Não sabe o que escrever no seu blog? Então aprenda como fazer pesquisa de palavras-chave e descubra sobre o que a sua audiência realmente quer ler.
Muitas blogueiras iniciantes pensam que a grande dificuldade em ter um blog de sucesso está em criar o blog em si.
O que até faz sentido, afinal, como essa parte trata de domínio, hospedagem, plataformas, ela é um pouco mais técnica, o que faz parecer mais difícil.
Porém, depois de algumas semanas me conectando com várias blogueiras no Instagram, eu descobri que existe um outro grande problema entre as blogueiras iniciantes.
Um problema que faz com que elas nem mesmo se dêem ao trabalho de criar o blog, porque elas não sabem como resolver.
Nesse post…
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Como descobrir o que escrever no seu blog?
Esse grande problema, que é uma das dúvidas que eu mais recebo no Instagram do Blogueira Inteligente é “o que eu escrevo no meu blog?“.
Essa é uma dúvida normal, pois por mais que você já tenha um nicho e subnicho definido, existem milhares de posts que você pode escrever. Como saber por onde começar, e quais posts farão mais sucesso e te ajudarão a chegar mais perto dos seus objetivos?
A verdade é que para ter um blog de sucesso, você precisa escrever posts que vão responder as dúvidas e solucionar os problemas da sua audiência. Você pode até achar que o seu público deve querer ler sobre tal coisa, mas se eles ainda não tem dúvida sobre essa tal coisa, ou se não consideram ela um problema, eles não vão estar interessados no assunto.
Como descobrir as dúvidas e problemas da minha audiência?
Existem diversas formas, mas as mais comuns são:
- Pergunte diretamente para o seu público. Abra uma caixinha de perguntas no Instagram, mande um email para a sua lista de emails, pergunte por mensagem para os seus seguidores mais engajados.
- Faça uma pesquisa. Você pode criar uma pesquisa em uma ferramenta como o Google Forms, e divulgá-la tanto para quem já te segue, quanto em grupos do Facebook ou fóruns relacionados ao seu nicho.
- Pesquise na concorrência. Sabe aquele blog ou perfil do Instagram que cria conteúdo justamente sobre o seu nicho? Verifique as perguntas que as pessoas estão deixando nos comentários e nas caixinhas de perguntas.
O importante é perguntar para a sua audiência. Não adianta perguntar para sua família e amigos se eles não são o público ideal, pois não tem como eles saberem o que essas pessoas realmente vão querer saber sobre.
Eu, por exemplo, achei que a maior dúvida das leitoras do Blogueira Inteligente seria como ganhar dinheiro com o blog, mas perguntando no meu Instagram descobri que a grande maioria tem dificuldades na parte de como criar o blog ou criar o conteúdo, algo que vem muito antes da monetização.
Uma mesma pergunta pode ser feita de muitas maneiras diferentes
Durante a sua pesquisa, com certeza você vai perceber que a mesma pergunta é feita de diversas maneiras diferentes. Às vezes as pessoas vão usar termos diferentes, de vez em quando elas terão dúvidas apenas sobre uma parte de um determinado assunto ao invés do assunto completo e assim por diante.
E apesar disso ser bom, porque mostra que a sua audiência realmente quer saber a resposta para essa pergunta, também torna o seu trabalho mais difícil, pois como decidir exatamente qual foco dar para o seu post sobre o assunto?
É aí que entra a pesquisa de palavras-chave. Mas antes de chegarmos na parte de pesquisa, deixa eu te explicar exatamente o que são palavras-chave, e como elas podem te ajudar a criar o seu conteúdo e torná-lo um sucesso.
O que são palavras-chave?
Eu gosto de definir palavras-chave como as frases para as quais seus posts devem aparecer nos resultados das pesquisas.
Se você for do nicho de maquiagem e for escrever um post sobre paletas de sombra coloridas, algumas palavras-chaves possíveis seriam “melhores paletas de sombras coloridas“, “paletas de sombra coloridas nacionais” ou “como usar paletas de sombras coloridas“.
