Como instalar um tema no WordPress [TUTORIAL FÁCIL]

Publicado em

Por Alyssa Prado

Aprenda como instalar um tema no WordPress de maneira fácil com esse tutorial passo a passo para iniciantes.

Se você já leu outros posts aqui do blog, sabe que eu não dou muita importância a aparência do blog.

Com a maior parte dos acessos acontecendo através de dispositivos móveis, não tem porque perder dias criando um cabeçalho elaborado, ou um design super diferente. Essas criações não aparecem no celular, e muitas vezes não tem nenhum impacto.

Porém, isso não quer dizer que você não deva se preocupar com qual tema utilizar no seu blog WordPress.

Isso porque o tema é responsável por muito mais do que apenas a aparência. Ele pode impactar na velocidade de carregamento, experiência do usuário, e como seu blog aparece em telas menores.

Por isso, é muito importante que você escolha um bom tema para o seu blog. 

Nesse post, eu vou te explicar quais características são relevantes na hora de escolher um tema, e como instalar um tema no WordPress de maneira fácil.

Prefere aprender em vídeo? 

Logo abaixo, você vai conferir um tutorial passo a passo em texto e imagens de como instalar um tema no WordPress. Caso prefira aprender em vídeo, porém, esse mesmo conteúdo também está disponível nesse formato.

Caso goste de tutoriais em vídeo, considere se inscrever no canal do YouTube do Blogueira Inteligente.

Como escolher um tema para WordPress

Escolher um tema para WordPress não é sempre uma tarefa simples. Isso porque existem mais de 5000 temas disponíveis de forma gratuita no repositório de temas, cada um com suas funcionalidades e design.

Você pode e deve prestar atenção na aparência de um tema na hora de fazer sua escolha. Porém, essa não deve ser sua única preocupação. Na hora de instalar um tema no WordPress, certifique-se de que ele é:

  1. Leve: Um tema deve ser leve, com código otimizado para garantir que o site carregue rapidamente e que os visitantes possam navegar com facilidade.
  1. Rápido: A velocidade de carregamento é um fator importante para a experiência do usuário e o posicionamento do site nos resultados de busca. Um tema leve e que carrega seus recursos de maneira eficiente faz com que seu site seja mais rápido.
  1. Responsivo: Seu tema precisa se adaptar automaticamente a diferentes tamanhos de tela.
  1. Confiável: Um tema confiável deve ser bem desenvolvido, com código limpo e sem vulnerabilidades de segurança. Além disso, ele deve ser atualizado regularmente para corrigir possíveis problemas e manter a compatibilidade com as atualizações do WordPress. Verifique o número de instalações e data da última de atualização de tema para garantir que escolheu um tema confiável.

Os temas gratuitos mais utilizados são:

Aqui no Blogueira Inteligente, e em todos os meus outros blogs, eu uso o tema GeneratePress. Além de ser leve, rápido e responsivo, esse tema é muito fácil de mexer e possui templates prontos incríveis, o que faz com que você consiga criar um site de aparência profissional em pouco tempo, mesmo se não tiver experiência.

Aprenda no post abaixo como usar os templates do GeneratePress:

Como usar templates do GeneratePress no WordPress

LER AGORA

Temas Grátis X Temas Pagos

Apesar de existirem milhares de temas grátis, você também pode comprar um tema premium. Esses temas costumam ter mais funcionalidades, uma aparência mais elaborada, e você ainda tem ajuda do suporte em caso de qualquer problema.

Existem também aqueles temas freemiums, que possuem tanto versão grátis como versão paga. Nesses casos, a versão grátis costuma ser mais simples, e você não tem acesso a suporte, templates e outras funcionalidades.

Eu passei anos usando o GeneratePress grátis antes de passar para a versão paga. Sentia falta de algumas funcionalidades, mas sempre consegui contornar esse problema fazendo alterações no código. Quando quis usar um template para facilitar a mudança de aparência do Blogueira Inteligente, porém, não pensei duas vezes e investi na versão premium. 

