Quer monetizar seu blog com anúncios? Então descubra nesse post quais são as melhores plataformas de anúncios para blogs!
Se você vê seu blog como um negócio ao invés de um hobby, com certeza está procurando por maneiras de conseguir ganhar dinheiro com esse seu projeto.
Atualmente, existem diversas formas de monetização para blogs:
- Anúncios: banners que aparecem nas páginas do seu site
- Afiliados: serviços e produtos que você indica em troca de uma comissão no caso de venda
- Infoprodutos: produtos digitais criados por você, como ebooks e cursos
- Clubes de Assinatura: programas mensais que oferecem conteúdo exclusivo para os participantes
Entre outras.
Entre essas maneiras, a mais recomendada para blogueiros iniciantes são as plataformas de anúncios.
Nesse post, eu vou te explicar o que são as plataformas de anúncios, e quais as melhores para usar no seu blog!
Nesse post…
Prefere vídeo?
O conteúdo desse post também está disponível em vídeo! Caso prefira esse tipo de conteúdo, lembre-se de se inscrever no canal do YouTube do Blogueira Inteligente!
O que são plataformas de anúncios?
Antigamente, para exibir anúncios em um blog, era preciso entrar em contato com empresas e negociar um valor para cada banner que fosse exibido. Apesar de dar mais liberdade para as blogueiras, essa situação era difícil para aquelas que estavam começando e tinham poucos números, sendo pouco conhecidas pelas marcas.
Hoje em dia, o mais comum é usar uma plataforma de anúncios para exibir banners em um blog. Essas plataformas nada mais são do que mediadores, que trabalham com anúncios de milhares de empresas do mundo todo. Ao se cadastrar em uma dessas plataformas, seu blog pode ser escolhido para vincular anúncios de diversos negócios, sem que você tenha que negociar com nenhuma empresa em específico.
É muito mais prático, mas também não permite que você escolha quanto cobrar por cada anúncio.
Quanto paga uma plataforma de anúncios para blogs?
Cada plataforma tem uma métrica própria para calcular quanto você vai ganhar. A maioria delas paga por cliques em anúncio (CPC), e por número de exibições dos anúncios (CPM). O cálculo exato de quanto vale cada clique ou cada mil exibições depende de diversos fatores, como nicho, anunciante, época do ano, plataforma… Não tem um número mágico.
Cada plataforma cobra um valor dos anunciantes para que eles possam anunciar, e você, que exibe os anúncios no seu blog, ganha uma percentagem do que esses anunciantes pagam. Ou seja, quanto mais os anunciantes pagam, mais você ganha.
O que você precisa entender é que plataformas diferentes cobram valores diferentes dos anunciantes, e te pagam porcentagens diferentes. Ou seja, algumas delas vão te pagar mais, e outras menos.
Qualquer um pode se cadastrar nas plataformas de anúncio?
Cada uma das plataformas de anúncios tem seus pré-requisitos. Algumas pedem apenas que seu blog siga algumas diretrizes (como não ter conteúdo impróprio ou para menores), enquanto outras exigem:
- Número mínimo de pageviews por mês;
- Número mínimo de visitantes por mês;
- Conteúdo em idiomas específicos;
- Blogs que a maioria dos visitantes são de países específicos (como Estados Unidos, Canadá, UK, etc)
Na hora de realizar seu cadastro, fique atenta aos pré-requisitos para ter certeza que seu blog cumpre com todos eles.
Quantas visitas são necessárias para ganhar dinheiro com anúncios?
Depende. Como mencionado, o quanto você vai ganhar a cada clique e por mil impressões de anúncios depende de diversos fatores, como nicho, época do ano, e especialmente da plataforma. No meu caso, com o mesmo número de acessos (em torno de 55 mil sessões mensais), ganhei US$30 em uma plataforma e US$300 em outra.
Por isso, é muito difícil dizer com quantos acessos você vai começar a tirar uma boa renda. O que dá para dizer é que, no geral, quanto mais acessos você tiver, mais vai ganhar.
Quer ganhar mais dinheiro com seu blog?
Então conheça a Academia de Blogs, uma comunidade onde você aprende todas as estratégias de monetização para blogs.
