footers.

Isso porque não só é mais fácil considerando que para inserir direto no código do blog você vai precisar aprender sobre tema filho e FTP, mas também porque os códigos continuarão inseridos mesmo se você mudar de tema.

Eu já perdi as contas de quantas vezes inseri alguns códigos manualmente, mudei de tema… e depois fui olhar o Google Analytics e meus acessos estavam zerados. Não era porque as pessoas não estavam mais visitando o blog, e sim porque eu não inseri os códigos no meu novo tema. Depois de cometer esse erro inúmeras vezes, eu passei a usar o plugin que recomendei em todos os meus blogs. Mais fácil e mais a prova de falhas.

Dúvidas Frequentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer aprender a criar seu blog?
RECEBA O CHECKLIST DE LANÇAMENTO DE BLOG 
Junte-se a minha lista de e-mails e receba grátis um PDF com tudo que você precisa fazer para lançar seu blog, além das minhas melhores dicas e promoções!
SIM, ME ENVIE O CHECKLIST!
Give it a try, you can unsubscribe anytime.
close-link