Meu único arrependimento foi não ter comprado a versão premium do tema antes. Muito mais fácil de utilizar, e os templates são uma mão na roda.

Onde comprar temas pagos

Os temas pagos não aparecem dentro do repositório do WordPress. Por lá, no máximo você encontra aqueles que possuem uma versão grátis, e depois de instalados você recebe um ou outro aviso sobre a existência da versão paga.

Caso queira investir em um tema, minha sugestão é utilizar sites como o Themeforest. Esse site é especializado em temas para WordPress, e é onde desenvolvedores experientes vendem suas criações. Eu já comprei um tema por lá, o Rosemary, e fiquei bem satisfeita.

Os temas pagos mais populares são:

Na hora de comprar um tema, certifique-se de escolher um site confiável. O ThemeForest é ótimo pois os temas e autores são avaliados pela plataforma antes de estarem disponíveis para venda.

Muitas pessoas recorrem a pirataria para usar temas pagos de forma gratuita, porém eu não recomendo essa rota. Ao baixar um tema de uma fonte desconhecida, você corre risco de existirem pedaços de códigos maliciosos dentro dos arquivos, que podem roubar seus dados, seu blog, e até mesmo seus ganhos de anúncios ou afiliados.

Se não tiver dinheiro para investir em um tema premium, utilize um gratuito. Não tem problema algum, e foi o que eu fiz durante anos. No futuro, se achar necessário, você pode investir.

Lembrando que temas freemium, como GeneratePress, Astra, OceanWP, etc. não são vendidos através do ThemeForest. Esses temas possuem seus próprios sites, e você deve adquirir a versão premium através deles.

Como instalar um tema no WordPress [2 Maneiras Fáceis para Iniciantes]

Com o tema escolhido, é hora de instalá-lo dentro do seu WordPress. Se você estiver recém começando seu blog, e ainda não tiver publicado nenhum post, pode proceder com a instalação. Caso já tenha conteúdo, a minha sugestão é primeiro fazer backup do seu blog antes de continuar. 

Dificilmente você tem problemas instalando um tema, mas melhor prevenir do que remediar.

Como instalar um tema no WordPress vai depender se você escolheu um tema pago ou um tema grátis. Os primeiros passos, no entanto, são iguais:

  1. Acesse o painel do WordPress

Para isso, você pode acessar o WordPress através do seu painel da hospedagem, ou colocando /wp-admin no endereço do seu blog, como por exemplo seublog.com.br/wp-admin. Isso vai te levar diretamente para a tela de login do WordPress, onde você deve inserir seu usuário e senha e acessar o painel.

Para instalar um tema no WordPress, você primeiro precisa se logar na plataforma.
Faça login no painel do WordPress
  1. No Menu, escolha a opção Aparência >> Temas

Você será redirecionado para uma página mostrando todos os temas instalados. 

Não se preocupe se aparecerem temas que você nunca instalou. O próprio WordPress já vem de fábrica com algumas opções pré-instaladas, criadas pela própria plataforma. O nome desses temas corresponde ao ano em que eles foram criados, como Twenty Twenty-Three (2023), Twenty Twenty-Two (2022) e assim por diante.

A página de temas mostra todos os temas que você tem instalados dentro do WordPress.
No menu da direita, escolha a opção “Aparência” e então “Temas”.
  1. Clique em “Adicionar Novo”

O botão “Adicionar Novo” fica no canto superior esquerdo da página de Temas (destacado na imagem acima).

Ao clicar nessa opção, será aberto o repositório de temas do WordPress.

É aqui que você vai escolher o seu tema grátis, ou fazer upload do tema pago.

O repertório de temas mostra vários temas grátis para serem instalados no WordPress.
O repertório de temas mostra vários temas grátis para serem instalados

Como instalar um tema grátis no WordPress [FÁCIL]

  • Escolha o tema

Com o repositório do WordPress aberto, procure pelo tema que você escolheu.