Na Academia de Blogs, você aprende:
- Estratégias avançadas de anúncios
- Como vender produtos afiliados todos os dias
- Como criar e vender seus próprios infoprodutos
- A entrar em contato com empresas para publiposts
- Estratégias para escalar seus ganhos
- … e muito mais!
Aprenda como ter um blog lucrativo e mude sua vida através do digital.
CONHEÇA A ACADEMIA DE BLOGS!
Quais são as melhores plataformas de anúncios para blogs?
Atualmente, existem diversas plataformas de anúncios que você pode usar no seu blog. Algumas das mais utilizadas são:
Google Adsense
Provavelmente a plataforma mais conhecida, já que foi criada pelo próprio Google.
Por ter poucos pré-requisitos, é a opção ideal para quem ainda está engatinhando no mundo dos blogs. Tudo o que você precisa fazer é ter algum conteúdo original no seu blog (atualmente, cerca de 40 posts costuma ser o suficiente), e não ferir as diretrizes do Google (nudez, conteúdo para menores, etc.).
Para se cadastrar, basta entrar no site do Google AdSense, criar sua conta e indicar qual é o seu blog. Em poucos dias, ele será avaliado e sua conta estará ativa.
Outra razão dessa plataforma ser muito utilizada por quem está começando é porque a integração é muito fácil. Para quem usa Blogger, outra plataforma do Google, a integração é feita dentro do próprio painel, mais fácil impossível.
Para WordPress, basta você colocar um código dentro do seu site, igual eu ensinei nesse vídeo.
Além de todas essas vantagens, o Google Adsense também possui uma modalidade de anúncios automáticos, que quando ativada faz com que a própria plataforma determine o melhor local para os anúncios. É mais fácil do que inserir cada anúncio manualmente, porém na minha experiência, não é a forma que mais dá dinheiro.
A desvantagem do Google Adsense é que, comparando com outras plataformas, ele costuma pagar menos. Em fóruns e grupos que discutem o assunto, o AdSense é considerado uma opção de entrada, para blogueiros que ainda estão iniciando e tem poucos acessos.
Caso você já tenha mais de 10 mil acessos mensais, a sugestão é usar uma das outras plataformas aqui citadas, já que elas costumam pagar mais.
Journey
O Journey é a plataforma de entrada do Mediavine, que é uma das maiores plataformas de anúncios do mundo.
Como os pré-requisitos para participar do Mediavine são inúmeros (falei mais sobre abaixo), eles criaram uma plataforma mais simples, permitindo que blogs menores consigam participar.
Para se inscrever, tudo que você precisa é ter pelo menos 1000 acessos mensais, conteúdo original (escrito sem o uso de inteligência artificial), e tráfego válido.
A integração com o WordPress é super simples e feita através do plugin Grow, que contabiliza seus acessos para aprovação, e também é por onde você configura a quantidade de anúncios que serão exibidos no seu blog.
O painel do Journey é super simples, quem usa o AdSense vai estranhar a falta de dados. Acredito, porém, que isso ocorra por ainda ser uma plataforma muito nova, e espero que nos próximos meses o painel tenha algumas atualizações.
Na minha opinião, o Journey é a melhor opção para quem já tem mais de 1000 acessos no mês. A integração é super fácil, e os ganhos, na minha experiência, são muito maiores que os do AdSense, mesmo para blogs em português (meu RPM passou de $1 para $5!).
Ezoic
O Ezoic é uma plataforma que utiliza inteligência artificial para determinar onde os anúncios devem ser exibidos para maximizar o seu lucro. Ou seja, com o Ezoic você não precisa fazer testes e estudar os melhores posicionamentos para anúncios, ele mesmo decide tudo por você para te fazer ganhar o máximo possível.
Atualmente existem duas modalidades dentro da plataforma:
- Access Now: para quem tem menos de 10 mil acessos mensais. Quem participa dessa modalidade precisa assistir alguns cursos e realizar provas dentro da plataforma para ter o acesso liberado a todas as funcionalidades.
- Regular: que é o programa para quem tem mais de 10 mil acessos. Nesse caso, não é necessário fazer nenhuma prova ou assistir a cursos.
