Melhores plataformas para blogs – Qual a melhor opção para criar um blog em 2022?

Na dúvida sobre quais são as melhores plataformas para blogs? Então leia esse post e descubra quais as melhores opções para criar seu blog em 2022!

Descubra quais as melhores plataformas para blogs profissionais nesse post!

Depois de escolher qual seu nicho, a decisão mais importante que você precisa tomar como blogueira é em qual plataforma criar o seu blog.

O que não é uma tarefa tão simples, já que com a popularidade dos blogs há alguns anos atrás, existem hoje centenas de plataformas que você pode usar. 

Algumas das mais famosas são:

Qual é a melhor plataforma para blogs depende do objetivo do seu blog, qual o seu nível de experiência com tecnologia e quanto você pode investir.

Nesse post, vou te explicar sobre cada uma dessas plataformas, diferenças, semelhanças, e mostrar quando cada uma delas é a melhor opção.

Antes disso, porém, precisamos entender os dois tipos de plataformas que existem:

Plataformas que hospedagem o blog por você X Plataformas que você precisa configurar a hospedagem

Existem dois tipos de plataformas, aquelas em que você apenas se cadastra e cria o blog online, sem precisar se preocupar com hospedagem. E aquelas que você precisa comprar um domínio, contratar hospedagem e então instalar a plataforma.

(Domínio = seu endereço .com.br. Hospedagem = onde vão ficar os arquivos do seu blog, como páginas, imagens e posts)

O primeiro caso, aquele em que você não precisa fazer nada em relação a hospedagem, costuma ser o mais fácil, especialmente para quem está começando. Esse é o caso de plataformas como Blogger, WordPress.com, WIX e Squarespace. 

Plataformas em que você necessita configurar a hospedagem costumam ser mais avançadas, e precisam de certo entendimento de como funcionam websites. É o caso do WordPress.org e Drupal.

Apesar de serem mais fáceis de usar, as plataformas que cuidam da hospedagem por você tem uma grande desvantagem: você não consegue aplicar as técnicas que vão te ajudar a aparecer nos primeiros resultados das pesquisas do Google, conhecidas como técnicas de SEO (otimização para motores de busca). 

E isso até pode não parecer um problema, porém mais de 70% do tráfego de um blog costuma vir do Google. E sabe quem recebe a maior parte dos cliques? As páginas que aparecem nos primeiros lugares dos resultados das pesquisas. Estar mal posicionado no Google pode fazer com que seu blog perca milhares de visitas e faça menos vendas!

Por isso, a recomendação é que você escolha uma plataforma em que você vai precisar configurar domínio e hospedagem. Sim, vai dar mais trabalho, porém existem muitos tutoriais para te auxiliar, e os resultados que você vai ter com seu blog muito provavelmente serão melhores.

Melhores plataformas para blogs que você precisa configurar a hospedagem

Apesar de existirem várias plataformas nessa categoria, vamos falar sobre as mais populares do mercado: WordPress.org e Drupal. 

O interessante dessas opções é que elas são gratuitas. Sim, você vai precisar investir em um domínio e hospedagem, porém as plataformas em si são grátis e você não precisa pagar nada para usar cada uma delas e suas funcionalidades.

Uma boa hospedagem – como a Hostinger – custa em torno de R$150 ao ano, e os planos ainda costumam incluir domínio grátis no primeiro ano. Esse é o valor que você vai precisar investir para criar o seu blog usando uma das plataformas abaixo. 

Eu sempre recomendo contratar hospedagem com a Hostinger para quem está iniciando, pois é uma empresa excelente. Eles tem um painel super intuitivo, perfeito para quem está começando e ainda não entende muito de blogs. Além disso, eles tem um atendimento 24 horas em português sensacional, que pode te ajudar com qualquer dúvida em relação a sua hospedagem. 

Os preços dos planos já estão entre os mais baratos do mercado, mas você pode economizar ainda mais usando o meu link afiliado e o cupom BLOGUEIRAINTELIGENTE.

WordPress.org

Entre todas as opções desse post, o WordPress.org é a mais popular. Estima-se que, atualmente, mais de 30% dos sites da internet sejam feitos usando o WordPress. 

