Ainda vale a pena criar um blog em 2024? Dá dinheiro?

Atualizado em

Por Alyssa Prado

Será que ainda vale a pena criar um blog em 2024, ou o blog está morto? Descubra nesse post!

Se você está pensando em criar conteúdo para a internet, é muito provável que tenha pensado em criar um blog.

Porém, tendo em vista que essa não é uma opção tão popular atualmente, você pode ter se perguntado:

  • Será que ainda vale a pena criar um blog?
  • As pessoas ainda estão lendo blogs?
  • Existem pessoas que preferem ler ao invés de assistir vídeos?
  • Dá para construir uma audiência e ganhar dinheiro?

E a resposta para todas essas perguntas é sim.

Mas vamos analisar em mais detalhes as vantagens dos blogs, e como eles não só ainda estão vivos em 2024, mas ainda são uma ótima opção para quem quer viver de criar conteúdo.

Prefere vídeo?

O conteúdo desse post também está disponível em formato de vídeo! Aproveite e se inscreva no canal do Blogueira Inteligente!

Vantagens de ter um blog

Conteúdo em Texto é mais fácil de criar

Para começar, o blog tem uma grande diferença de redes sociais e plataformas de vídeos como o YouTube: o conteúdo é em texto.

O que é ótimo para quem gosta de escrever, e também é excelente para quem quer criar conteúdo aprofundado, de qualidade, que realmente vai demonstrar autoridade e ensinar a audiência. O que é difícil de fazer usando os reels do Instagram ou vídeos curtos no TikTok.

Sim, é possível criar conteúdo mais denso utilizando o YouTube, já que os vídeos nessa plataforma não possuem limite de tempo. Porém, escrever e editar um texto é muito menos trabalhoso do que criar um vídeo, onde você precisa escrever roteiro, gravar e editar. E editar vídeos longos, onde você realmente se aprofunda no assunto, é algo extremamente demorado. 

Também é mais fácil criar conteúdo em texto do que visual, tendo em vista que para criar um post de blog, tudo que você vai precisar é um documento no Google Docs. Para posts do Instagram, você vai aprender sobre design, ou como tirar fotos que chamam a atenção – o que envolve não só muito estudo, mas também investimentos como iluminação, roupas, e até mesmo objetos de decoração.

Não estou dizendo que é fácil escrever um post de blog. Pelo contrário, você vai precisar não só saber escrever bem, mas também aprender sobre técnicas de SEO e outros detalhes. Porém, é mais fácil do que criar conteúdo para redes como Instagram ou YouTube.

Conteúdo de um Blog é Indexável

O que acontece com um post do Instagram que não viraliza assim que é postado? Ele praticamente deixa de existir depois de um ou dois dias. Ele para de receber likes, para de atrair seguidores, e todo o trabalho investido para criar aquele conteúdo não serve mais para nada.

Isso porque, com exceção das hashtags, você não tem como buscar conteúdo dentro de redes como Instagram. Não é possível digitar uma pergunta na barra de buscas e encontrar posts que respondam essa dúvida. Logo, quando um conteúdo fica velho e para de aparecer no feed, ele “morre”. 

O que não acontece com o blog, pois posts de blogs são indexados por mecanismos de busca. E você até pode achar que isso não é relevante pois as pessoas “não pesquisam mais no Google“, mas não se engane: todos os dias são feitas mais de 5 bilhões de pesquisas no Google!

Ou seja, ainda existem muitas pessoas pesquisando na internet, incluindo a sua audiência. E o ideal, é que quando essas pessoas façam uma busca, que elas encontrem o seu conteúdo. E olha que legal: não precisam ser posts novos. Você não precisa ter criado um post ontem para ele aparecer no Google. Os posts que vão aparecer são aqueles que você escreveu mês passado ou até no outro ano!

Ou seja, se você escrever um post de blog de review de um produto com um link afiliado, ele pode te trazer vendas durante anos, e você só teve o trabalho uma vez. E isso não é teoria, viu? Estamos em 2024, e essa semana um post do meu outro blog, que eu escrevi lá em 2016, já fez várias vendas.

