Como ganhar
dinheiro
com blog

Aprenda as melhores estratégias de monetização para quem está começando ou tem poucos seguidores.

Você não precisa ser famoso ou de empresas te patrocinando para ganhar dinheiro na internet.

Depois de escolher seu nicho, criar seu blog, escrever seu conteúdo, divulgar seu trabalho e cultivar sua lista de emails, finalmente é hora de pensar em como lucrar com isso tudo.

Um pensamento errado, que muitas pessoas tem atualmente, é que para ganhar dinheiro na internet você precisa ter milhões de seguidores ou ser super famoso. Esse modelo de negócio, que consiste em ser influencer e ser pago para divulgar marcas, é uma das possibilidades para gerar renda online, mas certamente não é a única. 

Aqui no Blogueira Inteligente eu vou te ensinar como ganhar dinheiro com blog mesmo quando você ainda não tem muitos acessos ou seguidores nas redes sociais. Veja bem, não é que você vai apenas escrever e ganhar dinheiro sem ninguém ler seus posts, não é isso. O “truque” mesmo com um público pequeno, que você já sabe como conquistar utilizando as técnicas de divulgação que te ensinei, você já tem o suficiente para começar a gerar renda.

E como fazer isso? Utilizando duas formas de monetização:

MARKETING DE AFILIADOS

ANÚNCIOS

Combinando as duas e usando as estratégias corretas, você pode ganhar dinheiro com seu blog dentro de poucos meses ou até mesmo dias.

Abaixo, você aprende mais sobre essas e outras formas de monetizar seu blog.

marketing de afiliados

Cada vez que um leitor compra um produto ou serviço que você recomenda, você ganha uma comissão.

Marketing de afiliados consiste em você receber uma comissão cada vez que um leitor compra um produto ou serviço que você recomendou. É a minha maneira favorita de ganhar dinheiro online, pois você faz o trabalho apenas uma vez, e ele pode te render vendas por anos. 

Um exemplo prático é um post que eu tenho no meu blog de viagens, com uma lista de o que você deve fazer uma semana antes de viajar. O primeiro item dessa lista é comprar um seguro viagem, produto do qual eu sou afiliada e ganho uma comissão cada vez que alguém faz uma compra utilizando o link que eu coloquei nesse post. Ele foi escrito em 2017, e até hoje é um dos mais acessados do meu blog, e consequentemente um dos que mais vendem seguros, mesmo 3 anos depois.

E o melhor é que como esse produto é extremamente relevante no meu nicho, eu consigo encaixá-lo em diversos posts de maneira natural, maximizando meus ganhos e até mesmo aumentando a minha porcentagem de comissão de acordo com meu número de vendas. 

O marketing de afiliados é uma estratégia que pode ser implementada desde o começo do blog, quando você ainda tem uma audiência pequena ou quase inexistente. Afinal, tudo que você precisa para começar é escolher um ou mais produtos dentro do seu nicho e criar conteúdo de valor para o leitor onde você possa fazer recomendações. Uma dica é escolher algum item, seja físico ou digital, que vá ajudar o seu público a resolver um problema. O seguro, por exemplo, ajuda a proteger viajantes no caso de qualquer emergência em uma aventura pelo mundo.

Existem inúmeras formas de começar a trabalhar com afiliados, e eu expliquei com mais detalhes e dei várias dicas nesse post:

E não pense que são poucos os nichos que podem se beneficiar desse tipo de monetização. Apesar de muito falarem que só funciona em marketing digital, eu posso te garantir por experiência própria que também funciona para viagens, assim como beleza, moda, lifestyle, eletrônicos, livros… As opções de produtos e serviços a serem indicados são inúmeras. 

Se você faz reviews de livros, por exemplo, pode colocar um link para que seus leitores comprem seus exemplares na Amazon. Se é gamer, pode indicar acessórios ou até mesmo um computador que seja ótimo para rodar seus jogos favoritos. Lifestyle? Mostre onde quem te acompanhe pode comprar os mesmos itens que você usa no seu dia a dia. 