O motivo dessa popularidade são os plugins, que nada mais são do que pequenos “apps” que você pode instalar no seu blog para adicionar funcionalidades. Seja um pop-up para coletar emails, carrosséis, formulário de contato ou antispam, você pode usar um plugin para alcançar esse objetivo, em vez de depender de programadores ou aprender a programar. 

Os plugins também permitem que pessoas com menos experiência em otimização consigam configurar seus blogs da forma eficiente. Isso porque existem plugins focados apenas em SEO, onde você ganha uma nota pelos seus posts e recebe correções que podem te ajudar a melhorar nesse aspecto. Assim como existem plugins cujo objetivo é fazer seu blog carregar mais rápido e melhorar a experiência do usuário.

Por ser uma plataforma muito utilizada, praticamente todas as ferramentas do mercado possuem integração com WordPress. Além disso, existem inúmeros tutoriais te ensinando como fazer qualquer coisa com a plataforma – você pode dar uma olhada no canal do YouTube do Blogueira Inteligente para dar uma olhada em alguns deles.

Essa é, no consenso geral, a melhor plataforma para blogs. É a que eu uso em todos os meus blogs, e a que eu recomendo aqui no Blogueira Inteligente. O painel é fácil de usar e muito intuitivo, você não precisa entender nada de programação, e é a plataforma ideal para transformar o seu blog em um grande negócio.

Vantagens do WordPress.org:

  • Plugins para adicionar qualquer funcionalidade ao seu site
  • Pode ser usado por qualquer pessoa, mesmo quem não sabe programar
  • Tem integração com várias ferramentas, inclusive as de monetização
  • Muitos tutoriais disponíveis na internet
  • Painel em português e em diversas línguas
  • Pode ser otimizado para bom SEO
  • É possível criar páginas usando construtores “arrasta e solta” 

Desvantagens do WordPress.org:

  • Alguns plugins e temas são pagos
  • Pode ter falhas de seguranças de plugins criados por terceiros

Você pode aprender a criar um blog usando o WordPress.org seguindo esse tutorial aqui do blog ou seguindo o vídeo lá do canal:

Drupal

Apesar de não ser tão utilizado quanto o WordPress, o Drupal ainda é uma das melhores plataformas para blogs. Com ele você consegue aplicar todas as técnicas de otimização para motores de busca, ou seja, consegue alcançar os primeiros resultados das pesquisas. Além disso, assim como a plataforma anterior possui plugins para te ajudar a adicionar funcionalidades no seu blog, o Drupal também possui algo similar, os chamados módulos.

O grande problema do Drupal, e a razão dele não ser tão escolhido pelos blogueiros, é que ele não é fácil e intuitivo de usar. Pelo contrário, até mesmo programadores experientes têm dificuldades com a interface da plataforma. Além disso, apesar de possuir alguns layouts prontos para uso, você provavelmente vai precisar entender de programação para mudar a aparência do seu blog, o que já afasta quem está começando e quer focar apenas em criar conteúdo.

Os módulos existentes também não são apenas “instalar e usar“, mas precisam de um certo entendimento de como as coisas funcionam. 

No geral, essa é uma plataforma a ser usada por blogueiros mais avançados, que entendem de programação e que querem ter total controle dos seus blogs.

Vantagens do Drupal:

  • Total controle sobre o blog
  • Pode aplicar todas as técnicas de SEO
  • Módulos para adicionar funcionalidades
  • Muito seguro

Desvantagens do Drupal:

  • Painel difícil de usar
  • Precisa saber programar
  • Feito para usuários mais experientes

Melhores plataformas para blogs com a própria hospedagem

Como eu mencionei, essas plataformas têm a grande desvantagem de não serem completamente configuráveis por você, o que faz com que você não possa aplicar por completo as técnicas de SEO para blogs.

Mesmo assim, é inegável que essas plataformas possuem alguns pontos positivos que atraem muitas blogueiras iniciantes: os custos são baixos ou até mesmo inexistentes, maior segurança, e a maior parte delas costuma ser muito fácil de usar. 

Se estiver pensando em criar um blog em uma plataforma desse tipo, aqui estão as melhores opções:

Blogger

O Blogger é a plataforma para blogs do próprio Google. Ela foi criada há muitos anos, quando os blogs ainda eram diários virtuais, e nem sonhavam em se tornar grandes negócios.

Ela possui tudo que uma blogueira iniciante pode precisar: possibilidade de criar posts e páginas, layouts modernos e responsivos, facilidade de customização, integração com o AdSense e possibilidade de colocar o seu próprio domínio para deixar mais profissional.

Além disso, como toda a parte de hospedagem é gerenciada pelo próprio Google, o Blogger também é uma opção muito segura, e que costuma se dar relativamente bem nas pesquisas, desde que você aplique as técnicas de SEO corretamente em cada um dos seus posts.

O que mais atrai as pessoas para o Blogger, porém, é que a plataforma é completamente gratuita. Você consegue criar seu blog, publicar seu primeiro post, crescer e monetizar, tudo isso sem gastar um centavo. 

Essa é a melhor opção para quem quer começar um blog sem pagar nada, e aqui no Blogueira Inteligente também tem um tutorial sobre como criar um blog no Blogger.

Apesar de ser uma ótima plataforma, o Blogger também possui suas desvantagens. A plataforma não teve muitas funcionalidades adicionadas desde sua criação, o que faz com que ela seja extremamente limitada, a ponto de que algumas das maiores ferramentas para blogs não possuem integração com o Blogger. 

Para piorar, caso queira mudar algo específico no seu layout, você vai precisar entender o básico de HTML, já que tudo será feito no código, não existem plugins.

Vantagens do Blogger:

  • Totalmente grátis
  • Possui tudo que é necessário para um blog (posts, páginas, barra lateral)
  • Integração com AdSense
  • Muito seguro
  • Pode ter bons resultados no Google aplicando as técnicas de SEO

Desantagens do Blogger:

  • Plataforma limitada
  • Sem integração com algumas das principais ferramentas para blogs
  • Para alterações maiores de design precisa entender de HTML
Como criar um blog no Blogger – Criando um novo post
A criação de posts dentro do painel do Blogger.

WordPress.com

O WordPress.com é uma plataforma derivada do WordPress.org, porém com algumas modificações. A primeira delas é que para usar essa versão do WordPress você não precisa investir em um domínio e hospedagem, você pode fazer tudo dentro do próprio site WordPress.com e criar um blog nomedoseublog.wordpress.com.

Muitas blogueiras escutam falar que “o WordPress é a melhor plataforma para blogs” e então acabam criando seus blogs no WordPress.com, já que usando essa plataforma é possível começar um blog sem pagar nada. 

O problema, porém, é que a versão gratuita do WordPress.com é extremamente limitada. Tudo que você consegue fazer é criar posts e páginas. Para mudar para um tema mais bonito, instalar plugins e até mesmo remover os anúncios do próprio WordPress, você vai precisar assinar um dos planos da plataforma, que não são nada baratos. O plano que permite que você use plugins custa mais de R$100 por mês, o que é praticamente o que você pagaria por ano se investisse em um domínio e hospedagem e usasse o WordPress.org para criar seu blog.

No geral, eu não recomendo usar o WordPress.com. Se você não tem como investir e precisa criar um blog grátis, use o Blogger. Se você pode investir os R$150 no ano e quer transformar seu blog em um grande negócio, use o WordPress.org.

Vantagens do WordPress.com:

  • É possível criar o blog de forma gratuita
  • Funcionalidades básicas para blogs como posts e páginas

Desvantagens do WordPress.com:

  • Para usar as principais funcionalidades é preciso contratar um plano
  • Planos extremamente caros
  • Muito limitado na versão grátis
  • Precisa contratar um plano para remover anúncios

WIX

A proposta do WIX é que “qualquer pessoa pode criar um site. Com um construtor arrasta-e-solta super fácil de usar, e com várias ferramentas para ajudar quem quer ter uma presença na web, essa plataforma é muito popular, especialmente entre pequenas empresas que querem criar seus sites de maneira simples.

E para sites institucionais, sites de empresas, a plataforma é realmente excelente! É fácil de criar um site atrativo, e é possível adicionar botões como “chamar no Whatsapp” de maneira intuitiva. O painel até mesmo permite fazer anúncios no Google para divulgar o site.

