Quer usar o Pinterest para divulgar o seu blog mas não sabe como? Então confira esse guia com tudo que você precisa saber para iniciar seus trabalhos nessa plataforma!
Se você já tentou divulgar seu blog nas redes sociais, provavelmente percebeu que essa tarefa é muito mais difícil do que parece. Isso porque, mesmo promovendo seu conteúdo nos melhores grupos e utilizando as hashtags corretas, o retorno costuma ser bem pequeno. E pior, depois de um ou dois dias, quase ninguém se lembra mais do seus posts.
Mas, existe uma “rede social” onde não existe nenhum desses problemas. Onde você posta uma vez e seu conteúdo pode continuar alcançando leitores por meses, ou até mesmo anos, sem você precisar fazer mais nada.
Estou falando do Pinterest.
A plataforma já é usada há anos em outros países para divulgação de blogs, e agora também é um sucesso no Brasil.
E o que ela tem de tão diferente em relação ao Facebook e Instagram?
Primeiro é a maneira com que ela funciona. Apesar de ser considerado uma rede social, o Pinterest não é focado em fazer amizades e manter relacionamentos, e sim em compartilhar imagens interessantes.
Talvez ainda mais relevante, é que o algoritmo do Pinterest funciona de forma muito semelhante a um mecanismo de pesquisa, como o Google ou Bing. Há até quem diga que o Pinterest é um “Google de imagens”.
Assim, se alguém entra na plataforma e faz uma pesquisa, pode ser que encontre uma imagem que você publicou ontem ou até mesmo meses atrás. Você só precisa postar uma vez e, se fizer direito, esse post tem chance de ser encontrado por muitas pessoas durante um bom tempo.
Agora, você pode estar se perguntando: “ok, as pessoas vão encontrar essa imagem, mas como elas vão chegar no meu blog?”. A resposta é simples. Cada imagem que você publica no Pinterest pode estar associada a um link. Assim, o ideal é colocar um link para seu blog em cada uma das imagens que você compartilhar na plataforma.
Um exemplo do meu blog de viagens: tenho um post de 8 sites para encontrar passagens aéreas baratas. Para divulgá-lo no Pinterest, criei uma imagem com o texto “8 sites para encontrar passagens aéreas baratas“, essa última parte bem destacada. O link dessa imagem é o link para o meu post sobre o assunto.
Esse foi todo o trabalho que tive (além de escrever uma legenda para essa imagem). O resultado? Mais de 25 mil acessos vindos da plataforma só através dessa imagem desde 2017.
Outro ponto importante nesse meu exemplo é o porque dessa imagem ter sido bem sucedida. E a resposta, na verdade, é outra característica do algoritmo do Pinterest que beneficia os criadores de conteúdo: para fazer sucesso na plataforma, você não deve promover apenas os seus posts, mas também os de outras pessoas.
Dessa forma, aos blogueiros de viagem que também usam o Pinterest para promover seus blog salvaram essa minha imagem das passagens baratas, fazendo com que ela ficasse ainda mais popular e, consequentemente, gerasse mais acessos.
O mesmo pode acontecer com as suas imagens (ou, melhor dizendo, com os seus pins).
Quer saber como? Então continue lendo o post e aprenda como usar o Pinterest para divulgar o seu blog.
Como usar o Pinterest para divulgar o seu blog
Da maneira que eu escrevi, pode parecer que é apenas criar uma imagem, publicá-la com um link e automaticamente as pessoas vão clicar nela e você vai ganhar milhares de acessos.
Pode até ser que isso aconteça, mas seria um golpe de sorte. E não dá para contar com sorte em todos os posts, né?
Existem várias técnicas que você pode usar para maximizar as suas chances de ter sucesso no Pinterest. Aqui embaixo eu escrevi sobre as mais técnicas iniciais e como utilizá-las. A minha sugestão é que você vá lendo e aplicando o que aprendeu nesse post em ordem, ou seja, primeiro crie uma conta de negócios, depois instale o Pinterest no seu blog, otimize o seu perfil e aí sim comece a salvar conteúdo na plataforma.
Antes de começarmos, deixa só explicar alguns termos que vão aparecer nesse post:
Pin = uma imagem no Pinterest. Toda vez que você faz upload de uma imagem na plataforma, você está criando um novo Pin.