O seu post não precisa ser baseado em uma única palavra-chave, porém o normal é escolher uma palavra-chave principal e palavras-chaves secundárias. A principal é a que vai guiar o seu post, você vai criar o seu conteúdo ao redor dela, porém você pode adicionar seções dentro do seu post que trabalhem as palavras-chaves secundárias.
No exemplo anterior, você poderia escolher como palavra-chave principal “melhores paletas de sombras coloridas”, e ter uma seção dedicada apenas as “melhores paletas de sombra coloridas nacionais”, que seria uma palavra-chave secundária.
Não se preocupe pois no final desse post eu te explico como você “trabalha” um post em relação a palavras-chave. Por enquanto, concentre-se apenas em entender o que são essas palavras, e como elas podem te ajudar a decidir quais posts escrever no seu blog.
Tipos de palavra-chave
Como você pode observar na seção anterior, apesar do nome ser singular, uma única palavra-chave pode englobar inúmeras palavras. “Maquiagem” é uma palavra-chave, assim como “melhores maquiagens para comprar por menos de R$20”.
Com essa diferença em mente, podemos dividir as palavras-chave em duas categorias:
Palavras-chave de cauda curta (head tail)
São as que possuem apenas uma ou duas palavras, como “maquiagem” ou “marketing digital”. No geral, existem mais pessoas buscando por essas palavras, porém é mais difícil escrever posts sobre elas. Isso acontece por dois motivos:
- É difícil saber o que exatamente a pessoa quer saber com essa busca. Se ela procura por “maquiagem”, ela quer comprar maquiagem? Aprender a se maquiar? Review de algum produto específico? Essas palavras são muito amplas.
- A concorrência para esse tipo de palavra é maior. Como possuem muitas buscas, sites enormes já escreveram sobre elas de maneira extensiva, e é difícil você conseguir superar esses sites, especialmente se seu blog ainda for pequeno ou estiver no começo.
A grande concorrência e pouca especificidade tornam esse tipo de palavra-chave desfavoráveis, e eu recomendo que você não escreva os seus posts ao redor delas.
Palavras-chave de cauda longa (long tail keywords)
São as palavras-chave compostas por inúmeras palavras, como o nosso exemplo de “melhores paletas de sombra coloridas“.
Apesar de terem um volume de busca menor, ou seja, tem menos pesquisas sendo feitas por elas no Google, elas são muito mais específicas e você consegue entender exatamente o que o leitor está buscando. Dessa forma, fica muito mais fácil escrever um post que vai responder a essa dúvida, e tem mais chances da pessoa clicar no seu post nos resultados das pesquisas, já que ele responde com todas as letras o que ela quer saber.
O Chris Anderson escreveu um livro excelente explicando em detalhes as vantagens de usar palavras-chave de cauda longa, e como elas podem te ajudar com o seu negócio.
Pesquisa de palavras-chave
Agora que você já entendeu o que são palavras-chave, pode estar se perguntando como elas ajudam a descobrir sobre o que escrever no seu blog. Afinal, assim como a mesma pergunta pode ser feita de várias maneiras diferentes, também existem várias formas de escrever uma mesma palavra-chave, como “paletas de sombra coloridas nacionais” e “paletas de sombra nacionais com cores fortes“.
E é justamente para resolver esse problema que entra a pesquisa de palavras-chave. Você vai usar ferramentas que analisam as buscas feitas em mecanismos de pesquisa, com o Google e o Bing, e que vão te dar respostas sobre quais palavras-chave estão sendo mais pesquisadas, quais os principais resultados, e qual delas valem mais (sim, isso é algo que dá para saber).
O que é importante observar durante a sua pesquisa de palavra-chave:
- Volume: quantas vezes essa palavra é buscada mensalmente. Vale a pena você investir seu tempo em uma pesquisa que é feita apenas 10 vezes por mês? Não. Minha sugestão é investir naquelas com volume a partir de 300.