Então, se você tem dúvida se ainda vale a pena criar um blog em 2024, você está se perguntando se ainda vale aparecer nos resultados do Google. E eu acho que eu e você sabemos a resposta para isso, né? Sim!

Ainda vale a pena criar um blog? Ainda é possível ganhar dinheiro com essa forma de conteúdo? Descubra nesse post! Desenho ultra realista de uma mulher trabalhando no computador.

Com um blog você não precisa postar todos os dias

Um outro problema das redes sociais, e até mesmo de plataformas como o YouTube, é que os algoritmos exigem que você poste com frequência para ter bons resultados. E algumas redes, como o Instagram, exigem conteúdo de diversos formatos, como stories, posts e reels. 

Um blog, porém, costuma ter a maior parte dos seus acessos vindos do Google, e apesar do algoritmo do mecanismo de busca ter seus defeitos, ele não exige que você poste com frequência no seu blog para que ele tenha um bom resultado nas buscas. Pelo contrário, o Google parece preferir conteúdo mais antigo porém atualizado. 

Sendo assim, em vez de se preocupar em produzir sem parar só para alimentar um algoritmo, com um blog você pode trabalhar nos seus posts sem se preocupar com prazos, criando conteúdo de maior qualidade. 

Você não precisa postar todos os dias para crescer seu blog. O que te permite ter um ritmo de trabalho muito mais sustentável do que quando você quer crescer nas redes sociais.

Existem várias formas de ganhar dinheiro com um blog

Você ganhar dinheiro de diversas maneiras com um blog:

  • Anúncios (banners promocionais)
  • Afiliados (ganho de comissão por recomendar produtos ou serviços)
  • Infoprodutos (venda de produtos como ebooks e cursos)
  • Publiposts (posts patrocinados por alguma empresa)

E essas são só as maneiras mais populares.

E você não precisa escolher apenas uma dessas opções. Aqui no Blogueira Inteligente e no meu blog de viagens eu combino anúncios, afiliados e alguns eventuais publiposts. Nunca é bom depender de apenas uma forma de monetização, por isso eu sugiro que você escolha pelo menos duas.

Além disso, você não precisa esperar ter uma grande audiência para começar a ganhar dinheiro. Você pode colocar anúncios no seu blog depois de publicar apenas alguns posts, independente do seu número de visitas. E usando afiliados, você só precisa caprichar em escrever um post persuasivo para vender o produto afiliado, e mesmo com um número pequeno de leitores você já pode fazer vendas. 

E não pense que só porque blogs não estão “na moda” que eles não podem te trazer um dinheiro considerável, viu? Eu mesma já vivi apenas do dinheiro do meu blog (hoje tenho mais projetos além do blog), e tenho amigos que ainda hoje, em 2024, vivem dos seus blogs e até mesmo mudaram para a Europa só com o dinheiro que eles ganham com seus posts.

Também quer viver do seu blog?

Agora você pode! Junte-se a Academia de Blogs e tenha acesso a:

  • Curso completo para iniciantes
  • Módulos avançados
  • Aulas ao vivo
  • PDFs e templates

Dê o seu primeiro passo para ter resultados com o digital.

CONHEÇA A ACADEMIA DE BLOGS

Desvantagem dos blogs

Apesar de ser inegável que blogs são uma ótima estratégia de marketing digital em 2024, isso não significa que essa plataforma de criação de conteúdo não tem suas desvantagens. Por exemplo:

Alta Competição

Apesar de não estarem mais na moda, existem milhões de blogs na internet, com posts sobre todo tipo de assunto. Isso quer dizer que, para conseguir ter sucesso com tráfego orgânico e ter acessos através do Google, você vai precisar competir com todos esses blogs.

Apesar de ser um feito difícil, especialmente pela autoridade conferida pelos anos de existência desses blogs, ainda é possível ter sucesso nas buscas começando hoje. Se dedique a criar um conteúdo de qualidade, use técnicas de SEO, outros tipos de mídia como imagens, áudio e vídeo, e responda as perguntas que os usuários pesquisam no Google.

