Ainda vale a pena criar um blog em 2022? Dá dinheiro?

Será que ainda vale a pena criar um blog em 2022, ou o blog está morto? Descubra nesse post!

Ainda vale a pena criar um blog? Será que ainda dá dinheiro? Ou o blog está morto? Descubra nesse post!

Se você está pensando em criar conteúdo para a internet, é muito provável que tenha pensado em criar um blog.

Porém, tendo em vista que essa não é uma opção tão popular atualmente, você pode ter se perguntado:

  • Mas será que ainda vale a pena criar um blog?
  • As pessoas ainda estão lendo blogs?
  • Existem pessoas que preferem ler ao invés de assistir vídeos?
  • Dá para construir uma audiência e ganhar dinheiro?

E a resposta para todas essas perguntas é sim.

Mas vamos analisar em mais detalhes as vantagens dos blogs, e como eles não só ainda estão vivos em 2022, mas ainda são uma ótima opção para quem quer viver de criar conteúdo.

Vantagens de ter um blog

Conteúdo em Texto é mais fácil de criar

Para começar, o blog tem uma grande diferença de redes sociais e plataformas de vídeos como o YouTube: o conteúdo é em texto.

O que é ótimo para quem gosta de escrever, e também é excelente para quem quer criar conteúdo aprofundado, de qualidade, que realmente vai demonstrar autoridade e ensinar a audiência. O que é difícil de fazer usando os reels do Instagram ou vídeos curtos no TikTok.

Sim, é possível criar conteúdo mais denso utilizando o YouTube, já que os vídeos nessa plataforma não possuem limite de tempo. Porém, escrever e editar um texto é muito menos trabalhoso do que criar um vídeo, onde você precisa escrever roteiro, gravar e editar. E editar vídeos longos, onde você realmente se aprofunda no assunto, é algo extremamente demorado. 

Também é mais fácil criar conteúdo em texto do que visual, tendo em vista que para criar um post de blog, tudo que você vai precisar é um documento no Google Docs. Para posts do Instagram, você vai aprender sobre design, ou como tirar fotos que chamam a atenção – o que envolve não só muito estudo, mas também investimentos como iluminação, roupas, e até mesmo objetos de decoração.

Não estou dizendo que é fácil escrever um post de blog. Pelo contrário, você vai precisar não só saber escrever bem, mas também aprender sobre técnicas de SEO e outros detalhes. Porém, é mais fácil do que criar conteúdo para redes como Instagram ou YouTube.

Conteúdo de um Blog é Indexável

O que acontece com um post do Instagram que não viraliza assim que é postado? Ele praticamente deixa de existir depois de um ou dois dias. Ele para de receber likes, para de atrair seguidores, e todo o trabalho investido para criar aquele conteúdo não serve mais para nada.

Isso porque, com exceção das hashtags, você não tem como buscar conteúdo dentro de redes como Instagram ou TikTok. Não é possível digitar uma pergunta na barra de buscas e encontrar posts que respondam essa dúvida. Logo, quando um conteúdo fica velho e para de aparecer no feed, ele “morre”. 

O que não acontece com o blog, pois posts de blogs são indexados por mecanismos de busca. E você até pode achar que isso não é relevante pois as pessoas “não pesquisam mais no Google“, mas não se engane: todos os dias são feitas mais de 5 bilhões de pesquisas no Google!

Ou seja, ainda existem muitas pessoas pesquisando na internet, incluindo a sua audiência. E o ideal, é que quando essas pessoas façam uma busca, que elas encontrem o seu conteúdo. E olha que legal: não precisam ser posts novos. Você não precisa ter criado um post ontem para ele aparecer no Google. Os posts que vão aparecer são aqueles que você escreveu mês passado ou até no outro ano!

Ou seja, se você escrever um post de blog de review de um produto com um link afiliado, ele pode te trazer vendas durante anos, e você só teve o trabalho uma vez. E isso não é teoria, viu? Eu estou publicando esse post em 2022, e essa semana eu tive posts do meu outro blog de 2016 que fizeram vendas.

Então, se você tem dúvida se ainda vale a pena criar um blog em 2022, você está se perguntando se ainda vale aparecer nos resultados do Google. E eu acho que eu e você sabemos a resposta para isso, né?

Com um blog você não precisa postar todos os dias

Um outro problema das redes sociais, e até mesmo de plataformas como o YouTube, é que os algoritmos exigem que você poste com frequência para ter bons resultados. E algumas redes, como o Instagram, exigem conteúdo de diversos formatos, como stories, posts e reels. 

Um blog, porém, costuma ter a maior parte dos seus acessos vindos do Google, e apesar do algoritmo do mecanismo de busca ter seus defeitos, ele não exige que você poste com frequência no seu blog para que ele tenha um bom resultado nas buscas. Pelo contrário, o Google parece preferir conteúdo mais antigo porém atualizado. 

Sendo assim, em vez de se preocupar em produzir sem parar só para alimentar um algoritmo, com um blog você pode trabalhar nos seus posts sem se preocupar com prazos, criando conteúdo de maior qualidade. 

