Como escrever um Post de Blog: O Guia Completo

Atualizado em

Por Alyssa Prado

Aprenda como escrever um post de blog incrível com esse guia completo. Passo a passo para estruturar, escrever, editar e publicar seu post de maneira fácil.

Só existe uma certeza na vida de um blogueiro: escrever posts.

Você até pode contratar um redator para fazer isso por você depois que seu blog crescer. Mas, no começo, a criação de conteúdo é por sua conta.

E apesar dessa ser uma tarefa muito simples em teoria (é só escrever), não sou poucas as dúvidas que surgem na hora de começar a digitar.

O que eu escrevo? Em que ordem? Como eu começo? Como eu termino? 

Porém, não se preocupe. Nos próximos parágrafos, você vai descobrir a resposta para todas essas perguntas e mais.

Eu vou te explicar tudo que você precisa saber para escrever um post de blog sem complicações. Você vai entender sobre o que escrever, como fazer a pesquisa, montar a estrutura de um post, criar o conteúdo, e até mesmo como otimizá-lo para o Google.

Prefere aprender em vídeo?

Uma parte do conteúdo desse post também está disponível em vídeo. Caso prefira esse formato, considere se inscrever no canal do Blogueira Inteligente.

Como escrever um post de blog: passo a passo

  1. Decidir o que escrever
  2. Fazer a pesquisa
  3. Criar a estrutura do post
  4. Escrever o post
  5. Otimizar para internet
  6. Criar imagens e outras mídias
  7. Aplicar as técnicas de SEO
  8. Publicar post no blog

Como descobrir o que escrever 

Antes de mais nada, você precisa decidir qual post criar. No começo, é normal tomar essa decisão por conta própria, pensando apenas no que você acha que seria legal, ou até mesmo escrevendo sobre suas próprias experiências e sobre o seu dia-a-dia.

Porém, se você quer ter um blog lucrativo e transformá-lo em um negócio, vai precisar de acessos. E, para que as pessoas acessem seus posts e consumam o conteúdo, elas precisam estar interessadas no que você tem a dizer.

Se ninguém te conhece, ninguém quer saber o que você comeu no almoço ou o que você fez hoje. 

Em vez disso, tente focar em responder as principais dúvidas dentro do seu nicho, e solucionar problemas que os leitores podem estar enfrentando.

Um exemplo prático são os meus guias de compras nos Estados Unidos, lá do meu blog de viagens. No começo, eu publicava posts do tipo “Minhas comprinhas na Califórnia”. Mas, como eu era uma pessoa completamente desconhecida e com zero autoridade nesse nicho, ninguém queria saber disso.

Foi só depois que eu comecei a escrever posts úteis, como “melhores maquiagens para comprar nos Estados Unidos”, que os acessos começaram a crescer. Isso porque eu não estava mais focando em mim, mas sim na dor do leitor (não saber o que comprar), e oferecendo uma solução (lista completa com recomendação de produtos).

Entende a diferença?

E como você descobre quais são as dores e dúvidas dos leitores? Você pode:

  • Fazer a pesquisa de palavras-chave, para descobrir o que as pessoas estão procurando no Google sobre o assunto.
  • Ler os comentários da concorrência, como outros blogs, canais do YouTube e perfis do Instagram do seu nicho. Veja quais são as perguntas que as pessoas estão fazendo.
  • Perguntar para a sua audiência, caso você já tenha seguidores em redes sociais.

Eu recomendo que você use todos esses métodos e crie uma lista de posts para publicar no seu blog.

Caso tenha dificuldades, aqui no blog tem um guia completo sobre como fazer pesquisa de palavras-chave. Tenho certeza que esse post vai te dar várias ideias legais e te fazer entender melhor o processo de como descobrir o que escrever.

Como fazer pesquisa de palavras-chave

Como fazer pesquisa de palavras-chave [Passo a passo Fácil]

LER AGORA

Com essa lista de posts para serem publicados, escolha um deles para escrever primeiro. Se estiver começando, eu sugiro escolher aquele que você tem mais domínio sobre o assunto, para facilitar.

Fazendo a pesquisa

A verdade é a seguinte: para alguns posts, você vai precisar fazer uma pesquisa sobre o assunto. Já para outros, dependendo da sua experiência, pode ser que consiga escrever sem consultar outras fontes.