Precisa de disciplina

Há pouco eu te expliquei que uma das vantagens dos blogs é não precisar postar todos os dias. Pois bem, apesar de ser ótimo para criar um ritmo de trabalho mais sustentável, isso também pode trazer problemas na hora de criar uma rotina e ter disciplina com a criação dos seus posts.

Não se deixe enganar: apesar de não precisar publicar conteúdo novo todos os dias, o ideal é que você publique o máximo possível, mas sempre mantendo a qualidade.

Conteúdo não pode ser raso

Para ter sucesso com seu blog, especialmente no tráfego orgânico, você vai precisar criar conteúdo de qualidade. Isso significa fazer pesquisas sobre o tema, entender dados, criar infográficos, imagens autorais, testar produtos, e mais. Facilmente, eu demoro dias trabalhando em um único post.

Sim, até existem aqueles blogs com posts que são mais do mesmo, com textos criados por inteligência artificial. Mas, honestamente? Qualquer leitor consegue ver que não só o conteúdo desse tipo de blog é ruim, mas que o autor visa apenas o lucro, e não ajudar quem está lendo o texto. Não vá por esse caminho.

Resultados podem demorar

Se seu objetivo é ter acessos apenas através das pesquisas do Google, o famoso tráfego orgânico, saiba que os resultados com seu blog podem demorar. Isso porque não apenas blogs novos podem demorar para serem indexados, mas porque até você construir autoridade e entender as técnica de SEO, leva tempo.

Eu demorei em torno de 2 anos para conseguir ter um retorno significativo com meu blog, e 3 anos para finalmente viver dele. Esse resultado, porém, poderia ter sido acelerado caso eu tivesse usado estratégias de conversão e até mesmo tráfego pago.

Então, para respondermos às perguntas do começo do post sobre se ainda vale a pena criar um blog em 2024…

As pessoas ainda estão lendo blogs em 2024?

Sim!

A maior parte dos acessos dos blogs vem das pesquisas do Google, e hoje em dia o Google processa mais de 5 bilhões de buscas diariamente.

Além disso, segundo uma pesquisa publicada pelo Blogging Wizard, 70% das pessoas que usam a internet ainda lêem blogs. A diferença é que, ao contrário de antigamente onde as pessoas tinham seus blogs favoritos, hoje em dia elas lêem os posts porque eles aparecem nos resultados das pesquisas quando elas estão fazendo alguma busca.

Tem pessoas que nem percebem que estão lendo blogs, mas isso não muda o fato de que eles estão sendo lidos. 

O blog ainda está mais que vivo em 2024, e ele não vai a lugar algum tão cedo.

Existem pessoas que preferem ler ao invés de assistir vídeos?

Com certeza.

Basta você entrar nas redes sociais para encontrar alguém reclamando que hoje em dia todo conteúdo é vídeo, e tudo que eles queriam era um post rápido de blog ao invés de um vídeo de 10 minutos. 

O blog está morto? Não é bem assim! Veja alguns dados que mostram que os blogs ainda estão com tudo, e que tem muitas pessoas que preferem conteúdo em texto!
Alguns tweets pedindo pela volta do conteúdo em texto

Esse tipo de tweet aparece no meu feed pelo menos uma vez por mês. Sendo sincera, eu mesmo prefiro resultados em texto quando estou buscando algo no Google. 

Sim, os vídeos estão mais em alta no momento, mas isso não quer dizer que as pessoas não estão lendo blogs.

Dá para construir uma audiência e ganhar dinheiro com um blog?

Sim.

Já te expliquei que existem diversas formas de ganhar dinheiro com um blog, e que você pode combiná-las para aumentar ainda mais seus ganhos. Hoje em dia, aplicando as estratégias certas, é possível viver confortavelmente só com o dinheiro de um blog.

Além disso, é possível sim construir uma audiência engajada com seu blog, apesar de precisar de mais esforço do que redes sociais ou vídeos, onde as pessoas vão ver seu rosto, ouvir sua voz, e se conectar mais facilmente. Inclusive, estima-se que 70% das pessoas que visitam seu blog pela primeira vez nunca mais vão voltar.

Para diminuir esse número e fazer com que seus leitores visitem seu blog de novo, de novo e de novo, é preciso implementar uma estratégia focada em construção de audiência. A minha favorita é email marketing, que novamente envolve textos e é muito menos trabalhoso do que criar conteúdo para redes sociais.

Quanto dinheiro dá para ganhar com um blog?

Infelizmente, eu não tenho um número mágico para responder essa pergunta. É impossível dizer “se você criar um blog, vai ganhar tanto.”

A parte boa é que também não existe um limite de quanto você pode ganhar com seu blog. Pode ser que você comece ganhando centavos através de anúncios, que comece a fazer vendas afiliadas, venda seus próprios infoprodutos, e então escale seus rendimentos.

Você pode ganhar R$1, R$100, R$1000, R$10000 ou até mais do que isso. O Brandon Gaille, do The Blogging Millionaire, tem um estudo incrível sobre ganhos de blogs que você pode conferir (em inglês).

Blog para empresas vale a pena?

Apesar desse post ser voltado para indivíduos que querem criar seus próprios blogs e ganhar dinheiro com esse projeto, as vantagens de ter um blog mostradas aqui também se aplicam a empresas.

Não só a sua empresa vai conseguir mais tráfego orgânico, atraindo potenciais clientes, mas também vai ter um aumento de autoridade. Afinal, se sua empresa escreve posts incríveis sobre um tópico relacionado a área de atuação, é porque ela realmente entende do assunto.

Não só vale a pena criar um blog para a sua empresa, mas também costuma ser muito fácil fazer isso. Se o site foi criado no WordPress, basta acrescentar uma página de blog no menu, e criar os posts. Simples, né?

Caso queira alguns exemplos de como blogs podem ajudar a aumentar a autoridade da sua marca e conseguir potenciais clientes, eu sugiro dar uma olhada nos blogs da Hostinger e da Kinsta.

Ainda vale a pena criar um blog em 2024?

Sim, ainda vale a pena criar um blog em 2024! Não só é mais fácil criar conteúdo em texto, blogs também têm as grandes vantagens do conteúdo ser indexável, fazendo com que seus posts possam trazer resultados por anos, e você não precisa postar todos os dias.

As pessoas ainda estão lendo blogs, o blog não está morto, e você pode ganhar muito dinheiro aplicando as estratégias corretas no seu blog.

Te convenci a criar seu blog? Então leia o post abaixo para aprender a criar seu blog de maneira super fácil!

Como criar um blog no WordPress

Tire sua ideia do papel utilizando a plataforma mais poderosa do mundo para blogs.

VER POST

Perguntas frequentes sobre blogs

O que é um blog?

Um blog nada mais é do que um site que publica diversos artigos com frequência. Enquanto sites institucionais possuem algumas poucas páginas falando sobre a empresa e serviços oferecidos, um blog pode conter milhares de páginas com artigos diferentes.

Quanto se pode ganhar com um blog?

Não existe um limite de quanto você pode ganhar com blog. Combinando diversas formas de monetização, como anúncios, afiliados e infoprodutos, voce pode ganhar milhares de reais todos os meses.

É possível viver de blog?

Sim! Mesmo em 2024 ainda é possível viver de blog. Para isso, você vai precisar criar posts de qualidade, conseguir visitas e monetizar seu conteúdo através de anúncios, afiliados, infoprodutos e publiposts.

Como se monetiza um blog?

As principais estratégias para monetizar um blog são através de anúncios (aqueles banners que aparecem em vários locais), e vendas de produtos dentro dos posts.

Quanto custa criar um blog?

