5 Nichos Lucrativos para Blogs em 2024

Publicado em

Por Alyssa Prado

Quer criar um blog, mas não sabe sobre qual assunto escrever para ganhar dinheiro com esse projeto? Então confira nesse post 5 nichos lucrativos para blogs em 2024!

Quando os blogs surgiram, eles nada mais eram do que diários virtuais. Nós escrevíamos sobre o nosso dia a dia, e ninguém pensava que seria possível ganhar dinheiro com esse tipo de conteúdo.

Hoje em dia, o cenário já é bem diferente. Estamos na era dos blogs profissionais, com infinitas formas de monetização e conteúdo especializado.

Porém, para ter sucesso com esse tipo de blog, é preciso muito mais do que apenas escrever sobre o que você comeu hoje. Se antes o objetivo era relatar a vida do autor, hoje os blogs servem para demonstrar que quem escreve tem autoridade no assunto, e que o leitor pode confiar nas dicas dadas (e nos produtos recomendados).

E não é fácil demonstrar autoridade com conteúdo pessoal, ou escrevendo sobre tudo que você tem interesse. Afinal, quem sabe sobre um pouco de tudo, no geral, não sabe muito sobre nada. 

Por isso, é interessante que ao criar um blog profissional, você escolha um nicho, um assunto específico para se especializar. Seu blog vai demonstrar que você é autoridade sobre aquele tópico, e os leitores vão automaticamente associá-lo a você, e recorrer ao seu conteúdo quando tiverem dúvidas.

No entanto, se você quer ganhar dinheiro com seu projeto, não adianta apenas escolher um nicho que você gosta ou que você entende sobre. Existem nichos que são super legais, mas que não têm potencial para ganhar dinheiro. E existem aqueles nichos que são pequenas minas de ouro. 

Mas, quais são esses nichos? É isso que eu vou te mostrar nesse post, com dicas de 5 nichos lucrativos para blogs em 2024. Escrevendo sobre qualquer um desses assuntos, você aumenta as suas chances de ganhar dinheiro com seu conteúdo.

Prefere vídeo?

Esse conteúdo também está disponível em vídeo. Se você prefere aprender nesse formato, se inscreva no canal do YouTube do Blogueira Inteligente!

5 Nichos lucrativos para blogs em 2024

Para escolher os nichos que compõem essa lista, eu analisei as possibilidades de monetização (quanto pagam os anúncios, quantidade de programas afiliados disponíveis), e também o interesse do público atualmente. 

Existem outros nichos que são lucrativos? Com certeza. Porém, atualmente, esses são os de maior destaque. 

No final desse post, eu te ensino a analisar se um nicho que você tem interesse em trabalhar pode ser lucrativo, ou se é melhor investir em um outro tópico.

Nota: Não especifiquei o RPM médio dos anúncios de cada nicho pois é difícil encontrar valores reais. Os valores disponibilizados pelo AdSense são muito superiores a experiência de todos que conheço na área, e relatos pessoais não são uma base pois variam de acordo com época do ano, sub-nicho, localização dos anúncios, público alvo, etc.

Finanças Pessoais

Sai ano, entra ano, e finanças pessoais continua sendo um dos nichos mais lucrativos para se trabalhar no mercado da internet.

Dentro desse nicho, você não precisa obrigatoriamente falar sobre orçamento familiar ou como economizar. Pelo contrário, existem vários sub-nichos interessantes, como investimentos, criptomoedas, ETFs, renda extra, imposto de renda, planejamento familiar e muitos outros. 

Apesar de ser um nicho que ganha bem com anúncios, eu sugiro se atentar às oportunidades de afiliação, que costumam pagar muito bem. A Binance e o Crypto.com têm programas de afiliados, assim como sites de renda extra como os de pesquisas online, além de existirem inúmeros cursos sobre o assunto em plataformas como Eduzz e Hotmart para indicar.

Sub-nichos: Investimentos, Criptomoedas, ETFs, Renda Extra, Imposto de Renda, Orçamento Familiar, Dívidas, etc.

Afiliados: Hotmart, Eduzz, Kiwify, Binance, Crypto.com, SelfCred, Super Sim, e-Research-Global

Marketing Digital

É aquele nicho que as pessoas acham que é comprar curso que ensina a vender curso, rs. A verdade é que marketing digital abrange muito mais do que a venda de cursos online, englobando qualquer tipo de promoção ou venda que é feita pela internet. 