Usando novamente o exemplo dos meus guias de compras nos Estados Unidos. Apesar de eu saber quais produtos recomendar para diversas categorias, outras como enxoval de bebê fugiam da minha expertise. Sendo assim, li centenas de resenhas na Amazon, consultei blogs de maternidade e vi vídeos no YouTube para saber quais itens incluir nos meus posts.

Nos casos de posts de listas de produtos, muito comuns em blogs que utilizam afiliados como forma de monetização, você pode ter que pesquisar:

  • Produtos
  • Características
  • Benefícios
  • Preço
  • Onde comprar
  • Comparação com produtos similares

Você pode ler reviews em lojas online, no YouTube, e até mesmo em outros blogs. 

Já para tópicos mais científicos, que precisam de maior embasamento, você pode usar estudos disponíveis em sites como o Google Scholar. Também existe uma inteligência artificial muito legal chamada Consensus, que te ajuda a encontrar artigos sobre diversos tópicos.

Nesses casos, pode ser que você precise pesquisar por:

  • Conceitos
  • Estatísticas
  • Gráficos
  • Experimentos
  • Teorias

Quando for escrever o texto, lembre-se de citar suas fontes. Isso passa mais credibilidade para o leitor, e até mesmo para o Google.

Não tem certo ou errado na parte de pesquisa, o quanto você precisa pesquisar depende do seu nível de conhecimento e do conteúdo que estiver criando. 

Criando a estrutura do post

Antes de começar a estruturar seu post, é interessante dar um Google no assunto sobre o qual você vai escrever e analisar os posts que aparecem na primeira página dos resultados da pesquisa. 

Se todos esses posts forem listas, por exemplo, é porque o Google entende que esse é o formato que mais ajuda o usuário. 

Para estruturar seu post, primeiro decida qual o tipo de post que você vai escrever. Algumas possibilidades são:

  • Listas
  • Reviews
  • Comparações
  • História
  • Opinião
  • Tutoriais
  • Guias
  • Roteiro
  • Relatório
  • Estudos de Caso

Tendo isso decidido, comece a organizar suas ideias em uma ordem lógica. Primeiro você vai introduzir o assunto, e depois? Qual é a próxima informação que o leitor precisa saber?

Faça essa pergunta e vá anotando quais seções devem aparecer no seu post, e em qual ordem.

Criando a estrutura do post usando inteligência artificial

Pessoalmente, criar a estrutura do post para mim é a parte mais difícil. Mesmo tendo ideia do que eu vou escrever, escolher qual a melhor ordem, e quais tópicos devem ser abordados dentro do assunto ainda me leva um bom tempo.

Felizmente, hoje em dia essa parte pode ser feita com ajuda de ferramentas de inteligência artificial. 

A minha favorita para isso é o Koala, que não só escreve posts incríveis e otimizados para SEO, mas também cria estruturas excelentes. E o mais legal é que o outline criado pela ferramenta é editável, então se quiser você consegue mudar seções de lugar, renomeá-las e até acrescentar ou remover alguns tópicos na estrutura sugerida pela ferramenta.

Você pode usar ferramentas como o Koala para criar a estrutura do post por você.
Estrutura de um post criada pelo Koala

Você também pode usar o Chat GPT para criar a estrutura do post. Basta acessar a ferramenta e escrever o seguinte comando:

Crie a estrutura de um post sobre "insira seu tópico aqui"

Com a estrutura criada, você pode enviar outros comandos para modificá-la, e acrescentar ou remover seções.

O ChatGPT é outra ferramenta que pode te auxiliar a escrever um post de blog.
Estrutura do mesmo post criada pelo ChatGPT

Escrevendo um post

Pesquisa feita, estrutura criada… Agora é hora de realmente escrever o post.

Onde escrever um post de blog

Apesar de ser possível escrever seu post diretamente dentro da plataforma do seu blog, seja ela WordPress, Blogger, Wix ou outra, eu não recomendo essa abordagem. Isso porque se um dia acontecer algum problema e seu blog sair do ar, você pode perder todo o seu conteúdo.

