Como atualizar posts de blog – Passo a passo fácil

Atualizado em

Por Alyssa Prado

Aprenda como atualizar os posts do seu blog com esse passo-a-passo fácil para todos os nichos.

Quando se trata das pesquisas do Google, muitos blogueiros têm a seguinte dúvida:

O que é melhor: posts novos ou posts antigos?”

A resposta não é assim tão simples. Ao mesmo tempo que posts antigos possuem certa autoridade, por já terem sido escritos há mais tempo, posts novos possuem informações mais relevantes e atualizadas.

Sendo assim, o ideal é que você tenha um post antigo com conteúdo atual.

E como fazer isso? Atualizando os posts do seu blog.

Essa é uma das grandes vantagens dos blogs em relação a outras plataformas. Enquanto você precisa regravar vídeos ou criar novos posts do Instagram quando algo muda, nos blogs você pode apenas editar e atualizar o seu conteúdo. 

Nesse post, eu vou te ensinar como atualizar posts de blog, mostrando um passo-a-passo simples que você pode aplicar para textos de qualquer nicho.

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Como determinar se um post precisa ser atualizado

Apesar de ser uma boa prática atualizar seus posts periodicamente, alguns deles vão precisar de mais atenção do que outros.

Quando for criar a lista de quais posts atualizar, inclua aqueles que:

  • Possuem informações desatualizadas: se algo que você escreveu deixou de ser verdade, ou teve alguma mudança. Por exemplo: mudança de horário de uma atração, preço de um produto ou serviço, ou até mesmo se sua opinião sobre o assunto mudou.
  • Foi derrubado pela concorrência: se seu post antes estava no topo das pesquisas, e agora ele mal aparece na primeira página, é sinal de que é hora de melhorá-lo.

Eu também não sugiro que você monte sua lista por ordem cronológica. Acesse o seu Analytics, veja quais são os posts mais acessados através das pesquisas, e comece do mais para o menos acessado. 

É importante manter os posts que já estão indo bem no topo das pesquisas, antes de passar para aqueles posts que atualmente tem zero ou poucos acessos.

Todos os anos, por exemplo, eu atualizo os meus guias de compras nos Estados Unidos. Até agora eles nunca sairam da #1 posição das pesquisas, mas para que isso não mude, é importante que as dicas sejam de produtos atuais, e não de itens que foram lançados 5 anos atrás.

Analises pré-atualização

Agora que você já sabe quais posts precisam ser atualizados, é hora de analisar o que precisa ser mudado. 

Para cada post, é preciso fazer as seguintes análises:

  1. Concorrência
  2. Sugestões do Google
  3. Estrutura do post
  4. SEO
  5. Conteúdo

Análise da Concorrência

Um passo esquecido pela maior parte dos blogueiros. Porém, se você quer chegar na primeira posição dos resultados do Google, é preciso entender que você não está escrevendo em um limbo. Você está competindo com as pessoas que já estão nos primeiros resultados das pesquisas, e é importante saber o que eles estão fazendo para que você faça melhor.

Para analisar a concorrência, a primeira coisa que você precisa fazer é entrar no Google e pesquisar pela palavra-chave do seu post. O Google vai exibir entre oito a dez artigos que ele considera que respondem a essa pesquisa.

Onde está seu público-alvo?

Se você está fazendo essa pesquisa em um país diferente do seu público-alvo, por exemplo, você está nos Estados Unidos mas seu público é brasileiro, é importante usar uma VPN para ter acesso aos resultados relevantes.

A primeira página e seus resultados são diferentes dependendo do país de onde você está fazendo a pesquisa. Você quer escrever posts melhores do que aqueles que aparecem em primeiro lugar para o seu público, por isso é importante saber quais são esses posts.

Usando uma VPN, você consegue fazer o Google acreditar que você está no país da sua audiência, e assim você consegue ver de quais posts você precisa ganhar para aparecer em #1 para o seu público.

Eu recomendo a NordVPN, que tem um ótimo custo-benefício, inúmeros servidores ao redor do mundo, e ainda te protege de ataques e links maliciosos da internet. Além disso, a conexão é muito rápida, perfeita para quem também vai aproveitar esse serviço para assistir os catálogos de streaming de outros países!

