Marketing de Afiliados para blogs – o que é, como começar e mais!

Publicado em

Por Alyssa Prado

Já ouviu falar em ganhar dinheiro com marketing de afiliados mas não tem certeza de como funciona essa estratégia? Então leia esse post e aprenda tudo o que você queria saber sobre o tema: o que é, como começar, principais dúvidas e mais!

Marketing de Afiliados para blogs – Aprenda a ganhar dinheiro com seu blog!

Muitas meninas criam seus blogs na esperança de ganhar dinheiro com anúncios ou com posts patrocinados por empresas, os famosos publiposts.

E essas ideias são compreensíveis, já que essas são as formas mais visíveis com que as blogueiras ganham dinheiro. Qualquer site que você entrar hoje em dia tem algum anúncio do Google na barra lateral, e os com mais seguidores estão cheios de fotos de produtos com a hashtag #publi

Não existe nenhum problema em monetizar seu blog dessa forma, mas existem maneiras mais fáceis e que podem te render muito mais dinheiro. E, para deixar ainda melhor, se você utilizar essa estratégia da maneira correta, é possível que um só post renda por meses ou até mesmo anos, sem você precisar fazer qualquer trabalho adicional.

Ficou interessada? Então você precisa conhecer o Marketing de Afiliados, estratégia favorita de muitas blogueiras que ganham dinheiro na internet.

O que é Marketing de Afiliados?

De maneira simples, podemos explicar o marketing de afiliados como sendo uma parceria entre produtores de conteúdo e lojas ou serviços, onde o produtor ganha uma comissão a cada vez que alguém faz uma compra por causa da sua indicação.

Vamos com um exemplo para ficar mais fácil. No meu outro blog, que é do nicho de viagens, eu sou afiliada ao Passagens Promo, que vende passagens aéreas com desconto. Em todos os posts que falam sobre passagens, como “como calcular um orçamento de viagem” ou “dicas para economizar na Disney”, eu coloco um link para o Passagens Promo, explicando para os meus leitores que nesse site eles conseguem encontrar passagens mais baratas. Se eles clicam nesse link e compram uma passagem, eu recebo uma comissão.

Fácil de entender, né? 

Quando alguém na internet está falando sobre ganhar dinheiro com afiliados, marketing de afiliados ou qualquer outra variação do tema, eles estão se referindo a ganhar uma comissão em cima da recomendação de produtos. É uma das maneiras mais simples (lembrando que isso não quer dizer fácil) de ganhar dinheiro na internet, pois você não precisa de um produto próprio e nem de muitos leitores. 

O que são programas de afiliados?

Para ganhar dinheiro com esse tipo de monetização, é importante entender que você não pode simplesmente colocar um link para qualquer produto ou loja na internet e esperar uma comissão. Afinal, nem todas as lojas usam esse modelo de negócios, e elas precisam de uma maneira de controlar quais vendas estão acontecendo devido às suas recomendações.

Dessa forma, para usar marketing de afiliados para blogs, você precisa procurar por empresas que tenham programas de afiliados. Você precisará se inscrever nesses programas e, caso seja aceita, irá ganhar um link exclusivo, que é o que vai indicar que você foi responsável pelas vendas que vieram do seu blog. Esse link é como se fosse aquele papelzinho que as vendedoras de loja te davam pra entregar no caixa com o nome delas para que elas ganhassem comissão, sabe? 

Algumas empresas não possuem um programa de afiliado próprio, porém fazem parte de redes de afiliados, como a Awin. Essas redes reúnem diversos anunciantes, e ao se cadastrar, você pode se inscrever para ser afiliada de diversas lojas com um só cadastro. 

Quais são os principais programas de afiliados?

Essa resposta depende muito do nicho do seu blog, já que você não vai indicar qualquer coisa, e sim produtos ou serviços que podem ser de interesse do seu público alvo. Não adianta ser um blog de maquiagem e se afiliar a uma loja de produtos para cozinha, por exemplo.

De qualquer jeito, alguns dos melhores programas atualmente são:

  • Amazon: livros, filmes, eletrônicos, decoração, beleza, games, roupas e mais.
  • Hotmart: produtos virtuais, como ebooks e cursos.
  • Awin: rede de afiliados que conta com lojas como Submarino, Netshoes, Decolar, Sephora e mais.

Aqui no Blogueira Inteligente tem um post completo com os melhores programas de afiliados para diversos nichos.

MELHORES PROGRAMAS DE AFILIADOS PARA BLOGUEIRAS

Como começar no marketing de afiliados

Ok, agora que você já entendeu o que é marketing de afiliados, deve estar se perguntando como começar. A minha sugestão é a seguinte:

  • Pense no seu nicho e em quais produtos ou serviços você poderia recomendar para seu público. Caso não tenha ideias, verifique seus concorrentes.
  • Depois de escolher os produtos ou serviços, acesse o site das lojas ou empresas referências no segmento (Amazon para livros, por exemplo) e verifique se eles possuem um programa de afiliados.
  • Leia as regras do programa e, caso possível, aplique para o mesmo.

Alguns tem aprovação instantânea, outros precisam de alguns dias para verificar seu cadastro e se você preenche todos os requisitos para participar.

Assim que for aprovada, você terá um link exclusivo para que seja possível rastrear quais compras vieram das suas recomendações. Além disso, a maioria dos programas tem um painel para você acompanhar o número de cliques que seus links tiveram e vendas feitas, além de outras estatísticas.

Como usar links afiliados no seu blog

A melhor maneira de ter sucesso com marketing de afiliados em blogs é utilizar seus links de maneira natural, sem inseri-los “do nada” no meio de um post que nem está relacionado ao produto ou serviço. 

