7 ideias de conteúdo bônus (freebies) para crescer sua lista de emails

Quer crescer sua lista de emails? Então descubra 7 ideias de conteúdo bônus (freebies) que você pode enviar para seus leitores em troca da inscrição na sua lista!

Como já expliquei na página sobre email marketing, a lista de emails é uma ferramenta essencial para qualquer blogueira inteligente. Com ela você consegue manter contato com seus leitores sem depender de algoritmos que mudam a cada mês, e pode construir um relacionamento sem depender de outras redes.

No entanto, a única maneira de usufruir de todas essas vantagens, é se seus leitores se inscreverem na sua lista. E, acredite em mim, uma caixinha na lateral do seu blog dizendo “se inscreva na minha lista agora!” não vai funcionar. 

O segredo para fazer seus leitores quererem participar da sua lista é oferecer um benefício de maneira explícita e imediata. Do tipo “se inscreva AGORA na minha lista e receba um bônus incrível“.

E o que pode ser esse bônus para sua lista de emails? Nesse post, eu te dou 7 ideias que são fáceis de serem criadas e que podem ser utilizadas em todos os nichos! Dá só uma olhada:

7 Ideias de bônus para CRESCER sua lista de emails

1. Post em PDF

O bônus mais simples e fácil que você pode oferecer é um post na versão PDF. Pensa comigo, se seu leitor está lendo o post, ele provavelmente está interessado no conteúdo, e é possível que queira levar esse artigo com ele para terminar de ler, reler ou até mesmo utilizá-lo mais tarde, no caso de ser um post de dicas ou um tutorial. 

Para criar esse PDF, você pode colocar todo o texto em um documento do Word ou Google Docs, e escolher a opção “salvar em PDF“. 

Para deixar ainda mais atrativo, você pode oferecer um conteúdo extra na versão PDF. No meu outro blog, por exemplo, eu tenho um post “7 marcas baratas de maquiagem para comprar nos Estados Unidos”, e no começo do post ofereço a opção para o leitor baixar o post em PDF, e ainda aviso que esse arquivo tem uma marca extra, que só quem se inscreve na lista tem acesso.

2. Checklists ou listas

Dependendo do seu nicho ou do conteúdo dos seus posts, pode fazer sentido oferecer uma checklist para seus leitores. Uma ideia, por exemplo, é oferecer em um post sobre “como arrumar uma mala de viagem”, um checklist com tudo que deve ser levado na mala. Para o nicho de beleza, você poderia oferecer uma lista com todos os itens para montar um kit de maquiagem básico. Se você fala de livros, pode oferecer um checklist de “livros clássicos que todo mundo deveria ler”

Você pode utilizar uma ferramenta como o Canva para criar a checklist. Apesar de ser fácil criar listas com visuais super elaborados, tenha em mente que seu leitor provavelmente vai imprimir esse arquivo, por isso tente deixar a página simples e com lugar para marcar cada item que for completado. Lembre-se que a impressão poderá ser tanto colorida quanto preto e branca, por isso capriche no contraste.

A imagem abaixo mostra uma ideia de checklist para ser enviado para quem se inscrever na sua lista de emails:

Ideias de bônus para enviar para os leitores para eles se inscreverem na lista de email

3. Questionários ou Testes

Esse é um item que é mais fácil explicar através de um exemplo. Vamos supor que seu nicho seja desenvolvimento pessoal, que você ajude pessoas a trocar de carreira, conquistar um objetivo, algo assim. Naturalmente, para conseguir ajudá-la, é preciso que a própria pessoa saiba onde quer chegar.

Dessa forma, você pode oferecer como bônus para entrar na sua lista de emails, um questionário rápido. Você também pode criá-lo no Canva, com algumas perguntas que o leitor precisa responder para poder aproveitar seu conteúdo. No caso do desenvolvimento pessoal, você poderia enviar um PDF com as perguntas “Onde você se vê daqui a 5 anos?” ou “Qual a sua maior qualidade?”, e por aí vai. 

Outra ideia que pode funcionar é enviar um teste, desses que a gente fazia em revista e faz até hoje no Buzzfeed. Um exemplo onde isso pode ser aplicado é no conteúdo de saúde e fitness, por exemplo, onde dietas e exercícios são diferentes para cada tipo de corpo. Para aproveitar esse conteúdo, então, o leitor precisa saber qual é o tipo de corpo dele. Por que não oferecer um teste grátis caso ele se inscreva na sua lista?

