Como divulgar seu blog

COMO divulgar
seu blog

Aprenda como gerar tráfego para seu blog usando as redes sociais e outras ferramentas.

Você não precisa de muitos seguidores para ter sucesso. O importante é divulgar seu blog para as pessoas certas.

Um conteúdo bem otimizado para motores de busca tem grandes chances de atrair acessos mesmo sem divulgação adicional. O problema é quando esse conteúdo, mesmo seguindo as boas práticas de SEO, pode não performar da maneira que você espera, trazendo resultados pequenos ou apenas depois de muitos meses. 

Sendo assim, encontrar outras formas de divulgar seus posts é essencial. Hoje em dia, as maneiras mais utilizadas são as redes sociais e o email marketing. Esse último, por ser muito importante, tem uma página inteira dedicado a ele. Já estratégias para redes sociais e outras ferramentas de divulgação serão abordadas nos próximos parágrafos. Vamos falar de Pinterest, Facebook, Instagram e até outras redes que você pode nem considerar, mas que podem te ajudar a crescer sua audiência.

PINTEREST

INSTAGRAM

FACEBOOK

OUTRAS FERRAMENTAS

Lembrando, antes de mais nada, que você não precisa estar presente em todas as redes sociais. Ser uma blogueira inteligente significa pensar onde seu tempo será melhor investido, e onde você pode conseguir melhor retorno. Se sua audiência ideal não usa o Facebook, por exemplo, não vale a pena perder tempo tentando aumentar seus números nessa rede. Esteja onde sua audiência está.

pinterest: a melhor rede para gerar tráfego para o seu blog

O Pinterest se parece mais com um motor de buscas focado em imagens do que com uma
rede social.

Se você for aprender apenas uma coisa nessa página, que seja isso: o Pinterest é a melhor rede social para conseguir tráfego para seu blog. Isso porque, na verdade, ele se parece mais com um motor de buscas, como o Google, do que com uma rede focada em seguidores e interações. A diferença é que, diferente do maior buscador da internet, o Pinterest foca em imagens em vez de páginas.

Além disso, a plataforma também possui outras duas características que são grandes vantagens para os criadores de conteúdo. A primeira delas é que qualquer imagem na rede pode ser acompanhada de um link, diferente do Instagram onde você precisa de 10 mil seguidores para colocar links nos seus stories. Assim, fica muito mais fácil divulgar seus posts, já que você pode fazer upload de imagens no Pinterest e colocar o link para seu blog nelas.

A segunda vantagem é a maneira com que o algoritmo do Pinterest funciona. Como de costume, não se sabe como ele opera com 100% de certeza, mas é certo que a rede prioriza perfis que compartilham conteúdo de outros usuários. Assim, você não precisa criar imagens novas para a plataforma todos os dias, e vai ser recompensado por “repinar” as imagens de outras pessoas. Isso é ótimo, pois não só te dá menos trabalho, como também aumentam as chances de perfis maiores compartilharem o seu conteúdo.

E não se engane achando que o Pinterest não é muito utilizado no Brasil, viu? Segundo o site Statista, estima-se que quase 10% de todo o tráfego desktop do Pinterest entre Agosto e Outubro de 2019 tenha sido brasileiro, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Ainda não tem certeza? Então deixa eu te contar que em 2018 eu tive mais de 100 mil acessos ao meu blog de viagens vindo do Pinterest. 

Pronta para mergulhar nessa rede para divulgar seu blog? Então leia esse guia que eu escrevi aqui no Blogueira Inteligente:

instagram: transforme seus seguidores em leitores

Use o Instagram para que outros tipos de usuário conheçam o seu blog.

Utilizando as técnicas de SEO, você já preparou seu conteúdo para aqueles usuários que quando tem uma dúvida relacionada ao seu nicho pesquisam no Google pela resposta. Agora, é hora de ir atrás de outro tipo de pessoa: aquela que faz buscas utilizando o Instagram. 

Apesar de não ser possível pesquisar por uma pergunta na plataforma, uma pessoa pesquisando por recomendações de maquiagem, como qual sombra preta barata comprar por exemplo, pode entrar no Instagram e procurar pelas hashtags #maquiagensbaratas, #paletadesombras ou #sombrapreta. Se esse for seu nicho, o seu objetivo é estar nos resultados dessa busca.

Além disso, você também quer aparecer nas recomendações de perfis semelhantes, nos posts de hashtags que aparecem nos feeds e até mesmo na aba explorar daquelas pessoas que vão se interessar pelo seu conteúdo. Veja bem, a sua meta não é aparecer para o máximo de pessoas possíveis, e sim para aquelas que vão se interessar pelo que você está dizendo. Você pode sim considerar o seu perfil um sucesso mesmo com poucos seguidores, desde que esses sejam engajados e acompanhem seu trabalho.

Aqui tem um post com dicas de como ser descoberto no Instagram:

13 MANEIRAS DE CRESCER SUA AUDIÊNCIA NO INSTAGRAM

Ok, tudo isso parece ótimo… Mas até agora o que você esta fazendo é atrair pessoas para o seu perfil, aumentando seu número de seguidores, likes e comentários. E o seu objetivo nessa rede, além de estreitar seus laços com leitores que já conhecem seu trabalho, é levar seus novos seguidores, aqueles te descobriram dentro do Instagram, até o seu blog. Afinal, é lá no blog que você ganha dinheiro, seja com anúncios, marketing de afiliados e outras estratégias.

