Blog ou Instagram: Qual o melhor para criar conteúdo em 2023?

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Por Alyssa Prado

Nesse post, você vai descobrir qual é a melhor opção para criar conteúdo no digital: Blog ou Instagram. Vamos analisar as vantagens e desvantagens de cada uma dessas plataformas, e analisar qual delas é a melhor para a sua situação.

Se você já pensou em ganhar dinheiro com digital, com certeza já se deparou com a estratégia de criar conteúdo.

Essa é uma ótima forma de demonstrar a sua autoridade dentro de um nicho, ser encontrado por pessoas que precisam da sua ajuda, e fazer vendas.

O problema, porém, é que existem diversas maneiras de criar conteúdo hoje em dia.

  • Blog
  • Instagram
  • YouTube
  • TikTok
  • Twitter
  • Facebook

E essa são só algumas opções.

Entre elas, você provavelmente está considerando começar pelo Instagram. Ela é uma das plataformas mais populares atualmente entre os brasileiros, e não é raro ver os famosos gurus do marketing digital falando que faturam milhares de reais por dia fazendo stories ou reels.

Porém, será que essa é a melhor plataforma para criar conteúdo?

Será que investir no Instagram é um bom uso do seu tempo?

Ou será que blogs, aqueles sites-diários ultrapassados, ainda podem ser a melhor opção em 2023?

Eu trabalho no digital desde 2016, mas criei meu primeiro blog em 2003. Eu também já tive dois perfis profissionais no Instagram, um deles ainda ativo até hoje. 

Ou seja, eu tenho experiência com as duas plataformas, e por isso, resolvi escrever esse post para te explicar qual o melhor blog ou Instagram, e as diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Além disso, vou te ajudar a analisar qual delas é melhor para você. Te garanto que, apesar da popularidade atual do Instagram, a resposta para essa dúvida vai te surpreender.

Prefere aprender em vídeo?

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Por que escolher um blog em 2023?

Muitas pessoas nem consideram criar um blog, porque acham que essa forma de compartilhar conteúdo já está “ultrapassada”, ou que ninguém mais lê blogs.

Porém, segundo uma pesquisa feita pelo The Blog Millionaire, ainda existem blogs faturando mais de US$25.000 por mês. As pessoas não pararam de ler blogs, ou consumir seu conteúdo.

O que mudou foi a maneira com que lemos os blogs. Dificilmente, se você perguntar para alguém hoje, a pessoa vai ter um blog favorito que ela acessa todos os dias. 

Pelo contrário, o normal é acessar blogs que nunca tínhamos visto antes. Isso porque para chegar nesses posts, as pessoas fazem uma busca no Google procurando por respostas para uma pergunta. E adivinha quem está lá para responder essas perguntas? Os posts de blog.

Não caia nessa besteira de acreditar que “ninguém mais lê blogs”, ou que “blog não dá resultados”. Você pode sim, ganhar dinheiro e até mesmo viver do digital através de um blog.

Vantagens de ter um blog:

  • Não tem frequência de postagem: o mais importante para os blogs é a qualidade do conteúdo. Você pode postar uma ou duas vezes na semana, ou até menos, desde que seus textos sejam bons.
  • Não precisa aparecer: não tem que gravar stories, se arrumar, mostrar seu rosto para o mundo… Na verdade, você não precisa nem assinar os posts com seu próprio nome.
  • Só um formato de conteúdo: com um blog, você só precisa escrever textos, no máximo inserir algumas imagens para adicionar contexto. 
  • Barato para começar: você consegue criar um blog completamente grátis, ou com um investimento pequeno caso queira usar uma plataforma mais profissional.
  • Conteúdo atualizável: se alguma informação mudar deste a publicação do seu post, basta atualizá-lo. Essa atualização, inclusive, é bem vista pelo Google, que gosta de conteúdo antigo porém atual.

Porém, de longe, a maior vantagem dos blogs é que o conteúdo é indexável.

O que é conteúdo indexável?

Conteúdo indexável é aquele que aparece nos resultados das pesquisas.

Se você faz uma busca no Google, ele mostra como resultado vários sites e blogs que o conteúdo responde a essa busca.

Quando falamos de blog ou Instagram, precisamos lembrar que posts de blog são indexados pelo Google. Ou seja, podem trazer resultados por anos.
Resultados de uma pesquisa no Google mostrando post de blog.

A vantagem de ser indexavel, é que o conteúdo pode ser encontrado meses ou até mesmo anos depois de ter sido publicado. Ou seja, um mesmo post pode fazer você ganhar dinheiro durante todo esse tempo.

Por exemplo, no início de 2020 eu publiquei um guia completo sobre quais os melhores produtos para comprar nos Estados Unidos. É um guia completo, com mais de 50 produtos, e informações sobre cada um deles. Desde aquela época, três anos atrás esse post faz vendas quase todos os dias. 

Um trabalho que eu fiz há anos é responsável por trazer em torno de R$1000 todos os meses. 