4. Planilhas

Você não precisa ser do nicho financeiro para oferecer planilhas aos seus leitores. Apesar de ser o exemplo mais óbvio, também é possível aplicá-lo em outros assuntos, como beleza, livros, e qualquer outro tópico que trabalhe com números ou preços.

Para beleza, por exemplo, você poderia oferecer uma planilha para calcular quanto custaria comprar um kit de maquiagem completo. A primeira coluna poderia ter em cada linha um item como “primer”, “base”, “corretivo” e assim por diante, enquanto a coluna do lado seria para o leitor preencher com o preço de cada produto após ele fazer uma pesquisa na internet. A última linha calcula automaticamente o preço total do kit. Para livros, você pode lançar um desafio de ler um livro por semana, ou seja, 52 leituras no ano. Que tal uma planilha com uma linha para cada semana, e o leitor preenche qual será o livro da vez? 

Aqui brilham ideias que possam ajudar seu leitor a calcular gastos ou se organizar melhor.

5. Templates ou pack de imagens

Outra ideia legal é oferecer pacotes de imagens ou até mesmo templates que possam ser editados. No primeiro caso, você poderia ser do nicho de fotografia e oferecer um pacote com 5 fotos com ideias de poses para casais (ou algo que faça sentido para seu público). Para templates, se você for do nicho de marketing digital, pode oferecer um mídia kit editável.  

Aqui, novamente é possível fugir do óbvio caso seu nicho não seja voltado a design ou fotografia. Para viagens, você poderia oferecer fotos com ideias de poses em viagens, ou até um pacote específico de cada destino para mostrar lugares legais para tirar fotos. Templates também não precisam necessariamente ser imagens, mas podem ser arquivos editáveis, como um currículo ou carta de apresentação que seu leitor possa personalizar no Word.

6. Tutoriais

A ideia de enviar um tutorial como bônus para sua lista de emails é ótima, já que muitos leitores chegarão no seu blog porque estão querendo aprender alguma coisa. Pode ser um tutorial de maquiagem, como fazer algo em um programa de computador, como tirar fotos melhores, como encontrar livros mais baratos… Existem oportunidades para todos os nichos.

Caso seus leitores já cheguem a você por causa de um post no estilo tutorial, por exemplo, “como encontrar passagens aéreas baratas”, você pode oferecer instruções mais detalhadas para quem se inscrever na lista, com até mesmo um FAQ respondendo as perguntas mais frequentes feitas por quem leu esse seu conteúdo. 

7. Acesso a comunidade

Não é segredo, as pessoas gostam de fazer parte de um grupo. Dessa forma, uma estratégia legal é oferecer a possibilidade das pessoas se conectarem com outras que gostam do mesmo assunto que você aborda no seu blog. 

Minhas sugestões aqui são um grupo exclusivo no Facebook ou um grupo no Telegram. No caso do primeiro, configure-o para ser secreto e diga que só quem se inscreve na lista recebe o link. 

Lembre-se que para valer a pena a inscrição, esses grupos precisam ser movimentados e com ótimo conteúdo. Participe com a sua comunidade, comece discussões e faça com que as pessoas queiram estar nesses grupos.

8. EBOOK (BÔNUS)

Pessoalmente, eu acho ebooks materiais muito trabalhosos para oferecer gratuitamente para sua lista de emails, e prefiro vendê-los em plataformas como Hotmart. No entanto, caso queira oferecer gratuitamente um conteúdo de muita qualidade para seus leitores, você pode sim oferecer ebooks completos. Muitas empresas fazem isso e, confesso, eu já me inscrevi em diversas listas de email por causa desse tipo de bônus.

Você pode usar um post seu como base e se estender no assunto, compilar alguns dos seus posts e colocar dicas exclusivas… O importante é ser um conteúdo rico e mais aprofundado do que seus posts já publicados.

Para criar ebooks, você pode usar ferramentas como o Canva ou até mesmo o Adobe Indesign.

E aí estão 7 (na verdade 8) ideias de bônus para você oferecer para seus leitores se inscreverem na sua lista de emails. 

Já tem pessoas se inscrevendo na sua lista? Então veja ideias de emails que você pode enviar para manter contato com seus inscritos.

8 IDEIAS DE EMAILS PARA MANDAR PARA SUA LISTA DE E-MAILS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Na dúvida sobre o que enviar para a sua lista de emails?
RECEBA 10+ EXEMPLOS DE EMAILS PARA TE INSPIRAR
Junte-se a minha lista de e-mails e receba grátis um PDF com exemplos de sequências de emails, emails de vendas e muito mais!
SIM, ME ENVIE OS EMAILS!
Give it a try, you can unsubscribe anytime.
close-link