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Acesse cada um desses artigos, e anote as seguintes informações:

  • Quantidade de palavras (você pode usar a extensão WordCount do Chrome)
  • Seções interessantes
  • Quantidade de imagens, vídeos e outras mídias
  • Tópicos abordados
  • Estrutura do post

A ideia aqui não é copiar a concorrência. É entender o que eles fizeram para aparecer em primeiro lugar nas pesquisas. Na hora de atualizar posts de blog, você vai usar essas informações para escrever algo ainda melhor.

Repare também se todos os artigos têm estruturas similares. Se todos eles são uma lista, por exemplo, é porque o Google entende que é isso que o leitor está procurando quando faz essa busca. 

Análise das Sugestões do Google

Como você quer chegar no primeiro lugar das pesquisas do Google, é importante entender as dicas que a própria empresa te dá sobre uma busca.

Quando você busca por algo, o Google mostra três tipos de sugestão:

  1. Sugestões de busca
  2. As pessoas também perguntam
  3. Pesquisas relacionadas

As sugestões e as pesquisas relacionadas te ajudam a entender o que os leitores querem saber sobre um tópico. Por exemplo, pesquisando por “paletas de sombra“, as sugestões e pesquisas relacionadas são:

  • Paletas de sombras baratas
  • Paletas de sombras profissional
  • Paletas de sombras Vult
  • Paletas de sombras coloridas

E assim por diante. Se seu post é uma lista de recomendação de várias paletas, você pode acrescentar uma seção de paletas baratas e outra apenas para profissionais, para corresponder a essas pesquisas.

Assim, quando uma pessoa procurar por esses termos, seu post tem mais chance de aparecer para essa busca. Lembre-se que por mais que você escolha uma palavra-chave principal para trabalhar, seu post pode aparecer nos resultados para milhares de buscas diferentes!

Na hora de atualizar posts de blog, use as sugestões do Google para melhorar seu conteúdo.
Sugestões de pesquisa do Google

Já o “as pessoas também perguntam” (outras pessoas querem saber) é uma excelente fonte de perguntas para a seção de FAQ, as perguntas frequentes que devem aparecer nos seus posts. 

Em vez de tentar adivinhar quais são as perguntas da sua audiência sobre esse tópico, use as perguntas que o Google sugere e responda cada uma delas no seu post.

Para criar a seção de FAQ do seu post, utilize as sugestões do Google.
As perguntas sugeridas pelo Google são ótimas para adicionar ao FAQ do seu post

Análise da Estrutura do Post

Agora é hora de abrir o seu post e começar a analisar o estado atual do seu texto.

Primeiramente, você precisa prestar atenção na estrutura do seu post em relação aos posts que o Google está exibindo na primeira página.

Se ele só exibe listas, é porque entende que é isso que o leitor está buscando. Se ele exibe apenas comparações ou reviews de produtos, é porque ele acredita que é isso que corresponde a intenção da busca.

Analise a estrutura atual do seu post, e veja se ela corresponde a aquelas que estão na primeira página.

Análise de SEO

Se você não faz ideia do que é SEO, ou para que serve, sugiro que você primeiro leia o post de SEO para blogs antes de continuar a leitura.

Para fazer a análise de SEO, você primeiro precisa determinar qual é a palavra-chave a ser trabalhada. Deve ser o mesmo termo que você pesquisou no Google na hora de fazer a análise da concorrência.

Com a palavra-chave em mãos, analise se você lembrou de incluí-la:

  • No título
  • Primeiro parágrafo
  • Ao longo do texto
  • Meta-descrição
  • Subtítulos
  • URL
  • Endereço das imagens
  • Descrição das imagens

Se quando você escreveu o post você ainda não aplicava as técnicas de SEO, pode ser que você não tenha escolhido uma palavra-chave quando escreveu o post. Não se preocupe, pois você vai poder atualizar o post e incluí-la em todos os locais necessários.

Além disso, verifique também que você inseriu:

  • Links internos
  • Links externos
  • FAQ (Perguntas Frequentes)
  • Tabela de Conteúdo
  • Imagens

Para facilitar a leitura, é interessante notar também se você utilizou listas, parágrafos curtos, e dividiu o post em seções.

Anote todas as melhorias que devem ser feitas em relação a SEO.

Análise do Conteúdo

Por último, para atualizar posts de blog, basta analisar se alguma parte do seu conteúdo encontra-se desatualizada. Isso é muito comum em posts de reviews, atrações, locais, comparações, lançamentos e mais.