O mesmo não ocorre na maioria das redes sociais. No Instagram, por exemplo, os stories desaparecem depois de 24 horas. Eles até podem trazer resultados depois disso se forem salvos nos destaques, mas para isso, primeiro o seguidor precisa encontrar seu perfil.

Já os posts do feed, depois do lançamento só podem ser encontrados através de hashtags específicas. O que é um tipo de indexação, mas pouco usado nas buscas dentro da plataforma.

E ainda assim, as buscas por hashtag mostram os resultados em ordem cronológica. Dificilmente uma pessoa vai encontrar aquele seu post de feed de 1 ano atrás.

A pesquisa por hashtags do Instagram funciona por ordem cronológica. Dificilmente vai te trazer resultados por muito tempo.
Resultado das pesquisas para a hashtag “mktdeafiliados”.

No Instagram, seu conteúdo tem uma vida útil muito menor devido a falta de indexação. Você passa horas criando posts por feed, e depois de um ou dois dias, eles já quase não trazem resultados.

O mesmo não acontece com um blog.

Desvantagens de ter um blog:

  • Precisa escrever: Para quem não escreve bem, essa pode ser uma tarefa difícil. Felizmente, você pode utilizar ferramentas de inteligência artificial como o Koala ou ChatGPT para te ajudar nessa parte.
  • Mais difícil de criar conexão: é difícil de mostrar sua personalidade e criar uma conexão através de texto.
  • Tráfego orgânico depende de algoritmo: para ter acessos orgânicos, através das buscas, você vai precisar entender o algoritmo do Google. As técnicas de SEO podem te ajudar com isso, e você também pode usar tráfego pago ou redes como o Pinterest para conseguir mais acessos.

O blog tem uma certa curva de aprendizado para criar bons posts, tanto no que se refere a escrever melhor, e no que se refere às estratégias para conseguir aparecer nas primeiras posições das pesquisas do Google.

Mesmo assim, suas inúmeras vantagens, especialmente ter conteúdo indexável, tornam essa uma ótima forma de criação de conteúdo em 2023.

Por que escolher o Instagram em 2023?

Com bilhões de usuários ativos, é fácil entender porque o Instagram é uma opção atraente para criação de conteúdo. Você pode usar vários formatos para se conectar com o público, alcançar uma boa audiência e fazer vendas.

Você com certeza já viu diversos gurus do marketing digital tendo ótimos resultados com o Instagram. Isso é possível devido a forte conexão que pode ser criada através dos stories, e com conversas no 1 a 1 através do direct.

Apesar dos vários formatos de conteúdo tornarem difícil o trabalho do criador, sem dúvidas eles são uma vantagem para as vendas.

Vantagens do Instagram:

  • Público grande: milhares de pessoas usam o app todos os dias para se divertir, aprender e até mesmo para compras.
  • Fácil conexão: por ser uma plataforma de fotos e vídeos, é mais fácil mostrar sua personalidade e se conectar com a audiência.
  • Fácil de acompanhar: as pessoas podem clicar no botão “Seguir” e receber seu conteúdo diretamente no feed.
  • Diversos formatos: você pode criar vídeos curtos, vídeos longos, mostrar pequenos pedaços do seu dia através dos stories, ou até criar um conteúdo mais longo usando carrosséis. Ótimo para quem tem muita criatividade.

 Desvantagens do Instagram:

  • Precisa postar todos os dias: caso contrário, o algoritmo diminui seu alcance.
  • Alcance baixo: apesar das pessoas te seguirem, a maior parte delas não vai ver seu conteúdo com frequência, já que o algoritmo do Instagram costuma ter uma entrega de menos de 10%.
  • Precisa aparecer: para ter todos os benefícios que a plataforma tem a oferecer, você vai precisar aparecer em vídeos e stories, e mostrar sua personalidade.
  • Indexação ruim: apesar de ser possível pesquisar por hashtags, a indexação do Instagram não é das melhores (já ouviu falar de shadowban?), e funciona muitas vezes em ordem cronológica.

Apesar de ser fácil criar um perfil no Instagram, você vai precisar postar todos os dias, engajar sua audiência, e criar uma narrativa persuasiva para conseguir fazer vendas.

Blog ou Instagram: qual a melhor opção para você?

Se você está recém começando a criar conteúdo, a melhor opção é um blog. Apesar de dar mais trabalho para a configuração inicial, blogs tem uma grande vantagem que é não precisar postar todos os dias. 

Sim, pode parecer fácil postar alguns stories por dia, ou um post no feed. Mas pergunte a qualquer criador de conteúdo do Instagram, é muito mais trabalhoso do que parece, especialmente se você tem uma estratégia por trás.

E sabe o que acontece quando você deixa de postar por um ou dois dias? O algoritmo diminui o seu alcance, fazendo com que todo o trabalho que você teve para construir uma audiência engajada tenha menos valor.