O problema é que blogs precisam de mais que um layout bonito. Como te expliquei antes, o sucesso de um blog depende do quão bem ele vai estar nos resultados das buscas do Google, o que depende de como são aplicadas as técnicas de SEO dentro do blog. E no WIX, você só consegue aplicar algumas poucas técnicas. 

A plataforma deixa muito a desejar para quem quer aparecer nas buscas de maneira orgânica (sem pagar), e fica muito difícil de competir com blogs criados em plataformas como WordPress.org, onde é possível aplicar milhares de técnicas de SEO. 

Esse é um problema de todas as plataformas que cuidam da própria hospedagem, mas no WIX é especialmente pronunciado. Você até encontra blogs criados no Blogger ou Squarespace nas primeiras posições de algumas buscas do Google, mas é praticamente impossível encontrar um blog no WIX com esse resultado.

Vantagens do WIX:

  • Construtor arrasta-e-solta fácil de usar
  • Painel intuitivo com várias funcionalidades
  • Bom custo-benefício com planos ao redor de R$20 por mês

Desvantagens do WIX:

  • Não permite otimizações de SEO
  • Não tem bons resultados nas buscas do Google
Existem muitas plataformas para criar um blog profissional, mas a melhor delas é o WordPress.

Squarespace

O Squarespace é como se fosse o WIX porém desenvolvido para blogs. Não só a plataforma possui todas as funções que uma blogueira pode querer, mas eles também tem um construtor de sites muito fácil de usar, e temas incríveis para criar blogs para leitor nenhum botar defeito. Não tem um blog feito no Squarespace que eu tenha acessado que eu não pensei “nossa, que blog lindo”

Além disso, apesar de hospedar os blogs dentro dos seus próprios servidores, o Squarespace também permite que os usuários configurem seu SEO de maneira mais poderosa que outras plataformas desse tipo, fazendo com que muitos blogs criados no Squarespace atinjam o primeiro lugar das buscas. Você não consegue, porém, aplicar técnicas tão avançadas como no WordPress.org, o que é importante se seu nicho for muito concorrido.

O que realmente faz com que o Squarespace seja uma alternativa pouco utilizada entre as blogueiras, sejam elas iniciantes ou mais experientes, é o preço. O plano pessoal, que é o mais barato atualmente, custa US$19 por mês, quase R$100 na cotação atual. E isso não inclui domínio, que custa mais R$40 por ano. Um blog simples no Squarespace vai custar em torno de R$1200 por ano, o que é inviável para blogueiras iniciantes.

Vantagens do Squarespace:

  • Construtor arrasta-e-solta fácil de usar
  • Temas modernos e responsivos
  • Ótimo SEO para uma plataforma que hospeda os blogs

Desvantagens do Squarespace:

  • Planos muito caros, mesmo o mais simples
  • Pagamento em dólar
  • Não inclui domínio, deve ser pago a parte

Qual é a melhor plataforma para blogs?

A melhor plataforma para blogs atualmente é o WordPress.org. Os plugins fazem do WordPress uma opção super poderosa, e você consegue construir o seu blog da maneira que quiser sem precisar contratar desenvolvedores ou aprender a programar. Além disso, por ser a plataforma mais utilizada no mundo, ela possui integração com todas as principais ferramentas do mercado, o que vai te ajudar a transformar seu blog em um grande negócio.

Aprenda como criar um blog no WordPress.org nesse post:

Aprenda como criar um blog no WordPress com esse passo a passo completo!

COMO CRIAR UM BLOG NO WORDPRESS: PASSO A PASSO COMPLETO

Qual é a melhor plataforma para criar um blog de graça?

A melhor plataforma para criar um blog de graça é o Blogger. Você pode começar e crescer no Blogger de maneira totalmente gratuita, começando a ganhar dinheiro com seu blog sem precisar investir um centavo. Por ser a plataforma do Google, ela também é muito segura e com boa velocidade.

O problema do Blogger é que ele é uma plataforma limitada e integra com poucas ferramentas. Sendo assim, se o seu objetivo é transformar seu blog em um negócio, eu sugiro que você crie o seu blog usando o WordPress.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.