Minha sugestão é que você escreva em uma plataforma na nuvem. Assim, mesmo que seu computador tenha problemas, ou que o blog saia do ar, você ainda vai ter uma cópia salva. 

Eu sugiro usar o Google Docs, que além de ser gratuito, também oferece correção ortográfica. O legal é que se você utiliza um “subtítulo 2”, ou “subtítulo 3” dentro do Docs, na hora de colar o post no WordPress, ele já vai estar com a formatação correta. Muito prático.

Nunca escreva seus posts de blog diretamente dentro da plataforma. Use uma plataforma em nuvem para não perder seus textos em caso de qualquer problema. Na imagem, um post escrito no Google Docs.
Exemplo de um post escrito no Google Docs

Escrevendo a introdução

A introdução é onde você explica para o leitor o que vai ser abordado no post, e porque essa informação é importante.

Tente começar com um gancho, com uma frase que chame atenção, ou até mesmo com uma história relacionada ao assunto. Eu gosto muito dessa segunda opção, pois ajuda o leitor a se conectar com você, o que é mais difícil de fazer por texto. 

Você também pode usar a introdução para mostrar para o leitor que você tem expertise sobre o tópico que vai escrever sobre, e mostrar que esse é o post que ele está procurando. 

Um exemplo do meu próprio blog:

Normalmente, eu falo nos meus posts que o melhor destino depende muito do seu tipo de viagem e objetivo. Quando se fala de compras, no entanto, não existe espaço para debate – o melhor lugar para fazer compras é nos Estados Unidos. Fora algumas exceções, como artigos de luxo de marcas europeias, por exemplo, tudo é mais barato nos EUA, especialmente se comparado ao Brasil. [INTRODUÇÃO DO TÓPICO]

Eu não sabia disso na minha primeira viagem, e confesso que voltei dos states com praticamente nada interessante na mala. Nas minhas visitas seguintes, no entanto, já mais velha, pesquisei por dias o que realmente valia a pena comprar por lá, e precisei rezar para todos os santos padroeiros da bagagem para não passar do limite de peso. Confesso que essa situação se repetiu inúmeras vezes. [HISTÓRIA E EXPERTISE]

Mas a verdade é que, mesmo quase tudo sendo mais barato, ainda é difícil saber o que comprar, até porque sendo bem sincera algumas coisas valem mais a pena do que outras. Um óculos Ray Ban Aviator, por exemplo, custa um pouco menos nos Estados Unidos comparado ao Brasil, e aqui você ainda tem a opção de parcelar. É fácil ver que não vale a pena gastar seus dólares com esse item lá fora. [PORQUE É IMPORTANTE O POST] 

E como saber o que realmente vale a pena? Pesquisando! Mas admito que isso pode levar bastante tempo, e talvez você preferia se concentrar no planejamento do resto da viagem. Pensando nisso, reuni aqui nesse post os melhores produtos quando se fala sobre o que comprar nos EUA em 2023. Dei dicas de eletrônicos, produtos de beleza, roupas, acessórios para malhar, coisas para bebê e tudo mais que descobri que compensa trazer na mala.” [O QUE VAI SER ABORDADO]

Conteúdo do post

Depois de introduzir o assunto, é hora de criar o conteúdo em si, onde você dá as dicas, responde perguntas e resolve problemas.

Aqui não tem mistério, não tem passo-a-passo. Tudo depende do tipo de post que você está criando, da estrutura, da sua pesquisa…

Sei que é frustrante eu não poder te dizer “escreva assim ou assado“, mas essa parte é realmente particular de cada post.

Conclusão do post

A conclusão não precisa ser muito grande. No geral, a maior parte dos blogueiros conclui um post:

  • Resumindo o conteúdo abordado
  • Fazendo uma chamada para ação

Sendo que essa chamada pode ser para se inscrever na lista de emails, para ler um outro post, ou até mesmo para o leitor deixar um comentário.

Dependendo do tópico, depois da conclusão, você também pode incluir uma seção de perguntas frequentes.

Não deixe de concluir seu post. É desagradável quando o post parece acabar no meio do conteúdo, sem nenhum tipo de fechamento.

