Qual a melhor hospedagem WordPress para criar um blog? [ATUALIZADO 2024]

Atualizado em

Por Alyssa Prado

Na dúvida de qual é a melhor hospedagem WordPress para criar um blog? Então leia esse post e veja uma comparação entre algumas das empresas mais populares do mercado.

Descubra qual é a melhor hospedagem para criar um blog no WordPress nesse post! Compare duas empresas de hospedagem: hostgator e siteground

Se você está apenas começando nesse mundo de blogs, tenho certeza que ainda tem muitas dúvidas.A parte boa, no entanto, é que se você chegou nesse post, já resolveu alguns dos pontos mais importantes:

  • Qual será o nicho do seu blog
  • Em qual plataforma você vai criar seu blog

Posso te garantir que saber essas duas coisas já é meio caminho andando.

Agora que você já decidiu que o WordPress é a melhor plataforma para seus objetivos, é hora de tomar mais uma decisão: qual hospedagem usar para seu blog?

Antes de mais nada, vamos relembrar o que é uma hospedagem e porque você precisa de uma:

O que é uma hospedagem?

Como já expliquei na página principal sobre como criar um blog, uma hospedagem nada mais é do que um computador onde ficam todos os arquivos do seu blog, como as páginas, posts, imagens e tudo mais. 

De maneira simples, a diferença entre esse computador e o seu, é que o computador da sua hospedagem nunca desliga. E é por isso que seu blog vai estar acessível a qualquer hora do dia, já que esse computador estará sempre ligado e sempre mandando seus arquivos para qualquer leitor que quiser ler um dos seus posts.

É claro que, na realidade, existem vários outros detalhes técnicos para definir o que é uma hospedagem. Mas acho que essa explicação simples já é o suficiente para você de maneira geral o que é esse serviço.

Por que você precisa de uma hospedagem?

Você até poderia deixar seu computador ligado para sempre e hospedar seu próprio blog, mas eu não recomendo que faça isso. Primeiro porque isso exigiria inúmeras configurações mais avançadas, além de não ser extremamente seguro (afinal, até mesmo websites grandes são invadidos) ou rápido, já que conexões de internet domésticas não foram feitas para isso.

É muito mais prático contratar o serviço de uma empresa de hospedagem, que é especialista no assunto e que pode fazer com que seu site carregue rapidamente e com segurança. Essas empresas tem inúmeros computadores que ficam ligados o tempo inteiro (chamados servidores), internet confiável, técnicos para suporte e tudo que uma blogueira inteligente pode precisar para manter seu blog sem preocupações.

Quais são as melhores hospedagens WordPress para criar um blog?

Antes de responder essa pergunta, vale a pena pensar no que você gostaria quando se fala em hospedagem. Alguns pontos que valem a pena ser considerados:

  • Configurações (quantos websites cada plano permite, quantidade de armazenamento…)
  • Rapidez (para seu blog carregar mais rápido)
  • Fácil de instalar o WordPress (para você não precisar entender de programação)
  • Facilidade de uso (especialmente se você ainda estiver começando nesse meio)
  • Preço (afinal, no começo ainda não temos muito dinheiro para investir)
  • Suporte (caso você precise de ajuda)

Esses para mim são os pontos principais quando se está começando. Sim, existem outros detalhes como servidor compartilhado ou dedicado, onde estão localizados os servidores, etc. Mas, para quem está apenas começando, eles não costumam ser tão importantes, especialmente não em comparação com os itens da lista acima.

Agora, voltando para a questão de qual a melhor hospedagem WordPress para criar um blog. Existem inúmeras opções do mercado, algumas com preços exorbitantes, outras super baratas, outras com inúmeros benefícios, mais rápidas, mais simples e por aí vai… 

Eu já testei inúmeras delas durante a minha carreira na internet, e hoje vou te falar de quatro empresas super populares no mercado:

  • Hostinger
  • Hostgator
  • Locaweb
  • KingHost

Cada uma dessas empresas tem diversos planos, porém para uma comparação mais justa, vamos usar planos feitos exclusivamente para WordPress, com configurações parecidas. Sendo assim, vamos analisar:

Vamos ver como cada um desses planos se compara nas seguintes categorias: configurações, facilidade de instalação do WordPress, facilidade de uso do painel da hospedagem, velocidade, atendimento ao cliente e preço.

Configurações

Em questão de armazenamento, os planos da Hostgator e Hostinger tem a mesma quantidade: 100GB. O plano da Locaweb tem o dobro, 200GB, enquanto o plano da KingHost tem apenas 15GB.

Os planos da Hostgator e Locaweb possuem número ilimitado de sites, enquanto a Hostinger permite até 100 websites, e a King Host permite apenas 1.