Alguns itens que frequentemente mudam ao longo do tempo:

  • Modelos de produtos (iPhone 13 x iPhone 14, por exemplo)
  • Preço
  • Horários
  • Cardápio
  • Funcionalidades
  • Planos

Conclusão das análises

Com todas as análises feitas, é hora de editar o post. Você pode até pensar em fazer essas duas partes em conjunto, mas eu sugiro que faça cada uma delas separadamente.

Ao anotar as mudanças de SEO que precisam ser feitas, por exemplo, você pode reparar se sempre esquece a palavra-chave em um determinado local, ou se escreve parágrafos longos com frequência.

Anotando o que a competição fez de melhor, você pode notar que não costuma colocar muitas imagens, por exemplo. 

Entendendo quais são as suas falhas mais comuns, você consegue não repeti-las nos próximos posts que for escrever.

Além disso, seguir um passo-a-passo garante que você não vai esquecer de nada. É muito fácil mudar um parágrafo porque ele está muito longo, e esquecer de atualizar as informações contidas nele. Com tudo anotado, você não esquece de fazer mudanças importantes.

Como atualizar posts de blog: passo-a-passo fácil

As análises já mostram o que você precisa melhorar no seu post. Na hora de editá-lo, porém, eu sugiro que você siga uma ordem lógica:

  1. Reestruturar post
  2. Adicionar seções e conteúdo
  3. Atualizar conteúdo
  4. Melhorar o SEO

Seguindo essa lista, você não vai ter que fazer o mesmo trabalho duas ou três vezes.

Para editar um post no WordPress, basta acessar o seu painel e escolher Post >> Todos os Posts. Encontre o post desejado e clique em “Editar”.

É muito fácil atualizar um post dentro do WordPress. Basta acessar a listagem de posts e clicar em "editar" no post desejado.
Clique em “editar” para editar o post desejado.

Reestruturar o post

Esse passo só é necessário caso você tenha verificado que a sua estrutura não é igual aos dos posts que já aparecem na primeira página das pesquisas.

Se seu post é apenas vários parágrafos divididos em seções, e a estrutura predominante nas buscas é uma lista, refaça seu texto em forma de lista.

Se a maior parte dos posts são sugestões de 10 produtos, e você só tem 3, adicione mais produtos.

E assim por diante. Aqui não tem mistério, é realmente só refazer a estrutura do seu post.

Caso tenha dificuldade em estruturar seus posts, você pode utilizar uma ferramenta de inteligência artificial como o Chat GPT ou o Koala para te ajudar com essa parte. Eu mostrei como fazer isso no post de como utilizar IA no seu blog.

Você pode usar ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, para atualizar os posts do seu blog.
Exemplo de estrutura do post criada pelo ChatGPT

Adicionar seções e conteúdo

A única situação em que você não precisa seguir esse passo da atualização é se seu post já for o primeiro lugar nas pesquisas. Nesse caso, passe direto para o passo seguinte.

Essa atualização é relacionada ao que você aprendeu sobre a concorrência e as sugestões do Google. 

Viu que os outros blogs abordam um tópico que você não tinha falado sobre? Adicione uma nova seção no seu post e fale sobre o assunto, utilizando as suas palavras e a sua expertise.

Notou que eles tem uma seção de tutorial passo a passo sobre o assunto com imagens? Adicione um tutorial ainda mais detalhado, e se possível até um vídeo.

Todos os posts possuem 10 imagens e o seu apenas uma? Insira mais imagens.

Aqui é para realmente tornar o seu post melhor do que os que já existem por aí.

Também é agora que você vai tentar aprofundar seu post caso tenha reparado que ele é muito raso em comparação aos demais. Não dá para querer chegar em primeiro lugar com um post de 600 palavras, se os textos na primeira página tem mais 2000 ou mais.

Atualização do Conteúdo

Adicionar mais conteúdo não quer dizer que você se livrou do seu texto original. Leia o texto por inteiro e atualize o que for necessário.

Lembre-se que essa atualização pode incluir mudar recomendações de produtos ou serviços.

Por exemplo, nos meus guias de compras, eu sempre faço uma atualização em setembro para mudar o modelo recomendado de iPhone para o modelo mais atual. Nas dicas de compras de maquiagem, quando uma paleta nova fica muito popular, eu atualizo a indicação.

Se todas as informações do post ainda forem verdadeiras, e se você só estiver atualizando para tentar melhorar seus resultados nas pesquisas, esse passo pode não ser necessário. 

Atualização de SEO

Por último, pegue todas as anotações da análise de SEO e aplique as técnicas que ainda não foram implementadas no seu post.