  • Clicar em “Instalar” e “Ativar”

Ao encontrar o tema, basta clicar em “Instalar” e em seguida no botão “Ativar” que vai aparecer assim que o tema for instalado.

Basta clicar em "instalar" e depois "ativar" para instalar um tema no WordPress.
Clique em “Instalar” e em seguida em “Ativar” para usar o tema no seu blog.

E pronto, o tema já está ao vivo no seu blog.

Como instalar um tema pago no WordPress [FÁCIL]

Além de seguir os passos 1-3 mencionados anteriormente, é importante que você também:

  • Faça download do tema

Ao comprar um tema, será disponibilizado um arquivo .zip para você fazer download. 

Faça o download e salve esse arquivo em uma pasta do seu computador.

  • Faça Upload do Tema

Na página de repositório de temas, no canto superior esquerdo, existe o botão “Fazer Upload”.

Clique nesse botão.

Para instalar um tema pago no WordPress, clique no botão "enviar tema" no página de adicionar novo tema.
Clique em “Enviar Tema” para instalar um tema premium.
  • Fazer upload do arquivo .zip

Escolha o arquivo que você baixou anteriormente e faça o upload. 

Caso receba uma mensagem de erro, é porque deve ser necessário extrair o arquivo .zip. Entre os documentos extraídos, deve haver um outro arquivo .zip, e esse sim é o tema que você deve fazer upload.

Para usar um tema pago no WordPress, você precisa fazer upload do arquivo .zip que você recebeu ao comprar o tema.
Faça upload do arquivo .zip para instalar o tema pago
  1. Ativar o tema

Caso o tema não seja ativado automaticamente, basta acessar Aparência >> Temas e clicar em “Ativar” no tema desejado.


E pronto, a nova aparência do seu blog já está no ar!

Como você pode ver, é realmente muito fácil instalar um tema no WordPress.

O que é um tema filho?

Quando estiver pesquisando sobre temas, é possível que você esbarre em um conceito chamado “tema filho”, que em inglês é conhecido por “child theme”.

Um tema filho é um tema que herda todas as funcionalidades e características do tema principal, conhecido também como “tema pai“. Esse tema filho permite que você faça alterações no código do tema sem modificar o código original.

Isso porque, se em algum momento houver uma atualização do tema que você estiver utilizando, ao atualizá-lo, todo seu código personalizado será apagado. Apenas o código original com as atualizações é mantido.

Para evitar que isso aconteça, você faz as alterações de código no tema filho. Assim, o tema pai pode ser atualizado sem sobrescrever qualquer novo código que você tenha adicionado.

Um exemplo prático: você precisa integrar o Google Analytics com seu blog. Para isso, é preciso inserir um código dentro da tag head do seu blog. Você vai no editor de códigos, encontra o arquivo header.php onde essa tag está localizada, e insere o código de integração do Analytics. Tudo funcionando, perfeito.

Porém, no momento que seu tema for atualizado, esse código de integração será removido, e substituído pelo código original e atualizado. Sua integração com o Analytics é cortada, e ele para de rastrear os acessos no seu blog. 

Se você estivesse usando um tema filho, o código seria inserido dentro desse tema. Ao atualizar o tema pai, o código de integração seria mantido no tema filho, fazendo com que tudo continue funcionando.

Por isso, se você pretende modificar o código do seu tema, é importante usar um tema filho.

Observação: esse foi apenas um exemplo prático. Eu não recomendo inserir códigos de integração dessa forma. Veja aqui uma maneira muito mais prática de como inserir códigos no WordPress.

Como instalar um tema filho no WordPress

É possível criar o seu próprio tema filho, mas não costuma ser necessário. A maior parte dos temas já possui um tema filho pronto para uso. Para encontrá-lo, basta procurar na documentação do tema. 

