Blogger ou WordPress: Qual a melhor plataforma para blogs?

Não sabe qual é a melhor plataforma para criar seu blog: Blogger ou WordPress? Então leia esse post onde eu te mostro as vantagens e desvantagens de cada plataforma, além de uma comparação entre elas em diversos pontos!

Blogger ou WordPress: Qual é a melhor plataforma para criar seu blog?

Uma das decisões mais importantes que você vai fazer na sua vida de blogueira é em qual plataforma criar seu blog.

Antigamente, quando os blogs como diário eram uma febre, quase todo mundo queria ter um blog no Blogger. Outras plataformas como Weblogger ou UOL (com a famigerada terminação .zip.net) também existiam, mas não eram tão populares.

Até que, em certo momento, os blogs realmente grandes passaram a utilizar domínios próprios, com plataformas de CMS (do inglês Content Management System, ou seja, sistemas de gerenciamento de conteúdo) como WordPress e Cutenews. Essa foi uma tendência que muitos blogs menores não conseguiram seguir, pois na época era preciso um investimento considerável e até mesmo saber um pouco de programação.

Mas, hoje em dia, você não precisa se preocupar com nada disso.

O que você precisa saber mesmo é que atualmente existem inúmeras plataformas para criar seu blog. E, tentando atrair ao máximo consumidores que não entendem muito de informática ou programação, quase todas as opções são fáceis de usar e possuem diversos tutoriais na internet, permitindo que você faça tudo por conta própria.

Algumas das mais populares são

No entanto, se você pretende transformar seu blog em um negócio, fazendo tudo por conta própria ou com o mínimo de ajuda possível, eu sugiro que você escolha entre as melhores plataformas para blogs: Blogger ou WordPress.

Porque não criar seu blog em outras plataformas

Para quem está iniciando, as diferenças entre as opções que citei podem não ser muito relevantes. Porém no Medium, por exemplo, você praticamente só tem controle do texto, enquanto no Tumblr pode fazer posts de diferentes formatos, como imagens ou citações.

E o grande problema é que, depois de um tempo, essas plataformas começam a ficar pequenas. A medida que seu blog cresce e você vai aprendendo novas estratégias de marketing, você vai sentir necessidade, por exemplo, de melhorar o SEO do seu blog, que é o que faz com que ele apareça nos primeiros lugares das pesquisas no Google. Plataformas como Medium e Wix, permitem poucas mudanças em termos de SEO, e você vai ficar de mãos atadas sem conseguir melhorar sua presença nos sites de busca. Já o Tumblr e o Squarespace até oferecem mais liberdade no quesito de SEO, porém são plataformas com poucas funções, e não existem uma maneira fácil de resolver esse problema igual acontece no WordPress. 

Na minha experiência, quem escolhe uma dessas plataformas acaba se arrependendo depois de um tempo, tendo em vista que acréscimos como pop-ups de captura de e-mail, integrações com outras ferramentas e até mesmo melhorias de velocidade são difíceis (ou até impossíveis) de serem feitos.

Porque criar um blog no Blogger

Apesar de não ser a minha escolha para o Blogueira Inteligente (e eu vou explicar porque logo abaixo), o Blogger é uma boa plataforma para criar seu blog, especialmente se você ainda está começando e não um objetivo definido ou não sabe onde quer chegar. Isso porque, entre todas as vantagens do Blogger, a que mais se destaca é que você consegue colocar seu blog no ar sem gastar um centavo.

Além disso, por ter sido construída pensando apenas em blogs, a plataforma foi feita de uma maneira que é fácil de usar (afinal, a maior parte das pessoas criando esse tipo de site não é perita em webdesign ou programação), e já possui tudo que você vai precisar para começar, como layouts prontos e várias opções de customização, para deixar seu blog com a sua cara.

E, falando de customização, é importante ressaltar que o Blogger te permite uma boa liberdade se comparado às plataformas que citei anteriormente, já que você tem acesso ao código do seu blog e pode editá-lo da maneira que achar melhor, seja para deixá-lo mais rápido ou mais otimizado para motores de busca.

Outras duas grandes vantagens dessa plataforma para criar o seu blog são segurança e velocidade. Os blogs do Blogger, por ser uma plataforma do próprio Google, são hospedados nos servidores da empresa – que como você deve imaginar, sabe muito bem o que está fazendo. Isso faz com que esses blogs sejam rápidos e extremamente seguros.

Na dúvida entre Blogger ou WordPress? Pois esse é o painel do Blogger, que é super fácil de usar porém precisa de edição de código para grandes mudanças.
O painel do Blogger na tela de edição de layout.

Depois disso tudo, você pode estar se perguntando por que as pessoas criam blogs em outras plataformas que não o Blogger, já que ele é tão fácil de utilizar e grátis.