Repin = salvar uma imagem de dentro da plataforma. Ou seja, quando você abre a página inicial do Pinterest, vê uma imagem legal e salva ela em uma pasta, você está fazendo um repin.
Pronto, vamos lá!
1º Passo: Crie sua conta de negócios
Antes de começar a usar o Pinterest para divulgar o seu blog, você precisa criar uma conta na plataforma.
Atualmente existem dois tipos de conta: as normais e as business (de negócio). No seu caso, você vai querer uma conta do segundo tipo, que possui algumas funcionalidades extras e permite ver estatísticas relacionadas ao seu perfil e aos seus pins.
Para criar sua conta, acesse o site do Pinterest, clique em “criar uma conta business” e escolha seu e-mail e senha para cadastro. Em seguida, você deverá escolher uma foto, um nome para seu perfil (recomendo que seja o mesmo do seu blog), e indicar seu site. Nas próximas etapas você deve selecionar a melhor opção para descrever sua marca (eu escolhi blogueira, mas escolha o que for mais relevante para sua situação), e se você pretende anunciar no Pinterest. Caso não saiba a resposta para essa última pergunta, escolha a opção “ainda não tenho certeza“.
E isso é tudo o que você precisa fazer para começar. Em seguida, a plataforma te dá algumas opções de próximos passos, e eu recomendo que você escolha “exiba sua marca” (também chamada crie seu perfil). Até agora, só o básico foi configurado, mas ainda é preciso adicionar vários detalhes para deixar seu perfil mais atraente e relevante.
2º Passo: REIViNDIQUE SEU SITE
Antes de melhorar seu perfil, no entanto, é preciso reivindicar seu site. Isso significa provar para o Pinterest que seu perfil na rede realmente pertence a aquele blog que você informou quando estava se cadastrando.
E como fazer isso? Simples, colocando um pedaço de código que o Pinterest vai te dar dentro do seu site.
Para pegar o código, basta clicar nos três pontinhos “…” na parte direita do menu superior. Lá, selecione a opção “editar configurações” e, em seguida, vá em “reivindicar”. Nessa seção você pode associar várias redes sociais ao seu perfil, mas nesse momento vamos nos concentrar apenas no seu próprio blog, que é o que aparece primeiro na página.
Ao clicar em “Reivindicar” na parte de “Reivindique seu site”, vão surgir duas opções:
- Adicionar tag HTML
- Carregar arquivo HTML
A primeira maneira involve alterar o código do seu site, enquanto a segunda requer acesso FTP. Eu sugiro utilizar a primeira, e já ensinei como adicionar códigos no HTML no seu blog (tanto para Blogger quanto para WordPress) nesse post. É bem simples! 🙂
Depois de colocar o código no seu blog, é só clicar em “Avançar” e então “Enviar para Análise”. Em teoria, em até 24 horas a plataforma já deve ter reconhecido que seu perfil realmente é associado a seu site.
3º Passo: OTIMIZE SEU PERFIL
Finalmente chegamos a parte legal: otimizar seu perfil. Eu já expliquei em outro post aqui no Blogueira Inteligente sobre otimização para motores de busca (SEO), mas acho que vale a pena explicar novamente para você entender o que vamos fazer nessa parte.
O objetivo de usar Pinterest para divulgar o seu blog é aumentar o número de visitas que você recebe. Para isso, o que você quer é que toda vez que as pessoas façam uma pesquisa relacionada a seu nicho dentro da plataforma, os seus pins sejam os primeiros a aparecer. Se seu nicho é maquiagem, por exemplo, você quer ser o primeiro resultado quando alguém pesquisar por “melhores paletas de sombra“.
Porém, para que seus pins apareçam nos primeiros resultados, você precisa informar ao Pinterest que eles são relevantes para aquela pesquisa. E para fazer isso, é preciso trabalhar não apenas a descrição e imagem de cada pin, mas também trabalhar no seu perfil. Afinal, você não vai ser a única pessoa a ter um pin sobre “melhores paletas de sombra“, mas terá mais chances de ficar no topo dos resultados se seu perfil for bem otimizado para maquiagem.