No post abaixo eu dei algumas dicas de afiliados que podem ser trabalhados em diversos nichos:

15 IDEIAS DE AFILIADOS PARA USAR EM DIVERSOS NICHOS

ganhando dinheiro com anúncios

Use o Instagram para que outros tipos de usuário conheçam o seu blog.

Nem sempre anúncios significam que você vai precisar gastar dinheiro. Pelo contrário, oferecendo o seu blog para exibi-los, você na verdade consegue ganhar dinheiro a cada vez que eles são vistos ou clicados, dependendo da plataforma. 

A maneira mais comum de ganhar com anúncios é usando o Google Adsense, que te paga um pequeno valor em dólar cada vez que um dos seus leitores clica em algum anúncio ou cada vez que eles são vistos 1000 vezes. Já aviso que não adianta tentar burlar a plataforma, ela consegue detectar caso você ou conhecidos cliquem várias vezes para tentar ganhar mais dinheiro, cancelando sua conta permanentemente em caso de fraudes.

Também não pense que você vai colocar um dois anúncios no seu blog e ficar rica. Como mencionei, cada clique vale poucos centavos de dólares, e se você não estudar quais são os melhores tipos de anúncios ou onde colocá-los, pode levar meses ou até mesmo anos para que consiga atingir o valor mínimo para saque, que é de US$100. Para conseguir maximizar seus ganhos com essa plataforma, você vai ter que estudar e fazer vários testes.

No post abaixo eu te explico como começar com anúncios no seu blog:

Vale lembrar, ainda, que apesar do Adsense ser a plataforma mais popular, ela não e a única que trabalha nesse modelo. Apesar dela ser a mais democrática, aceitando sites com poucos acessos e pouco conteúdo, outras redes costumam pagar melhor por cada clique ou número de impressões. A desvantagem é que, normalmente, essas tem um número de visitantes mínimo exigido para que você possa se cadastrar.

5 PLATAFORMAS DE ANÚNCIOS ALÉM DO ADSENSE QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

outras formas de monetização

Existem várias formas de como ganhar dinheiro com blog. Você pode desde fazer posts patrocinados até vender o seu próprio produto.

Apesar de afiliados e anúncios serem as minhas formas favoritas de como ganhar dinheiro com blog, as possibilidades para monetizar seu conteúdo são inúmeras. Uma forma mais tradicional são os posts patrocinados, que apesar de muito populares em outras redes como o Instagram, também são uma oportunidade para quem tem blogs. 

Existem inúmeras maneiras de ser paga para escrever um post. Você mesma pode abordar empresas relacionadas a seu nicho, propondo uma pauta e explicando porque uma parceria com você seria benéfica para a empresa, ou esperar ficar um pouco mais conhecida para que elas mesmas te procurem. De qualquer forma, mesmo que você decida não procurar ativamente por esse tipo de monetização, vale a pena ter sempre o seu mídia kit atualizado para caso surja a oportunidade.

COMO CONSEGUIR POSTS PATROCINADOS PARA SEU BLOG - GUIA COMPLETO

MÍDIA KIT: O QUE É E PASSO A PASSO PARA CRIAR UM PARA SEU BLOG

Além disso, você também pode criar o seu próprio produto para vender. Calma, não digo algo físico, mas sim um item digital, como um e-book ou curso. Eu já vi blogs vendendo cursos de como encontrar passagens baratas, como crescer no YouTube, como decorar bolos, sobre técnicas de jardinagem… As opções vão variar de acordo com seu nicho, mas podem ter certeza que elas existem.

Não sabe sobre o que criar seu produto? Dê uma olhada em qual são seus posts com mais acesso, quais dúvidas as pessoas mais pesquisam no Google em relação a seu nicho e crie um conteúdo em detalhes respondendo tudo sobre o assunto.

EBOOK: COMO CRIAR E VENDER SEU PRÓPRIO PRODUTO

Ainda existe muito a falar sobre essas e outras formas de monetizar seu blog. Confira aqui outros posts que podem te ajudar:

7 INFORMAÇÕES QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU MÍDIA KIT

COMO CRIAR E VENDER SEU PRÓPRIO CURSO ONLINE

9 DICAS PARA VENDER MAIS COM MARKETING DE AFILIADOS