Você não precisa postar todos os dias para crescer seu blog. O que te permite ter um ritmo de trabalho muito mais sustentável do que quando você quer crescer nas redes sociais.

Existem várias formas de ganhar dinheiro com um blog

Você ganhar dinheiro de diversas maneiras com um blog:

  • Anúncios (banners promocionais)
  • Afiliados (ganho de comissão por recomendar produtos ou serviços)
  • Infoprodutos (venda de produtos como ebooks e cursos)
  • Publiposts (posts patrocinados por alguma empresa)

E essas são só as maneiras mais populares.

E você não precisa escolher apenas uma dessas opções. Aqui no Blogueira Inteligente e no meu blog de viagens eu combino anúncios, afiliados e alguns eventuais publiposts. Nunca é bom depender de apenas uma forma de monetização, por isso eu sugiro que você escolha pelo menos duas.

Além disso, você não precisa esperar ter uma grande audiência para começar a ganhar dinheiro. Você pode colocar anúncios no seu blog depois de publicar apenas alguns posts, independente do seu número de visitas. E usando afiliados, você só precisa caprichar no post para vender o produto afiliado, e mesmo com um número pequeno de leitores você já pode fazer vendas. 

E não pense que só porque blogs não estão “na moda” que eles não podem te trazer um dinheiro considerável, viu? Eu mesma já vivi apenas do dinheiro do meu blog (hoje tenho mais projetos além do blog), e tenho amigos que ainda hoje, em 2022, vivem dos seus blogs e até mesmo mudaram para a Europa só com o dinheiro que eles ganham com seus posts.

Então, para respondermos às perguntas do começo do post sobre se ainda vale a pena criar um blog em 2022…

As pessoas ainda estão lendo blogs em 2022?

Sim!

A maior parte dos acessos dos blogs vem das pesquisas do Google, e hoje em dia o Google processa mais de 5 bilhões de buscas diariamente.

Além disso, segundo uma pesquisa publicada pelo Blogging Wizard, 70% das pessoas que usam a internet ainda lêem blogs. A diferença é que, ao contrário de antigamente onde as pessoas tinham seus blogs favoritos, hoje em dia elas lêem os posts porque eles aparecem nos resultados das pesquisas quando elas estão fazendo alguma busca.

Tem pessoas que nem percebem que estão lendo blogs, mas isso não muda o fato de que eles estão sendo lidos. 

O blog ainda está mais que vivo em 2022, e ele não vai a lugar algum tão cedo.

Existem pessoas que preferem ler ao invés de assistir vídeos?

Com certeza.

Basta você entrar nas redes sociais para encontrar alguém reclamando que hoje em dia todo conteúdo é vídeo, e tudo que eles queriam era um post rápido de blog ao invés de um vídeo de 10 minutos. 

O blog está morto? Não é bem assim! Veja alguns dados que mostram que os blogs ainda estão com tudo, e que tem muitas pessoas que preferem conteúdo em texto!
Alguns tweets pedindo pela volta do conteúdo em texto

Esse tipo de tweet aparece no meu feed pelo menos uma vez por mês. Sendo sincera, eu mesmo prefiro resultados em texto quando estou buscando algo no Google. 

Sim, os vídeos estão mais em alta no momento, mas isso não quer dizer que as pessoas não estão lendo blogs.

Dá para construir uma audiência e ganhar dinheiro com um blog?

Sim.

Já te expliquei que existem diversas formas de ganhar dinheiro com um blog, e que você pode combiná-las para aumentar ainda mais seus ganhos. Hoje em dia, aplicando as estratégias certas, é possível viver confortavelmente só com o dinheiro de um blog.

Além disso, é possível sim construir uma audiência engajada com seu blog, apesar de precisar de mais esforço do que redes sociais ou vídeos, onde as pessoas vão ver seu rosto, ouvir sua voz, e se conectar mais facilmente. Inclusive, estima-se que 70% das pessoas que visitam seu blog pela primeira vez nunca mais vão voltar.

Para diminuir esse número e fazer com que seus leitores visitem seu blog de novo, de novo e de novo, é preciso implementar uma estratégia focada em construção de audiência. A minha favorita é email marketing, que novamente envolve textos e é muito menos trabalhoso do que criar conteúdo para redes sociais.

Ainda vale a pena criar um blog em 2022?

Sim! Não só é mais fácil criar conteúdo em texto, blogs também têm as grandes vantagens do conteúdo ser indexável, fazendo com que seus posts possam trazer resultados por anos, e você não precisa postar todos os dias.

As pessoas ainda estão lendo blogs, o blog não está morto, e você pode ganhar muito dinheiro aplicando as estratégias corretas no seu blog.

Te convenci a criar seu blog? Então leia o post abaixo para aprender a criar seu blog de maneira super fácil!

Aprenda como criar um blog no WordPress com esse passo a passo completo!

COMO CRIAR UM BLOG NO WORDPRESS: PASSO A PASSO COMPLETO


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.