Aqui estão as otimizações mais importantes para fazer no seu perfil:
- Nome do perfil
- Descrição do perfil
- Pastas
Vamos trabalhar cada uma delas:
Nome do perfil
Além de colocar o nome do seu blog, aproveite para colocar palavras-chaves relacionadas a seu nicho. No meu blog de viagens, eu tenho “Alyssa Prado | Dicas de viagem”, enquanto aqui para o Blogueira Inteligente o nome do meu perfil é “Blogueira Inteligente – Dicas para blogs”.
Para alterar seu nome, novamente use os três pontinhos na direita do menu superior, clique em “editar configurações” e em “editar perfil” você vai ver a opção “nome de exibição.”
Descrição do perfil
No mesmo local onde você pode alterar o seu nome, também existe um campo “sobre o seu perfil”, que funciona como uma descrição. Quando as pessoas acessarem o seu perfil na plataforma, esse texto irá aparecer, informando ao usuário sobre o que é seu perfil.
Novamente, utilize esse espaço para incluir palavras-chave relacionadas a seu nicho. No meu caso, eu escolhi “criar seu blog”, “dicas para SEO”, “como divulgar seus posts” e “como fazer dinheiro com seu blog”, além de adicionar uma frase resumindo a proposta do Blogueira Inteligente.
pastas
As pastas são onde você salva seus pins e os de outras pessoas. Normalmente, as pastas agrupam conteúdo sobre um determinado assunto, por exemplo, a pasta “quarto para meninas” tem imagens para serem usadas de inspiração na hora de montar ou decorar um quarto feminino.
Inicialmente o seu perfil não tem nenhuma pasta, e cabe a você criá-las de acordo com o que vai querer compartilhar no Pinterest. Vale lembrar que não adianta, e até mesmo não é recomendado, criar pastas que não sejam relacionadas ao seu nicho. Um perfil voltado a maquiagem com pastas como “decoração da casa“, vai deixar os usuários confusos e pode até mesmo afastá-los.
Para criar uma nova pasta, no menu superior clique no seu nome e vá para “perfil”. Clique na aba “pastas” e então na opção “criar pasta”.
Assim como no perfil, existem várias otimizações para fazer dentro de uma pasta:
- Nome
- Descrição
- Categoria
Um erro que muitas pessoas cometem quando estão iniciando no Pinterest é dar nomes engraçadinhos ou até mesmo nomes como “meus favoritos” para suas pastas. Como já conversamos, se seu objetivo é que as pessoas encontrem você através da busca, você precisa utilizar palavras que as pessoas estão buscando. Ninguém vai acordar amanhã e procurar por “o quarto dos meus sonhos“, mas muitas pessoas vão pesquisar por “quarto para meninas“.
Nomeie suas pastas com palavras-chaves que seu público está pesquisando. Para descobrir quais são essas palavras, você pode ver quais são as sugestões de pesquisa do Pinterest (digite “quarto” e veja o que ele sugere para completar sua busca, por exemplo) ou até mesmo usar ferramentas como o Ubbersuggest (que não é focado no Pinterest mas pode te dar ideias sobre as palavras que o público está buscando).
Já as descrições das pastas reforçam o assunto com que elas são relacionadas. Novamente, aqui é importante colocar palavras-chaves do seu nicho e que encaixem com o conteúdo da pasta. Na minha pasta “Brasil – dicas de viagem”, por exemplo, eu não só coloco “as melhores dicas para viajar para o Brasil”, como também nomes das principais cidades, atrações turísticas, e palavras como “férias” e “praia” que meus leitores podem estar procurando.
A categoria, como é fácil imaginar, explica para o Pinterest de maneira geral sobre qual o assunto daquela pasta. Escolha a categoria que for mais relevante para seu nicho e para cada pasta.
4º Passo: crie e compartilhe conteúdo
Agora que você finalmente tem um perfil otimizado com pastas relevantes, finalmente é hora de colocar seu conteúdo na plataforma e usar o Pinterest para divulgar o seu blog!
