Como inserir códigos no WordPress – AdSense, Scripts, Google Ads, header e mais!

Atualizado em

Por Alyssa Prado

Aprenda como inserir códigos no WordPress com esse tutorial super fácil. Funciona com plataformas como AdSense, Google Analytics, Google Ads, Search Console, e para inserir qualquer script, metatag e mais e muito mais.

Aprenda como inserir códigos no WordPress com esse tutorial rápido e fácil.

Se você criou seu blog usando o WordPress, com certeza já reparou que a plataforma possui inúmeras funcionalidades.

É fácil de criar posts, páginas, inserir formulários, pesquisas, vídeos, e praticamente tudo que você quiser fazer. Com a ajuda dos plugins, você ainda consegue fazer tudo isso com poucos cliques, sem precisar entender de programação ou contratar desenvolvedores.

Porém, em algum momento da sua carreira como blogueira ou blogueiro, você provavelmente sentirá necessidade de integrar seu blog com outras ferramentas muito utilizadas no mercado. Como por exemplo o Google Analytics, Google Ads, Search Console e AdSense. 

Muitas redes sociais também requerem uma verificação para garantir que o site indicado no perfil é realmente seu.

Essas integrações e verificações costumam ser feitas inserindo um código dentro do seu WordPress.

E é aí que muitas pessoas ficam perdidas.

Como inserir um código dentro do WordPress? Precisa saber programar? Onde inserir?

A verdade é que é algo muito simples, e que como quase tudo na plataforma, você pode fazer em poucos cliques usando um plugin.

Nesse post, eu vou te mostrar como inserir códigos no WordPress de duas maneiras: usando um plugin ou inserindo direto no código do seu blog.

Prefere vídeo?

O conteúdo desse post também está disponível no formato de vídeo. Caso essa seja sua preferência, aproveite para se inscrever no canal do YouTube do Blogueira Inteligente!

Quais códigos podem ser inseridos no WordPress usando esse tutorial?

Todo tipo de código pode ser inserido no WordPress com uma das duas maneiras que vou mostrar nesse post. Na inserção manual, porém, o local onde você deve inserir o código vai variar de acordo com o tipo de código e o resultado esperado.

A maior parte dos códigos que você vai precisar inserir, se encaixa nas seguintes categorias:

  • Scripts <script>
  • Meta tags <meta>
  • Snippets PHP

Todos esses códigos podem ser inseridos facilmente no seu blog usando plugins.

Como inserir códigos no WordPress usando um plugin

O plugin mais fácil para inserir códigos no WordPress se chama WP Code, antigamente conhecido como Insert Headers ano Footers.

Para instalá-lo, basta acessar seu painel, e no menu escolher Plugins >> Adicionar Novo. Procure por “WP Code” , e clique em instalar e ativar. 

O plugin que eu indico para inserir códigos no WordPress é o WP Code (antigo Insert Headers and Footers).

Você vai encontrar as opções do plugin no menu lateral do WordPress, com o nome de “Code Snippets”. No geral, você só vai acessar duas opções do plugin: Add Snippets e Hélder & Footer.

Adicionando scripts e metatags

Para integrar seu blog com as principais ferramentas, como AdSense, Analytics e Hotmart, você vai ter que inserir um código que começa com script ou metatag. Para adicionar esse tipo de código no seu blog, basta escolher a opção “Header & Footer” no menu.

Você será, então, redirecionado para uma página com três campos de texto:

  • Header (cabeçalho): os códigos inseridos serão carregados antes do conteúdo do blog
  • Body (corpo): os códigos serão carregados junto do conteúdo do blog
  • Footer (rodapé): os códigos serão carregados depois do conteúdo do blog

Para adicionar o código desejado, basta escolher uma das áreas e colar o código. O ideal é inserir as tags dentro do cabeçalho, assim como scripts. Se um script for muito pesado e ele não for essencial para o funcionamento do seu blog, você pode movê-lo para a área do rodapé para que as páginas carreguem mais rápido.

Insira scripts e tags no WordPress usando a função de inserção no cabeçalho disponibilizada pelo plugin WP Code.
Alguns scripts e meta tags inseridos utilizando o plugin.

 Em seguida, clique no botão salvar e pronto, seu código já estará no blog.

Muito, muito fácil, né?

Como inserir Snippets no WordPress usando um plugin

Outro cenário que pode acontecer é você se deparar com tutoriais recomendando que você adicione um código dentro do arquivo functions.php do seu tema. A esse tipo de código, damos o nome de Snippet.