- CPC: é o custo por clique dessa palavra, ou seja, quanto os anunciantes pagam por cada clique que eles têm em um anúncio que aparece como resultado para essa pesquisa. É interessante saber esse valor, pois aqueles com números mais altos normalmente indicam buscas em que as pessoas têm intenção de comprar algo. Se seu objetivo é vender uma solução para um problema, palavras com CPC mais alto são as que você deve trabalhar.
- Competição: um dos fatores de rankeamento do Google e outros mecanismos é a autoridade do seu domínio. Dessa forma, se os primeiros resultados da busca por uma palavra-chave são apenas sites enormes, você precisa criar um conteúdo de altíssima qualidade para tentar ficar entre os primeiros resultados.
- Palavras-chave relacionadas: ideal para ver outras perguntas feitas pela sua audiência relacionadas a sua palavra-chave. Se elas tiverem um bom volume de busca, você pode adicionar seções no seu post para trabalhar essas palavras como palavras secundárias, e aumentar suas chances de aparecer nos resultados para várias buscas diferentes.
Algumas ferramentas também oferecem uma pontuação quando você faz uma pesquisa de palavras-chave, que normalmente está relacionada a facilidade de ranquear para esse post. É uma informação muito útil, mas a forma com que esse valor é calculado depende inteiramente da ferramenta, não é uma informação fornecida pelos mecanismos de pesquisa em si.
Melhores ferramentas de pesquisa de palavra chave
Eu gosto de separar as ferramentas de pesquisa de palavras chave em duas categorias: as de ideias de palavra-chave, e as que fornecem informações sobre cada uma delas.
Essa segunda categoria possui inúmeras ferramentas incríveis, mas a maioria delas é paga, e os preços não são nada baratos. O pulo do gato é que a maior parte deles possui uma versão gratuita, que te limita a algumas poucas buscas por dia.
O que eu costumo fazer, então, é primeiro pesquisar por ideias de palavras, e depois dou uma olhada e seleciono as melhores, aquelas que eu sei que posso escrever um bom post com conteúdo muito rico. São com essas palavras que eu gasto as minhas pesquisas grátis naquelas ferramentas que fornecem informações.
Aqui estão as melhores ferramentas de cada categoria:
Ferramentas de pesquisa para ter ideias de palavras chave
- Google, YouTube e Pinterest
Você já sabe isso sobre o Google, mas pode ainda não ter notado que tanto o YouTube quanto o Pinterest são ferramentas de busca poderosíssimas, onde os usuários fazem pesquisas sobre diversos nichos todos os dias. Sendo assim, porque não utilizá-las para ter ideais de palavras-chave?
Para fazer isso no Google, você pode começar a digitar algum termo do seu nicho, e ver quais são as sugestões dadas pela plataforma. Ao fazer a pesquisa, você também vai reparar que na página de resultados aparecem outras sugestões de pesquisa e perguntas frequentes. Você pode usar todas essas sugestões como ideias de palavras-chave.
O mesmo pode ser feito no YouTube, que também oferece diversas sugestões de pesquisa quando você está digitando, e no Pinterest, que não só faz o mesmo como também mostra algumas sugestões de palavras para usar em conjunto com as suas pesquisas.
Uma das ferramentas mais incríveis da internet, pois você coloca uma palavra-chave, escolhe o país e idioma, e como resultado ela te mostra diversas pesquisas feitas incluindo essa palavra, separando por perguntas, comparações, etc.
No nosso exemplo de paletas de sombra coloridas, por exemplo, ele mostrou “paletas de sombras coloridas baratas”, “paleta de sombra colorida pigmentada”, “paleta de sombras coloridas profissional”, entre outros.
Os resultados são bem completos, e no final você ainda tem uma listagem em ordem alfabética. Eu sugiro fazer o download do arquivo com todos os resultados para você conseguir analisar com calma.
Você tem direito a duas buscas grátis por dia.
Site que mostra o engajamento social de sites ou palavras-chaves. Se você tem um competidor direto dentro do seu nicho, por exemplo, pode colocar o endereço do competidor lá dentro do BuzzSumo, e ele vai te mostrar o engajamento dos últimos posts publicados. Os com mais engajamento, como você pode imaginar, são os mais relevantes para a audiência, e os que podem te fornecer boas ideias de palavras-chave.