Dentro dos artigos de ajuda do GeneratePress, por exemplo, tem uma página explicando como instalar o tema filho com um link para fazer download.

A instalação de um tema filho é igual a instalação de um tema pago, como mostrei acima. Você vai fazer download de um arquivo .zip, e fazer upload desse arquivo dentro da parte de temas do seu painel do WordPress.

Atenção: para o tema filho funcionar, você precisa ter o tema pai instalado. Você vai manter ativado o tema filho, mas o pai precisa estar instalado dentro do seu WordPress.

Para usar um tema filho, você precisa ter o tema pai instalado.
Tema filho (ativado) e tema pai (instalado).

Como personalizar um tema no WordPress

Possivelmente, depois de instalar um tema, você vai ver que ele não parece em nada com as imagens ou com a demonstração ao vivo. Isso porque ainda falta você personalizar o tema de acordo com suas preferências.

Eu sugiro que você personalize:

  • Identidade do site (logo e ícone)
  • Cores
  • Fontes
  • Barra Lateral
  • Rodapé
  • Menu

Essas são as personalizações básicas que eu sugiro para todos os blogueiros iniciantes. Você pode descobrir como fazê-las assistindo a esse vídeo.

Conclusão

Instalar um tema no WordPress é muito fácil. Basta escolher o tema que você quer usar, acessar o painel, e instalá-lo em poucos cliques.

Lembre-se de escolher um tema leve, rápido e responsivo, para que seus leitores tenham uma boa experiência em dispositivos móveis.


Perguntas Frequentes sobre como instalar um tema no WordPress

Como escolher um tema WordPress?

Escolha um tema que seja leve, responsivo, seguro e que carregue rápido. Para isso, escolha opções populares e já muito testadas, como GeneratePress, Astra ou OceanWP.

Qual é o melhor tema para WordPress?

Não existe um melhor tema, isso é questão de preferência. O meu tema preferido é o GeneratePress, que é rápido, leve, responsivo, e proporciona uma ótima experiência ao leitor.

Como usar mais de um tema no WordPress?

Apesar de ser possível usar mais de um tema através de plugins como Multiple Themes, essa não é a opção recomendada pelo próprio WordPress. O ideal é encontrar um único tema que satisfaça todos os seus requisitos.

Como atualizar um tema WordPress manualmente?

Para atualizar um tema, no menu do WordPress escolha Aparência >> Temas. Os temas que tiverem atualizações disponíveis vão ter um botão de “Atualizar Agora”. 

Quanto custa um tema no WordPress?

Existem mais de 5000 temas gratuitos disponíveis para WordPress. Além disso, também existem temas pagos que podem variar de US$9 a mais de US$100.

ALYSSA PRADO

Além de criar blogs desde os 9 anos, sou formada em Ciências da Computação pela UFSC e pós graduada em Marketing Digital pela Universidade NOVA de Lisboa. Criei o Blogueira Inteligente para te ajudar a criar um blog de sucesso sem precisar de milhares de acessos.

Deixe um comentário

ACADEMIA DE BLOGS

Quer ganhar dinheiro com a internet, mas não faz ideia de por onde começar?

Na Academia de Blogs a gente dá todas as dicas e o apoio para você criar um blog que pode te dar uma boa renda, sem complicação.

Nossa missão é te ajudar desde o primeiro clique até começar a ganhar dinheiro com o seu blog.

Por uma pequena assinatura mensal você ganha:

CURSOS BÁSICOS

Aulas passo a passo para te ajudar nos seus primeiros passos como blogueiro

MÓDULOS AVANÇADOS

Aulas com estratégias para te fazer chegar mais longe

TIRA DÚVIDAS AO VIVO

Abra o seu microfone e faça todas as suas perguntas

MASTERCLASSES ESPECIAIS

Aulões ministrados por especialistas sobre novidades na área

GRUPO DE SUPORTE

Converse com outros blogueiros que estão na mesma jornada e tire suas dúvidas