Nesse post, você vai descobrir qual é a melhor opção para criar conteúdo online: Blog ou Canal do YouTube. Vamos analisar as vantagens e desvantagens de cada uma dessas plataformas, e analisar qual delas é a melhor para a sua situação.
Se você já tentou criar conteúdo para plataformas como Instagram, provavelmente já passou pela seguinte situação:
Você criou um post ou vídeo incrível. Passou horas pensando no que iria ensinar, gravando, criando o design…
Publicou o post.
E, depois de alguns dias, ou mesmo horas, ele já não estava te trazendo mais nenhum resultado. Nenhuma curtida. Nenhum seguidor. Nenhuma venda.
Sabe porque isso acontece?
Porque dentro dessas plataformas, o conteúdo não tem uma vida útil muito longa. Em poucos instantes, ele para de aparecer no feed, e as pessoas não conseguem mais encontrá-lo.
E aí, todo o trabalho que você teve já não serve mais para nada.
Porém, existe uma maneira de não passar por isso. Uma forma de criar posts que vão trazer resultados durante meses, ou até mesmo anos.
Usando plataformas cujo conteúdo é indexável!
Como é o caso dos blogs e do YouTube.
Mas qual dessas plataformas utilizar? Qual delas é a melhor para você?
Bem, eu trabalho com blogs desde 2016, mas uso esse formato desde 2003, quando criei meu primeiro diário virtual online. Já em 2021, eu criei um canal do YouTube ensinando como criar blogs, e até hoje publico vídeos duas vezes por semana.
Ou seja, eu tenho experiência com as duas plataformas, e por isso, resolvi escrever esse post para te explicar as diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma delas.
Além disso, vou te ajudar a analisar qual delas é melhor para você. Te garanto que, apesar da popularidade atual dos vídeos, a resposta para essa dúvida vai te surpreender.
Nesse post…
Porém, antes de mais nada…
O que é conteúdo indexável?
Conteúdo indexável é aquele que aparece nos resultados das pesquisas.
Se você faz uma busca no Google, ele mostra uma lista de sites que podem responder a sua busca, e esses sites incluem blogs.
Já se você vai no YouTube e faz uma pesquisa, a plataforma te mostra diversos vídeos que respondem a sua busca. Hoje em dia, até mesmo o Google mostra vídeos do YouTube nos seus resultados.
A vantagem de um post ou vídeo ser indexável, é que ele pode ser encontrado meses ou até mesmo anos depois de ter sido publicado. Ou seja, esse post ou vídeo pode te trazer ganhos durante todo esse tempo.
Por exemplo, no início de 2020 eu publiquei um guia completo sobre quais os melhores produtos para comprar nos Estados Unidos. É um guia completo, com mais de 50 produtos, e informações sobre cada um deles. Desde aquela época, três anos atrás esse post faz vendas quase todos os dias.
Um trabalho que eu fiz há anos é responsável por trazer em torno de R$1000 todos os meses.
Quando foi a última vez que um post do Instagram de 6 meses atrás te trouxe alguma venda? Exatamente.
Por isso, na minha opinião como uma blogueira inteligente, eu sempre recomendo a todos os meus leitores começar criando conteúdo que será indexável.
É muito mais recompensador você ver que seu trabalho te traz resultados por anos, do que saber que em poucos dias ele já será inútil.
Atualmente, as duas maiores plataformas para criar conteúdo indexável são blogs e os canais do YouTube. Elas são parecidas em alguns aspectos, porém tem diferenças fundamentais, que podem fazer com que elas sejam, ou não, ideias para você. Continue lendo o post para descobrir.
Prefere aprender em vídeo?
Esse conteúdo também está disponível em vídeo. Caso prefira esse formato, considere se inscrever no canal do YouTube do Blogueira Inteligente.
Porque criar um blog em 2024
Muitas pessoas nem consideram criar um blog nos tempos atuais, pois acham que essa forma de criação de conteúdo já está “ultrapassada”. Porém, segundo uma pesquisa realizada pelo OptinMonster, 77% dos usuários da internet ainda leem blogs.
O que mudou foi a maneira com que consumimos os blogs. Antes, era normal ter seu “blog favorito”, e acessá-lo todos os dias para ver se havia alguma novidade. Hoje, nós esbarramos nos posts de blogs ao fazer uma busca no Google ou clicando em algum anúncio no Facebook.