Todos os planos oferecem SSL grátis, que é aquele cadeado de segurança indicando que seu site é seguro, e todos, com exceção da King Host, também oferecem um ano de domínio grátis.

Vencedor: os planos são muito parecidos, então é difícil de escolher um vencedor. Porém, é fácil ver qual plano sai perdendo, que é o da KingHost.

Facilidade para instalar o WordPress

Como todos os planos escolhidos para comparação são exclusivos para WordPress, todos possuem um instalador fácil que te permite instalar a plataforma e poucos minutos, com apenas alguns cliques.

Muito mais fácil do que a maneira tradicional, que envolvia criar um banco de dados, fazer upload de arquivos através do FTP e conectando os dois.

Vencedor: Empate.

Painel da Hospedagem

Cada hospedagem avaliada usada um painel diferente, o que finalmente nos permite ver alguma diferença e escolher qual a melhor hospedagem WordPress nesse aspecto.

A Hostgator usa o cPanel, painel tradicional de hospedagens de site. Pessoalmente, eu acho que esse painel tem opções demais para algo que deveria ser simples, e não é o mais amigável para quem está iniciando. Eu, que já tenho anos de experiências com sites, sinto que é muito confuso e fico sem saber o que fazer, só imagino quem nunca usou uma hospedagem. A vantagem desse painel, no entanto, é que por ser tão popular, existem muitos tutoriais ensinando como usá-lo na internet.

A KingHost utiliza um painel muito parecido com o cPanel, com uma quantidade de opções ainda maiores e até mesmo uma versão “avançada” do painel. Aqui, novamente, compartilho do mesmo sentimento, falta organização e são opções demais para quem está começando e quer algo fácil.

A Locaweb tem um painel mais enxuto, porém ainda não tão bem organizado. Muitas vezes, enquanto eu usava essa hospedagem para meus blogs, precisei clicar em vários lugares procurando o que eu queria. Não é ruim, mas poderia ser mais bem pensado.

Já a Hostinger tem o painel mais fácil de usar entre todas as opções. Eles possuem um painel exclusivo, que não só foi muito bem pensado, sendo fácil de encontrar o que você quiser, mas ele também não te dá milhares de opções logo que você entra, então você não fica com aquela sensação de “socorro, vou fazer algo errado“. Além disso, o painel permite que você mude algumas configurações com apenas um clique, muito prático.

Vencedor: Hostinger, com o painel mais fácil de usar e mais amigável para iniciantes.

Velocidade

Um dos fatores considerados pelo Google para decidir os resultados das pesquisas é a velocidade de cada página. Sendo assim, ter um blog rápido é muito importante. Existem diversas configurações que você pode fazer dentro do seu próprio WordPress para deixá-lo mais rápido, mas ter um servidor de hospedagem rápido também faz com que o tempo de carregamento do seu blog seja menor.

Apesar disso, a maior parte das empresas de hospedagem não parece ligar muito para a velocidade de seus servidores nos planos WordPress. A Hostgator nem mesmo menciona o assunto na sua página de vendas, enquanto a Locaweb oferece um plugin que é gratuito e qualquer usuário em qualquer hospedagem pode baixar. Já a KingHost pelo menos menciona “Maior velocidade de carregamento para seu site”, porém sem explicar como isso é feito.

Já a Hostinger é a única empresa com uma seção explicando como seus servidores para WordPress são mais rápidos. Eles utilizam LightSpeed WebServers, que são alguns dos servidores web mais rápidos do mundo. Além disso, sites e blogs WordPress que rodam nesses servidores ainda conseguem usar um plugin exclusivo para deixar a plataforma ainda mais rápida.

Vencedor: Hostinger, que parece ser a única empresa que realmente se preocupa com o assunto.

Atendimento ao cliente

Todas as empresas oferecem atendimento 24 horas em português. Porém, só porque elas oferecem o mesmo serviço, não quer dizer que você recebe o mesmo tratamento. É possível encontrar experiências boas e ruins para cada uma dessas hospedagens, principalmente para as mais populares como Locaweb e Hostgator. Sendo assim, vou compartilhar as minhas próprias experiências com cada uma delas:

KingHost: nunca hospedei meus blogs com a KingHost, mas já trabalhei com clientes que usavam essa hospedagem. Na única vez que precisamos tirar uma dúvida com o suporte, o chat respondeu prontamente com todas as informações necessárias. Muito eficiente.

Locaweb: eu passei anos com a Locaweb e tenho duas reclamações sobre o atendimento. A primeira é que por ser muito popular, você sempre vai precisar esperar para ser atendido. O que não seria nenhum problema, se não fosse o fato de que toda vez que perguntei se havia algum problema com o servidor pois meu site estava fora do ar, a resposta era “não”. Não era problema do servidor, mas magicamente todas as vezes que eu entrava no atendimento para perguntar, o blog voltava ao ar. Perdi a confiança com tantas “coincidências”.

Hostinger: A Hostinger poderia facilmente levar algum prêmio com seu atendimento ao cliente. Já precisei ser atendida diversas vezes por problemas que eu mesma causei nos meus blogs, e cada vez o serviço é melhor. Eles explicam os problemas possíveis com toda a paciência, resolvem tudo que eles conseguem para que você não tenha trabalho, mesmo quando o problema não foi culpa deles… Sem dúvidas, foram os melhores atendimentos que eu já tive com empresas da categoria.

Nunca precisei usar o chat da Hostgator , então não vou opinar.

Vencedor: Hostinger, que poderia levar um prêmio pelo seu excelente atendimento ao cliente.

Preço

Como comparamos planos parecidos entre as melhores hospedagens WordPress, os valores também estão na mesma faixa de preço. Contratando o plano anual de cada uma dessas empresas, você paga

  • R$17,49 por mês com a Hostgator, um total de R$209,07
  • R$17,99 por mês com a Hostinger, um total de R$215,88
  • R$24,90 por mês com a Locaweb, um total de R$298,80
  • R$26,00 por mês com a KingHost, um total de R$312,00

A Hostgator tem o menor preço inicial. Porém, contratando sua hospedagem com a Hostinger através do link afiliado aqui do Blogueira Inteligente e usando cupom “BLOGUEIRAINTELIGENTE“, você consegue pagar apenas R$194,20 – o que torna a Hostinger a opção mais barata entre as quatro.

Vencedor: Hostinger, com o plano mais barato e ainda tem cupom de desconto!

Comparação entre as melhores hospedagens para criar um blog no WordPress

EmpresaConfiguraçõesInstalador WordPress RápidoPainel da HospedagemVelocidadeValor anualSuporte 24 horas
Hostgator 100GB armazenamento. Sites ilimitados.cPanel. Não o mais fácil.Não mencionaR$209,07
Hostinger100GB armazenamento. 100 sites. Painel próprio fácil de usar.Servidores rápidos LightSpeedR$194,20
Locaweb200GB armazenamento. 5 sites.Painel próprio um pouco confuso.Oferece plugin grátisR$298,80
Kinghost15GB armazenamento. 1 site.Painel complicado parecido com cPanel.“Mais rápido” sem explicações.R$312,00

Qual a melhor hospedagem WordPress para blogs?

Considerando configurações, instalador da plataforma, painel, velocidade, atendimento ao cliente e preço, é fácil ver que a melhor hospedagem WordPress para blogs é a Hostinger. A empresa foi vencedora em quase todas as categorias, e é a minha indicação tanto para quem está começando quanto para quem está apenas procurando uma hospedagem de qualidade.

Pronta para criar seu blog?

Agora que você já aprendeu qual a melhor hospedagem WordPress, é hora de criar seu blog. Clique no post abaixo para ver um tutorial detalhado de como contratar sua hospedagem e instalar o WordPress. É super rápido, e o processo não leva nem 15 minutos!

Aprenda como criar um blog no WordPress com esse passo a passo completo!

COMO CRIAR UM BLOG NO WORDPRESS: PASSO A PASSO FÁCIL

ALYSSA PRADO

Além de criar blogs desde os 9 anos, sou formada em Ciências da Computação pela UFSC e pós graduada em Marketing Digital pela Universidade NOVA de Lisboa. Criei o Blogueira Inteligente para te ajudar a criar um blog de sucesso sem precisar de milhares de acessos.

Deixe um comentário

ACADEMIA DE BLOGS

Quer ganhar dinheiro com a internet, mas não faz ideia de por onde começar?

Na Academia de Blogs a gente dá todas as dicas e o apoio para você criar um blog que pode te dar uma boa renda, sem complicação.

Nossa missão é te ajudar desde o primeiro clique até começar a ganhar dinheiro com o seu blog.

Por uma pequena assinatura mensal você ganha:

CURSOS BÁSICOS

Aulas passo a passo para te ajudar nos seus primeiros passos como blogueiro

MÓDULOS AVANÇADOS

Aulas com estratégias para te fazer chegar mais longe

TIRA DÚVIDAS AO VIVO

Abra o seu microfone e faça todas as suas perguntas

MASTERCLASSES ESPECIAIS

Aulões ministrados por especialistas sobre novidades na área

GRUPO DE SUPORTE

Converse com outros blogueiros que estão na mesma jornada e tire suas dúvidas