Já com blogs, você tem espaço para errar e para construir sua disciplina de criação de conteúdo com calma. Atualmente eu consigo escrever até um post por dia, mas quando comecei e ainda estava aprendendo as técnicas de SEO, eu demorava até uma semana entre escrever e publicar.

Por isso, se você ainda está começando, escolha criar um blog.

Blog ou Instagram? Qual a melhor plataforma para criar conteúdo?

Se você já tem experiência com criação de conteúdo

Se você já tem experiência, pode escolher qualquer uma das plataformas para criar seu conteúdo. Porém, vale lembrar que os blogs tem uma vantagem enorme em relação ao Instagram que é o conteúdo ser indexável.

O trabalho que você tem hoje para escrever um post de blog, pode ainda estar te trazendo resultados no ano que vem. O post que você publicar no feed do Insta hoje, na semana que vem, já praticamente não vai servir para nada.

Se quiser, você também pode usar uma combinação das duas plataformas. Use o Instagram para atrair pessoas interessadas no seu nicho, e link para os seus posts do blog, onde você tem um conteúdo mais aprofundado e consegue demonstrar mais autoridade.

Qual plataforma dá mais dinheiro: Blog ou Instagram?

Aquela que você se dedicar mais. 

Se você postar todos os dias no Instagram, e criar narrativas persuasivas nos stories e nos posts do seu feed, vai conseguir vender produtos afiliados ou até mesmo seus próprios infoprodutos.

Se criar posts de qualidade para seu blog, resolvendo os problemas dos leitores e mostrando que um produto que você recomenda é a solução, você também conseguirá fazer vendas.

Ambas as plataformas possuem diversas formas de monetização e oportunidades de ganhos. 

Como ganhar dinheiro com blogs:

  • Anúncios
  • Afiliados
  • Infoprodutos
  • Publiposts

Como ganhar dinheiro com o Instagram:

  • Parcerias
  • Afiliados
  • Infoprodutos
  • Selos (Badges)

Como começar um blog ou Instagram

Antes de começar a criar conteúdo para qualquer uma dessas plataformas, o ideal é escolher um nicho e nome para a sua marca. Caso pretenda ganhar dinheiro com esse projeto, escolha um nicho que você goste e que também seja lucrativo. Para escolher o nome, tente algo fácil, pequeno e que ainda não está em uso, como ensinei nesse post.

Como começar um blog

Você pode pensar que basta criar um blog, mas a verdade é que existem muitas decisões ao redor desse passo. Qual plataforma utilizar? Qual deve ser o layout? Precisa de plugins? Quanto investir nessa criação?

Para entender como o mundo dos blogs funciona, e entender sobre nicho, criação de blog, como criar posts incríveis, como ter bons resultados com o Google, e como ganhar dinheiro com esse projeto, eu recomendo que você adquira o Manual do Blog Descomplicado. Esse é um ebook completo, onde eu te ensino todas as estratégias que você precisa saber para criar um blog de sucesso. 

Aprenda as melhores estratégias para blog

  • Nichos lucrativos
  • Criar o blog
  • Escrever posts incríveis
  • Acessos todos os dias
  • Como ganhar dinheiro
CONHEÇA O MANUAL

Caso ainda não tenha certeza se o blog é para você e queira estudar um pouco mais, o primeiro passo para criar seu blog é escolher qual plataforma utilizar. Confira aqui o post onde eu falo sobre as principais plataformas do mercado, e te ajudo a entender qual delas é a ideal para você.

Como criar um Instagram

É muito fácil criar um perfil do Instagram. Basta baixar o app e escolher a opção de criar uma nova conta.

Lembre-se que você vai precisar de um nome e imagem para o seu perfil. Escolha uma foto sua em um ambiente profissional, ou que combine com seu nicho.

Você também vai precisar escrever uma descrição que atraia a audiência certa. A fórmula mais usada é:

  • Frase de impacto explicando o que você faz
  • Prova social (número de alunos, anos no mercado)
  • Chamada de ação para o link

Para os links, você pode usar um serviço como o Linktr.ee, que possui versão grátis.

Conclusão

Tanto um blog ou Instagram são uma ótima maneira de criar conteúdo em 2023. Qual escolher vai depender do seu momento no digital.

Se estiver começando, escolha um blog, pois você não precisa manter uma frequência de postagem, e pode desenvolver sua disciplina de criação de conteúdo. 

Se já tiver mais experiência, ou quiser resultados mais rápidos, o Instagram é provavelmente a melhor opção. Só não esqueça que, ao escolher essa rota, você vai precisar postar todos dias para manter suas vendas.

Ficou com alguma dúvida? Basta deixar um comentário 🙂 

ALYSSA PRADO

Além de criar blogs desde os 9 anos, sou formada em Ciências da Computação pela UFSC e pós graduada em Marketing Digital pela Universidade NOVA de Lisboa. Criei o Blogueira Inteligente para te ajudar a criar um blog de sucesso sem precisar de milhares de acessos.

3 comentários em “Blog ou Instagram: Qual o melhor para criar conteúdo em 2023?”

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