- Fóruns, Facebook e Instagram
Visite sites que sua audiência frequenta, como fóruns e grupos do Facebook relacionados a seu nicho e perfis do Instagram. Veja os comentários e perguntas que eles estão fazendo, já que é muito provável que essas sejam as dúvidas que eles estão procurando no Google – exatamente da maneira que escreveram nesses sites.
Agora que você já tem várias ideias de palavras-chave, é hora de validar quais delas realmente estão sendo pesquisadas no Google ou Bing. Para fazer isso, o ideal é usar ferramentas especializadas de pesquisa de palavras-chave. Aqui estão algumas das melhores:
Ferramentas de pesquisa de palavra chave gratuitas
Esse planejador foi inicialmente criado para ajudar os anunciantes que usam o Google Ads a descobrir quais eram os melhores termos para anunciar. O que acontece, no entanto, é que praticamente qualquer pessoa com uma conta no Google AdWords consegue usar essa ferramenta, mesmo sem ter criado nenhuma campanha.
Dessa forma, tudo o que você precisa fazer é criar uma conta no AdWords e começar a usar o planejador de palavras-chave. Coloque as palavras-chaves que você quer pesquisar, e o Google vai te mostrar o volume de buscas para cada uma delas nos últimos meses.
O planejador de palavras-chave gratuito do Google tem duas grandes vantagens: ele te mostra o cpc de cada palavra, ou seja, o custo por clique, para você saber se essa pesquisa tem alta intenção de compra, e o nível da concorrência.
Apesar dessa concorrência ser direcionada aos anúncios, pode ter certeza de que essa análise também reflete nos resultados orgânicos (que não são anúncios). Assim, se o Google te diz que a concorrência de tal palavra-chave é alta, pesquise por outras ou se prepare para criar um conteúdo excepcional.
A grande desvantagem da ferramenta de pesquisas de palavras-chave do Google é que ele não mostra o volume de pesquisas com grande exatidão para quem não tem campanhas ativas, apenas faixas.
Quando é acima de 1000 tudo bem, pois você sabe que essa palavra tem um grande volume de pesquisa, mas abaixo disso é difícil saber se o volume de buscas vale a pena o investimento do seu tempo nessa palavra-chave.
O Surfer SEO é uma ferramenta paga de criação de conteúdo, porém a empresa possui uma extensão do Chrome de pesquisa de palavras-chave gratuita, sem limites diários. Basta instalar a extensão no seu navegador e fazer uma pesquisa no Google, e você vai ver uma estimativa dos volumes de busca e sugestões de palavras-chaves relacionadas, junto com suas respectivas quantidades de pesquisa.
Gosto muito dessa ferramenta e uso bastante, porém algumas vezes ela volta com o resultado zerado, mesmo quando outras ferramentas apontam que são feitas sim buscas por tal palavra-chave.
Ferramentas de pesquisa de palavra chave pagas
Uma das melhores ferramentas do mercado, possui um preço extremamente acessível se comparado com os competidores no mercado, e tem várias funções legais. Com ela você pode pesquisar uma palavra-chave e ela te mostra o volume de busca, o cpc e uma pontuação para a palavra, quanto mais baixa, mais fácil de você rankear para.
Também gosto muito que ao mesmo tempo que eu pesquiso uma palavra, ela já me mostra uma listagem de palavras-chaves relacionadas, exibindo o volume e cpc. A opção de filtros também é muito útil, e uso para filtrar essas sugestões por palavras que tenham um volume de 300 ou mais buscas por mês, e três ou mais palavras, ou seja, que sejam de cauda longa. Dessa forma, consigo descobrir várias palavras interessantes para usar como secundárias dentro de um post, ou até mesmo para criar posts sobre em outros momentos.
O preço é a partir de US$17 por mês, mas ao se inscrever você tem um mês grátis para testar a ferramenta, podendo fazer até cinco buscas diárias. E essas buscas diárias mostram as palavras relacionadas, então cinco são mais do que o suficiente para criar uma planilha de ideias bem legal!
