Com erros no seu blog e não sabe como resolver? Então confira nesse post como corrigir os principais erros do WordPress (e como fazer com que eles não aconteçam de novo).
Não importa se você recém começou um blog ou se já é um blogueiro mais experiente: você vai cometer erros. Isso é completamente normal, e vem com o território de mexer com sites, criação de conteúdo e plataformas de marketing digital.
Algumas vezes esses erros serão simples, como escrever uma palavra errada ou deletar uma página. Um “editar” rápido ou um resgate da lixeira consertam esses percalços em poucos segundos.
Porém, algumas vezes você vai cometer erros maiores. Como fazer algo dentro do painel do blog e não conseguir mais acessá-lo. A plataforma sumiu. Só aparece uma tela em branco!
Não se preocupe. Esses problemas, apesar de desesperadores, também são simples de resolver. Nesse post, eu vou te mostrar os principais erros do WordPress, como corrigi-los, e como evitar que eles aconteçam de novo.
Nesse post…
Prefere vídeo?
O conteúdo desse post também está disponível em vídeo. Caso prefira aprender através desse formato, inscreva-se no canal do YouTube do Blogueira Inteligente.
Principais erros do WordPress e como corrigi-los
Por ser uma plataforma muito poderosa e personalizável, existem centenas de erros que podem ocorrer no WordPress. Dois deles, porém, são mais comuns, e vão ser encontrados por você em algum momento da sua jornada na internet.
Aqui estão eles:
Tela branca
Você estava mexendo no seu painel, e do nada, ao mudar de página, apareceu apenas uma página em branco. Nenhum menu, nenhuma forma de consertar o que pode ter saído errado… apenas uma página vazia.
Quase cem por cento das vezes que esse erro acontece, é um problema de compatibilidade. Você instalou ou atualizou algum plugin ou tema, e o novo código não era compatível com o que já estava ativo no seu blog.
Nesse caso, o que você precisa é desativar esse plugin ou tema causando conflito. E para fazer isso você vai precisar acessar o painel da hospedagem, já que o painel do WordPress está inacessível.
Cada hospedagem vai ter a solução para esse problema em um lugar diferente, mas o que você precisa é de algo chamado Gerenciador de Arquivos. Nesse tutorial, vamos usar o painel da Hostinger, a hospedagem que eu recomendo para todos os leitores aqui do Blogueira Inteligente.
Para começar, acesse o seu Painel da Hostinger, e vá para o painel de controle do seu blog. No menu lateral esquerdo, escolha a opção Arquivos, e então Gerenciador de Arquivos.
Em seguida, aparecerá uma tela perguntando se você quer acessar os arquivos do seu blog, ou do seu plano de hospedagem como um todo (todos os blogs). Escolha a primeira opção, “acessar arquivos de nome do blog”.
Você será redirecionado para o gerenciador de arquivos.
Todos os arquivos do WordPress, como pastas, plugins, temas e imagens, podem ser acessados a partir daqui. O que nós queremos é encontrar a pasta do plugin ou tema que está causando a incompatibilidade, e renomeá-la para qualquer coisa.
Para encontrar essa pasta, navegue por “Public HTML”, e em seguida clique na pasta “WP-Content”. Lá você irá ver duas pastas interessantes, uma chamada Plugins e outra Themes.
E o passo a seguir depende se você sabe quem está causando problemas, por exemplo, sua tela branca apareceu assim que você atualizou o plugin X. Nesse caso, entre na pasta de plugins, encontre a pasta com o nome desse plugin específico e renomeie apenas essa pasta. Para renomear, é só clicar com botão direito em cima da pasta e escolher “Rename”.
Caso não saiba quem é o culpado pelo erro, você pode renomear a pasta plugins ou a pasta themes. Pode fazer uma mudança bem simples, como “plugins-2”, ou “themes-2”.
Com essa pasta renomeada, tente acessar novamente o painel do WordPress, que já deve estar no ar novamente.
Antes de fazer qualquer coisa, volte no gerenciador e mude novamente o nome da pasta que você renomeou, para o nome original.
Agora, você vai ver que no seu painel do WordPress, o plugin/tema referente a aquela pasta (ou todos os plugins ou temas) estão desativados.
Se você sabe quem é o culpado, você pode deletar esse plugin ou tema e procurar por outro que exerça a mesma função. Se não sabe quem causou o erro, vá ativando um por um, até o erro de tela branca acontecer novamente. O último plugin ou tema que você ativou é quem está causando o problema.
Nesse caso, repita o passo a passo de renomear a pasta no gerenciador do arquivo, e quando o painel voltar a funcionar, desinstale esse plugin ou tema.
Não tem como evitar que esse erro aconteça, já que nunca se sabe qual combinação de temas ou plugins vai causar conflitos. A minha sugestão é deixar configurado para que as atualizações sejam feitas manualmente, assim você consegue identificar rapidamente quem foi o responsável pelo problema para renomear a pasta correta.
Plugins confiáveis também costumam causar menos incompatibilidades. Aqui no blog tem uma lista com os plugins que eu considero essenciais para blogs.
Modo manutenção permanente
O blog ficar preso no modo manutenção é outro dos erros do WordPress que são super comuns. Isso acontece, no geral, quando você tenta performar alguma outra ação enquanto está atualizando plugins, temas, ou até mesmo o próprio WordPress.
Quando esse processo está sendo executado, o WordPress cria um arquivo temporário chamado de “manutenção”, que coloca seu blog nesse modo. Quando ele termina de atualizar o que for necessário, ele deleta esse arquivo.
Como esse processo costuma ser muito rápido, nós normalmente nem vemos o blog entrar no modo de manutenção. Porém, quando as atualizações são interrompidas antes da hora, o WordPress “se perde”, e acaba não deletando esse arquivo. Assim, seu blog fica preso em um modo de manutenção permanente.
Para consertar, porém, é muito fácil. Novamente, o processo varia de acordo com a hospedagem sendo utilizada, mas na Hostinger, basta voltar no gerenciador de arquivos.
Na pasta principal, chamada de “Public_HTML“, você verá vários arquivos e pastas. Procure pelo arquivo chamado “.maintenance”, e simplesmente o delete!
Se por acaso esse arquivo e nenhum outro que começar com um ponto, como o .htaccess estiver visível na pasta, no menu na esquerda basta clicar em Configurações (Settings), e desmarcar a opção de esconder arquivos Dotfile (Hide dotfiles).
Para evitar esse erro, deixe as atualizações estarem completas antes de fazer qualquer outra coisa dentro do WordPress.
A hospedagem faz toda diferença
Como você pode ver, nos dois erros mais comuns do WordPress foi preciso utilizar o painel da hospedagem. Nessas horas, usar uma hospedagem fácil, intuitiva e com suporte dedicado faz toda a diferença.
Aqui no blog eu sempre recomendo a Hostinger, que eu considero ser a melhor hospedagem para blogs. Não só o painel deles é super fácil de usar e muito intuitivo, mas eles também tem atendimento 24 horas em português.
Inclusive, ao invés de seguir o passo a passo desse post, você pode abrir um chamado no chat para pedir ajuda caso esse ou outros erros aconteçam no seu blog WordPress. O atendimento é super rápido e excelente, e com certeza eles vão te ajudar!
Esse plano também te dá direito a migração grátis de outras hospedagens. Então se você não está satisfeito com a hospedagem atual do seu blog, e quer mudar para uma empresa excelente com painel super fácil de usar, basta contratar seu plano e abrir uma conversa no chat pedindo pela migração! Uma equipe especializada fará essa parte por você.
Melhor hospedagem para blogs WordPress.org
A hospedagem é onde vão ficar todos os arquivos do seu blog. Ela também é responsável por diversos fatores como segurança, velocidade de carregamento, e até se seu blog vai estar ou não no ar! Por isso, é muito importante escolher uma boa hospedagem.
Eu uso a Hostinger para todos os meus blogs e recomendo demais. A empresa possui:
- Atendimento 24 horas em Português
- Painel fácil para Iniciantes
- Instalador rápido da plataforma para blogs
- Servidores super rápidos
O plano que eu recomendo é o WordPress Premium, e você pode usar o cupom “BLOGUEIRAINTELIGENTE” para um desconto extra. Caso já tenha um blog em outra hospedagem, basta iniciar uma conversa com o chat de atendimento e pedir a migração gratuita do seu blog para a Hostinger!
ADQUIRIR SUA HOSPEDAGEM COM DESCONTOAgora você já sabe como corrigir os principais erros do WordPress! Me conta, já passou por algum desses erros? Como corrigiu?