Eu recomendo, antes de mais nada, que você crie uma pasta com o nome do seu blog, onde você vai salvar todos os seus próprios pins. Dessa forma, se um usuário estiver procurando por conteúdo que seja apenas do seu site, é só navegar até essa pasta. Não se preocupe, um pin pode ser salvo em mais de uma pasta, e depois de colocá-lo na pasta do seu blog, você pode colocá-lo em outras que também sejam relevantes. Um pin sobre “praias de Arraial do Cabo“, por exemplo, além de ser salvo na pasta do meu blog, também vai ser salvo em pastas como “Rio de Janeiro”, “Praias do Brasil” e “Viagem no Brasil”.
Agora, falando sobre quais tipos de imagem colocar na plataforma:
Imagens para o Pinterest funcionam melhor quando são na vertical, na proporção 2:3 (1000×1500, por exemplo). Elas também atraem mais atenção quando possuem um texto legível, com o título do seu post ou alguma outra informação que possa atrair o leitor e fazer com que ele queira saber mais sobre o assunto. Infográficos, por exemplo, são muito populares na plataforma.
Se seus posts tem imagens com essas características, você pode utilizá-las como pins. Caso contrário, vale a pena criar esse tipo de figura, para que você possa aproveitar ao máximo suas chances de ser descoberto pelos leitores. Aqui no blog tem um post que pode te ajudar com o assunto:
Como publicar um pin na plataforma
Quando tiver uma imagem pronta, é só colocá-la no Pinterest. Para fazer isso, vá até o botão de “+” no menu superior e clique em “criar pin”. Na primeira vez, o próprio site te mostra um tutorial para te ajudar a criar pins, editá-los e até mesmo criar outros tipos de pin como “carrossel”. Nesse post, vamos assumir que você já tem uma imagem pronta e única.
Escolha a imagem, e preencha informações como título (coloque o título do seu post), descrição (não esqueça de usar palavras-chaves e hashtags relevantes) e link. No caso da imagem abaixo, eu criei um pin para o post sobre melhor hospedagem para criar um blog no WordPress, e coloquei as informações e o link para esse post.
Na parte superior, do lado do botão “publicar“, você escolhe em qual pasta quer salvar esse pin pela primeira vez. No caso, eu sempre escolho a pasta do próprio blog primeiro, e depois faço repin em outras pastas. Embaixo, você ainda pode escolher um dia e horário para o pin ir ao ar, caso não queira publicá-lo imediatamente.
Como fazer repin em outras pastas
Como já falamos, depois de salvar seu pin na pasta do seu próprio blog, faz sentido salvá-lo novamente em outras pastas relevantes. E fazer isso é muito simples, e você provavelmente já sabe como fazê-lo se já usou o Pinterest antes.
Vá até a pasta em que o pin está salvo (para encontrá-la, no menu superior clique no seu nome, vá para seu perfil e clique em “pastas”) e passe o mouse por cima do pin. Você vai ver que um botão vermelho escrito “salvar” vai aparecer. Clique no botão, escolha em qual pasta você quer salvar essa imagem novamente e pronto, está feito!
Também é dessa forma que você vai salvar o conteúdo de outras pessoas nas suas pastas. A única diferença é que, para encontrar os pins de outros usuários, você deve ir na sua página inicial (no menu superior) ou fazer uma pesquisa utilizando a barra de busca. Quando encontrar algo que seus leitores vão gostar, é só colocar o mouse em cima que a opção de salvar logo vai aparecer. Aí é só escolher a pasta correta! Lembre-se que o algoritmo do Pinterest gosta de perfis que movimentem a plataforma, tanto com conteúdo próprio quanto com o das outras pessoas.
PRÓXIMOS PASSOS
Isso é tudo que você precisa saber para começar a usar o Pinterest para divulgar o seu blog.
Depois de seguir todos esses passos e se familiarizar com a plataforma, você pode dar uma olhada nesse outro post do Blogueira Inteligente com estratégias avançadas para conseguir ainda mais acessos com o Pinterest:
Não imaginamos que fazer repins dentro do Pinterest é tão importante.
Grata pelos esclarecimentos!
Parabéns!
O Pinterest foi o divisor de águas para o meu negócio, mas muitos emoreendedores não tem conhecimento do poder e do alcance que o Pinterest nos oferece.
Parabéns pelo conteúdo. Sucesso!
Otimo conteudo, Ja vou assinar agora mesmo!!
Muito obrigada pelo passo a passo Alyssa, foi extremamente útil.