Se eu for escrever um post sobre “7 erros para não cometer na sua viagem”, por exemplo, eu poderia incluir nessa lista um item sobre não contratar um seguro viagem, explicar porque ele é importante, e então colocar um link para a Seguros Promo, mostrando para o leitor que essa empresa oferece os melhores preços de seguro e é super confiável, tanto é que eu sempre compro com ela quando vou fazer os meus seguros. Algo natural, que faz sentido estar dentro do conteúdo desse post.

Esse mesmo link, no entanto, não faria sentido em um post sobre “Melhores sites para alugar um carro para sua viagem”, já que o leitor desse post está interessado em ler sobre aluguel de carros, e não faz sentido dedicar uma parte desse post ao seguro viagem. 

Dependendo do programa de afiliado, pode ser que você tenha um link exclusivo apenas para a página principal da empresa, enquanto outros podem te dar links para cada um dos produtos disponíveis. Se possível, use links específicos, pois o leitor já vai direto para o item de interesse, aumentando as chances da compra.

dúvidas sobre marketing de afiliados para blogs

Agora você já sabe o que é marketing de afiliados para blogs e como utilizar essa estratégia de monetização. Ainda assim, é provável que você ainda tenha algumas dúvidas, normal. Aqui vai a resposta para as perguntas mais populares que vejo sobre esse tema:

Todo mundo pode se tornar um afiliado?

Novamente, a resposta aqui é depende, porém dessa vez do programa de afiliados. Alguns programas aceitam inscrições de pessoas físicas, outros aceitam também porém desde que essas pessoas vendam até um valor x por mês, e outros aceitam apenas pessoas jurídicas já que é necessário emitir uma nota fiscal pelo serviço.

Além disso, alguns programas exigem um número mínimo de acessos ou seguidores, porém essas condições costumam ser mais raras.

Verifique quais são os requisitos para participar de cada um dos programas de afiliados que te interessam.

Preciso deixar claro para o leitor que um link é afiliado?

Sim.

Tanto pela parte ética da coisa, tanto porque alguns programas tem regras específicas de que algum lugar do seu blog precisa deixar claro que você é afiliado a empresa. Eu costumo ter uma página específica com a política de anúncios do blog, e coloco no final de cada post “Os links para x, y e z são afiliados“. 

Posso divulgar meu link nas redes sociais?

Depende do programa de afiliados. A maioria deles permite a divulgação nas redes sociais, mas pode ser necessário associar os seus perfis para que eles saibam que realmente é você divulgando. Outros permitem a divulgação em alguns lugares e em outros não, como por exemplo em emails promocionais.

Leia as regras de cada um dos seus programas de afiliados antes de divulgar seus links em qualquer lugar que não seja seu blog.

Marketing de afiliados é "fazer propaganda de graça"?

Eu vi essa frase em diversos grupos do Facebook para se referir ao marketing de afiliados, explicando que não é uma boa forma de monetização pois você “trabalha de graça para a empresa” e pode ser que não ganhe nada.

A verdade é que fazendo um trabalho de qualidade e construindo uma relação com seus leitores, é improvável que você não venda nada. Além disso, não só é possível criar conteúdo ao redor dos seus afiliados, aumentando seu número de posts e suas chances de ser encontrada no Google, mas você só precisa fazer o trabalho uma vez, e ele pode te render durante meses ou até mesmo anos! No meu outro blog, o post que mais vende seguros até hoje foi um que escrevi quase quatro anos atrás. Muito melhor do que criar um post e só ser paga uma vez, né?

Não caia nessa de que marketing de afiliado é furada porque você não ganha nada antecipado. Saiba cultivar seus leitores e construa uma relação de confiança, e essa estratégia para ganhar dinheiro será sua melhor amiga!

Outras dicas de marketing de afiliados

Já entendeu como usar o marketing de afiliados no seu blog, ou até mesmo já inseriu alguns links, mas ainda não fez nenhuma venda? Então leia os outros posts aqui do Blogueira Inteligente com dicas para arrasar nas vendas de afiliados!

DICAS PARA FAZER MAIS VENDAS COM MARKETING DE AFILIADOS

ALYSSA PRADO

Além de criar blogs desde os 9 anos, sou formada em Ciências da Computação pela UFSC e pós graduada em Marketing Digital pela Universidade NOVA de Lisboa. Criei o Blogueira Inteligente para te ajudar a criar um blog de sucesso sem precisar de milhares de acessos.

1 comentário em “Marketing de Afiliados para blogs – o que é, como começar e mais!”

Deixe um comentário

ACADEMIA DE BLOGS

Quer ganhar dinheiro com a internet, mas não faz ideia de por onde começar?

Na Academia de Blogs a gente dá todas as dicas e o apoio para você criar um blog que pode te dar uma boa renda, sem complicação.

Nossa missão é te ajudar desde o primeiro clique até começar a ganhar dinheiro com o seu blog.

Por uma pequena assinatura mensal você ganha:

CURSOS BÁSICOS

Aulas passo a passo para te ajudar nos seus primeiros passos como blogueiro

MÓDULOS AVANÇADOS

Aulas com estratégias para te fazer chegar mais longe

TIRA DÚVIDAS AO VIVO

Abra o seu microfone e faça todas as suas perguntas

MASTERCLASSES ESPECIAIS

Aulões ministrados por especialistas sobre novidades na área

GRUPO DE SUPORTE

Converse com outros blogueiros que estão na mesma jornada e tire suas dúvidas