7 dicas para conseguir mais inscritos na sua lista de emails

Publicado em

Por Alyssa Prado

Conseguir mais inscritos na sua lista de emails pode ser uma tarefa difícil. Leia esse post e veja 7 dicas para aumentar seu número de inscritos em pouco tempo!

Como já mencionei na página sobre email marketing aqui do Blogueira Inteligente, para fazer essa estratégia funcionar você precisa seguir quatro passos: criar uma lista de emails, fazer seus leitores se inscreverem, mandar emails e fazer vendas.

Essa estratégia não é apenas simples, como no geral também é fácil de executar. No post sobre como criar uma lista de emails grátis, você pode ver que em poucos minutos, é possível criar uma lista de e-mails e configurá-la.

Eu preciso admitir, no entanto, que entre os quatro passos que citei, um deles que não é tão fácil assim: fazer seus leitores se inscreverem na sua lista de e-mails.

Você vai reparar que colocar um formulário de inscrição na barra lateral do seu blog pode até ser necessário, mas na maioria das vezes não é suficiente para despertar o interesse dos usuários. Os dias vão passando, e você consegue uma ou outra inscrição, mas nada muito significativo… E talvez você nem esteja fazendo algo de errado, porque segundo o Sumo, a taxa de inscrição em listas de email é de apenas 1.95%. Isso quer dizer que a cada 100 visitantes no seu blog, em média apenas dois vão se inscrever.

Esse número pode te dar a impressão de que email marketing precisa de muito trabalho para pouco retorno, e que fazer vendas dessa maneira é praticamente impossível, afinal vai demorar meses ou até mesmo anos para você ter uma lista de maneira significativa.

Mas a verdade é que essa taxa de inscrições não é uma verdade universal, e você pode sim ter uma taxa de inscrições maior no seu blog. Como? Usando as 7 dicas para conseguir mais inscritos na sua lista de emails que vou mostrar nesse post.

7 DICAS PARA CONSEGUIR MAIS INSCRITOS NA SUA LISTA DE EMAILS

Eu recomendo que você implemente todas as dicas que conseguir, já que elas só vão te ajudar. No entanto, se precisar escolher apenas uma, eu sugiro que seja a #7, que é a que costuma funcionar melhor. 

#1: Coloque um formulário na barra lateral do seu blog

Essa provavelmente é a maneira mais conhecida dessa lista, já que a maior parte dos sites que trabalha com email marketing possui um formulário de inscrição na barra lateral. 

Minha recomendação, no entanto, é que você preste atenção em dois pontos. Primeiro, é importante fazer com que esse formulário se destaque, para que ele não seja ignorado ou até mesmo confundido com o fundo do seu site. Se quiser, você pode manter as cores da sua marca, mas usando tons chamativos para ter certeza de que seus leitores não deixarão o form passar em branco.

Segundo, utilize técnicas de persuasão para convencer os usuários a se inscreverem. No título do seu formulário, por exemplo, deixe claro um benefício que o leitor terá ao escolher participar da sua lista. O que te dá mais vontade de se inscrever “Inscreva-se e receba todos os posts do meu blog” ou “Inscreva-se e receba dicas que vão transformar o SEU blog“?

Como conseguir mais inscritos para sua lista de emails: formulário na lateral do blog

#2: Coloque formulários no meio dos seus posts

Leitores que estão engajados com seu conteúdo, ou seja, que estão lendo o texto do seu post em vez de só passear na página, são ótimos candidatos para fazerem parte da sua lista de emails. Afinal, se eles gostam desse post, por que não gostariam das outras dicas que você tem para dar?

Dessa forma, uma maneira de conseguir mais inscritos é colocando um formulário no meio dos seus posts. Ele pode até mesmo ser personalizado, ou seja, em um post sobre “melhores produtos para pele“, o título do formulário poderia ser “inscreva-se e receba mais dicas para deixar sua pele incrível“. 

Algumas empresas utilizam a técnica de bloquear o conteúdo do post após o formulário, liberando-o para leitura apenas quando a pessoa fornece um email para contato. 

#3: Coloque um link para que seus leitores se inscrevam na bio das suas redes sociais

Leitores que já te seguem nas redes sociais tem grandes chances de se inscreverem na sua lista de emails. A recomendação é que você coloque um link para que a pessoa possa se inscrever logo na sua bio, seja do Instagram ou do Pinterest. No Facebook, você pode adicionar um botão de “call to action” que leva para um formulário. Não esqueça, novamente, que só um link não é o suficiente. Deixe claro um benefício que o leitor vai ter ao se inscrever.

Como conseguir mais inscritos na sua lista de emails: coloque um link para inscrição na sua bio das redes sociais!

Você pode estar se perguntando qual é o link para colocar na sua bio. Afinal, até agora, todos os formulários estavam dentro do seu site. Será, então, que o ideal é colocar o link de algum post e espera que a pessoa use a barra lateral? Não. Nesse caso, você tem duas opções: colocar um link direto para o formulário, ou criar uma página apenas para que os leitores se inscrevam na lista.

Caso opte pela primeira alternativa, primeiro é preciso verificar se a sua ferramenta de emails fornece o link dos formulários. No caso do MailChimp, esse link só é visível quando você cria o seu form através da opção form builder (audience >> manage audience >> sing up forms >> form builder).

