aprenda a criar
seu próprio blog

Descubra tudo o que você precisa saber para começar a construir um futuro na internet hoje mesmo. 
É mais fácil do que você imagina.

Como escolher o nome para blog perfeito – 5 dicas + Ideias

Não consegue pensar em um nome para blog? Então confira esse post com 5 dicas que você precisa saber para encontrar o nome ideal, e ideias de como pensar em nomes quando você está sem criatividade.

Como escolher o nome de blog perfeito para você! Dicas e ideias para quando falta criatividade!

Escolher o nome do seu blog é um dos passos mais importantes da sua vida na internet. Esse nome será associado a você e ao seu conteúdo e pode te acompanhar durante anos, e até mesmo ser usado para outras empreitadas profissionais. Dessa forma, vale a pena demorar mais do que cinco minutos para escolher algo impactante e fácil de lembrar. 

Muitas blogueiras iniciantes cometem o erro de não pensar muito sobre o assunto, escolhendo nomes que são cópias parciais de outros blogs conhecidos, títulos em inglês ou até mesmo relacionados a marcas que já existem. Depois que aprendem um pouco mais sobre o mundo dos blogs, elas percebem o erro que cometeram, e descobrem que mudar o nome do seu blog não é nada fácil ou simples.

Para evitar que isso aconteça com você, eu trouxe cinco dicas que você deve saber para escolher o nome perfeito para seu blog. No final, ainda ensinei como pensar em um nome caso você não esteja com muita criatividade no momento. 

5 DICAS PARA ESCOLHER O NOME PARA BLOG PERFEITO

As dicas reunidas aqui levam em consideração as melhores práticas de SEO (que são as técnicas que você deve utilizar para conseguir uma boa colocação no Google), além de senso comum e experiências pessoais.

1. Escolha um nome relacionado a seu nicho

Não é a toa que essa é a primeira dica. Escolha um nome relacionado com o seu nicho, e se possível inclua palavras-chaves para as quais você gostaria de estar bem colocada no Google. Se seu blog é sobre como ganhar dinheiro na internet, você poderia nomeá-lo “Ganhando dinheiro na internet”, “Segredos do dinheiro online”, “Ganhando dinheiro em casa” e por aí vai. 

Muitas pessoas que estão começando caem na tentação de escolher um nome apenas por ele ser bonitinho, ou de usar os nomes dos seus blogs antigos para falar sobre outros assuntos, o que não é uma boa prática. É difícil associar um nome relacionado a maquiagem com resenhas de livros, por exemplo, além de dificultar para que as pessoas lembrem qual é o nome do blog.

O que me leva a dica número #2, que é diretamente ligada a #1:

2. Escolha um nome para blog fácil de lembrar

Se seu blog será focado em resenhas de livros, nomes como “resenhas de livros”, “resenhas da (seu nome)” ou até mesmo “livros da (seu nome)” são fáceis de lembrar, pois são diretamente relacionados ao tema abordado. 

Você também pode usar nomes mais criativos, especialmente para se destacar no meio de tantos sites sobre o mesmo assunto, mas escolha um nome que possa ser facilmente associado ao seu nicho. E quando digo fácil, isso inclui ser fácil também para pessoas que ainda não entendem muito do assunto que você vai abordar. Um nome como “(Seu nome) e a Bruxa Má do Oeste”, uma brincadeira com o livro O Mágico de Oz, até é diretamente relacionado com o nicho de livros, mas obrigada as pessoas a lembrarem qual o seu nome, além de ser preciso conhecer o livro que você usou de referência e a personagem. As chances delas não conseguirem lembrar disso tudo são bem grandes.

3. Escolha um nome em português

Eu “brinquei” de blog em uma época que o comum eram usar palavras em inglês abreviadas (ou gírias) nos nomes dos blogs. Os meus favoritos eram cheios de “mad-luv”, “pink-luv” e “blu-diamonds”, e eu precisava salvá-los nos meus favoritos porque jamais conseguia lembrar os nomes, mesmo sabendo o básico de inglês.

A verdade é que, por mais bonito ou “chique” que possa parecer um nome em outra língua, ele é muito mais difícil de lembrar do que um nome em português, especialmente para quem não domina outro idioma. As vezes as pessoas até lembram da tradução, por exemplo, elas sabem que sentido do nome do seu blog é “Cartas da (seu nome)”, mas não lembram a palavra em inglês para cartas (letters). Isso pode fazer com que eles tentem diversas combinações na barra de endereços e desistam antes de encontrar seu blog novamente. Acredite, poucas são as pessoas que vão abrir o tradutor e procurar pela palavra correta. 

4. Escolha um nome curto

Essa dica é para reforçar a dica #2, já que nomes compridos são mais difíceis de lembrar do que nomes curtos. Melhor do que escolher “resenhas de livros de mistério e terror da (seu nome)”, seria escolher algo como “resenhas de mistérios” ou “mistérios da (seu nome)”. Lembre-se que seus leitores vão ter que lembrar o nome inteiro do seu blog para acessá-lo novamente.

mas... e o google?

Você pode estar se perguntando por que todas essas dicas importam, afinal seu leitor pode apenas fazer uma busca no Google com as palavras que ele lembra do nome do seu blog e encontrá-lo facilmente.

A verdade é que sim, é provável que isso aconteça… Mas você nem sempre será o primeiro resultado dessa busca. 

Vamos usar novamente o exemplo de resenhas de livros, com o nome do seu blog sendo “Biblioteca encantada da (Seu Nome)“. O seu leitor, que te encontrou em alguma rede social alguns dias atrás e gostou de uma resenha, quer ver se você tem outras indicações do mesmo gênero. Infelizmente, ele não lembra o nome do seu blog, só que tem um pouco a ver com livros. Por isso, ele digita seu nome (da maneira que lembra) no Google + “livros”. O que ele tem como resultado? 

