Como criar uma lista de e-mails grátis usando o MailChimp – Passo a Passo

Descubra nesse post como criar uma lista de emails grátis usando o MailChimp, e comece hoje mesmo a coletar o email dos seus leitores!

Como criar uma lista de emails grátis usando o MailChimp

A lista de emails é a ferramenta mais importante de uma Blogueira Inteligente.

Se você pensa que já leu essa frase antes, é porque eu falei a mesma coisa na página onde explico tudo sobre listas de email. Inclusive, se você ainda não tem sabe direito porque deveria utilizar email marketing ou se é a opção ideal para você (spoiler alert: é), eu recomendo que você dê uma olhada na página, onde eu expliquei todos esses pontos em detalhes.

Agora, se você está aqui, imagino que já tenha decidido dar uma chance a essa estratégia, e que queira saber como começar. Pois bem, o primeiro passo é simples: criar uma lista de e-mails. Essa lista, como o nome propriamente diz, é onde ficarão armazenados os emails de todos os leitores que optarem por receber seus emails.

Como criar uma lista de emails

Ok, você já entendeu que o primeiro passo é criar uma lista de emails… Mas, como fazer isso?

De maneira geral, você mesma poderia cuidar dessa parte, utilizando uma planilha no Excel ou até mesmo um documento no Word. O problema é que você teria que atualizar manualmente a lista cada vez que uma pessoa se inscrevesse, e isso não é nada prático.

A solução, então, é usar uma ferramenta especializada em email marketing, que além de várias outras funções, cuida da sua lista de emails por você. Configurando corretamente, assim que os leitores informarem seus emails, eles serão adicionados automaticamente na lista e irão receber um email de confirmação.

Existem inúmeras ferramentas desse tipo, e você pode ver uma comparação entre as mais populares nesse post aqui do Blogueira Inteligente:

QUAL A MELHOR FERRAMENTA PARA EMAIL MARKETING?

Porém, como você ainda está começando, eu sugiro que você utilize o MailChimp.

Por que utilizar o MailChimp para sua primeira lista de emails?

O MailChimp não é a melhor ferramenta de email marketing do mercado. Ela também não é ruim, pelo contrário, mas é fácil encontrar outras opções que oferecem as mesmas funções ou mais, e que funcionam melhor. 

Por que, então escolher o MailChimp nesse momento? Simples: além de ser extremamente fácil de usar, você tem direito a uma lista com até 2000 contatos de forma gratuita. Ou seja, enquanto está aprendendo como utilizar email marketing e suas principais funções, você não precisa pagar nada. 

E isso é muito importante, porque infelizmente uma das únicas desvantagens do email marketing é que as ferramentas especializadas são caras, com o valor dependendo do número de inscritos na sua lista. No próprio MailChimp, por exemplo, para ter uma lista com 15 mil emails, você precisaria pagar em torno de US$159 (dólares!!) por mês. 

Uma loucura, né? O objetivo, então, é que ao aumentar o número de inscritos, você consiga aumentar o seu número de vendas feitas através da sua lista, fazendo com que o investimento “se pague sozinho”. Mas eu vou falar sobre a estratégia para tornar isso possível em outros posts, aqui vamos focar apenas em criar a sua lista de emails grátis usando o MailChimp.

Como criar uma lista de emails grátis usando o MailChimp

O primeiro passo para criar sua lista no MailChimp é se cadastrar na plataforma. Para isso, tudo o que você precisa fazer é clicar no botão de “Sign Up” no campo superior direito da página principal, informar o email que você irá utilizar e escolher um usuário e senha. Você será levada para uma tela para escolher seu plano e efetuar o pagamento, mas é só escolher o plano grátis (free) que não precisará pagar nada, e nem mesmo fornecer dados de cartão de crédito.

Veja os preços do MailChimp e comece hoje mesmo a usar essa ferramenta para criar uma lista de emails grátis!

Em seguida, você precisará confirmar seu email. Ao fazer isso, outras informações serão pedidas, como seu nome, nome da sua empresa e o endereço (URL) do seu site/blog. Também será necessário fornecer um endereço físico para sua empresa. Esse endereço é obrigatório, e sem ele não é possível enviar emails para seus contatos. Na pergunta sobre você já ter contatos para adicionar na sua lista, você deve responder que não, a não ser que já tenha recolhido o email dos seus leitores de alguma forma.

Por fim, o MailChimp vai te oferecer a oportunidade de se inscrever em algumas das listas de emails que eles mesmos possuem, com dicas para quem está usando a plataforma. Caso queira receber esse tipo de informação, é só optar para fazer parte.

E, na verdade… isso é tudo o que você precisa fazer. Automaticamente, ao criar sua conta, o MailChimp já cria a sua primeira lista de emails, com o nome da sua empresa. Para acessá-la, clique em “Audience” no menu superior. Vale lembrar que, nessa plataforma especialmente, as listas são chamadas de audiences. No plano grátis, você só tem direito a uma audiência, a qual já foi criada por você e tem apenas um contato (você mesma). Muito prático, não é mesmo?