Você pode criar um blog gratuitamente usando plataformas como o Blogger. Caso pretenda transformar seu blog em um negócio, porém, vale a pena usar uma plataforma mais poderosa, como o WordPress.org. Ela também é gratuita, porém precisa de um domínio e hospedagem para funcionar. O custo desses dois serviços gira em torno de R$180 no primeiro ano.

ALYSSA PRADO

Além de criar blogs desde os 9 anos, sou formada em Ciências da Computação pela UFSC e pós graduada em Marketing Digital pela Universidade NOVA de Lisboa. Criei o Blogueira Inteligente para te ajudar a criar um blog de sucesso sem precisar de milhares de acessos.

14 comentários em “Ainda vale a pena criar um blog em 2024? Dá dinheiro?”

  1. Olá, ALYSSA Parabéns Pelo post e pelo Blog.
    (Eu vou deixar um comentário aqui que pode somar com este post sobre o TEMA.)
    Olha eu vou ser bem sincero, eu comecei o meu blog 3 anos atrás. posto quase todos os dias. o Resultado Vem aos poucos. nos primeiro 3 meses eu postava direto. parei por um mês. Depois de 4 meses eu fui ver os resultados no Google Search Console. o Gráfico só subindo semana a semana. ai eu me fiz uma pergunta para eu mesmo que é parecido com o titulo desse post “Ainda vale a pena continuar com o blog ?” cara sim. porque os Resultados na busca orgânica é consistente uma fez que você posiciona o blog, os artigos e categorias nas buscas do google Milhares de pessoas irão achar o seu blog. No meu ponto de vista o segredo é não deixar o BLOG parado, ou seja não deixe de postar.

    De fato os resultados vem, porém vai depender sempre do dono do BLOG
    “você que é o piloto sacou”

    Responder
  2. Boa tarde.
    Achei muito interessante as informação de como criar um blog, mas me bateu uma duvida lendo é possível utilizar o blog num contexto mas social não voltando pra negocio? deixa eu exemplificar gostou muito de ler manga me pego analisado sozinha, e vejo a necessidade de por para fora, o que já tentei por outras rede(facebook,instagram, etc.) mas pela ou a educação(pra não dizer outra coisa) desamina você se dedicar neste aspecto! queria saber e dar pra tratar destes tipo e outros assuntos sendo aleatórios?

    Responder
    • Dá sim, isso é um blog pessoal ao invés de blog profissional (com nicho específico voltado para ganhar dinheiro). Costuma funcionar super bem pra construir comunidade e achar pessoas com o mesmo gosto que você 🙂

      Responder
  3. Artigo muito rico. Obrigada! Gostaria de saber referente aos ganhos com afiliado, posso colocar link no blog antes de enviar para Google Adesense?

    Responder
  4. Realmente ainda vale a pena sim e o segredo é consistencia. postar todos os dias artigos bons e relevantes. e principalmente não ter pressa pois os resultados são vistos a longo prazo.

    Responder
  5. Alyssa, foi engrandecedor pra mim ler seu texto. Estou encorajada agora a seguir esse caminho. Amo ler e amo escrever, disso que preciso. Muito obrigada pelas explicações.

    Responder

Deixe um comentário

ACADEMIA DE BLOGS

Quer ganhar dinheiro com a internet, mas não faz ideia de por onde começar?

Na Academia de Blogs a gente dá todas as dicas e o apoio para você criar um blog que pode te dar uma boa renda, sem complicação.

Nossa missão é te ajudar desde o primeiro clique até começar a ganhar dinheiro com o seu blog.

Por uma pequena assinatura mensal você ganha:

CURSOS BÁSICOS

Aulas passo a passo para te ajudar nos seus primeiros passos como blogueiro

MÓDULOS AVANÇADOS

Aulas com estratégias para te fazer chegar mais longe

TIRA DÚVIDAS AO VIVO

Abra o seu microfone e faça todas as suas perguntas

MASTERCLASSES ESPECIAIS

Aulões ministrados por especialistas sobre novidades na área

GRUPO DE SUPORTE

Converse com outros blogueiros que estão na mesma jornada e tire suas dúvidas