Por isso, não pense que você precisa criar vídeos para ter sucesso em 2024. Pelo contrário, o conteúdo em texto ainda tem ótimos resultados, e os blogs tem muitas vantagens:
Vantagens de ter um blog:
- Não precisa postar todos os dias: o algoritmo do Google, onde os posts do seu blog serão exibidos, não liga para a frequência de publicação, e sim para a qualidade dos seus posts. Não tem problema postar uma ou duas vezes por semana.
- Não precisa aparecer: como o conteúdo é quase todo em texto, você não precisa aparecer. Perfeito para quem é tímido com a câmera.
- Não precisa de equipamentos: você pode criar um blog de sucesso utilizando apenas um computador, sem precisar de nenhum gadget adicional.
- Baixo custo: você consegue criar um blog gratuitamente, ou pagando poucos reais por mês para utilizar uma plataforma mais poderosa.
- Conteúdo atualizável: se seu post conter informações que não são mais verdadeiras, basta atualizá-lo. Todos os posts do blog são editáveis, e você pode atualizá-los quando for necessário.
- Você é o dono do seu conteúdo: quando você usa uma plataforma como WordPress, que necessita de domínio e hospedagem, você é dono do seu conteúdo. A plataforma não pode deletar seu blog do nada, ou por violar certas regras arbitrárias.
Desvantagens de ter um blog:
- Precisa criar conteúdo em texto: se você não escreve bem, essa pode ser uma tarefa difícil. Caso necessário, você sempre pode utilizar ferramentas como Google Docs, Clarice.AI, ou até o próprio Chat GPT para melhorar seus textos.
- Precisa aprender novas tecnologias: apesar de existirem muitos tutoriais, tanto em texto quanto em vídeo, você vai precisar aprender como usar a plataforma do seu blog.
- Mais difícil de criar conexão: como o conteúdo é em grande parte em texto, é mais difícil de mostrar sua personalidade e criar uma conexão com o leitor. Não é à toa que, segundo uma pesquisa do Blogging Wizard, 75% dos visitantes do seu blog nunca voltarão. Por isso, é importante implementar estratégias para fazer com que os leitores retornem.
O blog tem uma certa curva de aprendizado para criar bons posts, tanto no que se refere a escrever melhor, e no que se refere às estratégias para conseguir aparecer nas primeiras posições das pesquisas do Google.
Mesmo assim, suas inúmeras vantagens tornam essa uma ótima plataforma para quem quer criar conteúdo online.
Porque criar um canal do YouTube em 2024
Há quem também considere o YouTube uma plataforma ultrapassada. Afinal, em 2023, o que está na moda são vídeos curtos na vertical. Porém, com a adição dos shorts, e com a possibilidade de criar vídeos de diferentes formatos, o YouTube continua sendo uma ótima opção para quem prefere criar esse tipo de conteúdo.
Além disso, o YouTube é considerado o segundo motor de buscas mais utilizado do mundo, perdendo apenas para o próprio Google. Porém, vale lembrar que os vídeos da plataforma também aparecem nas pesquisas do Google, ou seja, seu conteúdo tem chance de aparecer nos dois maiores motores de pesquisa do mundo, podendo atrair um público enorme.
Além disso, aqui estão algumas outras vantagens de criar um canal do YouTube:
Vantagens de criar um canal do YouTube:
- Fácil de começar: basta criar uma conta na plataforma, gravar um vídeo com seu celular e clicar em publicar. Até quem não entende muito de tecnologia consegue criar um canal no YouTube.
- Fácil de criar conexão: em vídeo, é mais fácil de mostrar sua personalidade e criar uma conexão com a audiência. Assim, se gostarem de você, as pessoas vão fazer questão de assistir seus próximos vídeos.
- É possível se inscrever no canal: caso uma pessoa goste do seu conteúdo e queira receber as novidades, ela pode se inscrever no seu canal e ser alertada dos vídeos novos.
- Diferentes formatos de conteúdo: você pode postar vídeos longos, curtos, na vertical, na horizontal, e ainda usar a parte de comunidade para compartilhar imagens, enquetes e pequenos textos com seus inscritos.
Desvantagens de criar um canal do YouTube:
- Precisa manter um calendário de postagens: o algoritmo do YouTube recomenda canais que mantêm uma frequência de postagem. Ficar um ou dois meses sem postar pode prejudicar seu alcance dentro da plataforma.
- Pode precisar de equipamentos: por mais que seja possível gravar os vídeos usando seu celular do dia-a-dia, ainda é preciso levar em consideração a qualidade da iluminação, áudio, vídeo… Para melhorar esses aspectos, pode ser necessário investir em certos equipamentos.