Existem inúmeras estratégias para levar seus seguidores até o seu site utilizando o Instagram, desde otimizar o seu link da bio até mesmo tipos de conteúdo que podem fazer com que eles conheçam seu trabalho fora da plataforma. No post abaixo eu falo de algumas dessas estratégias:

COMO LEVAR SEUS SEGUIDORES DO INSTAGRAM PARA SEU BLOG

E por que não colocar seu conteúdo no Instagram e focar em crescer sua audiência por lá?  Porque se os algoritmos (que já são ruins) mudam, e a maior parte das suas vendas são feitas pelo Instagram, de um mês para o outro você pode se ver com muito menos dinheiro do que planejado para pagar suas contas.

Além disso, as redes sociais são terreno alugado. É sempre possível que uma rede decida do nada que você está violando os termos de uso e delete o seu perfil, levando junto todo o seu trabalho. Invista sim em estreitar laços com seus seguidores e até mesmo fazer algumas vendas ou publis na plataforma, mas tente sempre fazer quem te segue ir até o seu blog e, se possível, se cadastrar na sua lista de emails.

facebook: mantenha-se conectado com sua audiência

Criar uma página no Facebook para o seu blog é apenas o primeiro passo para fazer divulgação nessa rede.

Se você já usa o Facebook, provavelmente já sabe que criar uma página para seu blog na plataforma é o primeiro passo para divulgação nessa rede social. Você pode convidar seus leitores para curtirem a página, e aproveitar para compartilhar seus posts novos ou outras imagens, vídeos e textos que possam ser interessantes e fortalecer seu relacionamento com os seguidores.

Mas essa é apenas uma forma de usar essa rede para conseguir mais acessos. Uma outra forma, também muito simples, é utilizar grupos relacionados a seu nicho. Ao interagir e responder perguntas de outros usuários interessados no assunto, eles começam a te ver como autoridade, e provavelmente irão curtir sua página e conhecer seu trabalho. Caso permitido, você pode compartilhar seus próprios posts como publicações nos grupos.

Importante salientar que isso só funciona em grupos relacionados ao seu conteúdo. Um dos erros mais comuns que vejo blogueiras iniciantes cometendo é ir em grupos para blogueiras para divulgar posts de maquiagem, séries e outros assuntos. Caso você fale sobre livros, por exemplo, procure grupos de pessoas que gostam de ler ou relacionados a algum gênero literário. De nada adianta compartilhar sobre livros em um grupo de maquiagem ou de dicas para blogs.

Leia mais sobre essa estratégia de usar grupos de Facebook para conseguir mais acessos no post:

COMO USAR GRUPOS DE FACEBOOK PARA CONSEGUIR MAIS ACESSOS PARA SEU BLOG

Outra forma de conseguir mais acessos, tanto de novos leitores quanto daqueles que já conhecem o blog, é utilizando os anúncios do Facebook. Apesar da plataforma ser intimidadora no começo, com todas as suas opções e regras, ela é uma ótima aliada para quem pode investir em divulgação. E nem precisa pagar muito, viu? Com um objetivo claro e público correto, com R$10 ou R$20 você pode conseguir um retorno legal.

Aqui no blog tem um post com um guia para você fazer seu primeiro anúncio, com várias imagens e um passo a passo bem explicadinho:

FACEBOOK ADS PARA BLOGS: PASSO A PASSO PARA CRIAR SEU PRIMEIRO ANÚNCIO

outras ferramentas para divulgar o seu blog

Dependendo do seu nicho, outras redes e ferramentas podem ser opções melhores para divulgar o seu blog.

Apesar das três redes anteriores serem as mais utilizadas para divulgação de blogs, dependendo do seu nicho ou da sua estratégia, elas podem não ser a melhores. Nesse caso, vale olhar para outras redes ou ferramentas, como o Slideshare, TikTok, Quora e outras plataformas de perguntas, fóruns, e até mesmo aplicativos de mensagem como o Telegram.

Esse último, por exemplo, pode ser utilizado para criar um grupo com seus leitores. Você pode desabilitar a função de mensagens de outros participantes, assim só você pode falar, e cada vez que publicar um post novo é só compartilhar o link no grupo. Também é um ótimo recurso para divulgar promoções, como ensinei no seguinte post:

COMO USAR GRUPOS NO TELEGRAM PARA AUMENTAR OS ACESSOS NO SEU BLOG

Aqui no Blogueira Inteligente tem muito conteúdo para te ensinar a como divulgar seu blog, com vários posts sobre redes sociais, ferramentas que podem te ajudar e muito mais:

7 FERRAMENTAS PARA AGENDAR POSTS NAS REDES SOCIAIS (PAGAS E GRATUITAS)

COMO O QUORA PODE AJUDAR A CRESCER SEU BLOG

COMO ENCONTRAR AS HASHTAGS PERFEITAS PARA O SEU INSTAGRAM