Minha ferramenta favorita, pois é super completa, com muito mais do que pesquisa de palavras-chave. Com ela você consegue monitorar o resultado do seu blog nas pesquisas, seus backlinks, e até mesmo fazer uma auditoria completa do SEO do seu site.
Em relação a palavras-chave, você consegue ver o volume de pesquisa, uma nota de dificuldade, CPC, a tendência de pesquisa durante os últimos meses, palavras-chave relacionadas, perguntas usando o termo que você está analisando, além de te permitir fazer análises de múltiplas palavras rapidamente. É, sem dúvidas, uma das ferramentas mais sensacionais disponíveis atualmente.
Tudo isso vem com um preço, infelizmente. Por ser uma plataforma voltada para grandes empresas e agências de criação de conteúdo, o plano mais barato começa em US$119 por mês. Porém existe uma conta gratuita, que te permite acesso limitado a algumas das funcionalidades, incluindo a pesquisa de palavras-chave. Eu uso a conta nessa modalidade há anos, e como ele também mostra as palavras relacionadas, dá para ter muitos insights legais mesmo com o limite de dez buscas por dia da conta grátis.
Como fazer pesquisa de palavras-chave
Agora que você já entendeu o que é uma palavra-chave, porque você precisa fazer uma pesquisa antes de escolher a palavra-chave do seu post, e a melhor ferramenta para fazer essa pesquisa, vamos colocar todo esse conhecimento em prática.
- Comece criando uma planilha no Google Sheets para anotar suas ideias de palavras-chave. Crie uma coluna para a palavra, uma para o volume de buscas, outra para o CPC e outra para a dificuldade, caso você vá usar uma ferramenta que utilize essa métrica.
- Pesquise por ideias de palavras-chave. Use as sugestões de busca do Google, do YouTube, do Answer The Public, BuzzSumo e comentários em grupos de Facebook e Instagram.
- Selecione as melhores ideias. Aquelas que são de cauda longa e que você sabe que pode escrever um bom conteúdo sobre.
- Pesquise por essas palavras no Google usando a extensão do Keyword Surfer. Anote os resultados de volume de cada uma delas na sua planilha. Aquelas que voltarem com resultado zero, pesquise utilizando o planejador de palavras-chave do Google.
- Selecione aquelas palavras com volume significativo e faça uma pesquisa por mais informações usando a sua conta grátis do SEM Rush ou KeySearch. Verifique se o volume mostrado por essas ferramentas também é um bom número, palavras-chave relacionadas que você pode usar no seu post, a dificuldade e o CPC, e anote na sua planilha.
- Escolha uma das palavras-chave com bom volume de busca e pouca dificuldade para criar seu post.
Algumas observações:
- Dentro do meu nicho, eu considero que uma palavra-chave de cauda longa tem um volume de pesquisas suficiente para ser transformado em um post a partir de 300 buscas por mês. Esse valor pode variar, e depois de ter alguns resultados, você pode estabelecer o seu próprio valor.
- Eu coloquei o passo 4 antes do cinco, pois no geral as ferramentas pagas possuem um limite de pesquisas nas contas grátis. Para não “gastar” todas as suas pesquisas com palavras de baixo volume, eu sugiro usar primeiro uma das ferramentas grátis, e aí sim usar as pagas quando você souber que essa palavra-chave tem grande potencial para ser transformada em um post.
- Caso você contrate uma das ferramentas pagas, pode pular o passo 4 e fazer a pesquisa de palavras-chave usando a sua ferramenta, não tem necessidade de usar as pagas primeiro.
O que fazer depois de escolher a palavra-chave ideal?
Agora que você já escolheu a melhor palavra-chave para o seu post, é hora de criar o seu conteúdo.
Porém, não basta apenas escrever o post usando essa palavra-chave como “ideia geral”, ou como um guia. Você precisa aplicar as técnicas de otimização para motores de busca no seu conteúdo, e muitas delas estão relacionadas a uma palavra chave.
Para aprender como fazer isso, eu sugiro que você leia o post aqui do Blogueira Inteligente explicando sobre SEO.