A verdade é que apesar de permitir uma customização mais elaborada, no Blogger você só pode fazer isso modificando o código do seu blog. Isso quer dizer que, se você não souber programar, vai precisar contratar alguém para fazer modificações ou estudar sobre o assunto. Você não consegue adicionar funcionalidades extras de maneira fácil, ao contrário do WordPress, que te permite instalar plugins.

Existem outras desvantagens do Blogger, mas essa é a maior delas. O tempo que você vai gastar aprendendo programação para alterar seu blog na plataforma, você poderia gastar escrevendo novos posts caso estivesse usando o WordPress.

Além disso, todos os blogs no blogger tem a terminação .blogspot.com, que é pouco profissional. Para mudar isso, você vai precisar investir em um domínio, que custa em torno de R$40 por ano.

Vantagens de criar seu blog no Blogger:

  • É possível colocar seu blog no ar sem gastar nada (custo zero)
  • Fácil de utilizar
  • Tem layouts prontos e responsivos
  • Plataforma em português
  • É tudo online, e você não precisa se preocupar com hospedagem

Desvantagens:

  • É preciso alterar o código do blog para fazer alterações significativas
  • Todo seu conteúdo fica dentro da plataforma, e ela pode decidir que seu blog viola alguma regra e deletá-lo sem aviso
  • A plataforma não é muito atualizada
  • Precisa pagar pelo domínio para sair da terminação .blogspot.com

No geral, eu considero o Blogger uma boa opção caso você não queira criar um blog profissional e ganhar dinheiro com ele. 

Caso decida por usar o Blogger, leia esse post para aprender como criar o seu blog na plataforma:

COMO CRIAR UM BLOG NO BLOGGER: PASSO A PASSO FÁCIL E COMPLETO

Porque criar um blog no WordPress

Antes de mais nada, é importante explicar que existem dois tipos de WordPress, o .org e o .com. Nesse post, quando eu falo “WordPress ou Blogger” eu estou me referindo ao WordPress.org, plataforma gratuita que precisa de uma hospedagem e domínio para funcionar. No canal do YouTube tem um vídeo explicando a diferença entre o WordPress.com e o WordPress.org.

O WordPress.org é uma plataforma gratuita, porém você precisa de uma hospedagem onde instalá-la. Sendo assim, você vai precisar fazer um investimento inicial para colocar seu blog no ar, incluindo domínio e hospedagem.

Esse investimento vale a pena, porém, pois a plataforma do WordPress é muito mais completa que qualquer outra opção do mercado. Inclusive, ela é a mais utilizada no mundo para criar qualquer tipo de site, não apenas blogs. Por isso, você não precisa se preocupar em não “entender de criar website“, pois o painel é o mais intuitivo possível, para que qualquer pessoa possa aprender a usar rapidamente.

Além dos inúmeros temas (layouts) rápidos e responsivos que você pode usar gratuitamente, usar o WordPress ainda traz um benefício enorme que são os plugins. Esses plugins são “pequenos pedaços de código” que você pode instalar de maneira fácil no seu blog – mas é fácil mesmo, tudo o que você precisa é clicar em “instalar” e depois “ativar”. Com eles, você pode adicionar inúmeras funcionalidades ao seu site, como pop-ups para aumentar sua lista de emails, otimizações de velocidade, segurança, SEO e muito mais. 

Com os plugins, fica muito mais fácil criar um blog com aparência profissional. Por isso, essa é a plataforma que eu recomendo caso você queira transformar seu blog em um negócio.

Não sabe se cria o seu blog no Blogger ou no WordPress? Pois aqui está o painel do WordPress.org, super intuitivo e você aprende a usar em poucos minutos!
Painel do WordPress na parte de temas, com alguns dos temas que tenho instalado.

Como mencionei anteriormente, para criar um blog usando o WordPress você vai precisar contratar um domínio e hospedagem. Eu recomendo que você contrate com a Hostinger, que é uma empresa com ótimo custo-benefício com planos específicos para WordPress. Você conta com suporte em português 24 horas para te ajudar, além deles possuírem um instalador rápido de WordPress (eu testei, são literalmente 3 cliques para instalar a plataforma), e dependendo do plano você ainda ganha um ano de domínio grátis. Eu recomendo que você escolha o plano “WordPress Starter”. Os preços variam, mas espere pagar algo em torno de R$15 por mês. Bem acessível, né?

Vantagens de criar seu blog no wordpress:

  • Plataforma mais robusta, permite que você faça um site da maneira que quiser
  • Plugins para adicionar funcionalidades de forma fácil
  • Maior quantidade de temas e tutoriais
  • Atualizado com frequência
  • Possui versão em português

Desvantagens:

  • Precisa de um domínio e hospedagem ;
  • Demora um pouco para aprender a usar todas as funções.

Se você pretende levar seu blog como um negócio, eu sugiro contratar a sua hospedagem com a Hostinger e usar o WordPress. Use o cupom “BLOGUEIRAINTELIGENTE” para um desconto especial!

Aqui no Blogueira Inteligente eu já fiz um post super detalhado com como criar o seu blog usando o WordPress na Hostinger:

Aprenda como criar um blog no WordPress com esse passo a passo completo!

COMO CRIAR UM BLOG NO WORDPRESS: PASSO A PASSO COMPLETO

Qual é a melhor plataforma para blogs: Blogger ou WordPress?

Como você pode ver, as duas plataformas possuem vantagens e desvantagens. Eu sou da opinião que se você quiser criar um blog profissional e ganhar dinheiro com ele, você deve usar o WordPress. 

De qualquer jeito, nos próximos parágrafos eu comparei as duas ferramentas nos seguintes quesitos: custo, segurança, facilidade de uso, atualizações, monetização, velocidade, SEO, customização.

Custo

Aqui não há dúvidas, o Blogger é a opção vencedora, já que você pode criar um blog de forma gratuita. Vale lembrar, no entanto, que para fugir da terminação “.blogspot.com“, que é pouco profissional, você vai precisar investir em um domínio próprio que custa em torno de R$40 por ano.

Para usar o WordPress, você precisa investir em um domínio e em uma hospedagem. Na Hostinger, o valor desses serviços é em torno de R$15 por mês, porém, dependendo do plano (como o WordPress Starter), no primeiro ano você ganha o domínio grátis.

Segurança

Por ser uma plataforma hospedada dentro dos servidores do Google, o Blogger também acaba sendo mais seguro de maneira geral.

Porém, isso não quer dizer que o WordPress não seja seguro, só que ele possui alguns pontos que você precisa prestar atenção. Por ser uma plataforma de código aberto, ou seja que qualquer um pode contribuir, existem inúmeros plugins e temas com códigos não tão seguros, que podem comprometer a integridade do seu site. 

Para contornar esse problema, eu sugiro instalar apenas componentes de empresas e desenvolvedores confiáveis, além de um plugin especializado em segurança. O meu favorito é o All-in-One WP Security, que é totalmente gratuito e faz o trabalho muito bem.

Facilidade de Uso

Apesar do Blogger ter sido criado para usuários menos experientes, com facilidade de uso em mente, eu preciso dizer que é mais fácil usar o WordPress. Isso porque o menu do painel é extremamente intuitivo.

Você quer alterar os itens do seu menu? Vá em aparência, menu. Quer escrever um post? Post, novo post. Quer instalar um novo tema? Temas, adicionar novo, ativar. É extremamente intuitivo, e tudo está no lugar que você espera, diferente do Blogger que possui dois painéis diferentes para personalização, por exemplo.

Além disso, você não precisa mexer em nenhum tipo de código usando o WordPress. Tudo é feito através do painel usando plugins e temas, que você pode instalar com poucos cliques. No Blogger, para grandes alterações ou para adicionar funcionalidades, você vai precisar mexer no código do seu layout.

Por ser a plataforma mais utilizada do mundo, também existem inúmeros tutoriais explicando praticamente tudo que você quiser aprender sobre a plataforma. No canal do Blogueira Inteligente, por exemplo, eu já ensinei inúmeras maneiras de personalizar seu blog no WordPress.

Atualizações

O Blogger é pouquíssimo atualizado, por isso, se você espera por novas funções, não tenha muitas esperanças.

O WordPress já é ao contrário, e tanto a plataforma principal quanto seus plugins e temas são atualizados com frequência. A maior parte dessas atualizações servem para não só adicionar funcionalidades, mas também reforçar a segurança da plataforma e de seus componentes, por isso é importante sempre manter tudo que você tiver instalado atualizado. 

Além disso, se você quiser uma funcionalidade a mais no WordPress, não precisa esperar por nenhuma atualização, basta instalar um novo plugin.

Monetização

As possibilidades de monetização é um dos fatores que mais influencia as pessoas na hora de escolher entre WordPress e Blogger. 

Em ambas as plataformas você consegue utilizar links afiliados e vender infoprodutos, porém quem quiser construir uma estratégia de vendas através de email marketing, por exemplo, pode se frustrar com a falta de funcionalidades relacionadas a email dentro do Blogger. 

Para afiliados, o WordPress te dá mais liberdade de implementar diversas estratégias de vendas. Além de existirem plugins cujo propósito é transformar o seu link afiliado em um link bonito. Você pode ter notado, por exemplo, que o meu link afiliado da Hostinger é apenas https://blogueirainteligente.com.br/hostinger, ao invés de um link cheio de números com meu id afiliado. Eu fiz isso utilizando o plugin Pretty Links, e assim meus links ficam muito mais legíveis e fáceis de divulgar. 