- Pode ser necessário aparecer: apesar de existirem os canais darks, onde os criadores não aparecem em vídeo, o normal é que você precise aparecer na frente das câmeras para apresentar o conteúdo. Não é a melhor opção para quem não fica confortável em gravações.
- Mais trabalho para criar o conteúdo: para criar um bom vídeo para o YouTube, você precisa escrever um roteiro, gravar o vídeo, editar, escrever uma descrição otimizada e ainda criar uma capa que chame atenção. Para isso, são necessárias habilidades de roteirista, filmmaker, edição de vídeos e design.
- Dependência da plataforma: por usar uma plataforma de terceiros para publicar seu conteúdo, você fica à mercê das regras e punições estabelecidas nos termos de uso. Já houve casos de canais grandes serem excluídos ou perderem a monetização por infringirem as regras ou por erros de avaliação do próprio YouTube.
Apesar de não precisar de muito para começar um canal no YouTube, você vai precisar manter uma frequência de postagens, e investir em equipamentos e softwares para criar vídeos de qualidade.
Blog ou Canal do YouTube: Semelhanças entre as plataformas
Apesar de serem plataformas fundamentalmente distintas (uma é conteúdo em texto, e outra em vídeo), existem algumas semelhanças entre os blogs e os canais do YouTube:
- Conteúdo indexável: posts de blog podem ser encontrados nas buscas do Google, enquanto os vídeos do YouTube podem ser encontrados na busca da própria plataforma, e até mesmo no Google.
- Conexão com a audiência: apesar de ser mais fácil criar uma conexão com a audiência através de vídeos, ambas as plataformas permitem que você construa uma comunidade ao redor do seu nicho. Para blogs, vale apostar também na lista de emails para se aproximar ainda mais dos leitores.
- Formas de monetização: é possível ganhar dinheiro de maneira bem parecida usando blogs ou canais do YouTube. Em ambos os casos, você pode ter uma renda através de anúncios, afiliados, venda de infoprodutos e conteúdo patrocinado.
Blog | YouTube | |
Conteúdo indexável | Posts aparecem nos resultados do Google | Vídeos aparecem nas pesquisas do YouTube e do Google |
Formas de monetização | Anúncios, afiliados, infoprodutos e conteúdo patrocinado. | Anúncios, afiliados, infoprodutos e conteúdo patrocinado. |
Conexão com a audiência | Mais difícil por ser em texto, recomendado usar também email marketing | Fácil de criar mostrando sua personalidade através dos vídeos |
Frequência de postagem | Não tem frequência determinada, o que importa é a qualidade | Precisa manter uma frequência de postagem, ou o alcance diminui na plataforma |
Equipamento necessário | Apenas um computador ou tablet | Para vídeos de qualidade, pode ser necessário microfone, câmera e iluminação |
Custos | Pode começar gratuitamente | Pode começar gratuitamente |
Facilidade para começar | Precisa criar um site | Basta se cadastrar na plataforma |
Atualizações | Conteúdo pode ser atualizado quantas vezes forem necessárias | Precisa gravar um novo vídeo para atualizar o conteúdo |
Blog ou Canal no YouTube: qual a melhor opção para você?
Se você está recém começando a criar conteúdo, e está dando seus primeiros passos no digital, a melhor opção é criar um blog. Isso porque, apesar de serem um pouco mais difíceis para começar, blogs não exigem que você mantenha uma frequência de postagem.
Você pode achar que “gravar dois vídeos por semana” é algo simples, mas qualquer pessoa que já tentou ter um canal no YouTube pode te dizer que dá muito mais trabalho do que parece. Não só você precisa criar o roteiro, gravar e editar o vídeo, mas ainda precisa otimizá-lo para a busca dentro da plataforma, e criar uma capa chamativa.
E se você não der conta de continuar postando vídeos? O conteúdo que você já criou vai ter alcance diminuído, o que faz com que seu trabalho tenha menos resultados.
Enquanto isso, com um blog, você pode aprender a criar conteúdo com calma, mantendo uma frequência de postagem que seja condizente com o seu estilo de vida. Hoje, eu consigo escrever tranquilamente três posts por semana, mas quando comecei e ainda estava aprendendo as técnicas de SEO, um post já me dava trabalho demais.
Por isso, se você ainda está começando, e ainda não tem conhecimento e disciplina para criar seu conteúdo, escolha começar com um blog.
Se você já tem experiência com criação de conteúdo
Se você já tem experiência, pode escolher qualquer uma das plataformas para criar seu conteúdo. Porém, eu quero te oferecer uma alternativa que dá mais trabalho, mas que costuma ter resultados excelentes: usar as duas.