Livros cujas personagens tem seu nome, outros blogs que as autoras compartilham do mesmo nome que você e cujos títulos tenham a palavra livros… 

Até pode ser que seu blog esteja nesses resultados, mas é bem possível que não seja nas primeiras posições.

Agora vamos supor que seu blog não apareça na primeira página da busca anterior. O seu leitor, que não quer desistir porque ele realmente amou seu conteúdo, resolve então pesquisar pela resenha que leu anteriormente. Ele digita “nome do livro” + “resenha” no Google… e aí, a não ser que você tenha o melhor SEO do mundo para aparecer em primeiro lugar nessa busca, é provável que blogs maiores e mais antigos do nicho de livros apareçam nas primeiras posições.

Cansado de procurar, ou por encontrar outros blogs com ótimas resenhas, seu leitor esquece de você e vai ler a opinião de outras pessoas sobre livros.

Isso tudo porque ele não conseguia lembrar o nome do seu blog.

Explicado porque é importante ter um nome fácil de lembrar e relacionado a seu nicho? Porque do contrário, você pode perder o leitor.

Claro que, uma maneira de contornar esse problema é fazendo com que o usuário se inscreva na sua lista de emails. Dessa forma, você sempre estará na caixa de entrada dele, e em poucas semanas ele já vai saber o nome do seu blog e te associar com o seu nicho.

Aqui tem mais informações sobre como porque é importante criar uma lista de emails para seu blog:

5. Escolha um nome original

Aqui podemos pensar em um outro problema, diferente do leitor esquecer o nome do seu blog. E se ele lembrar… mas existirem vários sites com esse mesmo nome? 

Imagine a seguinte situação: o leitor lembra do nome do seu blog, vai todo feliz na barra de endereços e digita www.nomedoseublog.com.br. Ele entra na página esperando ver o seu conteúdo, mas na verdade ele cai em um site completamente diferente, com outro layout, outro dono e outros artigos. Se os sites forem de assuntos distintos, pode ser que o leitor faça uma rápida busca no Google e descubra que o seu blog é www.nomedoseublog.com (sem o br), e que esse foi o problema. Agora, se os dois blogs forem sobre o mesmo tema (o que é bem possível caso você tenha escolhido um nome relacionado a seu nicho), pode ser que o leitor nem perceba que está no site errado, ou que ele encontre o que está procurando nesse outro blog, sem precisar mais procurar pelo seu conteúdo. 

A maneira de evitar que isso aconteça é simples: escolha um nome único, que ainda não esteja sendo utilizado dentro do seu nicho (e se possível, dentro de nenhum outro). Na hora de comprar o domínio do blog, escolha a maneira mais fácil, sem nenhum tipo de caracter especial como “_” ou “-“, e opte pelas terminações mais conhecidas como .com ou .com.br. Caso tenha dinheiro, pode valer a pena comprar ambos os domínios e fazer um redirecionamento em um deles.

ideias de nomes para blogs - como criar um nome original

Caso não tenha ideia de qual nome dar ao seu blog, você pode testar um gerador de nomes para blogs online (existem vários), ou usar uma combinação de adjetivos e substantivos relacionados a seu nicho e conteúdo. Aqui estão algumas sugestões divididas por tema:

NichoSubstantivosAdjetivos/AdvérbiosNomes
Beleza Beleza, maquiagem, cabelo, produtos, bem-estar, pele, rosto, corpo, batom, sombra (e outros itens de maquiagem), creme, escova, secador (e outros itens de cabelo) Bonito, limpa, fácil, rápido, barato, bom, bbb, de qualidade, universal, únicos, belo, atrativo, cores, charmoso, sedoso, saudável Pele saudável
Sombra rosa
Maquiagem fácil
Escova azul
Livros Livro, resenha, página, linha, leitura, palavras, letras, capa, resumo, biblioteca, livraria, caderno, personagem, leitor Grande, pequeno, fácil, rápido, bonito, encantando, mágico, feliz, agradável, misterioso, moderno, gêneros de de livros, amável, de sucesso Livros rápidos
Resenhas de mistério
Caderno infanto-juvenil
Resenhas fáceis
Viagem Mundo, viagem, mala, bagagem, turismo, avião, ônibus, planeta, país, rodinhas, mochilão, viajante, turista, nome de lugares Grande, pequeno, rápido, devagar, barata, de luxo, cores, popular, mágicos, imperdível, dos sonhos, do mundoViagem devagar
Ônibus amarelo
Rodinhas do mundo
GastronomiaComida, gastronomia, refeição, almoço, jantar, café-da-manhã, prato, talhar, mesa, restaurante, receita, açúcar, sal, pimenta Saboroso, gostoso, apimentada, fácil, rápido, congelado, fresco, saudável, açucarado, salgado, doce, para dois, para familiaAlmoço apimentado
Receita fácil
Jantar fresco
Sal & Pimenta para dois
Televisão e CinemaTelevisão, cinema, filmes, séries, tv, maratona, temporada, episódio, pipoca, sofá, sala, tela Em cores, rápido, devagar, popular, novo, cores, melhor, primeiro, clássico, para todosPrimeira temporada
Pipoca & Sofá
Séries populares

Essas são apenas algumas ideias para nichos populares, mas você pode adaptá-las para qualquer outro. Minha sugestão é pensar em pelo menos dez substantivos, adjetivos e advérbios do seu nicho para criar diferentes nomes.

Já escolheu seu nome? Então comece agora mesmo a criar seu próprio blog:

1 comentário em “Como escolher o nome para blog perfeito – 5 dicas + Ideias”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *