Quer começar um blog de afiliados? Então leia esse post e veja o passo a passo completo para colocar esse projeto no ar e fazer suas primeiras vendas!
Apesar de muitas pessoas acreditarem que a única forma de ganhar dinheiro com blog é através de anúncios e plataformas como o AdSense, isso não é verdade.
A minha forma favorita de monetizar um blog é através de afiliados. Ou seja, eu gosto de recomendar produtos ou serviços, e ganhar uma comissão pelas vendas que são feitas através do meu blog. É muito simples, e precisa de um número muito menor de acessos para ter bons resultados do que se eu estivesse trabalhando com anúncios.
E o mais legal é que com blogs, eu não preciso postar todos os dias para fazer vendas. O meu conteúdo atrai possíveis compradores mesmo quando eu não estou trabalhando, e as vendas acontecem no automático. Esse é o poder dos blogs!
Nesse post, eu te mostro como você pode começar um blog de afiliados, e te mostro as principais estratégias para ter sucesso com seu blog e fazer mais vendas.
Nesse post…
Prefere vídeo?
O conteúdo desse post também está disponível em vídeo. Caso prefira essa forma de conteúdo, inscreva-se no canal do YouTube do Blogueira Inteligente!
Como começar um blog de afiliados [passo a passo completo]
Apesar de ser um blog como qualquer outro, existem algumas estratégias específicas que você precisa implementar se for trabalhar como afiliado.
Você precisa escolher um nicho que tenha oportunidades com essa forma de monetização, e criar conteúdo mais focado em vendas, e menos informacionais.
Aqui está um passo a passo detalhado para começar um blog de afiliados:
- Escolha um nicho que tenha produtos para afiliação
- Crie o blog usando uma plataforma profissional
- Crie conteúdo focado em vendas
- Formate o post da maneira correta para incentivar as vendas
- Adicione os links afiliados no seu blog
- Divulgue o blog e veja suas primeiras vendas acontecerem!
1. Escolha um nicho que tenha produtos para afiliação
Para começar, antes mesmo de criar o blog, você precisa escolher um nicho. O nicho é o assunto que você vai abordar no seu conteúdo, e seu objetivo vai ser divulgar produtos relacionados a esse assunto.
Essa parte é muito importante, porque existem nichos que não são boas opções para afiliados. Isso acontece porque eles simplesmente não tem muitos produtos ou plataformas para afiliação.
Um exemplo de nicho que é popular mas ruim para afiliados é inteligência artificial. Apesar de existirem muitas ferramentas para serem indicadas, as mais populares, e que a maior parte dos leitores vai usar, não possuem programas de afiliados. É o caso do ChatGPT, MidJourney, Leonardo AI, Claude e DeepSeek.
Se a maior parte do conteúdo desse nicho é mostrando como usar essas plataformas, e não é possível ganhar dinheiro indicando nenhuma delas, esse não é um bom assunto para trabalhar como afiliado.
Você até pode pensar, então, em indicar cursos. Mas, por ser um assunto com muitas novidades, é difícil encontrar cursos atualizados, usando as versões mais novas das ferramentas, ou aquelas que recém foram lançadas. Novamente, um problema para quem quer trabalhar como afiliado na área.
Agora, outros assuntos, como beleza, pets, saúde, moda, cozinha, só para citar alguns, são nichos excelentes para afiliação.
Não só existem várias lojas vendendo produtos físicos relacionados a esses assuntos, como Amazon, Magalu, Amaro, etc., mas também existem milhares de cursos que você pode indicar, alguns super populares e já com centenas de avaliações para mostrar que são confiáveis.

Não adianta só pensar “gosto desse assunto aqui, vou falar sobre isso e vou trabalhar com afiliados” se você não fizer essa pesquisa para ver se essa forma de monetização é viável nesse nicho.
Caso esteja pensando em um nicho que as oportunidades de monetização não sejam tão óbvias, vale a pena dar uma olhada na concorrência, como outros blogs, perfis do Instagram ou canais do YouTube que falam sobre esse assunto.
Se eles estão recomendando produtos e usando links afiliados, quer dizer que há como trabalhar como afiliado nessa área. Se ninguém na área indica produto nenhum, é melhor repensar sua ideia.
2. Crie o blog usando uma plataforma profissional
Aqui no blog existem diversos artigos sobre plataformas para blogs, mas para deixar esse post mais curto, eu vou pular essa parte e já te falar que a melhor plataforma para quem quer criar um blog profissional é o WordPress.org.
Além de ser a mais utilizada no mundo, e por tanto integrar com todas as principais ferramentas de marketing digital do mercado, o WordPress ainda permite que você use “plugins” para adicionar funcionalidades no seu blog.
Esses plugins são pequenos apps que você pode instalar, sem precisar contratar programadores ou alguém que entenda de desenvolvimento de sites. Quer adicionar um pop-up de captura de email? Plugin. Quer adicionar um carrossel de posts? Plugin. Deixar o blog mais seguro? Plugin.
O WordPress é uma plataforma gratuita e de código aberto, porém para utilizá-la você vai precisar de um domínio próprio (seu endereço .com ou .com.br), e de uma hospedagem onde ficarão todos os arquivos do seu blog.
Existem várias empresas de hospedagem no mercado, mas as melhores são aquelas que, além de oferecerem ótimo suporte e terem ótimo custo-benefício, também oferecem o domínio gratuito no seu primeiro ano de contrato.
A hospedagem que eu uso para todos os meus blogs, e a que eu recomendo aqui no blog é a Hostinger. Eles tem um painel super fácil de usar, perfeito para iniciantes, atendimento 24 horas em português, e servidores LiteSpeed para fazer com que seu blog carregue super rápido.
O plano que eu recomendo é o WordPress Premium, que custa em torno de R$17/mês no primeiro ano. Usando o meu link você ainda pode usar o cupom “BLOGUEIRAINTELIGENTE” para um desconto extra no seu plano.
Melhor hospedagem para blog
A hospedagem é onde vão ficar todos os arquivos do seu blog. Ela também é responsável por diversos fatores como segurança, velocidade de carregamento, e até se seu blog vai estar ou não no ar! Por isso, é muito importante escolher uma boa hospedagem.
Eu uso a Hostinger para todos os meus blogs e recomendo demais. A empresa possui:
- Atendimento 24 horas em Português
- Painel fácil para Iniciantes
- Instalador rápido da plataforma para blogs
- Servidores super rápidos
O plano que eu recomendo é o WordPress Premium, e você pode usar o cupom “BLOGUEIRAINTELIGENTE” para um desconto extra.
ADQUIRIR SUA HOSPEDAGEM COM DESCONTO
Pode não parecer, mas essa parte de criar o blog é super simples e em 15 minutos você já consegue ter tudo no ar. Aqui no blog tem um post com todo o passo a passo para criar um blog usando a Hostinger + WordPress.org.
No YouTube eu também tenho um passo a passo sobre como personalizar o blog, mas eu já quero deixar uma dica aqui mesmo: não perca muito tempo tentando criar um design incrível, digno de desenvolvedores web profissionais.
O WordPress já te dá uma estrutura responsiva e de carregamento rápido, e a maior parte dos leitores nem vai ver algo muito elaborado pois vai estar acessando através do celular. Lembre-se que, na versão para dispositivos móveis, o importante é apenas que o blog seja limpo, rápido e legível.
3. Crie conteúdo focado em vendas
Um dos maiores erros que as pessoas cometem ao começar um blog de afiliados é achar que basta adicionar links no meio do post que as vendas vão acontecer, quase que por mágica.
Infelizmente, não é assim que funciona. Existem posts que são excelentes para trazer mais acessos, posts que são ótimos para cliques em anúncios, e posts que são ideias para conversões afiliadas. Vamos a um exemplo:
Vamos supor que o usuário é um designer que trabalha com Photoshop, e tem dúvidas sobre como clonar parte de uma imagem. Ele vai no Google, digita “como clonar imagem no Photoshop”, acha um blog com esse tutorial, clica, lê o tutorial… e no meio do post tem uma recomendação de um monitor 4K para designers.
Faz sentido essa recomendação? Até que sim, porque designers precisam de monitores bons. Porém, o leitor estava procurando por essa recomendação? Ele está no mercado para comprar um monitor novo? Provavelmente, não.
As chances da venda afiliada sair até existem, porque pode ser que um dos milhares de designers que vão chegar nesse tutorial queira um monitor novo. Mas a maioria das pessoas que acessam esse post não vão comprar nada. Afinal, elas não estavam procurando por algo para comprar, elas queriam apenas uma informação.
Entende porque não vale a pena investir a maior parte do seu tempo criando esse tipo de post se você quer fazer vendas como afiliado? O que você precisa é criar posts que atraiam pessoas que já estão pensando em fazer uma compra.
Nesse nosso exemplo, esse post poderia ser:
- Melhores monitores para designers [10 melhores modelos]
- Monitor curvo ou monitor plano, qual o melhor para designers?
- Melhores opções de segundo monitor para designers
- Quais configurações deve ter o monitor ideal para designers?
E assim por diante.
Todos esses posts vão atrair designers que estão pensando em comprar um monitor. Tem muito mais chances dessas pessoas seguirem as suas recomendações e usarem o link afiliado, do que aquelas que estavam procurando por tutoriais de Photoshop.

Mais para frente, quando você já tiver vários posts focado em vendas, você até pode criar conteúdo mais informativo. Por exemplo, ‘10 melhores maneiras de melhorar seu trabalho como designer’.
Quem está procurando por essas dicas não necessariamente está atrás de um monitor novo, mas quer melhorar o seu trabalho. E uma das formas de melhorar o trabalho vai ser com um monitor novo. Nesse artigo você explica os benefícios de um bom monitor, sugere um, e ainda convida o leitor a ler o post completo sobre os melhores monitores para designers. Se ele estiver aberto a fazer essa compra, ele vai navegar pelo seu blog, ler suas recomendações, e escolher um monitor.
Mas primeiro, faz muito mais sentido investir o seu tempo em posts que vão atrair pessoas que já estão interessadas em fazer uma compra.
Essa aqui é a dica de ouro para quem trabalha com afiliados. Não adianta tentar vender para quem não quer comprar. Você quer encontrar as pessoas que já querem fazer a compra! O trabalho fica muito mais fácil.
Por isso, na hora de criar o seu conteúdo, pense em quem esse conteúdo vai atrair. É uma pessoa que pensa em comprar? Sim? Perfeito. Não? Então talvez seja melhor escrever um outro post.
4. Formate o post da maneira correta para incentivar as vendas
Além do seu conteúdo ser excelente, ele também tem que ser apresentado de uma forma que incentive vendas.
Não basta você recomendar um produto no meio de um parágrafo, colocar o link na palavra ‘monitor’ e pronto. Até pode funcionar, mas não é a forma mais eficaz para fazer com que o leitor faça a compra. Como você estrutura e apresenta o seu post faz toda a diferença.
Existem alguns plugins para WordPress que já fazem toda essa parte para você. São os famosos plugins para afiliados, com blocos criados para vender produtos. Esses plugins ajudam muito na criação de um blog de afiliados, pois eles fornecem blocos de destaque de produtos, tabelas comparativas, prós e contras e mais.
Os meus plugins favoritos para afiliados são o AffiliateX, e o Amazon Conector da própria Hostinger, que é especializado em produtos da Amazon. Com ele, você consegue conectar sua conta de afiliado da Amazon, e aí ele automaticamente já popula o bloco com as informações do produto que você escolher. Muito prático.
Caso não queira usar plugins, você pode formatar seus posts manualmente. O mais importante é adicionar uma imagem do produto, um subtítulo com nome e link, descrição repetindo o link e um botão chamativo para incentivar a compra.

5. Adicione os links afiliados no seu blog
Depois de criar seu blog e ter algum conteúdo no ar, você precisa se cadastrar nos programas de afiliados que você quer divulgar.
Veja bem, não basta decidir ‘vou divulgar o produto X‘ e colocar um link no seu blog. Primeiro, você precisa se cadastrar na plataforma de afiliados da empresa, ser aprovado, e ganhar seu link único de afiliado, para que a empresa consiga rastrear que as vendas vieram do seu blog.
Diferente das plataformas de afiliados tem diferentes critérios para aprovação, mas a maior parte delas não tem muitos pré-requisitos. Elas não costumam cobrar número de acessos, número de posts e nada parecido.
Você pode publicar um ou dois posts recomendando produtos, e então se cadastrar nas plataformas que você tiver interesse. Depois, basta editar esses posts para incluir os seus links afiliados. Super simples.
Aqui no blog tem um post com os melhores programas de afiliados para blogs.
6. Divulgue o blog e veja suas primeiras vendas acontecerem!
Com tudo feito, agora faltam os acessos no seu blog. Afinal, você precisa que as pessoas leiam o seu conteúdo para começar a fazer vendas.
Existem várias formas de conseguir acessos no seu blog: você pode trabalhar com tráfego orgânico, que são os acessos do Google, usar tráfego pago, redes sociais como Pinterest e Facebook, divulgação em plataformas como Telegram e Whatsapp.
As possibilidades são inúmeras, mas eu sempre recomendo começar pelo tráfego orgânico, porque tudo que você precisa fazer para ter esse tipo de tráfego é aplicar algumas técnicas dentro dos seus posts, não tem uma divulgação ativa que você precisa fazer todos os dias.
Aqui no blog tem um post com todas essas técnicas de tráfego orgânico, as chamadas técnicas de SEO.
Conclusão
Começar um blog de afiliados não é difícil. Seguindo esse passo a passo, e sabendo o segredo #1 para fazer vendas através do seu blog (escrever posts para quem quer comprar), você tem tudo que precisa para ter resultados com essa forma de monetização!
Ficou com alguma dúvida sobre afiliados para blogs? Já está usando essas estratégias? Como estão suas vendas? Me conta nos comentários!
Perguntas frequentes sobre como começar um blog de afiliados
Pode usar links afiliados no blog se eu quero ser aprovado no AdSense?
Sim! Nas próprias regras do AdSense está escrito que links afiliados são permitidos, e eu e meus alunos já aprovamos diversos blogs que usavam links de afiliados.
Posso criar posts para blog de afiliados usando inteligência artificial?
Pode! Além de criarem frases persuasivas, que convencem o leitor a comprar, a inteligência artificial ainda pode te dar ideias de produtos para divulgar e posts para escrever.
Blogs de afiliados podem ser genéricos? Escrever sobre vários nichos?
Sim, mas no geral o resultado é melhor quando você se especializa em um único nicho. Se fosse seguir a dica de um blog para comprar um novo smartphone, em quem você confiaria mais: um blog especializado em smartphones, ou um blog que fala de eletrônicos mas também de moda pet e receitas fitness?