Geralmente, snippets servem para fazer alterações maiores no tema, ou para adicionar alguma funcionalidade no seu blog. Eles são muito fornecidos pelos próprios criadores dos temas, para modificar alguma configuração que não pode ser personalizada facilmente.

Caso não se sinta confortável em editar os arquivos do tema, você pode usar o mesmo plugin aqui indicado, o WP Code, para inserir um snippet. Para isso, basta clicar na opção “Add Snippet” no menu lateral, e então “Add Your Custom Code” (adicione seu código personalizado).

Em “Code Type” escolha “PHP Snippet”, e cole seu código no campo de texto. Não se esqueça de salvar seu trabalho e ativar o código inserido.

Você pode inserir snippets no WordPress usando a função "Add Snippet" do plugin WP Code.
O exemplo de PHP Snippet serve para quando você está inserindo um código que deveria ser inserido no arquivo functions.php do seu tema. Com esse mesmo plugin, você pode inserir qualquer tipo de código personalizado, incluindo HTML, JavaScript e CSS. Você também pode escolher onde o código será inserido utilizando a opção “location”.

Como inserir códigos no WordPress de forma manual

Inserindo scripts e metatags de maneira manual

Scritps e tags devem ser adicionados entre as tags <head> e </head> do código do seu tema. Essas tags normalmente ficam no arquivo header.php.

No painel, escolha Aparência >> Editor de arquivos do tema. No editor, selecione a página header.php, procure pela tag </head>, e cole seu código antes dessa tag. 

Meta tag inserida antes do fechamento da tag head no arquivo header.php. Aprenda como inserir códigos no WordPress de forma manual nesse post.
Meta tag inserida antes do fechamento da tag head no arquivo header.php.

Inserindo Snippets PHP manualmente no WordPress

Para inserir um snippet PHP, basta acessar o arquivo functions.php do seu tema, e colar o código no final dessa página.

Para inserir um código snippet dentro do WordPress de forma manual, basta editar o arquivo functions.php
Para adicionar códigos no seu tema, você deve utilizar um child theme, também conhecido como tema filho. Esse tema é associado ao tema que você está utilizando, e permite que você faça alterações no código livremente. Se você adicionar códigos no tema principal, assim que o tema tiver uma atualização, você perderá todos os códigos inseridos. 

No canal do Blogueira Inteligente tem um vídeo completo sobre tema filho.

Qual a melhor maneira de inserir códigos no WordPress?

Independente do seu nível de conhecimento sobre o WordPress, eu recomendo que você insira todos os códigos utilizando o plugin WP Code.

Isso porque não só é mais fácil, já que para inserir direto no código do blog você vai precisar aprender sobre tema filho e FTP, mas também porque os códigos continuarão inseridos mesmo se você mudar de tema.

Eu já perdi as contas de quantas vezes inseri alguns códigos manualmente, mudei de tema… e depois fui olhar o Google Analytics e meus acessos estavam zerados. Não era porque as pessoas não estavam mais visitando o blog, e sim porque eu não inseri os códigos no meu novo tema. Depois de cometer esse erro inúmeras vezes, eu passei a usar o plugin que recomendei em todos os meus blogs. Mais fácil e mais a prova de falhas.

Dúvidas Frequentes

ALYSSA PRADO

Além de criar blogs desde os 9 anos, sou formada em Ciências da Computação pela UFSC e pós graduada em Marketing Digital pela Universidade NOVA de Lisboa. Criei o Blogueira Inteligente para te ajudar a criar um blog de sucesso sem precisar de milhares de acessos.

Deixe um comentário

ACADEMIA DE BLOGS

Quer ganhar dinheiro com a internet, mas não faz ideia de por onde começar?

Na Academia de Blogs a gente dá todas as dicas e o apoio para você criar um blog que pode te dar uma boa renda, sem complicação.

Nossa missão é te ajudar desde o primeiro clique até começar a ganhar dinheiro com o seu blog.

Por uma pequena assinatura mensal você ganha:

CURSOS BÁSICOS

Aulas passo a passo para te ajudar nos seus primeiros passos como blogueiro

MÓDULOS AVANÇADOS

Aulas com estratégias para te fazer chegar mais longe

TIRA DÚVIDAS AO VIVO

Abra o seu microfone e faça todas as suas perguntas

MASTERCLASSES ESPECIAIS

Aulões ministrados por especialistas sobre novidades na área

GRUPO DE SUPORTE

Converse com outros blogueiros que estão na mesma jornada e tire suas dúvidas