A integração do Ezoic é a grande desvantagem da plataforma – não é difícil, mas é trabalhoso. Você precisa alterar os servidores de DNS do seu domínio (ou usar o Cloudflare), configurar arquivo ads.txt, colocar alguns blocos de anúncio para a inteligência artificial testar, e configurar os tipos de anúncios que serão exibidos. Antigamente tinham até alguns testes que você precisava completar!
Quando eu escrevi esse post, o Ezoic era a melhor alternativa em relação ao AdSense. A integração era chata, sim, mas os ganhos eram muito melhores. Com o lançamento do Journey, eu já não tenho mais essa opinião.
Apesar do Ezoic ser uma boa alternativa, o Journey tem uma integração bem mais fácil e o aumento dos ganhos, na minha opinião, é quase o mesmo. Hoje, eu sugiro experimentar o Ezoic apenas se seu blog não for aprovado no Journey.
Mediavine
O Mediavine é a plataforma de anúncios indicada pelos maiores blogueiros do mercado. Isso ocorre por dois motivos:
- Os anúncios são mais “clean”, ou seja, tem um aspecto mais minimalista e poluem menos o blog.
- Os ganhos são maiores que dos concorrentes.
Atualmente, eles aceitam blogs de todos os idiomas e todas as partes do mundo, desde que eles tenham 60 mil acessos mensais ou mais. Há quem diga que é mais difícil de conseguir ser aceito na plataforma se o seu blog não for em inglês, mas já vi relatos de diversos blogueiros, tanto brasileiros quanto de outras nacionalidades, que foram aceitos e conseguiram aumentar (e muito) seus rendimentos.
A integração também é fácil, feita através de um plugin do WordPress.
A desvantagem do Mediavine para brasileiros, porém, é que essa questão do idioma parece afetar o rendimento que você vai ter na plataforma. Além deles não servirem anúncios personalizados para o Brasil, devido a nossa política de proteção de dados, alguns blogueiros relataram que ganharam até menos em comparação a outras redes de anúncios como o Ezoic.
Outro problema do Mediavine é que eles possuem um contrato inicial de 90 dias, ou seja, para fazer o teste você vai precisar se comprometer por 3 meses. A partir daí, o contrato é renovado a cada 30 dias.
Qual das plataformas de anúncios para blogs paga mais?
Como discutido anteriormente, quanto você vai ganhar com cada uma dessas plataformas depende de diversos fatores, como nicho, anunciantes, país, etc. Mesmo assim, entre as opções aqui aparecidas o consenso é o seguinte:
- AdSense e JoinAds são opções de entrada, para quem ainda tem poucos acessos. Entre elas, o AdSense costuma pagar melhor.
- Journey e Ezoic pagam mais do que as opções de entrada.
- Mediavine é a plataforma que paga mais, mas tem mais pré-requisitos.
Como começar a exibir anúncios no seu blog
Se você acabou de criar seu blog e ainda tem poucos acessos, crie alguns posts e tente ter seu blog aprovado no AdSense.
Caso já tenha um número maior de acessos, ou tenha domínio do inglês, eu recomendo testar o Journey.
Muito obrigado por passar esse conhecimento.
Adorei!!!
Muito obrigado…vou tentar umas dessas. Não consegui o Adsense por causa do meu nicho(saúde e bem estar)…
Muito obrigado, Alyssa! Fosse tem me ajudado bastante a entender como trabalhar com blogs. Deus continue te abençoando poderosamente! Abraço!
Gostei muito das dicas, vou tentar o ezoic para substituir o adsense que está pagando muito pouco
Muito obrigado ALYSSA PRADO, hoje estou na ezoic por acompanhar seu trabalho. Grato!
que conteudo top,parabens pelo blog
Seu conteúdo é muito bom, obrigado! mas tenho uma dúvida tem como participar de mais de 1 plataforma de monetização (tipo adsense e Zoic)? ou fica muito pesado o Blog, no caso o meu é WordPress.
Você consegue autorizar o Ezoic para usar o inventário do AdSense também, aí não precisa ter os dois ativos. Dessa forma, quando o anúncio que for pagar mais for o do AdSense são esses anúncios que o Ezoic vai exibir.
Muito obrigada Alyssa, não sou de comentar mas esse conteúdo é realmente ouro!