Já páginas que tem como único objetivo converter o usuário, seja para uma inscrição em listas de email ou para vendas, são chamadas landing pages. Vamos explorar mais sobre o assunto em outros posts, mas você pode criar uma página cujo texto é completamente voltado para o leitor se inscrever, junto com um formulário de inscrição. Caso não saiba como fazer isso, você pode usar o MailChimp, já que ele tem um construtor próprio para landing pages.

#4: Crie um pin para incentivar as pessoas a se inscreverem na lista

Além de colocar o link de inscrição na sua bio do Pinterest, vale a pena criar um pin (ou mais) cujo URL associado é o seu formulário ou landing page. Como já conversamos na seção sobre divulgação do blog, o Pinterest é uma ótima ferramenta para conseguir mais acessos, e assim como você convence um usuário através de um pin a visitar seu site, pode também convencê-lo a se inscrever na sua lista.

Na imagem abaixo, por exemplo, eu criei um pin que destaca o benefício de se inscrever na lista de emails do meu blog: a pessoa recebe um PDF com vários sites para ajudar a planejar uma viagem.

Lembre de compartilhar esse pin em todas as  pastas relevantes, incluindo pastas de grupos que os temas são relacionados ao seu nicho. Caso não saiba como usar o Pinterest para crescer seu blog, recomendo ler esse guia explicando tudo aqui no Blogueira Inteligente:

#5: Utilize pop-ups

Eu poderia te dar uma porcentagem sobre como pop-ups convertem mais em relação a formulários que estão no meio de uma página. Mas, em vez disso, sugiro que você dê uma olhada nesse post sobre pop-ups do CrazyEgg. Como você pode ver pelos exemplos apresentados, pop-ups podem até ser irritantes, mas eles funcionam e muito bem.

Na hora de criar seu pop-up, leve em consideração que além de ser chamativo, você deve (e isso é muito importante, por isso estou repetindo várias vezes) mostrar ao leitor o que ele vai ganhar ao seu inscrever na sua lista. Também é recomendado fazer testes para ver qual o melhor momento para o pop-up aparecer, já que os resultados variam se ele aparece depois de 5, 10, 15, 30 ou até mesmo depois de 60 segundos de permanência na página.

Como conseguir mais inscritos na sua lista de emails: utilize popups!

Aqui no Blogueira Inteligente e nos meus outros sites eu utilizo o OptinMonster para criar meus pop-ups, mas se você ainda está começando, uma ferramenta tão robusta não é necessária. Existem vários plugins para WordPress que fazem esse trabalho, como o ConvertPlus e até mesmo o próprio Sumo.

#6: Utilize exit intent

Exit intent” é o nome dado para a tecnologia que detecta quando um usuário tem a intenção de sair da página. Normalmente, é possível detectar que esse evento vai ocorrer quando o ponteiro do mouse sai da parte principal da página e passa para a parte superior do navegador. 

O legal de usar essa tecnologia é que quando um leitor for sair do seu blog, você pode mostrar um pop-up com dizeres como “não vá ainda” e oferecendo uma razão para ele se inscrever. Segundo o Venture Harbour, esse tipo de pop-up pode aumentar o número de leitores que se inscrevem na sua lista de 5 a 10%. 

Como conseguir mais inscritos na sua lista de emails: utilize a tecnologia exit intent

Como mencionei na dica anterior, existem vários plugins para WordPress que fazem esse trabalho. Eu utilizo o OptinMonster e gosto muito, mas o ConvertPlus ou o MailMunch também fazem esse trabalho muito bem.

#7: Ofereça um "freebie" para quem se inscreve

Se você for seguir apenas uma dica desse post, eu sugiro que seja essa, já que ela é a que da mais resultado para conseguir mais inscritos na sua lista de emails. A estratégia aqui é você oferecer algum material grátis (freebie) que a pessoa só recebe caso ela escolha participar da sua lista.

E o que seria esse material grátis? Literalmente qualquer coisa que você acredite que possa atrair seus leitores. Nesse post, todas as imagens que usei são exemplos do meu outro blog, e como você pode ver, em todos eles eu estava oferecendo algum tipo de PDF grátis. Nos meus posts sobre a Disney um PDF com roteiro completo para Orlando. Já nos posts sobre Nova York, eu ofereço um curso grátis por e-mail para ajudar a planejar uma viagem para a Big Apple.

Não consegue pensar em um freebie para seu blog? Então veja várias sugestões que seus leitores vão adorar no post abaixo:

7 IDEIAS DE FREEBIES PARA OFERECER PARA SUA LISTA DE E-MAILS

Agora você já tem várias dicas de como aumentar o número de inscritos na sua lista de emails!

Caso tenha outras dúvidas sobre email marketing, não deixe de conferir os outros posts do Blogueira Inteligente sobre o assunto.

ALYSSA PRADO

Além de criar blogs desde os 9 anos, sou formada em Ciências da Computação pela UFSC e pós graduada em Marketing Digital pela Universidade NOVA de Lisboa. Criei o Blogueira Inteligente para te ajudar a criar um blog de sucesso sem precisar de milhares de acessos.

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