Não sabe o que escrever no blog? Nesse post eu te explico como descobrir o que a sua audiência quer ler, e te dou ideias de como transformar isso em posts!
Você já sentou para começar a escrever um post de blog… e te deu um branco? Aquela tela do Google Docs fica olhando para você, esperando você digitar sua primeira palavra… e você não sabe o que escrever?
Se sim, não se preocupe.
Muitos blogueiros, mesmo os mais experientes, têm dúvidas sobre qual conteúdo criar.
Nesse post, eu te ensino como descobrir o que a sua audiência quer ler, e como você pode transformar isso em post usando cinco ideias que servem para blogs de qualquer nicho.
No final, você vai ver que é muito fácil descobrir o que escrever no seu blog. 🙂
Nesse post…
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Como saber o que escrever no blog?
Se você tem um blog profissional, a sua maior preocupação na hora de criar seu conteúdo deve ser com a sua audiência. O que essas pessoas gostariam de ler? Como meu blog pode ser útil para essas pessoas?
Uma dica é pensar em quais são os problemas, as dúvidas, as dificuldades dos seus leitores, e tentar criar posts para ajudar e solucionar esses problemas.
Porém… como você descobre quais são essas dúvidas? No que eles precisam de ajuda?
Bem, você pode olhar os comentários que eles deixam no seu blog, ou mesmo no conteúdo da competição. Até mesmo comentários em posts do Instagram, vídeos do TikTok ou do YouTube podem te ajudar a descobrir as perguntas que sua audiência tem sobre o seu nicho.
Outra forma de descobrir é através da pesquisa de palavras-chave. “Palavra-chave” é como nós chamamos o que o usuário digita quando faz uma pesquisa no Google. Sabendo o que seus leitores estão procurando, você tem ideias de quais posts deve escrever.
Existem várias formas de fazer a pesquisa de palavras-chave, e aqui no blog tem um post completo com sugestões de ferramentas e passo a passo.
Como transformar ideias em posts de blog
Agora, vamos dizer que você sabe quais são os interesses da sua audiência, mas não consegue pensar em como transformar isso em um post.
Nesse caso, o que eu sugiro você fazer, é usar um dos principais tipos de posts de blog.
Esses tipos de posts servem para qualquer nicho, e você pode criar infinitos conteúdos baseados neles. A maior parte dos posts se encaixa em um desses tipos de post, porque eles realmente têm ótimos resultados com os leitores. Eles também performam muito bem nas buscas orgânicas.
Aqui estão 5 ideias de posts para blogs que você pode escrever ainda hoje:
- Listas
- Tutorials ou “como fazer”
- Resenhas
- Comparação entre produtos
- Perguntas e Respostas
1. Post em Lista
A ideia mais popular é o post em formato de lista, que como o nome já diz é criar uma listagem sobre um determinado assunto. Eu gosto muito desse tipo de post pois, além de ser muito fácil e adaptável, também é um formato excelente para quem trabalha com blog de afiliados.
Vou te dar um exemplo que eu, como blogueira de viagem, uso posts de listas no meu outro blog:
- 10 países baratos para viajar
- 7 atrações imperdíveis em Los Angeles
- 12 maneiras de economizar na sua próxima viagem
Veja que essas três coisas “países baratos para viajar“, “atrações imperdíveis em” e “economizar em viagem” são dúvidas que eu sei que a minha audiência tem – ou seja, eu só peguei essas dúvidas e respondi em formato de lista.
Se você tem um blog literário, poderia escrever posts como “7 melhores livros de suspense psicológico”, ou “12 livros com finais surpreendentes”.
Um blog de maquiagem poderia criar conteúdo como “5 paletas de sombras coloridas nacionais”, “10 melhores sombras pretas”, ou “7 dicas para acertar no delineado“.
Um blog fitness poderia escrever sobre “5 melhores exercícios para crescer glúteos”, “10 razões para malhar em casa”, “7 dicas para correr melhor”.
Descubra as dúvidas da sua audiência e transforme a resposta em uma lista.

2. Post Tutorial ou “Como Fazer”
O segundo tipo de conteúdo que você pode usar para criar posts de blog é o de tutorial ou “como fazer”. Nesses posts você ensina a sua audiência a fazer alguma coisa ou resolver um problema.
Pode ser um tutorial passo a passo no estilo “primeiro faça isso, depois isso“, ou pode ser uma explicação mais geral, já que nem tudo tem uma ordem a ser seguida ou precisa de instruções tão detalhadas.
Aqui no blog, por exemplo, eu tenho posts tutoriais como “Como criar um blog no WordPress [passo a passo completo]”, onde eu mostro cada clique de mouse. Assim como também tenho um post sobre “Como usar o Pinterest para divulgar seu blog“, onde eu dou dicas mais gerais.
Algumas ideias de posts tutoriais ou “como fazer”:
- Blog Literário: como começar a ler mais livros (geral), como adicionar um livro no seu skoob (tutorial), como encomendar livros do the book depository (tutorial), como achar infinitas recomendações de livros (geral).
- Blog de Maquiagem ou de Beleza: como fazer um olho esfumado (tutorial), como ter uma pele hidratada (geral), como colar cílios postiços (tutorial), como guardar suas maquiagens (geral)
- Blog Fitness ou de Nutrição: como fazer um suco verde detox (tutorial), como montar um treino de academia (geral), como fazer um agachamento corretamente (tutorial), como ler embalagens de comida (geral)
- Blog de Viagem: como comprar passagens no site X (tutorial), como planejar uma viagem para tal destino (geral), como reservar um hotel no booking (tutorial)
- Blog de Marketing Digital: como crescer no Instagram (geral), como se cadastrar no Kit (tutorial), como criar uma isca digital (tutorial), como conseguir mais acessos no seu blog (geral)
Não faltam ideias de posts usando a palavra COMO.