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Na Imersão Conteúdo que Converte, você aprende como:

  • Descobrir quais posts as pessoas realmente querem ler
  • Atrair leitores que se interessam pelo seu conteúdo
  • Criar um conteúdo de alta qualidade
  • Construir uma comunidade onde você é o líder
  • Escrever posts que vão vender no automático

Aprenda como criar posts que vão te trazer mais acessos, transformar leitores em fãs, e fazer mais vendas.

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5 Dicas para escrever um post de blog melhor

Um post de internet é muito diferente de redação do colégio ou artigo científico. A verdade é que a grande maioria das pessoas que acessarem seu conteúdo vão escaneá-lo antes de passar para a leitura. Isso quer dizer que elas vão rolar o post lendo apenas subtítulos e listas, para entender se seu texto responde ao que elas querem saber.

Para facilitar esse escaneamento, certifique-se de aplicar as seguintes técnicas:

  • Divida o texto em seções: quebrando seu post em várias seções menores, o leitor consegue entender mais facilmente quais são os tópicos abordados.
  • Insira uma tabela de conteúdo (index): o index é aquele bloco exibido no começo do post com tudo que vai ser abordado dentro do texto. Ele mostra cada uma das seções e subseções.
Na hora de escrever um post de blog, lembre-se de aplicar técnicas para facilitar a leitura, como inserir a tabela de conteúdo (index). Na imagem uma tabela de conteúdo de um post.
Exemplo de tabela de conteúdo (index) de um post

Além disso, uma grande parte dos acessos dos blogs atualmente é feito através do celular. E não existe nada pior do que ler um texto gigante, sem espaçamento, em uma tela minúscula. Por isso, para facilitar a leitura e garantir que o leitor não vai sair correndo da página, atente-se para:

  • Parágrafos curtos: não crie blocos enormes de texto. Deixe cada um dos seus parágrafos com poucas frases, em torno de 2-3.
  • Imagens: imagens, vídeos e outras mídias quebram os blocos de texto e dão um respiro visual para o leitor.
  • Listas e tabelas: mesmo princípio das imagens, quebra um pouco o texto e torna ele mais fácil de compreender.

O que eu costumo fazer é acessar o post pelo celular ainda na fase de edição. Se eu vejo que tem muito texto em sequência, eu tento encaixar uma imagem ou lista para ficar menos pesado.

Inserindo os posts no blog

Se você escreveu o seu post já formatado no Google Docs ou outra ferramenta, passá-lo para dentro da plataforma do seu blog costuma ser muito simples.

Adicionando um post no WordPress

Para criar um novo post no WordPress, acesse o painel e no menu escolha a opção Posts >> Adicionar Novo. O painel de edição de posts irá aparecer.

Insira o título do seu post e abaixo cole o conteúdo. Você vai ver que o editor de blocos do WordPress detecta automaticamente o que é negrito, itálico, subtítulo e lista, e formata o texto de acordo.

Faça as mudanças que achar necessárias e salve seu post como rascunho. 

Você pode simplesmente colar seu texto dentro do WordPress, e ele manterá a formatação original. Na imagem um post dentro do editor do WordPress.
Título e conteúdo do post inseridos no WordPress

No menu lateral, na aba “Post”, escolha uma categoria, imagem de destaque e escreva um pequeno resumo para ser exibido nas páginas de arquivo e de categorias.

Adicionando um post no Blogger

No menu do Blogger, clique no botão “Novo post” para abrir o editor de posts.

Insira o título no campo apropriado, e em seguida cole o seu texto. Por ser um editor de texto padrão, e não em blocos como WordPress, você vai ver que a formatação também é automática.

No menu da lateral direita, escolha qual será a URL do post, e adicione as labels correspondentes.

Você pode colar o seu post dentro do editor do Blogger que ele irá manter a formatação inicial.
Inserindo um post no Blogger

Aplicando técnicas de SEO

Se você pretende ter acessos orgânicos, ou seja, se pretende que seus posts apareçam na primeira página do Google, você precisa aplicar neles as técnicas de SEO.

SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization, otimização para motores de busca. Essas técnicas de otimizações que você pode aplicar dentro do seu post, para que ele tenha mais chances de aparecer no topo das pesquisas.