Na questão de anúncios, cada uma das plataformas para criar blog tem suas vantagens. O Blogger, por ser do Google, tem maior facilidade de ser aprovado no Adsense, que também é da mesma empresa. Por ser mais limitado, porém, o Blogger não possui integração com várias outras redes de anúncios que pagam tão bem ou até mais que o Adsense. Para usar essas outras redes, como o Ezoic, você vai precisar de um blog no WordPress.

Como você também pode usar o Adsense no WordPress, eu diria que ele é o vencedor na categoria monetização, já que é melhor para links afiliados, e tem tantas vantagens quanto o Blogger na parte de anúncios.

Velocidade

Você tem pouquíssima influência na velocidade do seu blog no Blogger. Como ele é hospedado pelo Google, a empresa se encarrega de otimizar praticamente tudo, e fora códigos mal escritos ou imagens enormes, você não vai ter muito impacto em quão rápido seu blog carrega. 

Já a velocidade do WordPress depende de muitos fatores, como quantidade de plugins instalados, servidor que seu blog está hospedado, tamanho das imagens, scripts… Você tem muitas chances de deixar seu blog mais rápido, especialmente se utilizar plugins como o WP-Rocket, porém também consegue criar um blog extremamente lento. 

É difícil escolher um vencedor nessa categoria, já que por um lado o Blogger faz tudo por você mas você não pode melhorar muito, enquanto o WordPress você pode otimizar a sua velocidade, mas também deixar seu blog super lento. 

SEO (Otimização para motores de busca)

As técnicas de SEO servem para otimizar o seu blog para que ele apareça melhor posicionado nos resultados dos sites de busca. Ou seja, ao aplicá-las, você aumenta as chances do seu blog estar na primeira página do Google.

As otimizações de página, como escolher uma palavra-chave a aplicá-la em locais estratégicos do seu post, podem ser feitas nas duas plataformas. Agora nas otimizações do seu blog de maneira geral, o WordPress te dá muito mais opções de otimização de velocidade e de experiência do usuário.

Além disso, caso seu layout não seja otimizado para as buscas, para fazer qualquer otimização você vai precisar modificar o código, enquanto no WordPress você consegue fazer essas alterações utilizando o editor de aparência ou plugins.

Customização 

Aqui temos um vencedor óbvio que é o WordPress. Apesar do Blogger possuir inúmeros layouts responsivos gratuitos, para fazer qualquer modificação mais elaborada você vai precisar editar o código do seu template.

Com o WordPress, você pode fazer qualquer tipo de customização que quiser de maneira simples, utilizando plugins e um dos milhares de temas disponíveis na plataforma. As possibilidades são infinitas, e você pode fazer por conta própria sem precisar aprender a programar ou mexer no código do seu blog.

De todos os quesitos analisados, sem dúvidas esse é o que torna o WordPress uma ferramenta extremamente poderosa, e é a razão para ela ser a plataforma para criar blogs mais usada no mundo.

Dessa forma, você pode perceber que não existe exatamente uma resposta certa para a pergunta “Blogger ou WordPress?”, e sim qual se encaixa melhor na sua situação. Ainda não sabe se ter um blog é para você, ou não pretende torná-lo profissional? Vai de Blogger. Quer algo mais poderoso para poder transformar seu blog em um negócio? Vai de WordPress com hospedagem na Hostinger.

Posso trocar de plataforma depois de criar meu blog?

Até pode, porém como as plataformas não são compatíveis entre si, essa mudança não é simples de ser feita. Existem pessoas especializadas nesse tipo de serviço, e eu recomendo não tentar fazer essa mudança por conta própria, especialmente se seu blog já estiver bem posicionado no Google. Qualquer mudança acidental na URL (endereço) dos seus posts, por exemplo, pode fazer com que você perca acessos orgânicos e precise trabalhar seus posts novamente.

Eu conheço inúmeras pessoas que fizeram a migração do Blogger para WordPress, mas nenhuma que fez o contrário. Se estiver na dúvida e tiver condições de pagar uma hospedagem e domínio, eu recomendo começar direto com o WordPress.

PRÓXIMOS PASSOS

Agora que você já escolheu sua plataforma, é hora de criar seu blog! Aproveite para ler todas as dicas do Blogueira Inteligente sobre esse assunto: 

Como criar um blog de sucesso! Veja esse passo a passo indispensável com todas as dicas que você precisa saber para criar seu blog da maneira certa!

COMO CRIAR UM BLOG DE SUCESSO: A ESTRATÉGIA COMPLETA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer aprender a criar seu blog?
RECEBA O CHECKLIST DE LANÇAMENTO DE BLOG 
Junte-se a minha lista de e-mails e receba grátis um PDF com tudo que você precisa fazer para lançar seu blog, além das minhas melhores dicas e promoções!
SIM, ME ENVIE O CHECKLIST!
Give it a try, you can unsubscribe anytime.
close-link