Como configurar sua lista de emails no MailChimp

Ok, a sua lista de emails grátis já existe, mas ela ainda precisa de algumas configurações antes que seus leitores comecem a se inscrever.

Para começar, na página de audiências (Menu superior >> Audiences), clique em “manage audiences” e então “settings” (configurações). Escolha a primeira opção “Audience name and defaults“. Nessa parte, é interessante configurar:

  • Audience Name: o nome da sua lista. Recomendo deixar o nome da sua empresa mesmo.
  • Enable Double Opt-in: caso essa opção esteja marcada, depois da inscrição, seus leitores receberão um email pedindo para que eles confirmem que realmente se inscreveram.
  • Enable Captcha: importante para impedir que bots se inscrevam na lista.
  • Default from name: o nome que vai aparecer no campo “de” dos seus emails. Pode ser o seu nome, nome da sua empresa… No meu blog de viagens, eu escolhi “Alyssa do blog de viagens”, para deixar bem claro quem sou eu. 
  • Default from email address: o endereço de email que vai mandar as mensagens para os seus leitores. Pode ser o mesmo que você usou para se cadastrar.
  • Send a final welcome email: se selecionar essa opção, depois de se inscreverem, seus leitores receberão um email de boas vindas. Para configurar esse email, você deve ir em Audience >> Manage Audience >> Sign Up Forms >> Form Builder e selecionar Final welcome email.

Existem outras opções, mas essas são as mais importantes, e que eu recomendo você configurar assim que criar sua lista.

Eu também sugiro que você tenha sim um welcome email, e que aproveite para já configurá-lo. Aproveite para dar boas-vindas ao seu leitor, explique sobre o que serão os emails que ele vai receber (dicas, posts…) e peça para que ele adicione seu contato como conhecido ou confiável, para que suas mensagens não caiam na pasta de spam.

Como criar um formulário de inscrição para sua lista

Agora que você já tem uma lista devidamente configurada, é preciso tornar possível que seus leitores se inscrevam. A maneira mais fácil de fazer isso é através de um formulário de inscrição.

Para criar um novo formulário, você pode usar o menu superior e escolher a opção “create” e então “Signup Form“. Um pop-up irá aparecer com três opções:

  • Embedded Form: que são formulários para serem colocados em uma parte específica do site, inclusive dentro dos seus posts;
  • Pop-up Form: que como o nome já indica, são formulários que apareceram como pop-ups depois de um leitor passar um determinado tempo no seu blog;
  • Signup Landing Page: que é uma página inteira dedicada a fazer o leitor se inscrever.

As duas primeiras opções são as mais simples, e eu sugiro que você comece com um embedded form para colocar na sua barra lateral ou nos seus posts. Escolha para qual audiência (lista) você quer criar esse form, e clique em “begin“.

Existem diversos tipos de embedded forms (classic, condensed, horizontal, unstyled), e por padrão você visualiza o modelo clássico primeiro. Ele apresenta diversos campos para o usuário preencher, como primeiro e último nome, email e até mesmo aniversário, mas você pode selecionar apenas os campos obrigatórios (“show only required fields”) caso queira um formulário menor.

Você também pode dar um título para o form, que será o texto que vai aparecer acima dos campos a serem preenchidos. No exemplo abaixo, eu escolhi um form no estilo classic e troquei o título para “Inscreva-se para receber as melhores dicas para blogs diretamente no seu email!“.

Aprenda como criar um formulário no MailChimp para conseguir mais inscritos na sua lista de emails!

Você pode se frustrar por não conseguir deixar o formulário “bonito”, ou mesmo com as cores do seu blog. Isso é porque esse construtor é extremamente simples e com poucas opções, mas é possível alterar o CSS do formulário para deixá-lo com outra cara. Nesse momento, porém, vamos utilizar o estilo fornecido pelo próprio MailChimp para não complicar o assunto.

Quando terminar de criar seu form, você deve adicioná-lo ao seu blog. Para fazer isso, copie o código da seção “Copy/paste onto your site” onde você quer que o formulário apareça. Para que ele apareça na barra lateral do WordPress, por exemplo, você pode ir no seu Painel do WordPress >> Aparência >> Widgets e escolher a Widget de HTML personalizado. Cole o código dentro dessa Widget e seu formulário deve aparecer, pronto para ser preenchido pelos leitores que quiserem se inscrever na sua lista de emails.

E pronto, agora você já tem uma lista de emails grátis feita no MailChimp e uma maneira para seus leitores se inscreverem e receberem seus emails!

PRÓXIMOS PASSOS

Você vai perceber que apenas um ou outro formulário no seu blog não é o suficiente para atrair a atenção dos seus leitores, e que a maioria deles não vai nem olhar para os seus primeiros forms. Mas, não se preocupe, existem várias maneiras de aumentar o número de inscritos na sua lista! Descubra como nesse post: 

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