Aqui no blog tem um post completo sobre SEO para blogs. Além disso, eu também possuo um ebook gratuito explicando essas técnicas em detalhes. Para recebê-lo, basta preencher o formulário abaixo:

A maior parte das técnicas de SEO que você precisa aplicar na hora de escrever um post de blog estão relacionadas à palavra-chave para qual você quer ranquear. Ou seja, você deve adicionar essa palavra-chave no:

  • Tïtulo
  • Descrição do post
  • URL
  • Subtítulos
  • Nome das imagens
  • Alt tag das imagens
  • Dentro do texto

Para esse último, tente inserir a palavra-chave de maneira natural. Lembre-se que, primeiramente, escrevemos para pessoas, e depois para os mecanismos de pesquisa.

Edite o seu post para incluir a palavra-chave nos locais descritos acima. Para isso, pode ser que você tenha que refazer uma ou outra frase, e mudar algum subtítulo.

Para ter resultados ainda melhores no Google, adicione no seu post:

  • Links internos
  • Links externos
  • Perguntas Frequentes
  • Tabela de Conteúdo (index)

Caso ainda esteja iniciando, e precise de uma ajuda com o SEO dos seus posts, a minha sugestão é instalar um plugin de SEO. Eles não fazem as otimizações por você, mas avaliam cada um dos seus textos mostrando o que pode ser melhorado. Os mais populares são Yoast SEO e Rank Math.

Avaliação de SEO de um post feita pelo plugin YOAST SEO.

Publicando o post

Com o post escrito, inserido na plataforma e otimizado para os motores de busca, basta apertar no botão “Publicar”.

Finalmente, seu post está no ar!

Porém, eu preciso te falar a verdade:

Seu primeiro post vai ser horrível

Ok, eu menti para você no começo desse post.

Existe uma outra certeza quando se fala de blogs: os seus primeiros posts vão ser horríveis.

Isso porque escrever para internet, como muitas outras habilidades, requer prática. Você vai ver que no começo, seus parágrafos serão muito grandes, você não vai saber aplicar as técnicas de SEO, e você vai escrever um ou outro post que não traz nenhum acesso. Isso é normal.

O importante é continuar escrevendo, continuar praticando, para então melhorar. Não desanime e não tente escrever o “post perfeito” de primeira. O importante é publicar e se colocar em movimento.

Conclusão

Escrever um post de blog é algo trabalhoso no começo, até você entender como fazer pesquisa de palavras-chave e como aplicar as técnicas de SEO. 

Com a prática, porém, essas tarefas se tornam corriqueiras, e você vai conseguir publicar posts melhores em menos tempo.

Ficou com alguma dúvida? Basta deixar nos comentários 🙂 


Perguntas Frequentes sobre como escrever posts de blog

Como deve ser o primeiro post de um blog?

Seu primeiro post já deve ser conteúdo, de preferência respondendo a uma dúvida da sua audiência ou ajudando a resolver um problema. Deixe apresentações para a página “Sobre”.

Quantas palavras um post de blog deve ter?

Depende da concorrência. Se todos os posts que aparecem na primeira página do Google tem em torno de 1000 palavras, por exemplo, seu post deve ter a mesma quantidade.

Como escrever um bom texto de blog?

Faça o básico: introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, para facilitar a leitura, utilize parágrafos curtos e quebre o texto usando imagens, listas e tabelas.

O que colocar na introdução de um blog?

Na introdução de um post de blog, explique o que será abordado no post, e porque esse conteúdo é relevante para audiência. Para criar uma conexão, você também pode contar uma história pessoal.

Como ter ideias para posts?

Você pode utilizar ferramentas como Answer the Public e Buzzsumo, ou olhar quais perguntas as pessoas estão fazendo nos comentários dos seus posts e nos posts da concorrência.

ALYSSA PRADO

Além de criar blogs desde os 9 anos, sou formada em Ciências da Computação pela UFSC e pós graduada em Marketing Digital pela Universidade NOVA de Lisboa. Criei o Blogueira Inteligente para te ajudar a criar um blog de sucesso sem precisar de milhares de acessos.

7 comentários em “Como escrever um Post de Blog: O Guia Completo”

  1. Sempre gostei de escrever, mas acabei deixando de lado com o tempo. Obrigada pelas dicas, Aly! Já estou colocando tudo em prática (inclusive dos outros posts e de alguns vídeos também).

    Responder

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