Isso pode incluir reescrever alguns parágrafos para incluir a palavra-chave, mudar o nome e a descrição das imagens, e até mesmo refazer o título e a meta-descrição.

Atenção para mudança de URL! Se seu post já está aparecendo nas pesquisas do Google, uma mudança de URL vai fazer com que os leitores acessem uma página de ERRO até o Google pegar essa mudança e desindexar a URL antiga. Para garantir que isso não aconteça, lembre-se de fazer o redirecionamento entre as URLs.

Pessoalmente, eu só mudo a URL se ela estiver muito ruim, já que mesmo com o redirecionamento, é possível que você perca posições nas pesquisas.

Na análise das sugestões do Google, você conseguiu várias perguntas para adicionar ao FAQ (perguntas frequentes). Para criar essa parte do post no WordPress, lembre-se de usar um bloco próprio para isso, como o bloco de FAQ do RankMath. 

Esses blocos possuem marcações (códigos) que indicam para o Google que essas perguntas são o FAQ da página, fazendo com que elas apareçam nas pesquisas embaixo do post. Só inserir as perguntas e respostas como texto normal até ajuda o leitor, mas não te ajuda tanto com o Google. 

Utilize as marcações corretas para que o Google reconheça o FAQ dentro do seu blog. Imagem de um post aparecendo na página de resultados do Google com duas perguntas do FAQ sendo exibidas.
Um post no Google com o FAQ marcado de forma correta.

Como exibir a data de atualização do post

Por padrão, mesmo depois de atualizar um post, o WordPress continua exibindo a data de publicação.

Para resolver esse problema, você poderia, por exemplo, adicionar um aviso no começo do post que ele vai atualizado em tal data.

Porém, dessa maneira, o Google vai continuar exibindo a data de publicação do post nas pesquisas, ao invés da data de atualização. Isso faz com que algumas pessoas deixem de clicar para ler seu post, pois ele aparenta ser velho e desatualizado. Por isso, o melhor é substituir nas pesquisas a data de publicação pela de atualização.

Como fazer isso depende do tema que você está utilizando. No GeneratePress, por exemplo, bastou inserir o seguinte código no arquivo functions.php:

add_filter( 'generate_post_date_output','tu_add_to_post_date' );
function tu_add_to_post_date( $output ) {
    return 'Atualizado em ' . $output;
}

add_filter( 'generate_post_date_show_updated_only', '__return_true' );

Você pode pesquisar na documentação do tema que você estiver utilizando pelo código para exibir a data de atualização.

Se não quiser mexer com códigos, porém, também é possível utilizar um plugin para isso. A minha recomendação é o WP Last Modified Info.

Basta instalar o plugin, ativar e acessá-lo em Configurações >> WP Last Modified Info.

Na primeira tela, você decide como será exibido o aviso de atualização dentro do post. Você determina onde o aviso será exibido (começo ou final), qual o formato da data, e o autor. Dentro do campo “HTML Template to Display” você pode modificar o texto “Last Updated on” por “Atualizado em” para que o aviso seja exibido em português.

Utilize o plugin WP Last Modified Info para exibir um aviso mostrando que o post foi atualizado.
Modifique o texto dentro do HTML para exibir o aviso de atualização em português.

Para que o Google pegue essa data de atualização, porém, você precisa acessar a aba “Schema” e escolher um dos esquemas disponíveis. Eu sugiro o “Compatibility Mode”, para que o plugin tenha compatibilidade com o schema utilizado pelo seu plugin de SEO.

Na hora de atualizar posts, é importante que o Google consiga mostrar a data de atualização. Imagem da aba de schema do plugin WP Last Modified Info.
Com o Schema definido, o Google consegue entender quando o post foi atualizado.

Conclusão

Como você pode ver, não existe muito mistério na hora de atualizar posts de blog. Basta analisar a concorrência e o estado atual do seu post, e fazer as melhorias necessárias.

Apesar do Google preferir posts antigos mas com conteúdo atual, apenas atualizar seus posts não garante uma boa colocação nos resultados das pesquisas. Para isso, você precisa criar conteúdo de qualidade, que responda as dúvidas dos leitores, e que corresponda a intenção da busca.

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ALYSSA PRADO

Além de criar blogs desde os 9 anos, sou formada em Ciências da Computação pela UFSC e pós graduada em Marketing Digital pela Universidade NOVA de Lisboa. Criei o Blogueira Inteligente para te ajudar a criar um blog de sucesso sem precisar de milhares de acessos.

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