Quer aprender email marketing? A fazer vendas na sua loja da Shopify? Renda extra como afiliado? Crescer no Instagram e trabalhar com marcas? Alcançar mais pessoas no Linkedin? Tudo isso faz parte do marketing digital.

Por ser um nicho extremamente diverso, é importante que você se concentre em um sub-nicho específico para criar seu conteúdo e virar autoridade. Afinal, ninguém é especialista em email marketing, LinkedIn, comércio eletrônico e tráfego pago ao mesmo tempo.

Além disso, essa é uma área que possui várias opções diferentes de afiliados. Sim, você pode ir pelo caminho óbvio que é vender cursos sobre o seu sub-nicho (o que está tudo bem! cursos são como aprendemos e nos especializamos, mas o que eu mais gosto de indicar são ferramentas. 

Especialmente porque a maior parte das ferramentas precisa ser paga pelos usuários todos os meses, e, como afiliado, você ganha uma comissão recorrente por todo esse tempo. Quando um leitor assina uma ferramenta de e-mail marketing através do seu blog, por exemplo, em alguns programas você ganha 30% de comissão todos os meses que a assinatura estiver ativa. Incrível, né?

Sub-nichos: Email marketing, blogs, Instagram, YouTube, redes sociais, LinkedIn, E-commerce, criação de conteúdo, tráfego pago, tráfego orgânico, Pinterest, etc.

Afiliados: Hotmart, Eduzz, Kiwify, Hostinger, ActiveCampaign, MailerLite, Hubspot, Later, Pin Generator, Tailwind, Shopify, E-notas

Viagem

Há anos, é possível planejar uma viagem inteira pela internet. Isso quer dizer que, há anos, os blogueiros de viagem lucram com cada parte desse planejamento, ganhando comissões ao indicar empresas de passagens, hotéis, ingressos para atrações e até mesmo pacotes e aluguel de carro.

No geral, esse é um nicho de performance mediana em plataformas de anúncios, porém o número de programas afiliados disponíveis e as conversões altas fazem com que ele ainda seja extremamente lucrativo.  

Por ser também um nicho muito amplo, você conseguirá um engajamento melhor e mais acessos ao se especializar em algum tipo de viagem. Afinal, é difícil um viajante que gosta de economizar ao máximo ficando em hostels, confiar nas dicas de alguém que só fica em hotel de luxo, né?

Sub-nichos: Viagem de luxo, em família, econômica, em grupos, lua de mel, em casal, com crianças, resorts all-inclusive, destinos de praia, destinos culturais, etc.

Afiliados: Seguros Promo, Real Seguros, Booking.com, Rentcars, Amazon, Get Your Guide, Awin

Cozinha

Eu vou ser sincera, cozinha é um dos melhores nichos lucrativos para blogs tanto em questão de anúncios quanto das oportunidades de afiliados. Você pode indicar itens menores, como formas e espátulas, até eletrodomésticos como batedeira ou até mesmo forno e microondas. E isso são só os produtos físicos, nem falamos ainda dos diversos cursos sendo vendidos na área. 

Porém, esse também é um dos nichos mais competitivos do mercado. É difícil bater de frente com sites tradicionais como Tudo Gostoso ou Vovó Palmirinha, que já tem uma autoridade perante aos mecanismos de busca e aos leitores. 

Sendo assim, é importante encontrar um sub-nicho em que você possa se destacar. A essa altura, eu não escolheria nem algo como “receitas fitness“, que é um pouco mais especializado mas ainda bem abrangente. Aposte em algo ainda mais específico como “receitas de marmitas fitness”, “cozinha sem glúten e lactose” e ideias do tipo. 

Sub-nichos: comida saudável, comida sem glúten, cozinhas pelo mundo, comidas sem lactose, sobremesas, receitas para vender, refeições para almoço em família, marmitas, etc.

Afiliados: Amazon, Shopee, Hotmart, Eduzz, Kiwify, Sumarino, Magazine Luiza

Pets

Não sei se foi a quantidade de adoções que surgiram nos últimos anos, ou os milhares de vídeos virais com animais de estimação e perfis famosos dos agora cão-celebridades, mas o nicho pet viu um crescimento acelerado nos últimos anos.

Ao escolher esse nicho, você tem várias opções para se especializar. Pode escolher um único tipo de animal (cachorros, gatos, peixes, tartarugas, aves…), ou até mesmo um tópico único sobre cada um deles, como saúde, comportamento, acessórios, treinamento ou alimentação.

Cada um desses sub-nichos vem com possibilidades diferentes de produtos para recomendar. Se você fala de treinamento, por exemplo, pode recomendar acessórios que irão ajudar no treino, biscoitos de recompensa (vende na Amazon!) ou até mesmo cursos na Hotmart ou Eduzz. Vai falar de acessórios do dia-a-dia? O que não faltam são produtos geniais e baratos na Shopee.

Sub-nichos: comida saudável, comida sem glúten, cozinhas pelo mundo, comidas sem lactose, sobremesas, receitas para vender, refeições para almoço em família, marmitas, etc.

Afiliados: Amazon, Shopee, Petz, Hotmart, Eduzz, Kiwify

Como saber se um nicho é lucrativo?

Quer criar um blog sobre um nicho que eu não mencionei nesse post, mas não sabe se ele é lucrativo? Aqui estão alguns passos para descobrir:

1: Avalie a competição

Antes de mais nada, procure por outros blogs, perfis no Instagram ou Tiktok, e até mesmo canais no YouTube dentro desse nicho. Ao encontrá-los, avalie:

  • A quantidade de seguidores, que vai demonstrar se existe ou não um interesse do público por aquele tópico
  • As formas de monetização utilizadas. Esses criadores recomendam quais produtos? Usam quais programas afiliados? Exibem anúncios? Vendem cursos?

Se você conseguir encontrar criadores de conteúdo do nicho que tem interesse, que tem uma grande quantidade de seguidores e que monetizam seus canais, é provável que o nicho seja lucrativo. Praticamente ninguém continua investindo por anos em um projeto que não dá retorno. 

2: Estude as oportunidades de monetização

Como eu mencionei no começo do post, é difícil fazer uma média de valores pagos pelos anunciantes para cada nicho, já que o preço pode variar de acordo com época do ano, quantidade de anunciantes, subnichos trabalhados e outros fatores. 

Mesmo assim, você pode pesquisar o valor pago por posts que você gostaria de escrever sobre. Caso seu nicho seja, por exemplo, cabelos cacheados, basta entrar em sites como Ubersuggest e procurar pelas suas ideias de posts.

Para encontrar nichos lucrativos para blogs, você pode usar ferramentas como o Ubersuggest
Resultado da pesquisa “como definir cabelo cacheado” no Ubersuggest

Uma busca por “como definir cabelo cacheado” mostra que o CPC, custo por clique pago pelos anunciantes, é em torno de R$2,00. Como pessoa que vai exibir os anúncios, você ganha uma porcentagem desse valor. O resultado de dois reais não é um valor excelente, mas também poderia ser pior.

Nesses casos, você pode (e deve) olhar também para os programas de afiliados disponíveis. Vários sites de beleza, como o Beleza na Web e até mesmo a Amazon, têm programas de afiliados onde você pode ganhar comissão por recomendar produtos de cabelo. A existência desses programas, especialmente aqueles especializados na parte de beleza, mostra que existem oportunidades para ganhar dinheiro com esse tópico.

Já escolheu um dos nichos lucrativos para blog? Então é hora de escolher o nome perfeito para o seu blog com essas 5 dicas!

ALYSSA PRADO

Além de criar blogs desde os 9 anos, sou formada em Ciências da Computação pela UFSC e pós graduada em Marketing Digital pela Universidade NOVA de Lisboa. Criei o Blogueira Inteligente para te ajudar a criar um blog de sucesso sem precisar de milhares de acessos.

Deixe um comentário

ACADEMIA DE BLOGS

Quer ganhar dinheiro com a internet, mas não faz ideia de por onde começar?

Na Academia de Blogs a gente dá todas as dicas e o apoio para você criar um blog que pode te dar uma boa renda, sem complicação.

Nossa missão é te ajudar desde o primeiro clique até começar a ganhar dinheiro com o seu blog.

Por uma pequena assinatura mensal você ganha:

CURSOS BÁSICOS

Aulas passo a passo para te ajudar nos seus primeiros passos como blogueiro

MÓDULOS AVANÇADOS

Aulas com estratégias para te fazer chegar mais longe

TIRA DÚVIDAS AO VIVO

Abra o seu microfone e faça todas as suas perguntas

MASTERCLASSES ESPECIAIS

Aulões ministrados por especialistas sobre novidades na área

GRUPO DE SUPORTE

Converse com outros blogueiros que estão na mesma jornada e tire suas dúvidas