Você pode notar que aqui no blog, muitos posts possuem vídeos incorporados. Isso é porque eu alimento tanto o blog quanto o canal do YouTube do Blogueira Inteligente. Isso aumenta as chances da minha audiência ideal me encontrar, e ainda aumenta os ganhos. Afinal, posso ganhar com anúncios no blog e anúncios no canal.
Dá mais trabalho, e se você não tiver disciplina, o YouTube provavelmente vai ocupar um grande espaço do seu dia-a-dia, já que é necessário postar com certa frequência. Mas combinar as duas opções, apesar de difícil, só traz vantagens.
Como começar um blog ou canal do YouTube
Antes de começar a criar conteúdo para qualquer uma dessas plataformas, o ideal é escolher um nicho e nome para a sua marca. Caso pretenda ganhar dinheiro com esse projeto, escolha um nicho que você goste e que também seja lucrativo. Para escolher o nome, tente algo fácil, pequeno e que ainda não está em uso, como ensinei nesse post.
Como começar um blog
Você pode pensar que basta criar um blog, mas a verdade é que existem muitas decisões ao redor desse passo. Qual plataforma utilizar? Qual deve ser o layout? Precisa de plugins? Quanto investir nessa criação?
Para entender como o mundo dos blogs funciona, e entender sobre nicho, criação de blog, como criar posts incríveis, como ter bons resultados com o Google, e como ganhar dinheiro com esse projeto, eu recomendo que você participe da Academia de Blogs. Esse é a comunidade do Blogueira Inteligente, onde você tem acesso a cursos e módulos sobre blogs para todos os níveis, aulas ao vivo, reuniões no Zoom para tirar dúvidas e muito mais!
Faça parte da comunidade de blogueiros que tem resultados no digital
- Curso sobre blogs para iniciantes
- Módulos avançados
- Reuniões mensais para tirar dúvidas
- Grupo de suporte exclusivo
- PDFs, templates e planilhas
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- …e muito mais!
Aqui está o que uma participante da Academia tem a dizer:
Alyssa adoro sua didática, comprei vários cursos que os instrutores não se dão ao trabalho nem de preparar a aula. É um prazer ver seu cuidado com a gente e respeito com nosso tempo.
– Adriana Pereira
Caso ainda não tenha certeza se o blog é para você e queira estudar um pouco mais, o primeiro passo para criar seu blog é escolher qual plataforma utilizar. Confira aqui o post onde eu falo sobre as principais plataformas do mercado, e te ajudo a entender qual delas é a ideal para você.
Como criar um canal do YouTube
É muito fácil criar um canal do YouTube. Basta acessar a plataforma, se logar com a sua conta Google, clicar no ícone com sua imagem de perfil no canto superior direito, e escolher a opção “Criar canal”.
Lembre-se que você vai precisar de uma imagem de perfil, uma imagem de capa, e um nome para o canal. Depois disso, você já está pronto para publicar o seu primeiro vídeo.
Conclusão
Tanto um blog ou canal do YouTube são uma ótima maneira de criar conteúdo em 2023. Qual o melhor vai depender da sua situação.
Se estiver começando, escolha um blog, onde você não tem que manter uma frequência de postagem. Se já tiver mais experiência, você pode criar um canal do YouTube, ou até mesmo utilizar as duas formas de criação de conteúdo e utilizá-las em conjunto.
Ficou com alguma dúvida? Basta deixar um comentário 🙂
Perguntas frequentes sobre Blog ou Canal do YouTube
O que é melhor ter um canal no YouTube ou um blog?
Para quem está começando, é melhor criar um blog, pois você não precisa seguir uma frequência de postagem. No YouTube, se você não posta vídeos com frequência, seu alcance dentro da plataforma é limitado.
Qual é a diferença entre um blog e um Youtuber?
Um blog é uma plataforma de conteúdo em texto, enquanto um YouTuber é alguém que cria vídeos para a plataforma do YouTube.
O que é melhor um site ou um blog?
Um blog também é um site. A diferença é que um site costuma ser estático, ele quase não muda e tem poucas páginas. Já um blog é atualizado com frequência e pode possuir centenas ou até mesmo milhares de posts e páginas.
Quem usa o blog é o quê?
A quem tem blog, damos o nome de Blogueiro ou Blogueira.
Por que as pessoas têm um blog?
Blogs são uma ótima forma de criar conteúdo e alcançar sua audiência. Eles aumentam sua autoridade na internet, e ainda podem trazer milhares de visitas aos seus posts todos os dias através do Google.