Esse tipo de post também está sendo muito bem recebido pelas plataformas de perguntas, como ChatGPT e Gemini. Quando o usuário faz uma pergunta em uma dessas ferramentas, muitas vezes elas fornecem fontes junto com as respostas. Posts que usam a estrutura “como fazer”, na minha experiência, são os que são mais escolhidos como fonte.

Está lendo sobre esses tipos de post, e não sabe como estruturá-los? Por onde você começa? Quais seções adicionar? O que não pode faltar? Precisa de FAQ no final?
Pois participando da Academia de Blogs, a comunidade do Blogueira Inteligente, você tem acesso a templates para cada um desses formatos de post. Basta usar os templates e preencher com o seu texto, para criar um post de blog bem estruturado de forma fácil.
Na Academia de Blogs você tem acesso a:
- Curso completo para iniciantes
- Módulos avançados
- Reuniões mensais no Zoom para tirar todas as suas dúvidas comigo
- Desafios com premiação
- Grupo de suporte exclusivo no Telegram
- Templates e Planilhas
- …e muito mais!
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3. Post Resenha ou Review
Outro post que você pode criar quando não sabe o que escrever no blog é o de resenha ou review. Esses posts são excelentes para quem trabalha como afiliado, porque se o usuário está procurando por resenha de um produto específico, ele já está considerando fazer uma compra.
A audiência que você atrai é super qualificada, e se seu post for de qualidade e com um texto persuasivo, você tem grandes chances de fazer uma venda.
Lembrando que existem várias estratégias que podem te fazer vender mais como um blog de afiliados, como eu mostrei nesse post. Escolher o conteúdo certo é apenas uma dessas estratégias.
Reviews e resenhas não precisam ser apenas sobre produtos físicos. Você pode escrever sobre ferramentas, cursos, sites e o que mais for usado no seu nicho. Alguns exemplos:
- Blog de maquiagem: review de produtos como bases, paletas de sombra, corretivos;
- Blog literário: resenhas de livros, resenhas de séries completas, review de leitores de ebooks;
- Blog fitness: review de marcas de roupas fitness, review de produtos fitness (como whey ou marcas de comidas saudáveis), review de apps de treinos;
- Blog de viagem: review de sites de passagens, empresas de seguro, empresas de hospedagem, hotéis específicos, atrações específicas;
- Blog de marketing digital: review de ferramentas de email marketing, review de plataforma de hospedagem, review de plataformas de afiliados, etc.
4. Post de Comparação
Muito parecido com os posts de review ou resenha, a diferença é que o post de comparação foca em dois ou mais produtos.
Também é um tipo muito popular para quem trabalha com afiliados, já que atrai aquelas pessoas que querem um produto de certa categoria, mas ainda não tem certeza de qual é o melhor para as suas necessidades.
Quando você trabalha com comparações, é importante escolher um vencedor. A última coisa que você quer é que o leitor continue com dúvida sobre qual o produto ideal para ele, pois a dúvida faz com que ele não parta para ação – ou seja, que ele não faça uma compra através dos seus links.
Se a sua comparação tiver um vencedor óbvio, essa parte é fácil. Agora, quando não há vencedores, ou a resposta é “depende”, escolha um ganhador para diferentes situações que podem englobar o leitor.
Por exemplo, se estiver comparando dois destinos de férias em um post como “Cancún ou Punta Cana: Qual o melhor destino no Caribe?”, você pode dizer que o vencedor é Punta Cana para quem gosta de hotéis all-inclusive, mas para quem gosta de uma vida noturna mais agitada, o vencedor é Cancún.
Aqui no blog eu tenho posts de comparação entre várias plataformas de blogs, e até mesmo entre blogs e outras plataformas de conteúdo, como o post “Blog ou YouTube?”.
5. Post de Perguntas e Respostas
Outro tipo de post que você pode usar é o de perguntas e respostas, praticamente um FAQ. A estrutura desse conteúdo é muito simples: você reúne dúvidas de um determinado assunto dentro do seu nicho e responde a várias delas em um único post.
São aqueles famosos “guia completo” ou “tudo o que você precisa saber“. Se tem algum assunto muito popular dentro do seu nicho, eu recomendo você fazer um post nesse formato.
Algumas ideias para esse formato de ideias para posts de blog:
- Blog de Maquiagem: guia completo sobre olho delineado (quais produtos usar, como fazer, erros comuns, combinações de cores);
- Blog de Viagem: guia completo para viajar para o lugar x (quanto custa, qual a moeda, idioma, o que visitar, onde ficar);
- Blog Literário: tudo o que você precisa saber sobre a saga X (resumo, quantidade de livros, em qual ordem ler, melhores edições e capas, quem são os personagens, quem é o público);
- Blog Fitness: guia completo para perda de peso (mitos, alimentação, exercícios, principais erros);
- Blog de Marketing Digital: tudo que você precisa saber sobre e-mail marketing (qual ferramenta usar, estratégias, tipos de e-mails, automações)
O legal desse tipo de post é que você pode responder várias perguntas, e aquelas que precisarem de uma resposta muito completa podem virar novos posts! Aí basta você colocar um link para esses posts nas respostas das suas perguntas, e você mostra sua autoridade e aumenta a navegação do usuário pelo seu blog.
Conclusão
Para saber o que escrever no seu blog, basta descobrir o que a sua audiência quer saber. Com essa informação em mãos, você pode usar uma das 5 ideias para posts que eu mostrei acima.
Já usou alguma dessas ideias no seu blog? Teve bons resultados? Me conta aqui nos comentários!